Desabafo com pedido de orientação

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 31 Ago 2019 21:17

Oi pessoal, tudo bem?

Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.

Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.

No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente

Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.

Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.

Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).

Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.

Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.

Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).

Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol %-(


O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.

robertod12
Mensagens: 375
Registrado em: 24 Jan 2015 22:32
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por robertod12 » 31 Ago 2019 22:50

Cara, não tenho experiencia, mas só posso te dizer uma coisa, não desista...
Treino a 6, 7 anos, ainda sinto essa sensação de ser muito ruim, de que o JJ não foi feito pra mim, tem dias que o corpo não responde, é normal...
E nunca se compare com um mlk de 15 anos, ele tem obrigação de estar voando...
Eu sempre tento me comparar com quem eu era ontem, nunca com outra pessoa no tatame... Você não sabe a vida dela, não sabe o que ela abdicou ou ganhou para estar melhor que você naquele momento...
Eu sou roxa, treino 3 5x por semana, esses dias apanhei de um branca, fiquei chateado pra kct comigo mesmo... Mas depois fui conversar com ele... o mlk toma testosterona desde os 18 anos, a força dele não dá pra se comprar com a minha que estou fora de forma, treino menos que ele... Aquele dia foi dele, o próximo será meu, e vida que segue... Eu acho que os mais graduados podem falar com outras palavras, outras experiencias... Mas vc pode treinar 20 anos, sempre vai ter um cara q vc vai rolar e ter esse sentimento, sou inútil para o JJ hahahhahahha
Mas não desista, jamais, treina no seu tempo, do jeito que dá, e vc se sentindo bem... Nunca se compare com outras pessoas, só com você mesmo...
E se precisar trocar uma ideia é so mandar MP
[img]https://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Crono_M
Mensagens: 2744
Registrado em: 22 Fev 2015 20:19
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Crono_M » 31 Ago 2019 22:55

Cara deixe o ego de lado, jiu jitsu é uma arte marcial, cada um tem um ritmo a maioria da galera que está te sodomizando tem MUITO mais tempo de treino, apanhar nos rolas é normal, eu sou faixa marron 3 graus, peso 63 kg, tenho 7 anos de treino ininterruptos, é normal pegar faixa azul com 80kg novo, com um bocado de treino (3-5 anos de treino competitivo)e passar aperto, as vezes até branca eterno da trabalho, mas eu não ligo não vivo disso, treino por gostar, pra defesa pessoal e pro serviço, nunca fui competidor, mas procuro sempre desenvolver bem a parte técnica(posições e transições) e estar bem fisicamente(musculação e aeróbico), procure desenvolver e estudar bem as posições, de nada adianta o cara forçar todas as posições na força, conheço um bocado de faixa roxa/marron e até preta com nível técnico bem fraco, mas são duros no rola devido ao peso/força e tipo de jogo, jiu é muito complexo, cada um desenvolve um jogo diferente de acordo com a estrutura fisica e interpretação pessoal, não adianta ter pressa, curta a jornada, 10 anos de jiu não é nada... eu penso em treinar pelo menos até os 55, estou com 29 quase 30 kkkkkk
_____________________________________________________________________________________________
Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
Albert Einstein

Once a man has seen society's black underbelly, he can never turn his back on it. Never pretend, like you do, that it doesn't exist.
Rorschach.

Avatar do usuário
cremildo
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2386
Registrado em: 09 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por cremildo » 01 Set 2019 07:19

Normal o que está acontecendo, você treinava em um ritmo e agora passou para outro completamente diferente.
É como se vc estivesse jogando pelada com os amigos e de repente fosse lançado aos profissionais.

Mantenha o foco e o ritmo de treinos, não desanime.
Fique ciente e de consciência tranquila que somente com o tempo de treino que vc irá adquirir o raciocínio rápido. Tudo fluirá naturalmente, sem você pensar.

Com o tempo você saberá quais alunos possuem um ritmo mais acelerado e quais rolam mais soltinho. Procure treinar no mesmo ritmo deles, dê rolas puxados com quem treina assim, e rolas soltos com os mais tranquilos.

Fique firme e daqui a uns 3 meses não esqueça de nós falar como você está.
Teste os seus conhecimentos de MMA no UFC on Fantasy: http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por AçoitaBjj » 01 Set 2019 08:24

johngalt escreveu:
31 Ago 2019 21:17
Oi pessoal, tudo bem?

Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.

Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.

No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente

Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.

Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.

Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).

Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.

Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.

Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).

Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol %-(


O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.
Amigo, eu treino a 6 anos ininterruptos, vc está passando pela coisa mais normal no jiu. A diferença é que em vez de começar a lutar com pessoas diversas já nos primeiros dias/semanas você demorou mais. Existem muitos fatores que influenciam uma luta, se vc é acostumado ao tempo de 10 min caso tenha que lutar em 5min será algo bem diferente irá ter de explodir mais vezes consequentemente o gás vai embora mais rápido, se rolava solto e agora tem que fazer mais força consequentemente o gás vai embora tb mais rápido, experiência dos outros faixa branca conta tb. Esqueça todos esses problemas e lute, treine, coloque em prática oq aprende nas posições, controle o seu gás.

Outra coisa, no jiu o mais importante é deixar completamente seu orgulho de lado, pegou bate levanta e continua o Rola é assim e sempre vai ser, esqueça qualquer recriminação que possa aparecer na sua cabeça dizendo que vc é ruim ou fraco. O máximo que vc deve tirar de quando lhe finalizam é procurar entender como o adversário chegou naquela posição pra evitar ser finalizado novamente ou contra-atacar.

Mais uma coisa, o corredor de maratona que vai lutar jiu fica sem gás. O jogador profissional de futebol que vai lutar jiu tb fica sem gás. É normal!!! Continue treinando, gás, técnica tudo vai vir com o tempo.
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

Avatar do usuário
MãoDeMacaco
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4484
Registrado em: 23 Ago 2014 16:19
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por MãoDeMacaco » 01 Set 2019 10:03

Salve! Já disseram tudo, isso aí é normal, tenho 24 anos, treino desde os 19, sou relativamente forte e na sexta fui visitar uma outro academia da minha equipe e bati em um triângulo de um faixa branca mais novo e mais leve, isso porque to treinando direto. Nunca tive talento para o BJJ. Sabe aquele cara que sempre joga futebol com os amigos, mas que é horrível? Eu sou esse cara no BJJ, me apaixonei pela sensação de vestir um kimono, entrar no tatame e esquecer todos os problemas...

Foda, mas é isso aí, bem vindo ao clube dos “sem-talento”.

johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 01 Set 2019 10:04

Colegas,
agradeço, de coração, pelas respostas.

Quando a gente diz que JJ é família o pessoal não acredita.

Penso que eu (principalmente), os professores das aulas coletivas e os próprios alunos que sabem do contexto acabam pensando "poxa, esse é o babaca que faz particular e só toma amasso". Entretanto, pelas postagens dos colegas, entendo que o meu processo de cair pra dentro demorou bem mais que o de um faixa branca que desde o primeiro dia faz coletiva. Estou fazendo rolas coletivos há uns 2 meses, mas no meio tive de viajar por 15 dias em julho.

Sobre a tensão, ansiedade e raciocínio lento, penso que, como vcs deram a dica, preciso trabalhar a calma e relaxar pra curtir o treino, sem tanta cobrança.

Vcs não tem ideia de como essas postagens, de pessoas que não conheço pessoalmente, me acalmaram muito. Continuarei na luta, na guerra e sim, postarei novidades aqui sempre que houver.

Obrigado a todos, sem dispensar mais contribuições que podem vir e serão muito bem vindas!
abraços - oss

johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 01 Set 2019 10:07

MãoDeMacaco escreveu:
01 Set 2019 10:03
Salve! Já disseram tudo, isso aí é normal, tenho 24 anos, treino desde os 19, sou relativamente forte e na sexta fui visitar uma outro academia da minha equipe e bati em um triângulo de um faixa branca mais novo e mais leve, isso porque to treinando direto. Nunca tive talento para o BJJ. Sabe aquele cara que sempre joga futebol com os amigos, mas que é horrível? Eu sou esse cara no BJJ, me apaixonei pela sensação de vestir um kimono, entrar no tatame e esquecer todos os problemas...

Foda, mas é isso aí, bem vindo ao clube dos “sem-talento”.
Perfeito seu post e analogia.
Eu me sinto esse cara aí: o que quer jogar futebol mas é fraquinho esforçado.

Pensei que isso poderia impossibilitar o próprio esporte, mas como vc disse, bora entrar pro clube dos "sem-talento" e se divertir.
obrigado

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2289
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por AçoitaBjj » 01 Set 2019 14:28

johngalt escreveu:
01 Set 2019 10:04
Colegas,
agradeço, de coração, pelas respostas.

Quando a gente diz que JJ é família o pessoal não acredita.

Penso que eu (principalmente), os professores das aulas coletivas e os próprios alunos que sabem do contexto acabam pensando "poxa, esse é o babaca que faz particular e só toma amasso". Entretanto, pelas postagens dos colegas, entendo que o meu processo de cair pra dentro demorou bem mais que o de um faixa branca que desde o primeiro dia faz coletiva. Estou fazendo rolas coletivos há uns 2 meses, mas no meio tive de viajar por 15 dias em julho.

Sobre a tensão, ansiedade e raciocínio lento, penso que, como vcs deram a dica, preciso trabalhar a calma e relaxar pra curtir o treino, sem tanta cobrança.

Vcs não tem ideia de como essas postagens, de pessoas que não conheço pessoalmente, me acalmaram muito. Continuarei na luta, na guerra e sim, postarei novidades aqui sempre que houver.

Obrigado a todos, sem dispensar mais contribuições que podem vir e serão muito bem vindas!
abraços - oss
Amigo coloquei meu pai de 58 anos para treinar, respeitando as limitações da idade e do corpo hoje aos 60 anos ele está prestes a pegar a faixa azul, meu orgulho e de toda a academia!! Garanto a vc, é muito dificil pra ele, percebo quando chega todo quebrado ou mesmo se lesiona em coisas corriqueiras pra os mais jovens por outro lado, percebo a satisfação dele estar presente o importante é nunca parar de treinar, respeitando seu corpo e qualquer lesão que apareça. Ego fica fora do tatame.
Imagem


Só o Bjj salva !! Oss.

thomaz.andrade
Mensagens: 497
Registrado em: 16 Jul 2014 12:25
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por thomaz.andrade » 01 Set 2019 14:55

Vc tem pouco tempo de treino (1ano) é muitíssimo pouco em aulas coletivas. Então é cedo pra tirar qq conclusao de que nao tem talento etc.

Ainda bem q vc detectou o problema antes de pegar a faixa azul. Afinal, é muito mais “leve” psicologicamente sendo branca tomar amasso de todos. Vc nao tem obrigação nenhuma.

Se vc quer continuar msm treinando em grupo, recomendo algumas coisas concretas:
1) treinar mais o coletivo q particular (tipo 2x semana coletivo 1x no particular)
2) passar suas dificuldades pro prof particular, inclusive os fazer c ele rolas de 5min mais intensos;
3) pra quem esta na branca, 3x semana é uma media boa mas tb é o MÍNIMO pra um bom ritmo;
4) um treino funcional 2x semana pode ajudar muuuito; fazer isso mudou completamente minha vida no jiu-jitsu
3)
Imagem

jcmora
Mensagens: 448
Registrado em: 04 Out 2014 17:57
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por jcmora » 01 Set 2019 16:29

MãoDeMacaco escreveu:
01 Set 2019 10:03
Salve! Já disseram tudo, isso aí é normal, tenho 24 anos, treino desde os 19, sou relativamente forte e na sexta fui visitar uma outro academia da minha equipe e bati em um triângulo de um faixa branca mais novo e mais leve, isso porque to treinando direto. Nunca tive talento para o BJJ. Sabe aquele cara que sempre joga futebol com os amigos, mas que é horrível? Eu sou esse cara no BJJ, me apaixonei pela sensação de vestir um kimono, entrar no tatame e esquecer todos os problemas...

Foda, mas é isso aí, bem vindo ao clube dos “sem-talento”.
Me descreveu amigo.
A diferença é que não tive a tua força de vontade e desisti.

Na última vez que tentei voltar levei uma emborcada de um monstrinho
e meu pescoço deu uma estalada que só de lembrar me cago de medo.
Depois disso abandonei.

Entre idas e vindas treinei por 3 anos e até hoje sinto saudade daquela sensação de esgotamento pós treino que o cara não conseguia mais nem
lembrar dos problemas que estava pensando antes da aula iniciar.

Um dia ainda volto.

Não sigam meu exemplo. Jijitsu é maravilhoso!!!!

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Chet Baker » 01 Set 2019 19:24

Que bom que você está levando uma sova, espero que você continue sendo sovado.

Se você pretende tirar tudo de letra, desista do jiu jitsu e vá jogar videogame.

Agora se você quiser ser lutador de jiu jitsu, então sua vida vai ser levar atraso. Eu levo até hoje.

Agradeça cada derrota, cada frustração, pois sem elas o jiu jitsu não vai acrescentar nada na sua vida. Sem elas você será igual ao Zé Frango no conforto do sofá.

Assim é o jiu jitsu: no meio de um monte de derrotas, as vezes você ganha. Assim é a vida também.

A tua maior conquista será o caminho percorrido.

Por isso espero que você continue levando sova.
Imagem

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por Tartaruga » 01 Set 2019 19:38

Cara, você tem algum tipo de fobia? Parece que tá respeitando demais o fato de ir pegar uns treinos em grupo. um certo receio demasiado, sei lá...foi a impressão que passou.

O segredo é se divertir e tentar não se cobrar, eu que sou preta, levo escovada até hoje, desculpa, mas não vai ser um faixa branca que fez umas aulas particulares que vai se tornar o infinalizável. Então, relaxa, se desprende dessa necessidade de ter uma performance boa no treino, vai lá, tenta fazer o que aprendeu e se exercitar.

Se ao final do treino você conheceu pessoas novas, teve uma relação cordial com a galera e quem sabe fez até amizades, e se exercitou, tua aula tá mais do que cumprida.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

SpeedGame
Mensagens: 541
Registrado em: 14 Mar 2015 15:50
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por SpeedGame » 01 Set 2019 22:27

Esse sentimento é o mais normal do mundo... você vai sentir em todas as faixas.

Eu sou faixa roxa sem muita experiencia na faixa (parei de treinar 1 mes depois de pegar a roxa por lesão séria na cervical), posso falar mais sobre meus tempos de branca e azul...

O melhor exemplo de todos é o seguinte:

Comecei a treinar jiujitsu com um ex professor e alguns poucos alunos que ele tinha, 2 em especial que me marcaram muito.

No primeiro rola com um desses ele me finalizou 10x em 5m (éramos 2 faixas brancas, ele com alguns meses de treino e eu com pouca experiencia em judo)

Acabou que treinei uns 6 meses com esse professor e eu nao finalizava absolutamente ninguem no treino, porque todos ja tinham mais experiencia. Eu era feito de pano de chão por esse rapaz que eu falei acima em absolutamente todos os rolas e era meio humilhante porque ele era apenas um faixa branca igual a mim. Eu me sentia absolutamente um bosta e que nada que eu aprendia dava certo

Acabou que esse nosso professor parou de dar aulas e fui treinar com outro, deixei de treinar 2x por semana e comecei a treinar 5x e as x pegava 2 treinos no dia.

Ai num treino de sexta-feira (rola livre) uns 2-3 anos depois (eu já um azul relativamente duro) acaba chegando esse cara na academia (ele treinava em outra filial e também tinha pego a faixa azul) pra fazer os rolas do dia... eu na hora o reconheci e chamei pro primeiro rola (acho que ele nem lembrava muito de mim porque eu era juvenil quando treinava com ele e meio que tava bem diferente 3 anos depois)

Eu finalizei ele com 20s de rola sem dificuldade nenhuma e mais não sei quantas vezes durante o rola de 5m, coisa dele sair triste mesmo. Agradeci e sai.

Resumo da história é que nós não somos bons ou ruins, nós ESTAMOS bons ou ruins... tudo vai depender do quanto você vai treinar e durante quanto tempo vai aguentar ser amassado.... uma hora o jogo vira.

Mas o principal como falaram ai em cima é você se comparar sempre e apenas com você mesmo, o importante é ser melhor do que você era ontem.

johngalt
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Ago 2019 10:04
Contato:

Re: Desabafo com pedido de orientação

Mensagem por johngalt » 01 Set 2019 22:39

Respondendo a todos pois foram muito cordiais em me dedicar um pouco do tempo pra responder ao tópico.
Chet Baker escreveu:
01 Set 2019 19:24
Que bom que você está levando uma sova, espero que você continue sendo sovado.

Se você pretende tirar tudo de letra, desista do jiu jitsu e vá jogar videogame.

Agora se você quiser ser lutador de jiu jitsu, então sua vida vai ser levar atraso. Eu levo até hoje.

Agradeça cada derrota, cada frustração, pois sem elas o jiu jitsu não vai acrescentar nada na sua vida. Sem elas você será igual ao Zé Frango no conforto do sofá.

Assim é o jiu jitsu: no meio de um monte de derrotas, as vezes você ganha. Assim é a vida também.

A tua maior conquista será o caminho percorrido.

Por isso espero que você continue levando sova.
Chet, não quero ser lutador de jiu-jitsu. Quero ser um praticante. Levar sova não é o problema. O problema é se sentir retardado, nada encaixar, ser um completo mongolóide no treino e pensar: "é, realmente eu estou muito abaixo da média".
Tartaruga escreveu:
01 Set 2019 19:38
Cara, você tem algum tipo de fobia? Parece que tá respeitando demais o fato de ir pegar uns treinos em grupo. um certo receio demasiado, sei lá...foi a impressão que passou.

O segredo é se divertir e tentar não se cobrar, eu que sou preta, levo escovada até hoje, desculpa, mas não vai ser um faixa branca que fez umas aulas particulares que vai se tornar o infinalizável. Então, relaxa, se desprende dessa necessidade de ter uma performance boa no treino, vai lá, tenta fazer o que aprendeu e se exercitar.

Se ao final do treino você conheceu pessoas novas, teve uma relação cordial com a galera e quem sabe fez até amizades, e se exercitou, tua aula tá mais do que cumprida.
Tartaruga, você é um cara inteligente e matou uma questão sim. Quando eu era adolescente meu sonho era lutar jiu-jitsu (fui faixa verde de Karate), mas um colega nosso, ainda faixa branca, foi pra mesa de cirurgia após um rola ridículo em uma academia aqui... Explodiu o ombro (acho que foi kimura) que um retardado fez nele e mal deu tempo de bater. Isso me marcou muito.
Quando surgiu a oportunidade de particular, eu topei. Aí após um tempo surgiu a necessidade de conferes... Natural..
Como disse ao colega acima, meu sentimento é contrário de achar que serei bom, sou ruim e abaixo da média dos faixas brancas, mesmo com particular. Fazer o que..?



SpeedGame escreveu:
01 Set 2019 22:27
Esse sentimento é o mais normal do mundo... você vai sentir em todas as faixas.

Eu sou faixa roxa sem muita experiencia na faixa (parei de treinar 1 mes depois de pegar a roxa por lesão séria na cervical), posso falar mais sobre meus tempos de branca e azul...

O melhor exemplo de todos é o seguinte:

Comecei a treinar jiujitsu com um ex professor e alguns poucos alunos que ele tinha, 2 em especial que me marcaram muito.

No primeiro rola com um desses ele me finalizou 10x em 5m (éramos 2 faixas brancas, ele com alguns meses de treino e eu com pouca experiencia em judo)

Acabou que treinei uns 6 meses com esse professor e eu nao finalizava absolutamente ninguem no treino, porque todos ja tinham mais experiencia. Eu era feito de pano de chão por esse rapaz que eu falei acima em absolutamente todos os rolas e era meio humilhante porque ele era apenas um faixa branca igual a mim. Eu me sentia absolutamente um bosta e que nada que eu aprendia dava certo

Acabou que esse nosso professor parou de dar aulas e fui treinar com outro, deixei de treinar 2x por semana e comecei a treinar 5x e as x pegava 2 treinos no dia.

Ai num treino de sexta-feira (rola livre) uns 2-3 anos depois (eu já um azul relativamente duro) acaba chegando esse cara na academia (ele treinava em outra filial e também tinha pego a faixa azul) pra fazer os rolas do dia... eu na hora o reconheci e chamei pro primeiro rola (acho que ele nem lembrava muito de mim porque eu era juvenil quando treinava com ele e meio que tava bem diferente 3 anos depois)

Eu finalizei ele com 20s de rola sem dificuldade nenhuma e mais não sei quantas vezes durante o rola de 5m, coisa dele sair triste mesmo. Agradeci e sai.

Resumo da história é que nós não somos bons ou ruins, nós ESTAMOS bons ou ruins... tudo vai depender do quanto você vai treinar e durante quanto tempo vai aguentar ser amassado.... uma hora o jogo vira.

Mas o principal como falaram ai em cima é você se comparar sempre e apenas com você mesmo, o importante é ser melhor do que você era ontem.
Obrigado amigo, o sentimento é esse: um bosta que nada que aprende dá certo. Na mosca seu post.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes