Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Crosss
Mensagens: 497
Registrado em: 05 Out 2014 23:46
Contato:

Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Crosss » 06 Jan 2015 16:05

Fala Galera, sempre senti falta de estatísticas confiáveis no jiu-jitsu, a CBJJ não tem registro das lutas que acontecem nos campeonatos, não dá pra saber quem lutou com quem, a forma como foram vencidas as lutas, se por pontos, finalização, porra nenhuma. Dessa forma não dá pra ter uma ideia do cartel dos lutadores, quantas vitórias e derrotas eles possuem em competições oficiais, uma pena.

Já que a essência do jiu-jitsu é a finalização, sempre quis saber quem são os maiores finalizadores. A Gracie Magazine fez há muitos anos atrás um levantamento da performance dos lutadores nos campeonatos mundiais, e apareceram Robinho e Pé de Pano como os maiores "pegadores" entre todos, mas isso foi antes do surgimento de Roger, Jaca, Rodolfo, Buchecha e etc.

Na verdade, minha maior curiosidade era saber quem era o lutador que tinha finalizado, seja de pano ou sem pano, mais pretas campeões mundiais. Isso tira da questão finalizadores como Robinho, Bibiano, Nino, Tererê, entre outros, que por serem leves não conseguiam pegar os mais pesados.

Também diminui as chances de caras como Jaca, Pé de Pano e Margarida, que apesar de finalizadores, tiveram uma carreira relativamente curta no pano.

Achei que a minha dúvida ia ficar no vácuo, imaginava que talvez o Rodolfo, por já ter pego Lo e Cobrinha, além dos outros do peso dele estivesse na frente de Buchecha e Roger. Surpreendentemente achei na wikipedia um registro amplo e confiável do cartel do Roger, lembrando que coloquei na relação apenas os campeoes mundiais IBJJF que ele finalizou:

Barral
Tarsis
Cavaca
Lovato
Bernardo
Leo Leite
Drysdale
Comprido
Marcelinho
Xande
Margarida
Saulo
Jacaré
Werdun
Tererê

Um total impressionante de nada menos que 15 pretas campeões mundiais que foram finalizados pelo Roger, muitos deles mais de uma vez.

Os registros do Buchecha na Wiki não são tão confiáveis:

Daniel Moraes
Braga Neto
Bernardo
Leo Leite

Não tenho certeza, mas acho que ele já pegou o Lo e o Lovato tb. Alguém lembra de mais algum?

Rodolfo tb não tem registros tão confiáveis na Wiki:

Bernardo
Leo Nogueira
Galvão
Lo
Braga Neto
Leo Leite
Buchecha
Serginho

Não aparece na Wiki, mas que eu me lembre pegou tb:

Cobrinha
Lovato
Langhi

Lembram de mais alguém que poderia estar nessa lista de finalizadores? Mais alguém que foi finalizado e não está aí? Acham que alguém pode passar o Roger como maior finalizador?

Avatar do usuário
RodrigoSilva
Mensagens: 996
Registrado em: 01 Out 2014 17:20
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por RodrigoSilva » 06 Jan 2015 16:12

Legal essas estatísticas, mas seria mais interessante se nós mesmo aqui no fórum fizéssemos uma pesquisa detalhada das chaves de todos os mundiais para gerar rankings de quem tem mais vitorias consecutivas (e por finalização), quem finalizou mais campeões, etc.

Mas no caso seria somente em mundiais.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Avatar do usuário
Crosss
Mensagens: 497
Registrado em: 05 Out 2014 23:46
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Crosss » 06 Jan 2015 16:22

RodrigoSilva escreveu:Legal essas estatísticas, mas seria mais interessante se nós mesmo aqui no fórum fizéssemos uma pesquisa detalhada das chaves de todos os mundiais para gerar rankings de quem tem mais vitorias consecutivas (e por finalização), quem finalizou mais campeões, etc.

Mas no caso seria somente em mundiais.
A merda é que a IBJJF não tem ou não guarda esses dados, e as revistas Tatame e Gracie, se antigamente dedicavam pelo menos uma página pra cada categoria e contavam toda a trajetória dos campeões até a final, hoje em dia preferem encher a revista de fotos e falar apenas 1 parágrafo de cada categoria. Saudade do tempo que a Tatame fazia uma revista inteira dedicada ao Mundial de jiu-jitsu

Xande Fan
Mensagens: 350
Registrado em: 01 Jan 2015 13:55
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Xande Fan » 06 Jan 2015 17:20

Acho que a BJJ Heroes faz isso, não tenho certeza.

Avatar do usuário
Tony Ferraz
Mensagens: 393
Registrado em: 19 Jun 2014 01:18
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Tony Ferraz » 06 Jan 2015 17:29

Eu tenho certeza que é o Roger. Ele é indiscutível o melhor finalizador, já q finalizou inclusive outros multi campeões do absoluto.
No gi não faço ideia. Aí teríamos q ver quem finalizou mais campeoes do ADCC, pq tem cara q o desempenho nao é o mesmo sem pano.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Molecula » 06 Jan 2015 18:35

Marcelinho em nogi(Wikipedia):

Todos campeões ADCC:

Léo Vieira
Kron Gracie
Pablo Popovitch 2x
Robert Drysdale
Ricco Rodriguez
Cyborg
Xande Ribeiro
Renzo Gracie
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

eduardom
Mensagens: 215
Registrado em: 17 Jun 2014 02:01
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por eduardom » 06 Jan 2015 19:26

O BJJHeroes está começando a fazee uma estatística de cartel dos lutadores, bem legal,mas é algo bem primitivo ainda..

Avatar do usuário
GBcomp72
Mensagens: 199
Registrado em: 16 Out 2014 23:33
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por GBcomp72 » 06 Jan 2015 19:55

Roger é/foi monstro d+! Sempre ia pra pegar e pegava! No ultimo seminario do Victor estuma ele falou que é boneco de pano do Roger nos treinos...
Imagem
Provérbios 21.31

Avatar do usuário
Tony Ferraz
Mensagens: 393
Registrado em: 19 Jun 2014 01:18
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Tony Ferraz » 06 Jan 2015 21:44

Molecula escreveu:Marcelinho em nogi(Wikipedia):

Todos campeões ADCC:

Léo Vieira
Kron Gracie
Pablo Popovitch 2x
Robert Drysdale
Ricco Rodriguez
Cyborg
Xande Ribeiro
Renzo Gracie
Esses 2 ele não pegou. Inclusive o Drysdale pegou ele.
Mas acredito que o Marcelinho e o Jean Jaques Machado são os dois maiores finalizadores do ADCC.
Acho q aquele ano q o roger ganhou o adcc ele pegou todas as lutas dele tb.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
RodrigoSilva
Mensagens: 996
Registrado em: 01 Out 2014 17:20
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por RodrigoSilva » 06 Jan 2015 22:02

O Marcelinho pegou o Kron antes dele ser campeão.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Avatar do usuário
Crosss
Mensagens: 497
Registrado em: 05 Out 2014 23:46
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Crosss » 06 Jan 2015 22:28

Molecula escreveu:Marcelinho em nogi(Wikipedia):

Todos campeões ADCC:

Léo Vieira
Kron Gracie
Pablo Popovitch 2x
Robert Drysdale
Ricco Rodriguez
Cyborg
Xande Ribeiro
Renzo Gracie
Marcelinho ganhou do Renzo nos pontos. Tenho quase certeza que ganhou nos pontos do Rico e do Cyborg. Do Drysdale só lembro a luta que ele foi finalizado na final do absoluto. Mas é monstro demais, tenho uma graciemag antiga que falava o cartel dele sem pano, com todas as lutas dele, tenho que procurar. Lembro que o Jaca tb pegou ele numa kimura na semi do absoluto de um adcc

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Doguera » 06 Jan 2015 23:55

Crosss escreveu:
Marcelinho ganhou do Renzo nos pontos. Tenho quase certeza que ganhou nos pontos do Rico e do Cyborg. Do Drysdale só lembro a luta que ele foi finalizado na final do absoluto. Mas é monstro demais, tenho uma graciemag antiga que falava o cartel dele sem pano, com todas as lutas dele, tenho que procurar. Lembro que o Jaca tb pegou ele numa kimura na semi do absoluto de um adcc
O Marcelinho finalizou o Rico na primeira luta do absoluto do ADCC 2005, pegou o calcanhar. Ele tb finalizou o Cyborg, mas isso foi com kimono, na primeira luta do absoluto do Brasileiro de 2006.

As derrotas dele no ADCC, como foram poucas, sei de cabeça: perdeu para o Pé de Pano, por pontos, nas quartas do absoluto de 2003; foi finalizado pelo Jacaré na semi do absoluto de 2005; foi finalizado pelo Drysdale, em um triângulo de mão, na final do absoluto de 2007; o Bráulio pegou ele em um mata leão nas quartas do absoluto de 2009. No peso ele só perdeu uma vez, que foi na final de 2009, para o Popovitch. Em 2011 ele foi campeão do peso, mas não disputou o absoluto.

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Doguera » 07 Jan 2015 00:04

RodrigoSilva escreveu:O Marcelinho pegou o Kron antes dele ser campeão.
É um ponto de vista. Pode-se dizer tb que o Kron só foi campeão pq o Marcelinho parou. :D
O Marcelinho derrotou o Kron em 2009 e 2011.

E se for pensar assim, quando o Marcelinho ganhou do Xande, o Ribeiro caçula também ainda não havia sido campeão do ADCC (o q ocorreu em 2007 e 2009). E o próprio Popovitch que chegou na final em 2005, 2007 e 2009, só faturando na última, pq antes parou duas vezes no Marcelinho. E o Cyborg ele venceu de pano e em 2006.

Enfim...

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Molecula » 07 Jan 2015 00:25

Acabei me precipitando, pq olhei rápido. Valeu por falarem.

Daqueles lá que eu falei, o marcelinho não finalizou o Renzo e o Drysdale. O Cyborg foi em pano.

...

O Kron foi campeão do peso no último ADCC finalizando todo mundo tb.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Hendo BJJ
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Jul 2014 07:40
Contato:

Re: Quem finalizou mais faixas-pretas campeões mundiais?

Mensagem por Hendo BJJ » 07 Jan 2015 05:13

Roger acredito que esteja nessa lista como primeiro lugar. Se o Rodolfo continuar competindo ja ja passa ele. muita gente não repara por causa das derrotas do Rodolfo pro Buchecha mas o que o Rodolfo tem feito e impressionante. Ele tem finalizado 90% das lutas dele ou mais. Peso e Absoluto. E tirando todo mundo pra nada. Lo, Galvao, Trans, Bernardo Faria mesmo gritando horrores.... o cara so perde pro Buchecha. Nem lembro a ultima vez que ele perdeu não sendo pro buchecha. Ele e muito mais regular que o Marcus. So que o cara da tilt pra lutar com o garoto da checkmat...rs!
"One World. One Fight."

Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 233 visitantes