Diário da Faixa Roxa

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
frenault
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Nov 2014 15:17
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por frenault » 07 Out 2016 12:34

Goro escreveu:Acho que para merecer a faixa devem ser levados em conta vários critérios e não apenas eficiência em luta
Pra mim não merece a faixa o cara que não se dedica, que nao sabe o mínimo que a graduação exige.
La na minha academia tem ficha de presença, um branca que treina tem 2 meses e só abre a boca pra pedir azul o vi assinando umas 15 presenças de uma vez sendo q vai 2 na senana, o cara nem aprendeu amarrar faixa ainda e ja quer graduar
Concordo 100%. O complicador é que o mínimo que a graduação exige e critérios de excelência são subjetivos. Dependem do professor e do aluno. Dai a pessoas considerarem a promoção injusta e ficarem chateadas é um pulo.
Zaganelli Jiu Jitsu - Vitoria - ES
Imagem

Avatar do usuário
Megatron
Mensagens: 249
Registrado em: 12 Out 2015 15:51
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Megatron » 07 Out 2016 12:58

Alemartins escreveu:Porra se tem gente que não merece a faixa, problema dela. A faixa é sobre ser e não sobre ter. Azar o dele se ele vai segurar a responsa e a pressão de carregar uma faixa que ele não é.

E se tem muita gente assim na academia que você treina, talvez seja hora de repensar duas coisas: seu critério de "merecimento de faixa" dos outros... ou a sua estadia na academia.
Mas eu tava falando se outra época, outra mentalidade, tanto minha quanto do jiu jitsu. Isso se passou em 2005. E na moral, eh foda vc se dedicar pra caralho, treinar todo dia, fazer de tudo pra ter um reconhecimento e ver um maluco que nem na academia ia e ganhar uma faixa pq o professor gostava mais dele ou menos de vc. Tanto que na epoca todo mundo falava pra ele que eu merecia a roxa a tempos e mesmo assim ele ignorava.

Reitero que era outra época e eu tbm era mais imaturo quanto as situaçoes, mas mesmo assim....
Black Team ♠️Imagem

albjj
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Jan 2016 05:47
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por albjj » 13 Jul 2017 21:21

Recentemente eu e mais um amigo montamos uma academia. São 2 graduações por ano, não cobramos faixa, grau, certificado ou teste. Quando o aluno é chamado à frente, é pq realmente merece. Os pontos levados em conta para graduação são especificamente nessa ordem: 1-Conhecimento técnico e presença nas aulas(temos uma folha para cada aluno, onde são anotadas as presenças e faltas), até a graduação ele deve ter um número "x" de aulas para se qualificar para o teste.
2-Comportamento dentro e fora do tatame.
3-Campeonato(se o aluno perdeu ou ganhou não importa, o que é avaliado é como ele se sai diante da pressão psicológica, e após o campeonato qual a avaliação técnica que faz sobre si msm, e se ele se motivou mais a treinar ou desanimou).
http://i.imgur.com/828it48.png

Avatar do usuário
Issão
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 326
Registrado em: 22 Jul 2016 12:07
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Issão » 06 Abr 2018 17:15

Po, vou aproveitar que a seção anda parada pra tentar ressussitar esse tópico.
O dos faixas azul tava bem movimentado, tentar achar os roxa do fórum aí! hahaha

peguei a roxa em dezembro ano passado, de surpresa, na real. achei que ia pegar o 4 grau da azul e ficar mais um tempo, até porque eu acreditava que era o certo isso. mas aí meu professor me ludibriou nessa e acabou dando a roxa.
de lá pra cá passei por várias sensações que vi a galera comentando aqui no tópico... sobre como o ritmo muda, e a gente começa a estudar mais os rolas, rolar com mais sabedoria talvez... acho que é uma parada muito maneira.

sobre graduação, acho que o allbjj falou bem. esses fatores também são os que a galera leva em conta aqui pra graduar os alunos. menos a parte de campeonato na real... galera não exige. até pela não-exigência, pouca gente compete aqui da academia.

bora ressussitar o papo aqui galera!!!
.'.
Imagem

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Leeo » 06 Abr 2018 17:26

Issão escreveu:
06 Abr 2018 17:15
Po, vou aproveitar que a seção anda parada pra tentar ressussitar esse tópico.
O dos faixas azul tava bem movimentado, tentar achar os roxa do fórum aí! hahaha

peguei a roxa em dezembro ano passado, de surpresa, na real. achei que ia pegar o 4 grau da azul e ficar mais um tempo, até porque eu acreditava que era o certo isso. mas aí meu professor me ludibriou nessa e acabou dando a roxa.
de lá pra cá passei por várias sensações que vi a galera comentando aqui no tópico... sobre como o ritmo muda, e a gente começa a estudar mais os rolas, rolar com mais sabedoria talvez... acho que é uma parada muito maneira.

sobre graduação, acho que o allbjj falou bem. esses fatores também são os que a galera leva em conta aqui pra graduar os alunos. menos a parte de campeonato na real... galera não exige. até pela não-exigência, pouca gente compete aqui da academia.

bora ressussitar o papo aqui galera!!!
Faixa roxa eu acho que é a faixa do amadurecimento.

Vc deixa o nível iniciante e começa a amadurecer muito seu jiu jitsu como um todo.

Acho que é a fase de aprender a não perder posições, ter um jogo mais sólido e errar menos.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por jitsunaja » 07 Abr 2018 05:56

Sei la cara, tem muito cara que era muito pior que eu e treinava muito menos que eu que ganhou faixa 1 anos antes de mim. Isso nem me incomodava.. não treinava por faixa, treinava pq eu amava a arte. Se ficasse 10 anos de azul eu nao ia ligar tb.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Tartaruga » 07 Abr 2018 14:48

jitsunaja escreveu:
07 Abr 2018 05:56
Sei la cara, tem muito cara que era muito pior que eu e treinava muito menos que eu que ganhou faixa 1 anos antes de mim. Isso nem me incomodava.. não treinava por faixa, treinava pq eu amava a arte. Se ficasse 10 anos de azul eu nao ia ligar tb.
É esse o pensamento de quem treina pelo prazer de treinar.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Megatron
Mensagens: 249
Registrado em: 12 Out 2015 15:51
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Megatron » 08 Abr 2018 14:33

Ficou parecendo mimimi meu ali ahahhahahaa

Mas por causa daquela cena e de outras, nossa antiga equipe (que era de longe a melhor da regiao) se dissolveu.

Varias doideras do antigo professor, fizeram a galera desanimar num geral, depois de uns 11/12 anos que alguns da galera resolveram se juntar e voltamos a treinar.

Ps.: Fiquei 12 anos com a azul, entre idas e vindas.
Black Team ♠️Imagem

Avatar do usuário
Issão
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 326
Registrado em: 22 Jul 2016 12:07
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Issão » 09 Abr 2018 12:15

Leeo escreveu:
06 Abr 2018 17:26
Faixa roxa eu acho que é a faixa do amadurecimento.

Vc deixa o nível iniciante e começa a amadurecer muito seu jiu jitsu como um todo.

Acho que é a fase de aprender a não perder posições, ter um jogo mais sólido e errar menos.
cara, penso exatamente a mesma coisa na real.
faz bem pouco tempo que graduei, mas do final de janeiro pra cá tou rolando bem mais na calma, buscando posições, tentando não perder, tentando achar os ajustes pra não perder posições.

uma parada que sempre tento ajudar a galera é dizendo assim: se você tá numa posição que não sabe o que fazer, tem que pensar o que fazer pra chegar onde sabe o que fazer. e tenho dito isso justamente pq é o que to fazendo e po, tem ajudado muito nos meus treinos.

reparei que os últimos treinos que dei com meu professor e o instrutor-chefe aqui (marrom4g) foram bem mais técnicos e estudados, e consegui compreender muito mais do treino do que eu conseguia antes.

realmente a roxa tem sido um amadurecimento maneiríssimo, cara, tou curtindo um monte...
.'.
Imagem

Avatar do usuário
Godfather
Mensagens: 1009
Registrado em: 01 Out 2014 12:24
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Godfather » 22 Abr 2018 17:53

Amo o jiujitsu e ninguém é dono do jiujitsu ou da filosofia do jiujitsu. Não tem família, ou equipe ou pessoa que pode se intitular dona dessa arte, já que na verdade muitos tenta em descobrir a origem mas essa arte vem a mais de séculos atras, só estamos na história aperfeicoando a mesma.
Acredito que o ser humano desde de os primatas já lutavam, desde uma queda ate socos e isso é sobrevivencia e não propriedade de ninguém.
A faixa só foi instituída pra diferenciar em um ranking de cores quem estava à frente ou tempo de treino, e pela ânsia da nossa sociedade em ver resultados.
200 anos atras estavam pouco se fodendo com cor de faixa. Respeito devemos ter com todos independente da faixa.
Estou de saco cheio desse sistema de faixa.
Estou de saco cheio de nego que pega preta e acha que é deus.
Na boa! Sou marrom e criterioso e acho que deveria será roxa. Mas esta tão merda o sistema de faixa que qualquer bosta pega faixa se pagar. Acho que tinha ter pouquíssimos pretas e raríssimos vermelha.
Mas hj pelo marketing de famílias, tem branco e vermelha, preta e vermelho, coral, dourada, vermelha, branca e a puta que pariu! Tudo pra humanos se endeusarem e vender seus seminários como mestres coral.
Respeito a todos, mas sao meres mortais que só aperfeiçoaram a arte durante 100 anos, que tem toda eternidade Pela frente.
Jiujitsu se mostra no tatame. O resto é conversa. O negócio é treinar, treinar e aprender todo santo dia pra morrer sem saber nada.
Vou fugir da preta por muito tempo em formando de protesto. Não vivo do bjj, não sou atleta infelizmente pq a vida tomou outros caminhos. Mas tem que ser mt mal caráter querer subir de faixa sendo um merda.
Hj o azul eh um branca de 20 anos atras, do jeitinho q ta indo um roxa na cintura vai ser rola merda de branco.
Respeito mt a todos mas ta foda.
Vou treinando e deixando pra lá essa merda.
Mestre helio já protestou, amarrou a azul. Concordo completamente com ele!

Nathy Bastos
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Mai 2018 17:22
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Nathy Bastos » 24 Mai 2018 20:51

Comecei no Jiu ano passado. Espero que um dia com toda a minha dedicação eu chegue na tão sonhada Roxa. A preta é consequência.

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por viniciusfs » 25 Mai 2018 09:16

albjj escreveu:
13 Jul 2017 21:21
Recentemente eu e mais um amigo montamos uma academia. São 2 graduações por ano, não cobramos faixa, grau, certificado ou teste. Quando o aluno é chamado à frente, é pq realmente merece. Os pontos levados em conta para graduação são especificamente nessa ordem: 1-Conhecimento técnico e presença nas aulas(temos uma folha para cada aluno, onde são anotadas as presenças e faltas), até a graduação ele deve ter um número "x" de aulas para se qualificar para o teste.
2-Comportamento dentro e fora do tatame.
3-Campeonato(se o aluno perdeu ou ganhou não importa, o que é avaliado é como ele se sai diante da pressão psicológica, e após o campeonato qual a avaliação técnica que faz sobre si msm, e se ele se motivou mais a treinar ou desanimou).
E os não competidores?
Imagem

Avatar do usuário
Issão
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 326
Registrado em: 22 Jul 2016 12:07
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Issão » 01 Jun 2018 15:17

SUICIDAL escreveu:
31 Mai 2018 15:43
Por favor,

Falem da responsabilidade e do compromisso. Falem de como fizeram para segurar a responsabilidade.

Peguei a roxa há exatos 3 dias e só vim comprar a faixa hoje, pois ainda estou meio que em choque pela graduação que não imagina de jeito nenhum.

Era azul a 2 anos e pouquinho, e fiquei uns 4 a 5 na branca.

Me contem como se deu a transição.

Até malhar eu estou pensando em voltar, pois só trabalho e treino 3x por semana.

Abraço.
E aí mano..
Cara, to indo pra 6 meses de roxa (amanhã, aliás). Mas confesso que não vi muita diferença no quesito responsabilidade, embora ela tenha aumentado, realmente. Seguido puxo treino aqui na academia quando não tem mais graduado na área, e isso é uma parada maneira, mas que exige muito. às vezes não consigo ensinar alguma parada (a gente trabalha posições padrão toda semana) e fico bolado comigo mesmo, mas nunca quis parecer mais do que sou então quando apanho p passar algo já digo que não conheço ou não uso a posição então vou tentar passar o que aprendi dela.

Por outro lado, cada vez mais eu só me coloco em "furadas", buscando aprender cada vez mais as posições mais variadas possíveis. Acho que essa é a hora de aprender os detalhes e ajustes, já que pelo menos uma base já deu pra criar. Então fico "me desafiando" sempre nos rolas, tentando aprender o máximo possível o tempo todo. Isso tá sendo a parada mais maneira.


De resto, eu costumo falar sempre que tenho a oportunidade:
Responsabilidade é algo que a gente não escolhe, mas cai no nosso colo. Se depender da gente pra assumir uma responsabilidade maior, sempre vamos achar que não estamos prontos, que não é hora, ou algo do gênero. Aí o que sobra é, quando a responsabilidade é jogada na nossa cara, ir aprendendo a lidar, tipo batata quente.
O mais importante me parece ser o que o Lawyer falou no tópico dos azuis uma vez: vá pra academia e divirta-se, com seu professor, seus brothers. Enquanto a gente for pra dar risada e curtir os treinos, vamos estar sempre num bom degrau!

eu deveria parar com os textões, mas sou de humanas, é mais forte que eu uhauahauhauh :-B :-B
.'.
Imagem

Avatar do usuário
Megatron
Mensagens: 249
Registrado em: 12 Out 2015 15:51
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Megatron » 04 Jun 2018 18:35

Issão escreveu:
01 Jun 2018 15:17
E aí mano..
Cara, to indo pra 6 meses de roxa (amanhã, aliás). Mas confesso que não vi muita diferença no quesito responsabilidade, embora ela tenha aumentado, realmente. Seguido puxo treino aqui na academia quando não tem mais graduado na área, e isso é uma parada maneira, mas que exige muito. às vezes não consigo ensinar alguma parada (a gente trabalha posições padrão toda semana) e fico bolado comigo mesmo, mas nunca quis parecer mais do que sou então quando apanho p passar algo já digo que não conheço ou não uso a posição então vou tentar passar o que aprendi dela.

Por outro lado, cada vez mais eu só me coloco em "furadas", buscando aprender cada vez mais as posições mais variadas possíveis. Acho que essa é a hora de aprender os detalhes e ajustes, já que pelo menos uma base já deu pra criar. Então fico "me desafiando" sempre nos rolas, tentando aprender o máximo possível o tempo todo. Isso tá sendo a parada mais maneira.


De resto, eu costumo falar sempre que tenho a oportunidade:
Responsabilidade é algo que a gente não escolhe, mas cai no nosso colo. Se depender da gente pra assumir uma responsabilidade maior, sempre vamos achar que não estamos prontos, que não é hora, ou algo do gênero. Aí o que sobra é, quando a responsabilidade é jogada na nossa cara, ir aprendendo a lidar, tipo batata quente.
O mais importante me parece ser o que o Lawyer falou no tópico dos azuis uma vez: vá pra academia e divirta-se, com seu professor, seus brothers. Enquanto a gente for pra dar risada e curtir os treinos, vamos estar sempre num bom degrau!

eu deveria parar com os textões, mas sou de humanas, é mais forte que eu uhauahauhauh :-B :-B
Boa, penso exatamente igual.

Foi na roxa que parei de reagir e a pensar no funcionamento do todo. Entender como as posições funcionam e perceber quais se encaixam melhor no meu jogo e biotipo. De resto, Issao ja deu a letra.
Black Team ♠️Imagem

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Diário da Faixa Roxa

Mensagem por Leeo » 06 Jun 2018 15:50

SUICIDAL escreveu:
31 Mai 2018 15:43
Por favor,

Falem da responsabilidade e do compromisso. Falem de como fizeram para segurar a responsabilidade.

Peguei a roxa há exatos 3 dias e só vim comprar a faixa hoje, pois ainda estou meio que em choque pela graduação que não imagina de jeito nenhum.

Era azul a 2 anos e pouquinho, e fiquei uns 4 a 5 na branca.

Me contem como se deu a transição.

Até malhar eu estou pensando em voltar, pois só trabalho e treino 3x por semana.

Abraço.
Parabéns, SUICIDAL!!

O importante é curtir o treino, não fique preocupado com a faixa.

Depois que peguei a roxa dei uma amadurecida, como a galera explanou aí vc acaba percebendo o que serve e o que não serve pra você.

Comece a jogar na dificuldade com os menos graduados ou então treinar posições que vc não se sai bem (eu por exemplo tenho dificuldade de pegar as costas, mas depois que pego grampeio bem, então treino pegada de costas sempre que dá, mesma coisa a montada, eu perco com certa facilidade, então trabalho manter a montada).
Deixe de usar aquela finalização com quem vc sabe que vai funcionar e tente outra (claro que em alguns momentos vc pode tirar ela da manga, na academia tem uns azuis bem pesados que as vezes dão trabalho e eu não consigo finalizar com tal finalização, mas sei que usando a botinha eu pego eles, então quando surge a oportunidade eu acabo apelando pra botinha).

Comece a ficar mais tranquilo nas situações de sufoco, eu sou muito calmo e isso me ajuda bastante, posso estar tomando o maior amasso, mas fico tentando enxergar o momento que o adversário vai errar pra capitalizar em cima, claro que nem sempre consigo, mas ajuda bastante (as vezes vc fica o rola todo se fudendo, mas pelo menos vc tá consciente e tentando perceber onde vc pode trabalhar pra sair daquela situação).


Pra mim a roxa tá sendo isso, peneirar o que funciona pra mim, trabalhar em cima das falhas e manter a calma sob pressão.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 290 visitantes