Desenvolvimento de cada arte marcial

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Desenvolvimento de cada arte marcial

Mensagem por viniciusfs » 21 Dez 2022 15:23

Todas culturas tem alguma variação de luta agarrada em que o objetivo é derrubar e manter o adversário no chão. Em inglês chamam o esporte baseado nessas lutas de wrestling, aqui temos o esporte luta livre e também as lutas tradicionais como huka huka de alguma tribo nativa do Xingu. Lembram que o Anderson Silva fez um graça indo treinar com eles no auge da sua popularidade no Brasil? O 'wrestling' senegalês é chamado pelo colonizador francês de lutte traditionnelle que significa apenas 'luta tradicional'.

Acho que da pra dizer que 'brincar de se agarrar e derrubar no chão' é o esporte mais antigo dos seres humanos ao lado do atletismo (corrida). Desde que estamos no planeta Terra vivemos brigando e correndo! Nem todas lutas agarradas tradicionais viraram esportes mas culturalmente sempre existiram. Indo além, até os animais brincam de luta livre, filhotes de felinos, caninos, ursos e outros brincam de lutar e derrubar sem agredir com garras ou dentes.

Sendo algo comum a todas as culturas, com objetivo muito parecido e lidando com o mesmo material, não é de se estranhar que várias dessas lutas diferentes se desenvolveram em paralelo, sem contato nenhum mas chegaram a 'conclusões parecidas'. Sempre tem as discussões tentando dizer quem veio primeiro, quem imitou quem, etc, etc mas provavelmente não existe essa narrativa cronológica em que um arte é a 'verdadeira pioneira' nas técnicas.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 189 visitantes