Nova didática - Nada de "rolas"

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Tartaruga » 06 Nov 2018 18:20

Depois das aulas on-line, eles resolveram não botar os alunos pra rolar, pois sabiam que iam tomar um atraso federal?

Você pode até criar aulas específica de defesa pessoal, na qual você coloca o aluno em situações específicas e treina elas à exaustão.

Mas tirar o rola do programa de treinamento é uma imbecilidade, é justamente ele que te dá consciência corporal, memória muscular. E na hora do "vamo ver" a coisa nunca acontece do jeitinho específico que você treinou, se você não está acostumado com o contato físico de treino mesmo, vai dar tilt.

Quando você é colocado em perigo real, traz a circunstância pra onde se sente mais seguro, eu posso até trocar um ou dois socos, mas se tiver ameaçado, vou grudar no agressor e fazer o "arroz com feijão". O que os alunos dele vão fazer? Pedir pro agressor por gentileza se comportar como foi treinado na academia, para que ele possa executar a técnica que treinou?
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Hefe
Mensagens: 1291
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Hefe » 06 Nov 2018 20:40

A maioria das escolas que padronizaram seu ensino, hoje só colocam o aluno para rolar após um determinado numero de aulas. Até lá, só aquecimento, posições e drills.

É uma época nova, a idéia não é mais fazer o cara aprender a se defender e nem o aluno entra pensando nisso muitas vezes. O aluno que sustenta a academia, em sua grande maioria, tá lá só pra praticar um esporte mesmo.

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Maverick » 07 Nov 2018 07:01

Rapaz, penso eu que se o iniciante toma um atraso e perde a motivação ele deve procurar outra coisa pra treinar.

Isso simplesmente faz parte do Jiu-Jitsu, eu apanhei muito no início (apanho até hoje) e isso só me motivava a continuar e melhorar.

Mas esses dois ae só querem o máximo de alunos possível, não se interessam muito em formar casca grossa nenhum, negócio deles é aluno virtual e agora aluno que não rola.
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Aquaman » 07 Nov 2018 09:14

Meu professor da Alliance, faz da seguinte forma. Nas primeiras 60 aulas nada de rola, apenas posição, drills etc, só depois do 3o grau na branca é que começa. Segundo o que ele disse é que a exp esta sendo ótima, pq o aluno não vai com vício, e já sabendo o que o aguarda, e tendo uma certa bagagem, e chegou a conclusão de que é mais efetivo pra quem começa.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por RicardoBJJ » 07 Nov 2018 09:31

Aquaman escreveu:
07 Nov 2018 09:14
Meu professor da Alliance, faz da seguinte forma. Nas primeiras 60 aulas nada de rola, apenas posição, drills etc, só depois do 3o grau na branca é que começa. Segundo o que ele disse é que a exp esta sendo ótima, pq o aluno não vai com vício, e já sabendo o que o aguarda, e tendo uma certa bagagem, e chegou a conclusão de que é mais efetivo pra quem começa.
Achei mais exagerado que os irmão rick & renner. Umas 5 ou 10 aulas acho válido, depois bota pra rolar com algum graduado que não seja um "sem noção" (roxa pra cima) pra ir dando umas dicas e vai "evoluindo", até poder chegar a hora de rolar com os azul doido.

Eu no começo dava preferência em rolar com pretas e marrons (na academia davam a liberdade pra chamar um mais graduado pra rolar). Azul e branca véio queria me matar.
Imagem

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por LAWYER » 07 Nov 2018 16:17

Rapaz eu não me lembro mais do meu tempo de branca, pqp... me lembro de ter sido um faixa-azul eterno, muito tempo mesmo. Aquele tipo que vira um "móvel" da academia, ninguém se importa mais e só serve pra recepcionar as visitas com todo tipo de grosseria e ódio possível...
Acho válido o cara não rolar de prima... a não ser que seja um judoca. Cara que nunca fez um chão, nunca tomou uma queda, tem é que fazer um puta de um aquecimento e treinar quedas e rolamentos até vomitar. Volta pra casa suado, morto e satisfeito...
Depois que aprender que "tem um corpo" e "um corpo que cai", bota o menino, a menina, o velho pra rolar...
A primeira sensação de quem está por baixo no Jiu-Jitsu é a de afogamento, sufocação, então sobra mãozada, cotovelada, dedo no olho, pra tudo quanto é lado... um saco, desnecessário...
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Online
SpeedGame
Mensagens: 541
Registrado em: 14 Mar 2015 15:50
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por SpeedGame » 07 Nov 2018 19:29

Eu concordo 100% com essa medida. Acho que pelo menos umas 10 aulas teóricas/posição já fazem a pessoa entender um pouco melhor o que vai vir pra só depois começar o rola (e de preferencia no começo só com roxa+)

Lembro meu primeiro treino de muay thai, apanhei tanto que quase nao volto pra 2ª aula... só voltei porque meu amigo tava me chamando de viadinho kkkkkkkkk. Isso eu devia ter uns 14 anos, eu me pergunto hoje o que deu na cabeça do professor de botar um mlk de 14 anos pra fazer luva no 1º dia de treino dele com outro mlk de uns 15 que já treinava há 2 anos. Obviamente o mlk quis mostrar serviço kkkk.

No jiu foi quase a mesma coisa, de forma bem mais leve. Na minha academia da pena dos mlks novos, infelizmente o professor não dá atenção suficiente pros brancas e nego sofre ali uns 6 meses levando carro até começar a se adaptar bem. Por esse motivo boa parte deles não voltam.

Já até pensei em falar isso com meu professor (dar uma visão mais de negócio na academia) e tal mas a real é que nao tive as caras. Ele tá pouco se fodendo se a academia ta dando certo ou nao, ele quer é treino duro kkkk.

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Leeo » 08 Nov 2018 09:09

Na maioria das academias padronizadas a galera só rola depois de 20-60 aulas.

Onde eu treino a galera só rola depois de 30 aulas (1 grau na faixa branca).

Durante essas 30 aulas eles aprendem defesa pessoal, noções de alavanca, o que é guarda, o que é passagem, raspagem simples (segurar na perna e pé no quadril empurrando) e até fazem alguns "rolas" parciais (tipo, começa na montada e a meta é sair, começa no 100kg e a meta é montar).

Acho importantíssimo.
Quando eu comecei, no primeiro dia já "aprendi guilhotina" e já me colocaram pra rolar umas 3-4x.
Não sabia bosta nenhuma, falaram pra ir no instinto.

A primeira vez que "treinei boxe" (com o mesmo professor que comecei no jj) fui nocauteado.
Primeiro treino e o maluco já me pregou na parede me espancando até eu não ter condições kkkkkkk.
Aberração total, eu tinha 15 anos.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Online
Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2950
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Atibaia » 08 Nov 2018 09:14

No meu primeiro dia de treino já teve róla, fui quedado, amassado e estrangulado...

Isso durou um bom tempo, depois eu é que descontava nos novatos, era cíclico.

Se era didático, possivelmente não, mas era só assim se criava no tatame.

Avatar do usuário
Krlos Eduardo
Mensagens: 3100
Registrado em: 07 Dez 2014 08:28
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Krlos Eduardo » 08 Nov 2018 10:45

Realmente, tem coisa que não pode...

vejo os brancas iniciantes que chegam no Cícero... muitos nem terminam o treino, vão embora no meio.... rs
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Tartaruga » 08 Nov 2018 22:45

Acho que a preguiça mental me fez nem ler o texto todo. Achei que não iam rolar e pronto, que isso não fazia parte do sistema de aulas deles.

O método deles não era à distância? Com quem esses alunos que aprendem técnicas em casa rolam?

Por isso que eu achei que tinha dado orientações pra não rolarem, porque sabia que não tinham condições pra isso.

Ou essa orientação de rola após x aulas só ocorre na academia deles, com aulas presenciais?

:dunno:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
faelmaranhao
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Nov 2017 15:03
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por faelmaranhao » 09 Nov 2018 13:02

LAWYER escreveu:
07 Nov 2018 16:17
Rapaz eu não me lembro mais do meu tempo de branca, pqp... me lembro de ter sido um faixa-azul eterno, muito tempo mesmo. Aquele tipo que vira um "móvel" da academia, ninguém se importa mais e só serve pra recepcionar as visitas com todo tipo de grosseria e ódio possível...
Acho válido o cara não rolar de prima... a não ser que seja um judoca. Cara que nunca fez um chão, nunca tomou uma queda, tem é que fazer um puta de um aquecimento e treinar quedas e rolamentos até vomitar. Volta pra casa suado, morto e satisfeito...
Depois que aprender que "tem um corpo" e "um corpo que cai", bota o menino, a menina, o velho pra rolar...
A primeira sensação de quem está por baixo no Jiu-Jitsu é a de afogamento, sufocação, então sobra mãozada, cotovelada, dedo no olho, pra tudo quanto é lado... um saco, desnecessário...
Assino embaixo em tudo que li... e no rola que voce começa a conhecer e adquirir consciencia corporal... O jiu jitsu náo e ginastica,, nao e Zumba, nao e spning... tem gente que realmente nao vai se adaptar...e nao vai voltar...mas se voce logo de cara, nao vai pra casa com aquela sensação que as pontas dos seus dedos estao todas quebradas., que deu vontade de vomitar de tão cansado... que tomou um joelho na barriga e quis chorar... voce nao comecou a treinar..
claro que existe a didática , nao pode colocar o iniciante pra rola d cara com os casca grossa...mas o ROLA e essencial para a iniciação...

Clube Pitbull
Mensagens: 576
Registrado em: 03 Jul 2014 11:47
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Clube Pitbull » 19 Nov 2018 11:23

Atibaia escreveu:
08 Nov 2018 09:14
No meu primeiro dia de treino já teve róla, fui quedado, amassado e estrangulado...

Isso durou um bom tempo, depois eu é que descontava nos novatos, era cíclico.

Se era didático, possivelmente não, mas era só assim se criava no tatame.
Meu início no jiu-jitsu descrito da maneira mais fiel possível. Além do que vejo hoje que lá na década de 90 nas academias onde passei ninguém ensinava nada, era só selva. Hoje com meus alunos tento fazer o oposto e ensinar as técnicas corretas.
Imagem

Avatar do usuário
Fabricio Melgado
Mensagens: 294
Registrado em: 10 Fev 2015 20:17
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Fabricio Melgado » 14 Jan 2019 14:10

Já treinei em lugares com e sem rolar desde o início. Eu senti que nos lugares que foi sem deu para refinar mais as posições e nos lugares que foi com deu para ficar mais esperto com mais fatores da luta desde as primeiras aulas.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2882
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Nova didática - Nada de "rolas"

Mensagem por Sambo » 16 Jan 2019 20:26

quando vão proibir berimbolo em campeonatos... tecnicas que não funcionam no vale tudo nem deviam ser permitidas
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes