"American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2882
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Sambo » 08 Jan 2021 16:50

outra coisa... o BJJ deu certo... pq a família era grande e espalhou... agora vc acha que um cara só vai conseguir fazer isso? acho difícil... mesmo que fosse o Roger Gracie que é o pika
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Damonta
Mensagens: 217
Registrado em: 18 Jun 2020 01:18

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Damonta » 10 Jan 2021 01:18

jitsunaja escreveu:
05 Jan 2021 11:23
Porque as posições são muito melhor descritas em inglês. Enquanto as N variações de uma guarda costumam receber o mesmo nome, em inglês cada posição é detalhada e especificada. Até hoje chama a worm guard e suas variações de “guarda de lapela”, enquanto em inglês tem uns 10 nomes. Até pouco tempo a posição de “seatbelt control” (quando nas costas você faz a pegada por cima de um ombro e por debaixo do outro) não tinha nome em português, foi popularizado lá fora. O mesmo se aplica a uma série de movimentos pequenos, por exemplo o “windshield wiper” (quando você está passando a meia e passa “deslizando” por ela alternando as pernas), “rocking chair position” (quando você se posiciona pra pegar as costas a partir do 100 quilos por ex.), etc. Em português toda guarda que você fica de cabeça pra baixo é “guarda invertida”, em inglês tem “tornado guard”, “donkey guard”, “squid guard”, etc. Quem mais se incomoda com as terminologias em inglês é quem não fala inglês bem e se sente perdido, mas para quem é fluente o método de ensino deles é mil vezes melhor.

Em relação ao AJJ eu também acho uma puta babaquice, mas é puro marketing. Americano é muito nacionalista, e boa parte deles que nunca tiveram contato com o jiu jitsu optaria por uma academia de “American Jiu-jitsu” a uma de “Brazilian Jiu-jitsu”, principalmente em estados mais conservadores e afastados. Algo semelhante foi feito com o Karatê, onde muitos dojos ensinam o chamado “American Karate”. Olha o alcance que o Keenan, Gordon Ryan, etc. tem. Os americanos amam eles, são bem mais populares que alguns lutadores brasileiros que são bem mais consagrados no esporte.

Pegando o tema, será que a falta de uma "nomenclatura" oficial em português não favorece essa americanização do jiu? Será que com tantas variações de golpes e contragolpes isso seria possível? O judô mantem em todo o planeta seu vocabulário em português, sempre nos remetendo ao Japão. O jiu nunca teve isso.

No mais, não me preocupo como chamam. Vou continuar fazendo "jujit" como minha mãe sempre chamou.

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por NOCIVO » 04 Mar 2021 22:47

Sobre o tema, alguem ja assistiu os vlogs da Pedigo Submission Fight? Tambem conhecida como Daisy Fresh Laundromat. Tem alguns no YouTube, muitos falam que sao a nova geracao desse "american jiu jitsu"...

Rodrigomuleta
Mensagens: 121
Registrado em: 23 Abr 2019 09:18
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Rodrigomuleta » 09 Mar 2021 11:19

jitsunaja escreveu:
05 Jan 2021 11:23
Porque as posições são muito melhor descritas em inglês. Enquanto as N variações de uma guarda costumam receber o mesmo nome, em inglês cada posição é detalhada e especificada. Até hoje chama a worm guard e suas variações de “guarda de lapela”, enquanto em inglês tem uns 10 nomes. Até pouco tempo a posição de “seatbelt control” (quando nas costas você faz a pegada por cima de um ombro e por debaixo do outro) não tinha nome em português, foi popularizado lá fora. O mesmo se aplica a uma série de movimentos pequenos, por exemplo o “windshield wiper” (quando você está passando a meia e passa “deslizando” por ela alternando as pernas), “rocking chair position” (quando você se posiciona pra pegar as costas a partir do 100 quilos por ex.), etc. Em português toda guarda que você fica de cabeça pra baixo é “guarda invertida”, em inglês tem “tornado guard”, “donkey guard”, “squid guard”, etc. Quem mais se incomoda com as terminologias em inglês é quem não fala inglês bem e se sente perdido, mas para quem é fluente o método de ensino deles é mil vezes melhor.

Em relação ao AJJ eu também acho uma puta babaquice, mas é puro marketing. Americano é muito nacionalista, e boa parte deles que nunca tiveram contato com o jiu jitsu optaria por uma academia de “American Jiu-jitsu” a uma de “Brazilian Jiu-jitsu”, principalmente em estados mais conservadores e afastados. Algo semelhante foi feito com o Karatê, onde muitos dojos ensinam o chamado “American Karate”. Olha o alcance que o Keenan, Gordon Ryan, etc. tem. Os americanos amam eles, são bem mais populares que alguns lutadores brasileiros que são bem mais consagrados no esporte.
CONCORDO 100%.

Rodrigomuleta
Mensagens: 121
Registrado em: 23 Abr 2019 09:18
Contato:

Re: "American Jiu-Jitsu" Que porra é essa??

Mensagem por Rodrigomuleta » 15 Mar 2021 09:40

PESSOAL: Hoje as 20:30, no instagram da @essencejiujitsu, entrevistarei o professor Eduardo, que está lançando(até aonde sei) o mais completo curso de heel hook do Brasil. Ele é graduado em JJ, Catch Wrestling(salvo engano é a LLB) e estudioso do NO GI.
O curso dele foi todo baseado nas técnicas e conceitos do Dean Lister, Absolute e DDS. Abordaremos fatos como as novas regras da IBJJF para NO GI e a defasagem nacional em relação aos ataques/defesas nesse quesito. Quem tiver dúvids, só enviar lá que ele tentará responder.
Vou tentar dar uma cantada em um cupom de desconto para o pessoal que estiver participando.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes