Luta Olímpica/ Wrestling

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 22 Mai 2021 22:21

Sambo escreveu:
19 Mai 2021 14:15
legal NOGI... vou conferir
Entenda que quedas de judo/greco são de baixa porcentagem de sucesso no estilo livre e no jiu se o oponente for razoável pra cima de queda. É interessante conhecer elas para não levar mas em torneios de wrestling, jiu jitsu NOGI (com quimono é um pouco diferente)a postura corporal adotada deve ser a do estilo livre. E ruim no começo: doi coxas,bunda, costas, todo o corpo mas tem que ter força para ficar 5/6 minutos nessa posição sendo natural.Com 2 ou 3 anos de academia se chega nessa força.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por Sambo » 28 Mai 2021 11:52

NOGI... vc consegue falar um pouco sobre o corpo a corpo (não sei se é esse o termo)

Mas uma vez vi o Shogun falando que ele era bom no corpo a corpo e que isso deixava ele confiante pra luta contra o Arona, já que o Arona mandava bem nesse quesito

Claro... que esse corpo a corpo que ele cita... não chega nem perto dos tops da Greco Romana... mas vc tem algo pra explanar sobre isso?
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 28 Mai 2021 12:34

Sambo escreveu:
28 Mai 2021 11:52
NOGI... vc consegue falar um pouco sobre o corpo a corpo (não sei se é esse o termo)

Mas uma vez vi o Shogun falando que ele era bom no corpo a corpo e que isso deixava ele confiante pra luta contra o Arona, já que o Arona mandava bem nesse quesito

Claro... que esse corpo a corpo que ele cita... não chega nem perto dos tops da Greco Romana... mas vc tem algo pra explanar sobre isso?
Se demora decadas para desenvolver estilos de lutas.Tudo é diferente trocação e grappling pra MMA.O jiu jitsu gracie foi primeiramente desenvolvido para MMA e se tinha uma uma especialidade de trocação.Gurgel estava levando a melhor em pé contra Kerr oque mostar a impostancia da especificidade para MMA>
Shogun na época deles eles tinham um wrestling muito bom pro MMA.Muitos wrestlers não se adptam ao wrestling pra MMA mas tem tantos wrestlers nos EUA que pelo numero deles (e como futebol no Brasil) alguns conseguem se adptar ao wrestling de MMA. Os tops brasileiros do UFC se quisessem poderiam ser campeões brasileiros de wrestling e provavelmente mesmo os tops de jiujitsu como Buchecha, Muhamed ally (não o do boxe o do jiu).
Muhamed ally na verdade foi campeão brasileiro de wrestling,tomava surra dos Russos, e tentou MMA antes de se encontrar no jiu e ser campeão mundial.Raoni BArcelos, Mais antigo Babalou foi campeão uma vez e não competia pra não tirar a vaga do Antoune Jaoude.
80,85% quem faz subsmission ,luta olimpica no brasil ja faz pensando em ser lutador de MMA.

A trocação clinchada/ dirty boxe.E bem diferente a trocação aberta boxe kick boxe atual da trocação no clinch.
Cormier derotou Gustavson em pé no dirty boxe meso que na trocação aberta Gustavson fosse superior.
originalmente as lutas como karate e o próprio boxe eram em sua maioria tecnicas de luta agarrada ou dirty boxe. Para tornar mais atraente ao publico casual eles tiraram o clinch Só por curiosiade : lutas de espadas também eram muito lutas agarradas com Judo
phpBB [video]

Se ficou mais alguma duvida pergunte a vontade.Apenas detalhes tecnicos de trocação não são minha especialidade. Quando adolescente ,10 anos atrás, devo ter feito 1 ano de trocação somando boxe , karate(de combate) muai thai etç antes de ir pro wrestling e submissison. Jiu de kimono fiz 2 anos mais ou menos
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por Sambo » 28 Mai 2021 15:08

show... obrigadão pelas respostas... abraço amigo
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 03 Jun 2021 09:58

Algo que é comum no submission,Jiu jtisu especifico pra MMA,Equipes especialiazads em jiu jitsu no GI é mas não é comu mem jiujisu de kimonoé a habilidade de travar o oponente na guarda/100 kilos 4 apoios.Claro que tem lutadores de quimono que tem essa habilidade mas não é a regra. A pegada da amioria dos praticantes de jiu jitsu e mesmo Judo é bem mais fraca que a de praticnates de carate tradicional.O proprio kimura escreveu no livro dele que achava a pegada boa aé praticar karate
Eu acompanho esse canal e tem um video muito bom sobre pegadas mas fala também de algusn atributos fisicos que eu acho que ajuda muito em travar a luta quando se quer.
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 03 Jun 2021 10:01

Algo que me ajudou muito além de karate tradicional pras pegadas foi ver os videos do pessoal da queda de braço/armwrestling.
O diferencial deles pra mim é que eles treinam todos os musculoso rotadores do braço e parte de cima do corpo.
Quando aqueles grips de mão...Por algum motivo que eu não sei o corpo não funciona direito com aqueles grips.E necessário calejar com tapas e socos em madeira, palha;cascalho.Sempre com muito cuidado para não desalinhar os dedos.Não recomendo ninguém a fazer isso pois é bem perigoso.
Eu ja comprei grips de 30 kg,40 kg e nunca aumentei minha força de pegada.Mas quando aulas particulares com um professor de fiz karate tradicional pensando só nas pegadas minha força de pegada aumentou absurdamente.Antes eu pra fazer a partir de 130kg no terra precisava de straps.Depois eu consegui fazer 180 kg com as mãos sem precisar dos straps.Mihas mãos são pequenas comparado ao corpo e sempre tive problemas de pegadas
Imagem

abimaelpirak
Mensagens: 966
Registrado em: 02 Dez 2014 12:23
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por abimaelpirak » 03 Jun 2021 23:21

NOGI escreveu:
03 Jun 2021 10:01
Algo que me ajudou muito além de karate tradicional pras pegadas foi ver os videos do pessoal da queda de braço/armwrestling.
O diferencial deles pra mim é que eles treinam todos os musculoso rotadores do braço e parte de cima do corpo.
Quando aqueles grips de mão...Por algum motivo que eu não sei o corpo não funciona direito com aqueles grips.E necessário calejar com tapas e socos em madeira, palha;cascalho.Sempre com muito cuidado para não desalinhar os dedos.Não recomendo ninguém a fazer isso pois é bem perigoso.
Eu ja comprei grips de 30 kg,40 kg e nunca aumentei minha força de pegada.Mas quando aulas particulares com um professor de fiz karate tradicional pensando só nas pegadas minha força de pegada aumentou absurdamente.Antes eu pra fazer a partir de 130kg no terra precisava de straps.Depois eu consegui fazer 180 kg com as mãos sem precisar dos straps.Mihas mãos são pequenas comparado ao corpo e sempre tive problemas de pegadas
Como é esse negócio de pegada de karatê? Fiquei surpreso.

Tem algum vídeo pra exemplificar isso? Fiquei curioso sobre o assunto.

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 04 Jun 2021 06:33

abimaelpirak escreveu:
03 Jun 2021 23:21
Como é esse negócio de pegada de karatê? Fiquei surpreso.

Tem algum vídeo pra exemplificar isso? Fiquei curioso sobre o assunto.
Muitíssimo cuidado com isso.Existe algo chamado desalinhamento corporal.Por exemplo uma amigo meu teve nas costas e seu supino passou 120,130kg para pra 20 ou 30kg. Teve que achar um bom quiroprata (que também era formado em fisioterapia) que dobrou R$200 a hora e teve que fazer algumas seçõos para alinhar o corpo. Os dedos são extremamente sensíveis e isso pode ser bem perigoso. Hoje em dia muitos lutadores evitam calejamento de corpo quanto mais os dedos das mãos.
Também é bem dificil achar uma pessoa com esse conhecimento em meio a quantidade de picaretas.
esse vídeo é basicamente socar e ''striking'' com os dedos um makiwara(palha cor cordas)
Isso sendo dito a pegada no braço ou kimono aumenta absurdamente especialmente os dedos e quando o oponente gira o braço para tentar estourar.
https://www.youtube.com/watch?v=lyd1aHE5H4c
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 07 Jun 2021 21:50

Relembrando algo extremamente importante para uma penetração/entrada de quedas melhor.O pé estreito. Serve como um pequeno impulso que o oponente não percebe Deve ser feito de uma forma bem discreta.Ela aumenta muito a velocidade e distancia da queda independente do condicionamento físico e tempo de treino. O básico muito bem feito que separa um campeão de alguém bom não uma queda mirabolante e plástica. Não precisa de condicionamento físico ou força. Melhora desde o lutador iniciante até o avançado.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por Sambo » 09 Jun 2021 14:47

Mestre.... tem lado certo pra entrar na queda? Digo qual lado por a cabeça... por exemplo... no vídeo acima, ele escorrega a perna esquerda... aí digamos que tem o oponente na frente dele... tanto faz o lado ou tem um lado certo de onde ele deve entrar?
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 09 Jun 2021 16:09

Sambo escreveu:
09 Jun 2021 14:47
Mestre.... tem lado certo pra entrar na queda? Digo qual lado por a cabeça... por exemplo... no vídeo acima, ele escorrega a perna esquerda... aí digamos que tem o oponente na frente dele... tanto faz o lado ou tem um lado certo de onde ele deve entrar?
Prevendo guilhotinas é bom semrpe tentar colocar a testa em bons lugares como barriga do adversário ou junção da perna com o quadril.
Primeiro pensamento ao entrar a queda: ajoelhar no lado do pé da frente do oponente.
Não fazer a queda em 2 tempos.Usar o impulso da entrada de quedas para levantar em boa posição(nunca ajoelhado) e finalizar a queda travando a perna adversária e correndo.
Existem vários outros detalhes como fazer um meio circulo já prevendo o sprawal em circulo do adversário mas isso vem depois.
O mais comum na luta é ser destro ter a perna direita na frente(é o oposto da trocação) .Esse é um grande problema da maioria dos artistas marciais mistos a perna de entrada da quedas é diferente da usada na trocação.GSP tinha uma grande vantagem a base de quedas era a mesma da de entrada de quedas.
Provavelmente tu e teu adversário vão estar com a perna direita na frente então vou usar ela como referência. No double e single na entrada da queda se ajoelha ao lado do pé da frente do adversário. Com uma imagem isso vai ser mais claro.
Imagem

A muito tempo atrás em 2014 eu fiz alguns belo tutoriais de single e double legs. Mas as imagens e gifs foram perdidas. Meu artigo existe mas não da pra ver gifs o que torna ele inutil
Eu gosto muito desse vídeo pois ela mostra os principais erros de posicionamento do corpo e distancia. Meu tutorial para iniciante foi muito inspirado nesse vídeo.
phpBB [video]
Editado pela última vez por NOGI em 09 Jun 2021 16:18, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 09 Jun 2021 16:16

Açho que pode ajudar é ver por vários minutos um drill de doube leg. Mas só vai aprender a fazer direito fazendo centenas de vezes por dia(no primeiro ano talvez só algumas dezenas de vezes por não ter força no corpo.
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 13 Jun 2021 18:34

Uma posição muito comum na luta olímpica é o front headlock. Muitas pessoas cometem o erro de tentar sair dessa posição com o peek out(eu fiz isso uns anos) ao invés do drag out. peek out quando oponente abraça a cintura ao defendeer a queda.
phpBB [video]

drag out quando oponente usa front headlock. Se deve rotacionar o corpo pro lado e direcionar a força a favor do lado do oponente.E quase a mesmo moviemento de usar um 2 on 1 mas se sua quando se esta no front headlock
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 24 Jun 2021 21:47

.
Editado pela última vez por NOGI em 24 Jun 2021 22:12, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Luta Olímpica/ Wrestling

Mensagem por NOGI » 24 Jun 2021 21:50

um drill muito bom para melhorar entrada de quedas.pedir para o colega de treino jogar uma perna pra trás,
Imagem
Se o atacante parar na perna do adversário o movimento vai ser pouco efetivo como esse
Imagem
Se fazer o movimento ja pensando nessa jogada de perna o movimento sai parecido com esse
Imagem
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes