Grappling pelo mundo

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 09 Jul 2014 16:02

Ar galera, resolvemos criar uma coluna mostrando o grappling nas mais diversas formas pelo mundo.

O primeiro artigo eh sobre a luta Pehwalni

Imagem


Inaugurando a coluna trazemos uma matéria sobre Pehlwani, adaptada do site parceiro http://senseiclube.blogspot.com.br/, escrita por Vagner Roberto e complementado pela equipe BJJForum.


No Sul da Ásia existe um estilo de GRAPPLING, denominado por Pehlwani ou kushti.

Luta desenvolvida no tempo do Império Mughal através de uma associação da forma de luta na Ásia do Sul e do Varzesh-e Bastani, uma espécie de Wrestling Indiano. A luta tradicional Indiana não é apenas um esporte, é uma subcultura antiga, onde os lutadores vivem e treinam juntos e seguem regras estritas sobre tudo o que podem comer e o que podem fazer em seu tempo livre. Beber, fumar e até mesmo sexo são vetados. O foco está em viver uma vida pura, construir a força e aperfeiçoar suas habilidades de luta.

O pehlwan, como é conhecido o praticante deste esporte, é sempre orientado pelos professores conhecidos como ustad (ou guru, para professores hindus).

Estes lutadores pertencem aos ginásios, chamados de akharas, onde os lutadores vivem sob regras restritas, seguem dietas severas que consiste de leite, amêndoas, ghee ( um tipo de manteiga), ovos e chapatis (tipo de pão) e cada lutador tem um trabalho a fazer no preparo das refeições.

Este esporte hoje está em declínio, mesmo com a existência de akharas, mas sobrevive graças a um número de pessoas dedicadas, que trabalha para manter viva esta antiga parte da cultura Indiana.

Imagem

Regras

As competições são conhecidas como dangal e são feitas em vilas e as regras variam muito. A arena pode ser circular ou quadrada e antes das lutas é preparada afofando o solo com enxadas e retirando pedras e raízes do solo, então espalha-se manteiga, óleo e pó de ocre vermelho, deixando a terra avermelhada.

Água é acrescentada todos os dias para manter a consistência do solo, toda luta começa com os lutadores jogando terra em si mesmos e no oponente como uma forma de reza. Apesar da área demarcada os competidores podem sair da arena, não há rounds e geralmente dura de 25-30 minutos, podendo se estender caso os dois competidores concordem.

A vitória é conseguida quando se planta os ombros e o quadril no chão ao mesmo tempo, e pode-se ganhar também por nocaute ou finalização. Em algumas variações, somente plantar os ombros já é considerado vitória. As pelejas são arbitradas por um árbitro dentro da área de luta, que pode interromper a luta, e por dois juízes laterais.

Confira os vídeos aqui:

http://bjjforum.com.br/grappling-pelo-m ... a-indiana/
Imagem

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5841
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Tony Fla » 10 Jul 2014 00:32

Irado, vou ver os vídeos.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7179
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por NOGI » 11 Jul 2014 01:17

folk wrestling é qualquer estilo tradicional de luta livre , que pode ou não pode ser codificada como um esporte moderno . A maioria das culturas têm desenvolvido formas regionais de grappling(wikipedia google tradutor)

Catch wrestling é um estilo de luta híbrido clássico que foi desenvolvido na Grã-Bretanha por volta de 1870
Billy Riley, "The Snake Pit"
phpBB [video]

Old CACC Wrestling - Billy Riley, "The Snake Pit" and Billy Robinson in his youth
Billy Riley, "The Snake Pit" era um praticante e professor de catch wrestling (Catch-as-catch-can, Loose-Hold)
Billy Robinson(aluno de inastruiu notáveis lutadores como Kazushi Sakuraba e Josh Barnett . ele faleceu recentemente March 3, 2014 (age 75)(
phpBB [video]

(nada mal esse treino . alem do Billy ainda tem erik poulson e Josh Barnett como parceiros de treino....)
sakuraba:
phpBB [video]

phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7179
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por NOGI » 11 Jul 2014 01:22

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

antes das academias ...
phpBB [video]

coitado do aluno.Imaginater um professor assim: :fear:
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 21 Jul 2014 09:34

Grappling pelo Mundo #2 – Huka Huka

Imagem

O huka-huka é uma luta tradicional dos povos indígenas brasileiros da região do alto Xingu.

Trata-se de uma forma de luta agarrada cujo objetivo é colocar o adversário com as costas ou o peito no chão ou agarrar a perna do adversário.

Os adversários se pintam , passam óleo de pequi no corpo para diminuir o atrito do corpo e amarram grossos panos nos joelhos para se protegerem do contato com o solo.

A luta é feita no chão batido em arena previamente preparada com a retirada de pedras e tocos, começam lutando de joelhos e normalmente enlaçam a nuca fazendo pegada para tentar derrubar o oponente.

A preparação para a luta é dura e começa aos 14 anos de idade quando os guerreiros são treinados para o combate, ficando reclusos na oca só saindo para lutar, marca o ritual de passagem para a idade adulta dos indígenas do xingu

Em reportagem da revista Trip o campeão da época, Were, explica: " Durante a reclusão, na oca, são preparados para a vida adulta e principalmente para lutar. “Nesse tempo raspamos a pele com a ranhadeira, feita com espinhas de peixe. Passamos nas costas, nas pernas, nos braços... Depois passamos algumas raízes em cima, aí arde muito. Temos que aguentar pela nossa tradição, significa força. Também tomamos algumas raízes que fazem a gente vomitar. Eu tive que provar muitas, umas dez diferentes.” No alto dos braços e nos calcanhares são amarrados barbantes para engrossar o bíceps e a batata da perna. De casa, só saem para lutar com outros índios mais experientes no centro da aldeia. “Depois voltamos ao confinamento pra ficar pensando só sobre o huka-huka.”

O huka-huka é a parte final da festa conhecida como Kuarup, onde cerca de oito etnias indígenas diferentes se reúnem em um festival onde homenageiam e convocam os mortos.

A festa termina com os combates entre os guerreiros de diversas tribos.

confira os vídeos aqui: http://bjjforum.com.br/grappling-pelo-mundo-2-huka-huka
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 30 Jul 2014 08:31

Grappling pelo mundo #3 – Laamb – Lutte sénégalaise (Senegal)

Imagem

No Senegal tem-se uma forma de wrestling cujas tradições remontam o século 14, conhecida mundialmente como Lutte sénégalaise, e localmente como Laamb.
Começou como uma forma de preparação para a guerra e um rito de passagem para os jovens da tribo Serer, que viviam onde hoje é o Senegal. As tribos organizavam um torneio após a época das chuvas, chamado mbaapat, em que os vencedores ganhavam prêmios como grãos, gado e terras.

Continua aqui:

http://bjjforum.com.br/grappling-pelo-m ... e-senegal/
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 28 Ago 2014 23:54

Grappling pelo mundo #4: Catch-as-catch-can

O professor de educação física ingles J.G. Chambers é citado como criador do estilo  Catch-as-Catch-Can, desenvolvido em 1871. Embora inicialmente tenha ganhado pouco reconhecimento, foi ganhando notoriedade nos distritos de mineração onde os mineradores já desenvolviam outras formas de grappling. A natureza bruta e com ritmo acelerado do estilo criou um espetáculo excitante e casou com a disposição dos mineradores e proveu um ganho extra para eles.

Com o tempo, muitos wrestlers de sucesso começaram a viver de suas lutas, tanto das bolsas quanto de apostas. Isso levou a uma profissionalização do wrestling, não no sentido de trabalho de hoje mas sim como lutas reais com bons pagamentos.

Os pioneiros do Catch-as-Catch-Can começaram a viajar para lutar, como o inglês “Little Demon”Joe Acton de Lancashire que em 24/04/1882 desafiou qualquer americano entre 66 e 77 KG para lutar. O fatoe mais determinante para a expansão foram os imigrantes ingleses indo para os Estados Unidos, levando o conhecimento do Catch-as-Catch-Can e espalhando para a América.

Catch-as-Catch-Can wrestling teve grande popularidade entre a poulação americana comprovados por torneios internacionais feitos de forma regular no século dezenove. Em 1900, a modalidade tinha se destacado como o estilo mais popular de luta Greco Romana e com os campeões mais famosos, como o grande Frank Gotch (treinado pelo ex-campeão mundial Martin “Farmer”Burns), Ed “Strangler”Lewis e Tom Jenkins, junto com os internacionais Joe Acton, George Hackensmidcht da Estonia e os Irmãos poloneses  Zybszko Stansilau and Waldek. Com a difusão do esporte, os EUA produziram os maiores campeões e lotavam arenas para as lutas.

Regras: 

Em contraste com o estilo Greco-Romano, o Catch-as-Catch-Can permite que os lutadores ataquem da cabeça aos pés. Vence quem imobiliza ou finaliza o adversário e as lutas são feitas em ringues.

Com o tempo o esporte foi se aproximando mais das lutas arranjadas e a legitimidade dos títulos mundiais começou a ser questionada. Muitos das antigas lendas viraram treinadores e alguns viajaram pelo mundo para propagar a arte, tendo papel fundamental no desenvivolmento da Luta Livre brasileira, mas essa é matéria de artigo futuro do Grappling pelo mundo.

Apesar de bem menos popular que no começo do século e de ter o nome associada as lutas arranjadas da WWE o catch-as-catch-can é um estilo de luta legítimo com sua eficiência comprovada pelo mais famoso praticante na atualidade: Josh Barnett, que já foi campeão de MMA e recentemente ganhou o título de grappling do Metamoris em luta onde surpreendeu Dean Lister com uma cervical bem típica do estilo.

Barnett foi treinado pela lenda Billy Robinson que você pode conferir nos vídeos abaixo

 Luta de Catch-as-Catch-Can em 1903 entre dois meninos:

phpBB [video]


Conceitos do CACC por Billy Robinson:

phpBB [video]


1911 Frank Gotch .vs. George Hackenschmidt

phpBB [video]


 

Referências:

http://www.bjjee.com/articles/the-histo ... uta-livre/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catch-as-catch-can

http://damagecontrolmma.com/2010/12/kee ... ing-alive/

http://www.mmawiki.org/it/catch-as-catch-can-wrestling/

 
Imagem

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por BrunoJJ » 29 Ago 2014 10:08

Ótimo tópico Hall!
Imagem

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por viniciusfs » 31 Ago 2014 16:00

Tem essa turca que lembro ter visto um programa de TV sobre ela fazem muitos anos, eu nem treinava jiu-jitsu ou era ligado em grappling.

https://www.youtube.com/watch?v=G9mUcs8ba1U

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ya%C4%9Fl% ... BCre%C5%9F
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 31 Ago 2014 17:32

viniciusfs escreveu:Tem essa turca que lembro ter visto um programa de TV sobre ela fazem muitos anos, eu nem treinava jiu-jitsu ou era ligado em grappling.

https://www.youtube.com/watch?v=G9mUcs8ba1U

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ya%C4%9Fl% ... BCre%C5%9F
Boa!

Vou escrever sobre ela na próxima coluna
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7179
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por NOGI » 04 Set 2014 08:14

deve ser ótimo pro condicionamento físico treinar com aquela calça, ela pesa mais de 10kg pelo que eu entendi.
Imagem

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Hall » 01 Out 2014 10:08

Feito a coluna com a luta turca.

Imagem

O Yağlı güreş é uma foma de luta agarrada surgida na Turquia com evidencias de práticas da lua desde 2650 antes de cristo. O torneio de Yağlı güreş chamado Kırkpınar acontece desde meados do século 14 e está na 654 edição anual ininterrupta, o que faz, segundo o Guinness book , com que seja a competição mais longa da história a acontecer sem pausas.

O primeiro torneio Kırkpınar aconteceu em 1361, conta a história que durante a expansão Otomana, Süleyman Pasha, filho do segundo sultão otomano, Orhan I, acampou em um vilarejo no sudeste da Trácia na província de Edirne com 40 soldados. Os guerreiros decidiram lutar grappling, entretanto um duelo estava muito parelho e durou dias, culminando com a morte dos dois praticantes.

Os dois soldados foram enterrados no local, e quando Pasha retornou na próxima estação o local havia sido transformado em um riacho com várias fontes e foi nomeado de Kırkpınar que em turco quer dizer 40 fontes.

Para comemorar o heroísmo dos guerreiros mortos, um torneio de grappling foi organizado anualmente no local, dando origem ao torneio.

Continua aqui: http://bjjforum.com.br/grappling-pelo-m ... ing-turco/
Imagem

Avatar do usuário
Old Logan
Mensagens: 7719
Registrado em: 14 Jun 2014 15:12
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Old Logan » 01 Out 2014 10:41

Hall escreveu:Grappling pelo mundo #4: Catch-as-catch-can

O professor de educação física ingles J.G. Chambers é citado como criador do estilo  Catch-as-Catch-Can, desenvolvido em 1871. Embora inicialmente tenha ganhado pouco reconhecimento, foi ganhando notoriedade nos distritos de mineração onde os mineradores já desenvolviam outras formas de grappling. A natureza bruta e com ritmo acelerado do estilo criou um espetáculo excitante e casou com a disposição dos mineradores e proveu um ganho extra para eles.

Com o tempo, muitos wrestlers de sucesso começaram a viver de suas lutas, tanto das bolsas quanto de apostas. Isso levou a uma profissionalização do wrestling, não no sentido de trabalho de hoje mas sim como lutas reais com bons pagamentos.

Os pioneiros do Catch-as-Catch-Can começaram a viajar para lutar, como o inglês “Little Demon”Joe Acton de Lancashire que em 24/04/1882 desafiou qualquer americano entre 66 e 77 KG para lutar. O fatoe mais determinante para a expansão foram os imigrantes ingleses indo para os Estados Unidos, levando o conhecimento do Catch-as-Catch-Can e espalhando para a América.

Catch-as-Catch-Can wrestling teve grande popularidade entre a poulação americana comprovados por torneios internacionais feitos de forma regular no século dezenove. Em 1900, a modalidade tinha se destacado como o estilo mais popular de luta Greco Romana e com os campeões mais famosos, como o grande Frank Gotch (treinado pelo ex-campeão mundial Martin “Farmer”Burns), Ed “Strangler”Lewis e Tom Jenkins, junto com os internacionais Joe Acton, George Hackensmidcht da Estonia e os Irmãos poloneses  Zybszko Stansilau and Waldek. Com a difusão do esporte, os EUA produziram os maiores campeões e lotavam arenas para as lutas.

Regras: 

Em contraste com o estilo Greco-Romano, o Catch-as-Catch-Can permite que os lutadores ataquem da cabeça aos pés. Vence quem imobiliza ou finaliza o adversário e as lutas são feitas em ringues.

Com o tempo o esporte foi se aproximando mais das lutas arranjadas e a legitimidade dos títulos mundiais começou a ser questionada. Muitos das antigas lendas viraram treinadores e alguns viajaram pelo mundo para propagar a arte, tendo papel fundamental no desenvivolmento da Luta Livre brasileira, mas essa é matéria de artigo futuro do Grappling pelo mundo.

Apesar de bem menos popular que no começo do século e de ter o nome associada as lutas arranjadas da WWE o catch-as-catch-can é um estilo de luta legítimo com sua eficiência comprovada pelo mais famoso praticante na atualidade: Josh Barnett, que já foi campeão de MMA e recentemente ganhou o título de grappling do Metamoris em luta onde surpreendeu Dean Lister com uma cervical bem típica do estilo.

Barnett foi treinado pela lenda Billy Robinson que você pode conferir nos vídeos abaixo

 Luta de Catch-as-Catch-Can em 1903 entre dois meninos:

phpBB [video]


Conceitos do CACC por Billy Robinson:

phpBB [video]


1911 Frank Gotch .vs. George Hackenschmidt

phpBB [video]


 

Referências:

http://www.bjjee.com/articles/the-histo ... uta-livre/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catch-as-catch-can

http://damagecontrolmma.com/2010/12/kee ... ing-alive/

http://www.mmawiki.org/it/catch-as-catch-can-wrestling/

 
me amarro nisso. pena q não é tao difundido.

vendo essas excelentes colunas, vejo como existe diferente tipos de grappling espalhado pelo mundo. muito interessante!!
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por Fefo » 01 Out 2014 11:24

Conheci o Yağlı güreş por causa desse cara:
Imagem

Um dos personagens mais inúteis do Universo Street Figher ...
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Grappling pelo mundo

Mensagem por BrunoJJ » 01 Out 2014 23:22

Fefo escreveu:Conheci o Yağlı güreş por causa desse cara:
Imagem

Um dos personagens mais inúteis do Universo Street Figher ...
Herege! Hakan manda vários perfects.

Coluna muito boa Hall!
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes