"American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Sambo » 05 Jan 2021 09:37

Damonta escreveu:
03 Jan 2021 23:45
Podemos não gostar mas o AJJ vai pegar sim. Os caras investem em campeonatos bem organizados (maioria no gi), levam os maiores nomes do esporte para morar lá e possuem matéria-prima de primeira qualidade para formar futuros campões. Na minha opinião é só questão de tempo....
em termos de campeonatos pode acontecer sim... mas a fábrica de campões continuará aqui... com algumas exceções de atletas feitos/formados por nossos campeões que da mesma forma serão atletas de bjj ainda assim... abs
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por jitsunaja » 05 Jan 2021 11:23

Tony Fla escreveu:
31 Dez 2020 11:27
Sou muito chato quanto a isso, se tem a porra da palavra em português, pra que usar em inglês?

To até pra abrir um tópico sobre isso no off.
Porque as posições são muito melhor descritas em inglês. Enquanto as N variações de uma guarda costumam receber o mesmo nome, em inglês cada posição é detalhada e especificada. Até hoje chama a worm guard e suas variações de “guarda de lapela”, enquanto em inglês tem uns 10 nomes. Até pouco tempo a posição de “seatbelt control” (quando nas costas você faz a pegada por cima de um ombro e por debaixo do outro) não tinha nome em português, foi popularizado lá fora. O mesmo se aplica a uma série de movimentos pequenos, por exemplo o “windshield wiper” (quando você está passando a meia e passa “deslizando” por ela alternando as pernas), “rocking chair position” (quando você se posiciona pra pegar as costas a partir do 100 quilos por ex.), etc. Em português toda guarda que você fica de cabeça pra baixo é “guarda invertida”, em inglês tem “tornado guard”, “donkey guard”, “squid guard”, etc. Quem mais se incomoda com as terminologias em inglês é quem não fala inglês bem e se sente perdido, mas para quem é fluente o método de ensino deles é mil vezes melhor.

Em relação ao AJJ eu também acho uma puta babaquice, mas é puro marketing. Americano é muito nacionalista, e boa parte deles que nunca tiveram contato com o jiu jitsu optaria por uma academia de “American Jiu-jitsu” a uma de “Brazilian Jiu-jitsu”, principalmente em estados mais conservadores e afastados. Algo semelhante foi feito com o Karatê, onde muitos dojos ensinam o chamado “American Karate”. Olha o alcance que o Keenan, Gordon Ryan, etc. tem. Os americanos amam eles, são bem mais populares que alguns lutadores brasileiros que são bem mais consagrados no esporte.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3654
Registrado em: 14 Abr 2020 15:38
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por palmeirense » 05 Jan 2021 15:05

Deveria ser american heel hook

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5746
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Tony Fla » 05 Jan 2021 16:14

jitsunaja escreveu:
05 Jan 2021 11:23
Porque as posições são muito melhor descritas em inglês. Enquanto as N variações de uma guarda costumam receber o mesmo nome, em inglês cada posição é detalhada e especificada. Até hoje chama a worm guard e suas variações de “guarda de lapela”, enquanto em inglês tem uns 10 nomes. Até pouco tempo a posição de “seatbelt control” (quando nas costas você faz a pegada por cima de um ombro e por debaixo do outro) não tinha nome em português, foi popularizado lá fora. O mesmo se aplica a uma série de movimentos pequenos, por exemplo o “windshield wiper” (quando você está passando a meia e passa “deslizando” por ela alternando as pernas), “rocking chair position” (quando você se posiciona pra pegar as costas a partir do 100 quilos por ex.), etc. Em português toda guarda que você fica de cabeça pra baixo é “guarda invertida”, em inglês tem “tornado guard”, “donkey guard”, “squid guard”, etc. Quem mais se incomoda com as terminologias em inglês é quem não fala inglês bem e se sente perdido, mas para quem é fluente o método de ensino deles é mil vezes melhor.

Em relação ao AJJ eu também acho uma puta babaquice, mas é puro marketing. Americano é muito nacionalista, e boa parte deles que nunca tiveram contato com o jiu jitsu optaria por uma academia de “American Jiu-jitsu” a uma de “Brazilian Jiu-jitsu”, principalmente em estados mais conservadores e afastados. Algo semelhante foi feito com o Karatê, onde muitos dojos ensinam o chamado “American Karate”. Olha o alcance que o Keenan, Gordon Ryan, etc. tem. Os americanos amam eles, são bem mais populares que alguns lutadores brasileiros que são bem mais consagrados no esporte.
6 anos de EUA, não parece ser o meu caso...

E pelo menos guarda tornado, já ouvi diversas vezes no Brasil.
Octacampeão Brasileiro

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Maverick » 05 Jan 2021 18:42

Pensando bem, deixa os gringos chamarem do que quiserem, colocar nome em posição não faz ninguém campeão de porra nenhuma.

Eles vão continuar tomando pau dos brasileiros por muito tempo.

E antes que alguém fale que tem campeão mundial gringo, realiza um mundial no Brasil e vê se algum estrangeiro leva alguma coisa.

No fundo é tudo Jiu-Jitsu, nem BJJ deveria ser.

E essa vantagem deles no sem pano já já acaba também, com a liberação pela IBJJF daqui a pouco tá todo mundo fazendo melhor as chaves de calcanhar.

É nóis :punk:
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

Hefe
Mensagens: 1291
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Hefe » 05 Jan 2021 19:40

jitsunaja escreveu:
05 Jan 2021 11:23
Porque as posições são muito melhor descritas em inglês. Enquanto as N variações de uma guarda costumam receber o mesmo nome, em inglês cada posição é detalhada e especificada. Até hoje chama a worm guard e suas variações de “guarda de lapela”, enquanto em inglês tem uns 10 nomes. Até pouco tempo a posição de “seatbelt control” (quando nas costas você faz a pegada por cima de um ombro e por debaixo do outro) não tinha nome em português, foi popularizado lá fora. O mesmo se aplica a uma série de movimentos pequenos, por exemplo o “windshield wiper” (quando você está passando a meia e passa “deslizando” por ela alternando as pernas), “rocking chair position” (quando você se posiciona pra pegar as costas a partir do 100 quilos por ex.), etc. Em português toda guarda que você fica de cabeça pra baixo é “guarda invertida”, em inglês tem “tornado guard”, “donkey guard”, “squid guard”, etc. Quem mais se incomoda com as terminologias em inglês é quem não fala inglês bem e se sente perdido, mas para quem é fluente o método de ensino deles é mil vezes melhor.

Em relação ao AJJ eu também acho uma puta babaquice, mas é puro marketing. Americano é muito nacionalista, e boa parte deles que nunca tiveram contato com o jiu jitsu optaria por uma academia de “American Jiu-jitsu” a uma de “Brazilian Jiu-jitsu”, principalmente em estados mais conservadores e afastados. Algo semelhante foi feito com o Karatê, onde muitos dojos ensinam o chamado “American Karate”. Olha o alcance que o Keenan, Gordon Ryan, etc. tem. Os americanos amam eles, são bem mais populares que alguns lutadores brasileiros que são bem mais consagrados no esporte.
Cara, concordo com você. Apesar de achar uns nomes meio ridiculos, outros realmente descrevem bem a posição.

Curiosamente, o John Danaher e os alunos dele usam o nome de muitas posições em japonês (que, pelo que pesquisei, descreve bem as posições também).

Acho essa discussão um pouco sem sentido, chamem do que quiser, na prática não muda nada.
Se não fosse a grana dos americanos e a habilidade dos caras em transformar em um produto o esporte, o jiu jitsu provavelmente ainda estaria nos cantos das academias de musculações aqui do Brasil, com um horario 3x por semana e a maioria dos professores tendo que trabalhar com outras coisas e dar as aulas só como complemento da renda.

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por jitsunaja » 06 Jan 2021 10:19

Tony Fla escreveu:
05 Jan 2021 16:14
6 anos de EUA, não parece ser o meu caso...

E pelo menos guarda tornado, já ouvi diversas vezes no Brasil.
Não falei que era seu caso até porque não te conheço, mas é a verdade na maioria dos casos.

Tornado guard por ser mais antiga tem uns poucos que falam, mas as vezes que vi sendo ensinado era geralmente passada como “a guarda invertida do Roleta”.. mas isso talvez por eu vir de uma linhagem mais old school.

Avatar do usuário
Fabricio Melgado
Mensagens: 294
Registrado em: 10 Fev 2015 20:17
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Fabricio Melgado » 06 Jan 2021 23:11

Pois é...
Será que não é um fenômeno semelhante ao que aconteceu com o ne waza do judô? Eles tiveram que ver um Hadaka jime se tornar mata leão e surgir uma "nova arte marcial".

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Sambo » 07 Jan 2021 13:57

existia ou existe ainda uma raspagem*** que chamavam roleta uma vez?
Editado pela última vez por Sambo em 07 Jan 2021 15:01, em um total de 1 vez.
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por jitsunaja » 07 Jan 2021 14:59

Sambo escreveu:
07 Jan 2021 13:57
existia ou existe ainda uma guarda que chamavam roleta uma vez?
Tem a tornado guard, que se popularizou sendo a guarda do Cyborg, mas que era usada pelo Roleta na década de 90.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Sambo » 07 Jan 2021 15:02

jitsunaja escreveu:
07 Jan 2021 14:59
Tem a tornado guard, que se popularizou sendo a guarda do Cyborg, mas que era usada pelo Roleta na década de 90.
certo... e a raspagem roleta existiu?
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por jitsunaja » 07 Jan 2021 17:16

Sambo escreveu:
07 Jan 2021 15:02
certo... e a raspagem roleta existiu?
A chamada “raspagem do Roleta” era uma raspagem que ele inventou e fazia com frequência.. hoje essa raspagem é a conhecida como a primeira e mais básica raspagem a partir da tornado guard. Ele era bem famoso no meio da luta aqui no Rio, era um dos da linha de frente da “Barra Gracie”.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Sambo » 07 Jan 2021 17:20

jitsunaja escreveu:
07 Jan 2021 17:16
A chamada “raspagem do Roleta” era uma raspagem que ele inventou e fazia com frequência.. hoje essa raspagem é a conhecida como a primeira e mais básica raspagem a partir da tornado guard. Ele era bem famoso no meio da luta aqui no Rio, era um dos da linha de frente da “Barra Gracie”.
valeuuuuuu
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Chet Baker » 08 Jan 2021 12:21

Também tenho implicância com termos em inglês. Quando eu comecei o único comumente usado era armlock.
Hoje às vezes usos double ou single leg para diferenciar, pois baiana é mais genérico.
Agora essa coisa de crossface, armdrag, etc acho desnecessário.
Imagem

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Chet Baker » 08 Jan 2021 12:34

Também não sei até que ponto este monte de nome ajuda, embora pareça intuitivo que quanto mais individualizadas as posições melhor para o aprendizado.
Mas hoje vejo muito moleque começando e querendo ser enciclopédia de posição, a maioria garimpada no YouTube.
Vira um monte de posição desconexa e o praticante não desenvolve um jogo sólido e coeso. Parece um monte de peça jogada em uma caixa, sem organização. Talvez isso seja um pouco de reflexo dessa busca por posições, esquecendo que o JJ é um jogo fluído.
Neste sentido eu gosto da filosofia do Rickson.
No boxe e no muay thai você aprende uns 5 nomes, o resto das variações e movimentações decorrem do aprimoramento prático.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: POBRELOKO e 58 visitantes