Página 1 de 6

Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 16:25
por Gardenal_JJ
Na história, existiram alguns ícones que impuseram tendências e estilos no Jiu-Jitsu mundial. Devido a alguns lutadores específicos, o estilo do Jiu-Jitsu foi "revisto" algumas vezes no decorrer de sua existência.

Grandes exemplos são Grande Mestre Hélio Gracie e Rolls Gracie, que são vistos como praticamente os "pais" do Jiu-Jitsu que é praticado no mundo hoje, Hélio como quem aperfeiçoou o Jiu-Jitsu de Carlos e Rolls como quem aperfeiçoou o Jiu-Jitsu de Helio. Outras referências são Roberto "Gordo" Correia e Ricardo De La Riva, o primeiro revolucionou a meia-guarda e o segundo praticamente criou um novo estilo de guarda, a guarda De La Riva.

Resolvi criar esse tópico, pra lembrarmos lutadores lendários que surgiram especificamente nas competições de Jiu-Jitsu, gostaria que a galera ajudasse alimentando cada vez com mais informações, vou começar falando de dois.

Rickson Gracie

Grande referência da família mais tradicional do Jiu-Jitsu, Rickson Gracie é visto diante de todos como o n°1. Respeitado até mesmo pelo Grande Mestre Carlson Gracie, que teve o maior "exército" de lutadores do Rio de Janeiro na década de 80.
É possível encontrar entrevistas em vida de Carlson, que "rivalizava" com os filhos do Hélio, em que dizia "ainda" não ter ninguém para vencê-lo.
Apesar de inúmeros questionamentos sobre seu possível cartel de mais de 400 vitórias nas lutas em geral, não existem registros e nem relatos de derrota de Rickson no Jiu-Jitsu em competições na faixa preta.
E o mais impressionante disso tudo, é que em TODAS as suas lutas ele obteve vitória por finalização. Dizem que na década de 80, iriam mudar o nome da categoria absoluto para "Categoria Rickson Gracie", pois ele vencia essa categoria sempre.

Imagem

Ronaldo "Jacaré"

Referência máxima do Jiu-Jitsu de Manaus, Ronaldo Jacaré teve uma carreira "curta" e vitoriosa. Colecionador de títulos, Ronaldo Jacaré não se cansou enquanto não foi campeão mundial absoluto nas duas principais faixas do Jiu-Jitsu, Marrom e Preta.
No ano de 2002, Jacaré perdeu a final do absoluto na faixa marrom para Roger Gracie, mesmo tendo sido campeão do peso ele não se conformou. No ano de 2003 tornou a competir na faixa marrom, onde não deu a mínima chance aos seus adversários, conquistando o absoluto com certa tranquilidade.
No Jiu-Jitsu existia a lenda que Jacaré era incansável, isso começou em uma competição na faixa Roxa, onde dizem que Jacaré enfileirou todos os seus adversários sem descansar entre uma luta e outra, Jacaré atropelou 1 por 1 e venceu peso e absoluto nesse dia.

No ano de 2004, na estréia da faixa Preta, Jacaré teve uma atuação de gala na categoria absoluto onde ocorreu uma das maiores façanhas de sua carreira. Enquanto vencia nada menos que Roger Gracie na final do absoluto, teve seu braço quebrado em um armlock da guarda, e alguem aqui acha que a luta acabou por causa disso?

Negativo, Jacaré vencia por pontos e continuou lutando com o braço "pendurado", sendo então campeão, daquele que seria seu primeiro título absoluto na faixa preta.

No ano seguinte Jacaré deu mais um show para os amantes do Jiu-Jitsu, onde por muito pouco não conquistou no mesmo ano a "Conquista Maior" que todo representante de Jiu-Jitsu sonha em conquistar, o absoluto do Mundial e do ADCC.

No Mundial, conquistou o bi absoluto, derrotando novamente na final o multi campeão Roger Gracie. Obs: Jacaré foi tão bom, que seu maior rival era de duas categorias acima da dele, encontra-se facilmente vídeos no youtube de Jacaré atropelando tops do Jiu-Jitsu mundial, como Marcelo Garcia, Fabrício Werdum, Xande Ribeiro e Fernando Terere.

No ADCC, Jacaré deu outro show, atropelou na categoria sendo campeão. No absoluto vinha despachando atletas de renome como Marcelo Garcia, David Avellan e Cacareco, até que foi parado por Roger Gracie, que conquistou a única finalização sofrida por Jacaré em sua carreira.

No ano segiunte, Ronaldo jacaré abandonou as competições do Jiu-Jitsu profissional para se dedicar ao MMA, uma grande perda pro Jiu-Jitsu, mas uma grande vitória para a carreira do mesmo, que hoje se tornou um lutador muito bem sucedido e cotado para disputar o cinturão do UFC.

Imagem

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 17:45
por minhoca
ótimo tópico irmão, eu gostaria de citar dois nomes, Margarida e Fábio Gurgel.

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 20:24
por eduardom
Margarida e Nino

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 20:31
por cicero
Dá para mencionar alguns dos leves (Feitosa, Léo Vieira e Shaolin)?

Ahh, o Roger! (e o Marcelinho)

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 20:37
por Doguera
Roger, Xande, Jacaré, Saulo, Zé Mário, Margarida, Marcelinho, Tererê, Buchecha, Rodolfo...

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 25 Nov 2015 23:15
por Thiago Marques
O Saulo, até o Saulo, que é outra lenda, reconhece que o Rickson tem uma áurea que o distingue dos todos os demais

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 26 Nov 2015 15:49
por Gardenal_JJ
Não podemos falar de lendas das competições de Jiu-Jitsu sem destacar Fernando "Margarida" Pontes. Como outros, mais uma lenda que "sumiu" do cenário mundial de uma hora para outra.

Um dos maiores finalizadores que o Jiu-Jitsu já teve, dono de um arsenal completo: excelente guarda, passagem de guarda fenomenal e jogo de quedas de primeira, Margarida foi o mais jovem campeão mundial absoluto.

A origem de seu apelido, segundo dizem, foi porque quando garoto o mesmo apareceu na academia com borrachas coloridas no aparelho e como é de conhecimento, apelido quando não gostamos, pega.

Dizem que Fernando Margarida era do tipo garoto esforçado com dificuldades grandes de aprendizados no Jiu-Jitsu, o típico "gordinho" que tomava amasso de todo mundo e mal sabia dar um armlock da guarda. Dizia aos seus companheiros de treino que um dia iria finalizar todos os tops do jiu-jitsu, até mesmo o seu profesor da época, Fábio Gurgel. Margarida na época foi motivo de risos, mas como fenômeno do Jiu-Jitsu, teve uma evolução impressionante de uma hora para a outra.

No ano de 2000 em sua estréia na faixa preta, Margarida vinha dando um show, foi campeão peso e absoluto do Panamericano finalizando todas as lutas. No mundial, também alcançou a final tanto no peso e no absoluto, mas no peso, foi parado por um tal de Roberto "Roleta", no absoluto parou em Rodrigo Comprido.

O ano de 2001 foi o seu ano perfeito, venceu novamente o pan e obteve a conquista maior do Jiu-Jitsu, vencendo o mundial peso e absoluto, derrotando nada menos que o multi-campeão mundial Saulo Ribeiro tanto na final do peso(meio-pesado) quanto no absoluto, Saulo famoso por ter um jogo de quedas de primeira, foi superado em pé por margarida.

Também em 2001, Margarida cumpriu o que tinha dito quando criança, finalizando Fábio Gurgel no Panamericano nos EUA.

Obs: Foi o primeiro e único a conseguir tal façanha, finalizar Fábio Gurgel em competições.

Margarida também finalizou outra lenda do Jiu-Jitsu que nunca tinha sido finalizada, Márcio "Pé de Pano" Cruz.

Conhecido por ter passado por diversas equipes por falta de bom relacionamento com seus líderes, Margarida sumiu do cenário nacional, sua volta foi especulada diversas vezes(como quando se inscreveu para lutar o WLPJJ do Fepa em 2010 o qual eu mesmo fui com a esperança de vê-lo em ação), mas nunca ocorreu.

Fez também 2 lutas no MMA, uma com seu desafeto Jorge Patino Macaco, onde deu show e venceu mesmo estreando, anos deopis fez mais uma luta de MMA, mas parece ter desistido da carreira de ambas as modalidades.

Imagem

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 26 Nov 2015 23:03
por -meph-
Marcelo Garcia

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 29 Nov 2015 08:31
por minhoca
Valeu Gardenal!!!!!!!!!

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 10:45
por Gardenal_JJ
Difícil citar competidores Lendários sem falar de Fernando Augusto "Tererê", o maior Showman que o Jiu-Jitsu já teve.

Cria do Morro do Cantagalo no Rio de Janeiro, com um jeito alegre e malandro de lutar, quando lutava contagiava o ginásio todo, que vibrava a cada ponto seu e gritava de fundo o famoso: "Uh Tererê!".

Sua fama nas competições começou em 1998 no mundial de faixa roxa quando antes da Absoluto, Alliance e Gracie Barra estavam empatadas. Tererê enfrentou o pesadíssimo Rolles Gracie, e após uma luta acirrada com a desclassificação de Rolles o ginásio quase veio abaixo.

Em 1999 não sentiu o peso da faixa Marrom onde sagrou-se campeão também e em 2000 já estava competindo na faixa preta.

Na final pegou nada menos que Nino Schembri, um atleta que revolucionou a omoplata. Tererê fez uma tática inteligente e na única vez que o guardeiro Nino ficou de pé tererê aplicou uma queda, venceu por 2x0 e segurou a luta até o final.

Tererê dominou a categoria na extinta Copa do Mundo, vencendo em 2002, 2003 e 2004.

Sua vitória mais lembrada, é sem dúvidas contra o lendário Marcelinho Garcia, na final do Mundial 2003, onde o inimaginável aconteceu. Tererê demonstrou uma dominância que Marcelinho jamais teve em sua carreira, a luta acabou com tererê finalizando em um triângulo.

Com toda sua marra, um dos seus grandes rivais não poderia ser outro, se não o bi-campeão mundial absoluto Márcio "Pé-de-Pano" Cruz. Essa rivalidade começou na final do brasileilro absoluto em 2001, onde tererê venceu em uma luta disputadíssima.
Pé de Pano devolveu essa derrota e a revanche estava sendo aguardada no Mundial 2003, onde Fernando Tererê se inscreveu na categoria pesadíssimo.

Tererê derrotou chegou à final, mas esse confronto acabou não acontecendo, já que Pé de Pano se lesionou e esteve ausente desse mundial. A final então foi contra Fabrício Werdum, onde tererê acabou perdendo por pontos.

Nota: Nesse mesmo mundial, Tererê teve sua única finalização da carreira, contra Roger Gracie no absoluto.

Com problemas com drogas, Tererê desaperceu do cenário do Jiu-Jitsu por alguns anos. Tererê conseguiu superar esses problemas e retornou em 2013 no Europeu onde ficou com o vice sendo desclassificado contra Claudio Calazans. No ano seguinte se jogou de Master, onde venceu peso e absoluto.

Imagem

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 12:46
por Gardenal_JJ
Garfield escreveu:Bjj tem que transformar tudo em matéria, parabéns gardenal ótima contribuição
Vlw meu querido, margarida e terere foram lancadas como parte2, pretendo fazer de mais atletas, tem uns krsa que passaram pelo JJ que n podem ser esquecidos, acho justo lembrar eles!

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 13:22
por Mr Torres
Fiz um treino com terere 3 semanas atrás... continua diferenciado demais, jiujitsu top demais! Se não tivesse passado por problemas, seria o maior nome do bjj

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 15:11
por RZCJJ
Grande Gardenal, sei que deveria enviar uma mensagem privada, mas minha falta de habilidade com a internet não permitiu...tenho muitas revistas antigas, desde gracie mag, Otatame, Vale tudo e Kiai, fui leitor ( em algumas assinante) desde 96 até por volta de 99\2000 e apos isso muita compra esporadica, se tiver interesse, posso de alguma maneira te ajudar ( scaneando, batendo fot, digitando, sei la...hehehe)

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 15:45
por Doguera
edit

Re: Jiu-Jitsu - Competidores Lendários

Enviado: 30 Nov 2015 16:05
por Gardenal_JJ
RZCJJ escreveu:Grande Gardenal, sei que deveria enviar uma mensagem privada, mas minha falta de habilidade com a internet não permitiu...tenho muitas revistas antigas, desde gracie mag, Otatame, Vale tudo e Kiai, fui leitor ( em algumas assinante) desde 96 até por volta de 99\2000 e apos isso muita compra esporadica, se tiver interesse, posso de alguma maneira te ajudar ( scaneando, batendo fot, digitando, sei la...hehehe)
Parceiro, se vc conseguisse escanear essas revistas, seria um presente pra comunidade brasileira de Jiu-Jitsu!