
Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando se fala- a palavra “yoga"? Pessoalmente já imagino várias mulheres em posições esquisitas tentando entrar em forma, ou vários hippies meditando e tentando parecerem zens.
Você pode passar por uma aula de yoga no seu caminho para o jiu jitsu e nunca prestar atenção, como muitos de nós fazemos.
Mas o que pode te surpreender é que muitos praticantes de jiu jitsu tentam complementar suas aulas com a prática de outros esportes ou com malhação, e muitos acham que a yoga é, de longe, a que mais ajuda.
Chocante, não? Mas o mais chocante é que o prataicante comum pode ignorar completamente essa simbiose, simplesmente pela imagem que se tem da yoga.
Bom, esse artigo foi feito para abrir seus olhos e dizer cinco coisas que provavelmente você não sabe sobre a relação yoga/jiu jitsu.
1. Os profissionais estão fazendo
Você sabia que Rickson Gracie pratica Yoga para ajudar no Jiu Jitsu? Isso mesmo, ele faz.. Wallid Ismail também!! Então se esses faixas pretas incorporaram a yoga nas suas rotinas de treinamento, isso definitivamente tem algum significado.

2. Yoga é só trabalho de solo
Você ficaria surpreso o quanto a Yoga tem em comum com o jiu jitsu. A maior similaridade é que ambos trabalham seu corpo e no chão. Yoga é sobre a relação do seu corpo com o chão e como ele reage à gravidade em cada passo.
As posições são feitas pensando em como seu corpo reage à gravidade e para te dar mais leveza e fluidez de como você se comporta. Treinar yoga ajuda muito pois essa relação também está presente no jiu jitsu.
3. Você consegue melhores suas finalizações
Você sabia que a yoga pode melhorar seus armlocks e estrangulamentos? Oh sim, ela pode. Um erro comum nos armlocks é que o corpo não é acostumado a estender completamente as costas, do jeito que é feito no armlock.
Muitos jiu jiteiros reclamam de dores nas costas causados pelas costas estarem constantemente pressionadas e arqueadas, especialmente quando está encolhido antes do guardeiro atacar, ou mesmo na guarda fechada. Yoga corrige esses desiquilíbrios e faz com que seu corpo se acostume aos movimentos necessários ao armlock.
Seus estrangulamentos também ficarão mais fáceis de executar porque os o tempo que os músculos ficam contraídos segurando as asanas no yoga espelha as contrações musculares necessárias para manter os estrangulamentos. Também existem muitas posições do yoga que são equivalentes aos do jiu jitsu, como “o corvo” na yoga ajuda na transição do 100 kg para o joelho na barriga.

4. Fique flexível mesmo quando você acha que é um caso perdido
No jiu jitsu, todo dia você verá posições que não é capaz de fazer simplesmente porque não pode forçar seus músculos sem distende-los. Ao mesmo tempo, você olha seus colegas mais flexíveis e imagina como o pé deles foi parar na sua cara na montada. Mas você ficará feliz ao saber que muitos jiu jiteiros que se achavam muito velhos para trabalhar sua flexibilidade conseguiram melhorar muito com a yoga.
5. É uma forma diferente, e melhor, de aumentar sua força
Muitas pessoas pensam que aumentar a força é puxar ferro ou fazer rigorosos programas nas academias. Eu não os culpo, quem imaginaria que fazer poses graciosa fortalecem seus músculos da forma ideal para o jiu jitsu?
Yoga ensina seu corpo a ativar grupos de músculos de forma à manter a postura correta e o equilíbrio. Você também pode imaginar como melhorar seu equilíbrio ajuda no jiu jitsu. Nada de ser raspado, nada de cair quando tenta um novo movimento que necessita alta precisão
Mas uma das melhores coisas de se fortalecer é que te ajuda à se concentrar na sua respiração quando faz movimentos de alta duração, te dando gás e te ensinando a focar sua mente enquanto faz esforços físicos intensos.
link original (dê um clique!!): http://bjjforum.com.br/yogajiujitsu/