Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1826
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por viniciusfs » 13 Dez 2019 08:02

patola escreveu:
13 Dez 2019 05:26
Sou iniciante no jiu jitsu

Por que é que dar um pulo e botar alguém na guarda e cair pra trás não conta como queda pro oponente?

Isso não tem o menor cabimento na rua, antes de mais nada.

O adcc dava um ponto pro oponente se não engano, mas ainda valia a pena e muita gente fazia.

Se algo não tem utilidade na rua, por que não alterar as regras esportivas pra remover o incentivo? Se quer derrubar, basta treinar jiu jitsu (que é judô) e aprender as dezenas de arremessos. Ou então melhorar o wrestling.

E se um cara realmente se acha tão bom guarda ao ponto de atacar com isso na rua, os pontos poderiam refletir o perigo inerente a entregar tal posição, como a suscetibilidade ao ataque vindo de outros na briga.

Faixas pretas e mestres do fórum, por favor iluminem seu colega noob
Ah quem diga que lutar de quimono não tem nada a ver com a rua, ninguém se veste assim no dia a dia. As regras são para organizar o esporte jiu-jitsu, esse esporte embora tenha nascido de uma arte marcial é um esporte e parece não se importar com "o que funciona na rua" para desenhar as regras de como será um combate da modalidade.

Antes se ensinava a arte marcial, hoje ensinam o esporte. Não sei dizer qual é certo ou não, se é que tem certo e errado entre os dois modos de encarar o jiu-jitsu. Facilita a aceitação pensar que as regras são para organizar um esporte e não para ditar o caminho marcial da arte.
Imagem

Online
Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1958
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Andy » 13 Dez 2019 09:34

Fazer guarda é uma posição tão agressiva quanto a posição de passador....por isso acho válido puxar pra guarda, falando de jiu jitsu de pano claro.

Mas para NO GI não tem fundamento e concordo que seja punido.

Creio que a relação campeonato x situação real de rua não deva ser levada em conta pra avaliar esta questão, pois assim como tem golpes ou posições que tu pode usar na rua e é proibido em campeonato, acho natural que tenha golpes ou posições em campeonato que não seja o ideal na rua....não que não possa.

Num mano a mano, não é tão absurdo puxar pra guarda na rua mesmo. Ao menos me parece, nunca estive em uma situação real de lutar na rua desde que fiz karatê e jiu.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1826
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por viniciusfs » 13 Dez 2019 10:59

patola escreveu:
13 Dez 2019 08:33
Olha, de acordo com Carlos e Hélio, o quimono é usado pra simular a vestimenta do dia a dia, e é por isso que eles diziam que luta sem quimono pode ser tudo mas não jiu jitsu, porque é com o uso da vestimenta (de acordo com eles) que o mais fraco pode fazer prevalecer sua técnica. Especialmente em estrangulamentos.
Talvez terno fosse uma vestimenta mais comum no tempo de juventude deles.
Imagem

Avatar do usuário
brunotex
Mensagens: 220
Registrado em: 29 Ago 2014 19:16
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por brunotex » 13 Dez 2019 11:37

Como você é iniciante, lembre-se que na regra da IBJJF faixa branca não pode puxar para a guarda pulando, nem arm lock voador, triângulo voador, nada disso. Quer puxar para a guarda, tem que ser sentando.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Tartaruga » 13 Dez 2019 12:27

Jiu-Jitsu esportivo eh diferente de jiu-jitsu defesa pessoal. Nem inventa de criar uma discussao enorme pra definir o que vale ou nao pontos.

Fizeram isso pra proteger o joelho adversario, devido a um numero razoavel de incidentes.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Doguera » 13 Dez 2019 14:18

Acho que quem puxa deveria sofrer uma punição ou deveria ser dada uma vantagem pro adversário. No mínimo.

Avatar do usuário
Prime
Mensagens: 4934
Registrado em: 11 Out 2014 08:54
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Prime » 13 Dez 2019 14:19

patola escreveu:
13 Dez 2019 08:33
Olha, de acordo com Carlos e Hélio, o quimono é usado pra simular a vestimenta do dia a dia, e é por isso que eles diziam que luta sem quimono pode ser tudo mas não jiu jitsu, porque é com o uso da vestimenta (de acordo com eles) que o mais fraco pode fazer prevalecer sua técnica. Especialmente em estrangulamentos.

Mas não acha que puxar pra guarda vai contra o propósito e o espírito da própria arte? Alguns campeonatos como o adcc realmente penalizam isso.

Me interessaria saber o porquê da penalização não ser universal, já que isso é do interesse do esporte e da arte marcial. Ora, isso estimularia mais lutadores a trabalharem suas técnicas de projeção e que atraem mais plateia E servem na vida real

Até pq adcc não é campeonato de jiu jitsu

Avatar do usuário
brunotex
Mensagens: 220
Registrado em: 29 Ago 2014 19:16
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por brunotex » 13 Dez 2019 14:48

patola escreveu:
13 Dez 2019 14:37
Não altera muito o princípio abordado, colega
Eu nunca tive a intenção de alterar o princípio abordado, colega. Só indiquei que para o iniciante nem o pulo para guarda é permitido.

Fique bem

Avatar do usuário
brunotex
Mensagens: 220
Registrado em: 29 Ago 2014 19:16
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por brunotex » 13 Dez 2019 15:04

Doguera escreveu:
13 Dez 2019 14:18
Acho que quem puxa deveria sofrer uma punição ou deveria ser dada uma vantagem pro adversário. No mínimo.
Isso mudaria a dinâmica do jogo, pricipalmente nos levinhos, porque de médio para cima tem umas quedas......
Será que faria bem? Ou teríamos lutas chatas de 10 minutos em pé sem acontecer nada? Ou teremos um monte de Nick Rods, transformando o jiu jitsu num wrestling de kimono??

Já fizeram um bom trabalho limitando o tempo da puxada de guarda dupla, talvez lapidar as regras atuais seja melhor que mudar a pontuação.

Online
Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1958
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Andy » 13 Dez 2019 15:07

Doguera escreveu:
13 Dez 2019 14:18
Acho que quem puxa deveria sofrer uma punição ou deveria ser dada uma vantagem pro adversário. No mínimo.
Doguera, tu não acha que isso cria uma desvantagem para o guardeiro ?

Eu acho legítimo puxar pra guarda, haja visto que não existe queda ou projeção que te coloque nesta posição....a não ser pé no quadril, etc que ao fim das contas é o mesmo que puxar pra guarda.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por AçoitaBjj » 13 Dez 2019 18:37

Acho que a grande sacada é você entender que quem faz guarda está (ou pelo menos deve) estar atacando o tempo todo, uma guarda bem feita é agressiva e surpreende o adversário com bote. Como mestre tartaruga falou, a luta de campeonato é bem diferente de uma luta de rua, afinal o ambiente é diferente campeonato o ambiente é controlado já na rua vc não pode garantir isso, puxar para guarda na rua, mesmo para quem tem uma guarda ofensiva corre o risco de levar um chute ou ser atacado por alguém em sua lateral.
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2882
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Sambo » 15 Dez 2019 00:29

devia ser vantagem pro adversário
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Doguera » 15 Dez 2019 10:35

Andy escreveu:
13 Dez 2019 15:07
Doguera, tu não acha que isso cria uma desvantagem para o guardeiro ?

Eu acho legítimo puxar pra guarda, haja visto que não existe queda ou projeção que te coloque nesta posição....a não ser pé no quadril, etc que ao fim das contas é o mesmo que puxar pra guarda.
Confesso que, muitas vezes, nem eu mesmo concordo. É complicado.

A guarda é um patrimônio do jiu-jitsu. É, talvez, a característica que mais o diferencia das outras artes marciais; a sua maior particularidade.

Entretanto, você me perguntou se a minha proposição não criaria uma desvantagem para o guardeiro. O que eu acho é que as regras atuais beneficiam o guardeiro. O sujeito faz uma "pegada" que não dura nem um átimo, senta, e o oponente que está por cima é obrigado a aceitar. Na queda os lutadores vão ao chão porque alguém se impôs. Agora, por que diabos um lutador tem que aceitar passivamente entrar no jogo de outro que simplesmente se sentou? É um convite que pode perfeitamente ser recusado.

Já quando se puxa, por exemplo, para a fechada, não vejo problema, já que o passador foi envolvido, não está ali simplesmente por uma vontade unilateral do guardeiro.

Hefe
Mensagens: 1291
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por Hefe » 15 Dez 2019 12:32

Sambo escreveu:
15 Dez 2019 00:29
devia ser vantagem pro adversário


Concordo com isso.
Não acho que deva ser punido por ser uma posição "que não faz sentido em usar na rua", mas pelo fato de o guardeiro se colocar em uma posição de vantagem sem ser necessário o mínimo esforço para chegar nela e diminuir a possibilidade do adversário conseguir pontuar. Ao puxar pra guarda, você tira a chance do adversario fazer 2 pontos da queda e o obriga a passar a guarda partindo de uma posição que escolheu.

abimaelpirak
Mensagens: 966
Registrado em: 02 Dez 2014 12:23
Contato:

Re: Puxar pra guarda deveria contar como uma queda sofrida?

Mensagem por abimaelpirak » 02 Jan 2020 20:27

A puxada para guarda permitiu o desenvolvimento de técnicas muito avançadas de guarda e que hj são muito eficientes.

Um bom guardeiro não tem medo de ser quedado, pra ele é mais vantajoso lutar no solo de costas para o chão, mesmo em lutas reais e de MMA, por exemplo Kron Gracie.

O Jiu Jitsu brasileiro não seria o que é se não fosse o desenvolvimento da guarda, seria apenas um Judô com continuação, ou Sambo.

Até mesmo sem kimono é valido puxar para guarda, pois há muitos caras agressivos na guarda sem kimono, exemplos: Gordon Ryan, Myaos, marcelinho garcia e muitos outros.

Jiu Jitsu esportivo não é voltado para defesa pessoal. Se a escola que vc treina não prioriza ou não ensina defesa pessoal só escolher outra, mas se vc continuar treinando, mesmo que o esportivo, a defesa pessoal será muito mais fácil.

A puxada para guarda não impede o desenvolvimento de boas quedas no Jiu jitsu esportivo, isso é até bem comum, basta ver a luta de mais pesados. Os myao mesmo já perderam luta porque foram quedados no inicio da luta e não conseguiram recuperar a pontuação. Eu adoro quedas, até mais que guarda.

Vc pode observar que nenhuma outra modalidade de luta agarrada tem a guarda que jiu jitsu possui. A capacidade de sair debaixo de alguem e depois vencer a luta, a capacidade de se sentir confortável com alguém por cima, só o jiu jitsu lhe proporcionará isso.

Lutadores profissionais de MMA não são parâmetros para se verificar a eficácia da guarda ou não, pois todos treinam jiu jitsu, não são leigos, mas mesmo assim há lutadores que adoram fazer guarda no MMA.

Já vi briga onde o desgraçado deu tiro de guarda e se fudeu, e já vi brigas onde o cara foi quedado e raspou fácil, outro pegou as costa fácil. Tudo depende de quanto vc sabe jiu jitsu. Esse que puxou pra guarda era branca e foi brigar com o cobrador da Van, bem maior e mais pesado que ele, sofreu Ground and pound foderoso.

Ninguem anda pelado por aí, sempre haverá uma pegada pra fazer, mesmo que seja no calçãozinho, e já ajuda. Saber se desvencilhar e um agarrão na gola, ou mesmo não se sentir desconfortável.

Espero que minhas colocações possam ter ajudado. Sou faixa preta da equipe SAS team - Piauí.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes