Desenvolvimento de cada arte marcial

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2903
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Sambo » 20 Set 2022 12:15

Galera, um tópico com uma ideia assim... Nós comentar como algumas artes marciais estão se desenvolveu ou está se desenvolvendo

Pra começar vou lançar uma, o bjj se desenvolveu muito na época dos desafios entre artes marciais, entre academias, treinos a porta fechada, esse foi o boom da evolução da arte pra ela chegar na ponta dos cascos.
Agora estava pensando, uma arte muito boa que tá despontando e seus lutadores estão dominando seus adversários valendo é o sambo, com o mais famoso Fedor tendo aparecido no começo dos anos 2000, está trazendo uma leva de lutadores que pode terem se espelhado nele e trazendo o sambo na bagagem + treinos específicos de MMA podem estar trazendo uma nova leva de lutadores dessa arte marcial, e talvez não seja ainda o auge da arte dentro do MMA...

Segue aí, podemos trazer a tona o submission com o Gordon, etc, etc

Abraço galera!
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5779
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tony Fla » 20 Set 2022 21:17

Algo curioso é que a LLE desde sempre é sem kimono e tinha ênfase em pé/perna mas nunca chegou perto de ter o refinado dessa leva mais nova do Jiu-Jitsu que começou a se dedicar recentemente nesse fundamento.
Octacampeão Brasileiro

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tartaruga » 20 Set 2022 23:50

É que luta livre é um termo meio genérico. Tem a LLE brasileira, tem o catch wrestling americano, tem o wrestling senegalês (Lutte), tem umas variações na Asia (Russia e os países sei o que lá quistão da vida, Georgia, etc).

Deve ter uma galera boa em catar perna por aí...mas são artes regionais, que não tiveram projeção mundial, hoje uma pessoa do ocidente aprende, taca na net e viraliza.

Mas tem muita defesa desses ataques que o pessoal não tá usando, vi uns videos do Craig Jones, do Lachlan Giles e poxa, pouca gente lutando evento grande tem prestado atenção nas defesas que os caras postam em DVDs, tem algumas até no Youtube.

Por isso, que o Gordon chamou geral de amadores, tem defesas aí, disponíveis pra serem vistas e treinadas e mesmo assim os caras tão caindo direto.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5779
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tony Fla » 21 Set 2022 00:34

Tartaruga escreveu:
20 Set 2022 23:50
É que luta livre é um termo meio genérico. Tem a LLE brasileira, tem o catch wrestling americano, tem o wrestling senegalês (Lutte), tem umas variações na Asia (Russia e os países sei o que lá quistão da vida, Georgia, etc).

No caso me referi a LLE brasileira, sempre perdeu para o JJ.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Fila
Mensagens: 2407
Registrado em: 05 Fev 2016 20:46
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Fila » 22 Set 2022 00:46

Esse tópico me lembrou uma coisa que vem acontecendo no Sumô, a dominância dos mongóis. É curioso pq o sumô é uma arte japonesa bastante tradicional e no entanto os japoneses tem sido ultrapassados. A dominância é tanta que nos últimos 20 anos 5 Yokozunas foram mongóis e apenas 1 japonês. Já ouvi teorias de que é pq eles misturam aspectos do wrestling mongol.


No caso do Sambo no MMA eu não vejo essa tendência de dominância toda não. Volta e meia pipoca um que outro campeão russo com base no sambo no Bellator, PFL, etc. mas estão longe de ser a maioria. No UFC só houveram 2 campões - o Oleg Taktarov há uns duzentos anos atrás e o Khabib recentemente. Pode ser que o Khabib seja só a ponta do iceberg do que está por vir, mas não sei não. De qqr forma é natural que o sambo se torne mais presente já que o MMA tá crescendo no leste europeu e ásia central.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2903
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Sambo » 22 Set 2022 16:22

Fila escreveu:
22 Set 2022 00:46
Esse tópico me lembrou uma coisa que vem acontecendo no Sumô, a dominância dos mongóis. É curioso pq o sumô é uma arte japonesa bastante tradicional e no entanto os japoneses tem sido ultrapassados. A dominância é tanta que nos últimos 20 anos 5 Yokozunas foram mongóis e apenas 1 japonês. Já ouvi teorias de que é pq eles misturam aspectos do wrestling mongol.
olokooooo, não sabia dessa galera da Mongólia estava fazendo isso por lá

mas é um Yokozuna por ano?
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Fila
Mensagens: 2407
Registrado em: 05 Fev 2016 20:46
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Fila » 22 Set 2022 23:02

Sambo escreveu:
22 Set 2022 16:22
olokooooo, não sabia dessa galera da Mongólia estava fazendo isso por lá

mas é um Yokozuna por ano?
não tem tempo específico, um lutador pode permanecer yokozuna por anos, assim como pode não ter nenhum. Detalhe que existem cotas pra limitar o número de estrangeiros, mas mesmo assim os mongóis dominam.

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14319
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Monsoon » 27 Nov 2022 11:38

Fila escreveu:
22 Set 2022 00:46
Esse tópico me lembrou uma coisa que vem acontecendo no Sumô, a dominância dos mongóis. É curioso pq o sumô é uma arte japonesa bastante tradicional e no entanto os japoneses tem sido ultrapassados. A dominância é tanta que nos últimos 20 anos 5 Yokozunas foram mongóis e apenas 1 japonês. Já ouvi teorias de que é pq eles misturam aspectos do wrestling mongol.


No caso do Sambo no MMA eu não vejo essa tendência de dominância toda não. Volta e meia pipoca um que outro campeão russo com base no sambo no Bellator, PFL, etc. mas estão longe de ser a maioria. No UFC só houveram 2 campões - o Oleg Taktarov há uns duzentos anos atrás e o Khabib recentemente. Pode ser que o Khabib seja só a ponta do iceberg do que está por vir, mas não sei não. De qqr forma é natural que o sambo se torne mais presente já que o MMA tá crescendo no leste europeu e ásia central.
Queria saber como são as variações do Wrestling na Ásia (China, Mongólia, etc). Cês podem falar sobre isso, Mestres Fila e @NOGI?

Avatar do usuário
Fila
Mensagens: 2407
Registrado em: 05 Fev 2016 20:46
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Fila » 27 Nov 2022 12:43

Monsoon escreveu:
27 Nov 2022 11:38
Queria saber como são as variações do Wrestling na Ásia (China, Mongólia, etc). Cês podem falar sobre isso, Mestres Fila e @NOGI?
Não conheço o suficiente pra comentar, só vou aproveitar pra deixar o link do canal do NattoSumo que passa os campeonatos caso alguém se interesse: https://www.youtube.com/@nattosumo

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14319
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Monsoon » 27 Nov 2022 13:39

Fila escreveu:
27 Nov 2022 12:43
Não conheço o suficiente pra comentar, só vou aproveitar pra deixar o link do canal do NattoSumo que passa os campeonatos caso alguém se interesse: https://www.youtube.com/@nattosumo
:ymapplause:

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tartaruga » 27 Nov 2022 22:49

Wrestling é muito forte no Kazaquistão também. Outro dia estava vendo um documentário de lutadores de Mud Wrestling (Wrestling no barro ou lama), da India e Pasquistão e é algo de séculos.

Acho que lutas são inertes da natureza humana. Agora, se surgiram de fato em um lugar ou surgiram separadamente e foram se convergindo é algo difícil de saber. Há relatos de lutas, artes de defesa e batalha, antes de Cristo.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5382
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Raul Nutti » 28 Nov 2022 10:37

Tartaruga escreveu:
27 Nov 2022 22:49
Wrestling é muito forte no Kazaquistão também. Outro dia estava vendo um documentário de lutadores de Mud Wrestling (Wrestling no barro ou lama), da India e Pasquistão e é algo de séculos.

Acho que lutas são inertes da natureza humana. Agora, se surgiram de fato em um lugar ou surgiram separadamente e foram se convergindo é algo difícil de saber. Há relatos de lutas, artes de defesa e batalha, antes de Cristo.
Se observar bem a maioria dos povos teve uma forma de wrestling.
Gregos, mongóis, japoneses, até mesmo a luta marajoara.
Acho que é natural nosso mesmo, não sei se os estilos teriam um "ancestral em comum"
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5779
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tony Fla » 29 Nov 2022 01:58

Senegal também tem um "wrestling", na Suíça acho que é onde rola um "wrestling" com óleo.

Quando o fórum surgiu existia uma coluna sobre lutas agarradas de diferentes partes do mundo.
Octacampeão Brasileiro

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Tartaruga » 16 Dez 2022 19:38

Eu lembro de uma luta com óleo em que se fazia pegada dentro da calça adversária, calça mesmo sem zoeira, tem umas variações meio bizarras.

O wrestling do Senegal é chamado Lutte e é praticado hoje, na maioria dos países francofonos.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14319
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por Monsoon » 17 Dez 2022 11:24

Tartaruga escreveu:
16 Dez 2022 19:38
Eu lembro de uma luta com óleo em que se fazia pegada dentro da calça adversária, calça mesmo sem zoeira, tem umas variações meio bizarras.

O wrestling do Senegal é chamado Lutte e é praticado hoje, na maioria dos países francofonos.
Acho que vi esse em um filme, Mestre... :-?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 292 visitantes