Desculpa se essa for uma pergunta muito basica/idiota, mas tenho essa duvida existencial faz tempo.
Vcs cruzam ou nao as pernas no armlock da guarda ?

Pergunto isso porque aprendi na branca que cruza. O meu mestre na epoca (preta e aluno da Alliance) disse que ja viu varios tops pretas cruzando e outros nao cruzando.Que eh possivel fazer dos dois jeitos. O ajuste que ele passou pra galera foi o seguinte: o peh da perna de fora (que fica mais proxima da cabeca do oponente) vai por baixo do outro quando cruza, vc coloca todo seu peso nos seus dois pes e levanta o quadril (a pressao nos pes mantem a quebra de postura do adversario). Sempre achei que ficava justo.
Mas ai eu mudei de academia (me mudei pra outro pais), e aqui o mestre e a galera mais graduada fala que nao se cruza de jeito nenhum...que as pernas tem que ficar paralelas e voce empurra a cabeca do adversario pra frente e levanta o quadril.... que cruzando vc abre espaco e nao consegue colocar pressao.
O engracado eh que eu tenho o vicio de cruzar.No piloto automatico eu cruzo sem perceber e recebo carteirada direto.

Depende realmente do gosto do fregues?
Abraco