Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1812
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Dartagnan » 06 Nov 2021 15:26

Galera mais das antigas, ou mesmo os mais novos que podem ter ouvido falar disso, sabem que havia esse 'costume' de fazer desafios mais na cara dura, sem se ligar muito em consequências (inclusive legais). Anos 70 e 80, foram parte fundamental do crescimento do Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro (e depois no resto do Brasil), e esses desafios ganhavam ares de lenda. Hoje, são histórias, contadas com suas versões por cada um, já que não havia celulares pra geral gravar. Alguns acabaram virando grandes eventos depois (no Maracanã, por exemplo), outros nunca ocorreram.

Esse desafio é um dos mais comentados. Eu mesmo ouvi algumas versões diferentes, mas é fato que houve (foi noticiado na época). Eu achava que tinha sido na academia do mestre Kim (Yong Min Kim - um cara famoso do Tae Kwon Do), mas na verdade foi com esse aqui - Woo Jae Lee. Houve outros famosos, contra os irmãos Ono, do Judô. Quem não conhece, dá uma pesquisada, pois é uma história bem legal.
phpBB [video]


E o da invasão na academia de Tae Kwon Do é esse. Já fizeram até um vídeo em resposta, que ainda vou assistir:
phpBB [video]


O que vocês sabem ou ouvem comentar desses fatos na academia?

Avatar do usuário
Baden
Mensagens: 10042
Registrado em: 12 Fev 2015 22:34
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Baden » 07 Nov 2021 01:09

Valeu, vou ver

Tinha uns outros videos desses no tube
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Avatar do usuário
Baden
Mensagens: 10042
Registrado em: 12 Fev 2015 22:34
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Baden » 07 Nov 2021 01:55

Hueheuehejrrh o velhinho despreza tanto ps gracie que chama o negocio de judite

Alias, deu medo desse maluco furador de tijolo
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1812
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Dartagnan » 07 Nov 2021 08:57

Baden escreveu:
07 Nov 2021 01:55
Hueheuehejrrh o velhinho despreza tanto ps gracie que chama o negocio de judite

Alias, deu medo desse maluco furador de tijolo
Uma coisa eu concordo com o professor do outro vídeo (amigo do mestre Saldanha) é que parte do pessoal dessas outras artes também era muito garganta com essa história de 'golpes mortais'. Mas tipo, não tinha nada a ver levar imprensa e o escambau no meio da aula do cara. Ele chamou a invasão de 'visita', mas no mínimo é um negócio bem inconveniente....

Naquela época, era aquilo: ia ser tipo os primeiros UFCs. Derrubou, botou o tal mestre oriental no chão, era levar o braço pra casa. A não ser que ele tivesse noções de Judô ou algum chão (entre os brasileiros não era comum, não sei com coreanos). O lance de acertar pescoço, olhos, genitais e tudo mais, é verdade. Levando em conta que é uma luta em pé, pra ficar justo, teria que valer tudo mesmo. E aquilo né....SE acertar.

Tô vendo aos poucos o vídeo de resposta do Jiu-jitsu. No geral, tá bacana. Esclarece alguns pontos que eu sempre tive dúvida.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Gardenal_JJ » 10 Nov 2021 13:18

Vi alguns trechos do podcast que esse tiozinho coreano participou e gostei de algumas coisas. Mas, tiozinho mentiroso hein? kkkkkkkk

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1812
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Dartagnan » 14 Nov 2021 19:57

Gardenal_JJ escreveu:
10 Nov 2021 13:18
Vi alguns trechos do podcast que esse tiozinho coreano participou e gostei de algumas coisas. Mas, tiozinho mentiroso hein? kkkkkkkk
A história no geral é bem conhecida entre galera da antiga. Não vejo porquê dele mentir não. Dependendo de com quem você conversa, podem vir versões diferentes (eu mesmo ouvi várias nos começo dos anos 90), claro. Muda um ou outro detalhe, ou aumentam alguma coisa (no título mesmo do vídeo "50 faixas preta??? :-? pô, é gente pra c#ralho hein....). Temos que dar o desconto da idade, e que isso ocorreu a quase 50 anos....e o ocorrido, como outras histórias de desafios, ganhou ares de lenda. Fora que a família Gracie já tinha fama de marrenta nessa época....

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Gardenal_JJ » 18 Nov 2021 11:26

Dartagnan escreveu:
14 Nov 2021 19:57
A história no geral é bem conhecida entre galera da antiga. Não vejo porquê dele mentir não. Dependendo de com quem você conversa, podem vir versões diferentes (eu mesmo ouvi várias nos começo dos anos 90), claro. Muda um ou outro detalhe, ou aumentam alguma coisa (no título mesmo do vídeo "50 faixas preta??? :-? pô, é gente pra c#ralho hein....). Temos que dar o desconto da idade, e que isso ocorreu a quase 50 anos....e o ocorrido, como outras histórias de desafios, ganhou ares de lenda. Fora que a família Gracie já tinha fama de marrenta nessa época....
Nos trechos que vi de um podcast que ele participou, ele dizia ter batido em mais de 20 caras sozinhos, que os gracies arregaram pra ele por ele ter pedido luta ate a morte(segundo ele os gracies invadiram com mais de 50 faixas pretas armados), que a arte marcial dele é a fodona e ponto final.

Respeito a graduação do cara, mas o tiozinho é sim contador de historia(na minha opiniao, nao sou o dono da verdade).

Edit: Nao tinha fechado ()
Editado pela última vez por Gardenal_JJ em 18 Nov 2021 14:22, em um total de 1 vez.

luizmma
Admin
Admin
Mensagens: 6776
Registrado em: 03 Jul 2014 15:24
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por luizmma » 18 Nov 2021 13:23

O tiozinho deve ter é se cagado todo qdo viu um monte de orelha de repolho invadindo a academia dele e vem mete essa que porrou 20 cara kkkkkkkk
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Avatar do usuário
Garfield
Admin
Admin
Mensagens: 3489
Registrado em: 03 Out 2014 07:29
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Garfield » 18 Nov 2021 13:26

Po quem não lembra de um dos Gracies porrando varios assaltantes enquanto twitava?

É um pouco de mentira, mas é mais marketing mesmo, naquela época ia crindo uma aura e a história ia aumentando.
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!!!

"A questão ideológica é (...) mais grave, que a corrupção no Brasil." (Mito, Bolso)

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1812
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Dartagnan » 18 Nov 2021 21:36

luizmma escreveu:
18 Nov 2021 13:23
O tiozinho deve ter é se cagado todo qdo viu um monte de orelha de repolho invadindo a academia dele e vem mete essa que porrou 20 cara kkkkkkkk
Eu acho que isso foi uma das maiores contribuições do MMA: acabar com um pouco da cascata que havia com essas lendas de filmes ninja....como o mestre aí até falou: imagina só...anos 70, o filme mais famoso do Bruce Lee bombou nos cinemas, e foi reprisado até encher o saco na TV (eu mesmo adorava e ainda adoro o filme). Então, luta de chão - um negócio considerado feio por muita gente, entre outras coisas, precisou muito desse choque de realidade pra fazer mais sucesso. Chão, basicamente, era só o Judô, que até tinha uma aceitação maior por vários motivos.

Por outro lado, mundo do Jiu-Jitsu também é cheio de suas lendas e versões. Faz parte né....

luizmma
Admin
Admin
Mensagens: 6776
Registrado em: 03 Jul 2014 15:24
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por luizmma » 19 Nov 2021 10:24

Dartagnan escreveu:
18 Nov 2021 21:36
Eu acho que isso foi uma das maiores contribuições do MMA: acabar com um pouco da cascata que havia com essas lendas de filmes ninja....como o mestre aí até falou: imagina só...anos 70, o filme mais famoso do Bruce Lee bombou nos cinemas, e foi reprisado até encher o saco na TV (eu mesmo adorava e ainda adoro o filme). Então, luta de chão - um negócio considerado feio por muita gente, entre outras coisas, precisou muito desse choque de realidade pra fazer mais sucesso. Chão, basicamente, era só o Judô, que até tinha uma aceitação maior por vários motivos.

Por outro lado, mundo do Jiu-Jitsu também é cheio de suas lendas e versões. Faz parte né....
Com ctz toda arte marcial nessa época era envolta a mta "obscuridade" no sentido de ter mta lenda, golpe secreta e tal...

Sim, os gracies msm eram porradeiros mas tbm inventam cada uma que vou te contar kkkkk
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Avatar do usuário
Templo Jiu Jitsu
Mensagens: 7680
Registrado em: 15 Jun 2014 12:53
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 20 Nov 2021 16:43

Dartagnan escreveu:
07 Nov 2021 08:57
Uma coisa eu concordo com o professor do outro vídeo (amigo do mestre Saldanha) é que parte do pessoal dessas outras artes também era muito garganta com essa história de 'golpes mortais'. Mas tipo, não tinha nada a ver levar imprensa e o escambau no meio da aula do cara. Ele chamou a invasão de 'visita', mas no mínimo é um negócio bem inconveniente....

Naquela época, era aquilo: ia ser tipo os primeiros UFCs. Derrubou, botou o tal mestre oriental no chão, era levar o braço pra casa. A não ser que ele tivesse noções de Judô ou algum chão (entre os brasileiros não era comum, não sei com coreanos). O lance de acertar pescoço, olhos, genitais e tudo mais, é verdade. Levando em conta que é uma luta em pé, pra ficar justo, teria que valer tudo mesmo. E aquilo né....SE acertar.

Tô vendo aos poucos o vídeo de resposta do Jiu-jitsu. No geral, tá bacana. Esclarece alguns pontos que eu sempre tive dúvida.
Tem o vídeo ai da resposta do Jiu Jitsu?

Avatar do usuário
Baden
Mensagens: 10042
Registrado em: 12 Fev 2015 22:34
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Baden » 20 Nov 2021 16:46

luizmma escreveu:
18 Nov 2021 13:23
O tiozinho deve ter é se cagado todo qdo viu um monte de orelha de repolho invadindo a academia dele e vem mete essa que porrou 20 cara kkkkkkkk
Ta sugerindo que tudo nao passa de campeonato de mentira?

Hehehe
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Avatar do usuário
Dartagnan
Mensagens: 1812
Registrado em: 21 Ago 2019 16:40
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por Dartagnan » 21 Nov 2021 19:01

Templo Jiu Jitsu escreveu:
20 Nov 2021 16:43
Tem o vídeo ai da resposta do Jiu Jitsu?
Da parte do Jiu-Jitsu foi mais com o Pedro Valente Jr. No geral, achei bem sensato. Tem coisa que só o tempo mesmo....e claro, nenhum desses no vídeo estava lá na situação, então tem que levar um pouco em conta. E tem um professor do Tae Kwon Do também. Resumindo bem, o caso é que teve um mal entendido ali, um pouco pela diferença cultural, e o coreano ficou meio confuso com aquilo (o próprio Pedro menciona que o mestre Lee falou em lutar até a morte). Como eles queriam na verdade uma luta mais como atração no Maracanazinho, ele não se interessou. Dá pra entender a confusão por parte dele....imagina tu tá dando sua aula e do nada, sem aviso prévio, vem um monte de gente de outra academia falando em desafio...meio esquisito né? Falha de abordagem na minha opinião, e o cara - estrangeiro de para quedas no Brasil dos anos 70, ficou meio 'hein?' :-?

O Pedro Parente mencionou que a invasão se deu pelas coisas que o mestre Lee falava à época (golpe de Tae Kwon Do é mortal, isso e aquilo). Até onde vi, não teve nada de pessoal nas falas do coreano (ele não mencionou ninguém em especial), então mesmo com essas conversa mole pra promover a arte dele, não acho justificável chegar na academia do cara daquele jeito. Mas, hoje em dia o bom é que tá tudo bem mais esclarecido.
phpBB [video]

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Invasão à academia de Tae-Kwon-Do e desafio até a morte

Mensagem por jitsunaja » 28 Jan 2022 16:11

Dartagnan escreveu:
21 Nov 2021 19:01
Da parte do Jiu-Jitsu foi mais com o Pedro Valente Jr. No geral, achei bem sensato. Tem coisa que só o tempo mesmo....e claro, nenhum desses no vídeo estava lá na situação, então tem que levar um pouco em conta. E tem um professor do Tae Kwon Do também. Resumindo bem, o caso é que teve um mal entendido ali, um pouco pela diferença cultural, e o coreano ficou meio confuso com aquilo (o próprio Pedro menciona que o mestre Lee falou em lutar até a morte). Como eles queriam na verdade uma luta mais como atração no Maracanazinho, ele não se interessou. Dá pra entender a confusão por parte dele....imagina tu tá dando sua aula e do nada, sem aviso prévio, vem um monte de gente de outra academia falando em desafio...meio esquisito né? Falha de abordagem na minha opinião, e o cara - estrangeiro de para quedas no Brasil dos anos 70, ficou meio 'hein?' :-?

O Pedro Parente mencionou que a invasão se deu pelas coisas que o mestre Lee falava à época (golpe de Tae Kwon Do é mortal, isso e aquilo). Até onde vi, não teve nada de pessoal nas falas do coreano (ele não mencionou ninguém em especial), então mesmo com essas conversa mole pra promover a arte dele, não acho justificável chegar na academia do cara daquele jeito. Mas, hoje em dia o bom é que tá tudo bem mais esclarecido.
phpBB [video]
Não ouvi tudo, mas tive algumas dúvidas. O historiador fala do "Rolles", sobrinho do Hélio, mas o Rolles nasceu em 1978. Acredito que seja o Rolls né?

O Pedro falou muita verdade, mas também deu uma passada de pano bizarra. Disse que "invasão de academia" era uma coisa absurda e criminosa, que o que eles faziam era uma "visita à academia" :lol: . Aham, entrar em propriedade privada sem permissão com 50 pessoas que não foram convidadas e chamar o dono do lugar pra briga com certeza não figura como "invasão", é só uma visita.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes