FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 17 Abr 2018 22:31

Ps. Se ja tem tópico disso, podem marcar ai que apago e movo minha indagação pra la.



Pessoal, eu venho de uma academia onde a hierarquia e o respeito foi e é sempre muito bem recebido.

Pois bem hoje aconteceu algo "curioso", pois bem, moro aqui no Canada e acompanho algumas paginas das academias daqui (ainda nao treino aqui, tenho outras coisas para me preocupar antes, é caro, tempo etc.).

Ai esses dias vi uma foto de um campeonato que teve em boston, pessoal tirando fotos, campeao aqui e acola... e me deparo com uma foto de uma menina com uma medalha de ouro e escrito "PARABENS ALUNA E PROFESSORA XXXXX", olho pra faixa.... AZUL 2 GRAUS! pensei que isso tinha só no BR mas pelo jeito isso ja cruzou os 7 mares!!!!

Pois bem.... comentei na foto "FAIXA AZUL PROFESSORA?, e parabens pela medalha!!". hoje uns dias depois recebo uma mensagem do professor/dono da academia da menina intimando "o porque eu tava perguntando daquilo, qual era minha duvida", num tom meio arrogante... na maior calma do mundo falei para ele que "Como praticante da arte durante 5 anos sinto que é uma falta de respeito enorme uma pessoa com tal graduação ser chamado de instrutor/professor/coach(como ele chama) e que minha dúvida não dava motivo para ele me hostilizar daquela forma...".

O maluco ja boto pano quente, dizendo q so queria clarear o assunto e pa... e disse que ela é azul, tem experiencia em campeonatos e muito o q passar para os alunos. Pois bem ai o endaguei:

E SE UM CARA MARROM/ROXA/PRETA aparece aqui, ela daria aula para eles?

a resposta do cara: "SIM, ISSO NUNCA FOI MOTIVO AQUI DE PROBLEMA ALGUM POIS ELA É MUITO COMPETENTE E TAL QUE UM ALUNO QUE CHEGA LA TEM QUE RESPEITAR QUEM ESTA LA NA FRENTE COMO PROFESSOR", pois falei que nunca tinha colocado a competencia dela em cheque...etc...era mais a hierarquia e respeito. Essa parte de respeito aluno prof achei um ABSURDO, um mais graduado ter aula com um azul????? Mesmo que o azul seja melhor que o Roxa...ou q enfim...o cara meio que falo q entende mas não concorda.

Falei que tudo bem que ra minha opiniao e que eu tinha uma ideia diferente de jiu do que ele,só isso. o cara ainda me chamou pra treinar la [-x



Entrei no FB da parada dnovo e um instrutor é roxa..outro marrom! Nao vi um com faixa preta la...Ter aula com marrom...suave! cara tem tempo de treino nas costas! Roxa...dando aula para Branca e Azul até uns 2 graus ate va la.... mas abaixo disso? Eu acho um absurdo com a arte e como aluno PAGANTE de uma academia séria!

Agora meus amigos foristas...eu to exagerando?
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Tartaruga » 18 Abr 2018 09:01

Cara,

Professor de jiu-jitsu não é uma profissão regulamentada. Ninguém vai ter problemas com exercício ilegal de profissão por não ser faixa preta.

Acontece que em cidades onde existem equipes formadas e professores experientes dando aula, dificilmente um atleta menos graduado terá muito êxito, a não ser com um grupo de amigos que ele já tinha antes de dar aula.

No Canadá, em Toronto, Montreal, Vancouver, Winnipeg e Ontário o jiu-jitsu já está bem estabelecido, mas existem cidadezinhas em que simplesmente não há atletas marrom/preta dando aula. Quando se trata de turmas femininas a coisa é ainda mais complicada.

Eu cheguei a visitar uma cidadezinha na Nova Zelândia em que o cara que puxava treino era faixa azul, mas ele foi super humilde, disse que não era sempre que tinham um preta lá e montou meio que um "seminário" de última hora. O pessoal intercalava um rola de 7 minutos e depois parava e tirava uma dúvida sobre uma ou outra posição e assim consecutivamente.

Resumindo, se existem professores na região, não tem porque ter aulas com menos graduados (exceto treino entre colegas em um condomínio ou casa de alguém), mas do contrário, não tem porque deixar de treinar.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Alemartins » 18 Abr 2018 10:07

Dei aula no fim da minha faixa azul, dei aula na minha faixa roxa. Dava aula no treino das 7, treinava meio dia, dava o treino das crianças, fazia o treino das 7, o das 8-9:30 e puxava o treino das 9:30 da noite depois de passar o dia no tatame. Meu professor não é um zé ruela qualquer e se ele confiou o tatame na minha mão, quem sou eu pra dizer o contrario. Já dei aula pra mais graduado que eu, até porque a grande maioria dos praticantes não passa o dia comendo tatame e vai praticar pra desestressar.

Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 18 Abr 2018 10:12

Tartaruga escreveu:
18 Abr 2018 09:01
Cara,

Professor de jiu-jitsu não é uma profissão regulamentada. Ninguém vai ter problemas com exercício ilegal de profissão por não ser faixa preta.

Acontece que em cidades onde existem equipes formadas e professores experientes dando aula, dificilmente um atleta menos graduado terá muito êxito, a não ser com um grupo de amigos que ele já tinha antes de dar aula.

No Canadá, em Toronto, Montreal, Vancouver, Winnipeg e Ontário o jiu-jitsu já está bem estabelecido, mas existem cidadezinhas em que simplesmente não há atletas marrom/preta dando aula. Quando se trata de turmas femininas a coisa é ainda mais complicada.

Eu cheguei a visitar uma cidadezinha na Nova Zelândia em que o cara que puxava treino era faixa azul, mas ele foi super humilde, disse que não era sempre que tinham um preta lá e montou meio que um "seminário" de última hora. O pessoal intercalava um rola de 7 minutos e depois parava e tirava uma dúvida sobre uma ou outra posição e assim consecutivamente.

Resumindo, se existem professores na região, não tem porque ter aulas com menos graduados (exceto treino entre colegas em um condomínio ou casa de alguém), mas do contrário, não tem porque deixar de treinar.

Cara aqui é uma cidade com 600 Mil hab por baixo....

Fui dar uma pesquisada e o cara que veio me "perguntar" é preta... atitude péssima ao meu ver a dele inclusive.

Pois bem, vendo umas fotos eu vejo que ela da aula para Crianças...porém mesmo assim, existem roxas....marrons..na academia... chamar um AZUL de COACH? e pelo q ele deu a entender no papo se ela puxar treino e aparecer um mais graduado o cara tem que respeitar por ser a aula dela...poxa não concordo e nunca concordarei com isso! um menos graduado puxando treino pra um graduado... se fosse assim, na fila ficava tudo esculhambado.




ps:
Agora em lugar onde nao tem professor, não tem estrutura, etc..concordo beleza! E mesmo assim, se chegasse um Marrom la e quisesse treinar ofereceria pro cara puxar...por respeito.
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 18 Abr 2018 10:16

Alemartins escreveu:
18 Abr 2018 10:07
Dei aula no fim da minha faixa azul, dei aula na minha faixa roxa. Dava aula no treino das 7, treinava meio dia, dava o treino das crianças, fazia o treino das 7, o das 8-9:30 e puxava o treino das 9:30 da noite depois de passar o dia no tatame. Meu professor não é um zé ruela qualquer e se ele confiou o tatame na minha mão, quem sou eu pra dizer o contrario. Já dei aula pra mais graduado que eu, até porque a grande maioria dos praticantes não passa o dia comendo tatame e vai praticar pra desestressar.
Concordo, treino de crianças OK.... sem problema algum, legal para pegar uma experiência para se um dia quiser ser professor e tal! EU ENTENDO.


Agora puxar treino e dar aula para mais graduado, me desculpe, minha opinião é NÃO. Não é falta de humildade, não é por achar que é mais que o outro...é simplesmente hierarquia e respeito. Novamente... é a mesma coisa que ter um branca puxando uma fila que tem preta e marrom junto.

Que fique claro não estou duvidando da sua competencia, não é o caso, mas o cara me disse la que ela tinha "CURSO DE COACH", queria saber o q é isso.
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por RicardoBJJ » 18 Abr 2018 10:30

É complicado... sinceramente, eu não iria em um treino puxado por um faixa azul. Nem colocaria meus filhos para treinar. Mesmo não havendo outra opção.

Agora se fosse eu a puxar um treino e aparecesse alguém mais graduado eu não pediria para ele puxar o treino, afinal, quem estaria sendo pago pela aula seria eu, a pessoa não teria essa obrigação, mas o que eu faria seria mais ou menos o que o colega disse ali acima. Faria um especie de treino livre e aproveitaria a presença e boa vontade do mais graduado para tirar as dúvidas dos alunos e trocar experiências.

Mas cada um é cada um.
Imagem

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Alemartins » 18 Abr 2018 10:36

A sua opinião é sua. A do meu professor, faixa preta formado pelo Fabio Gurgel, é outra. Entre a sua e a dele, nem preciso responder por qual eu vou optar.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Alemartins » 18 Abr 2018 10:37

E tem que respeitar por dar aula não. Tem que respeitar indiferente da faixa, se chama educação, se chama respeito e isso é o mínimo que se esperea quando se pisa num tatame.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Alemartins » 18 Abr 2018 10:41

Isso tá parecendo mais melindre de faixa roxa tendo que fazer aula com faixa azul do que qualquer coisa.

Ego é uma merda mesmo.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por RicardoBJJ » 18 Abr 2018 10:44

Ale, eu respeito tanto você quanto sua opinião. Respeito igualmente a opinião do seu Professor. Apenas não concordo.
Imagem

Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 18 Abr 2018 10:52

RicardoBJJ escreveu:
18 Abr 2018 10:44
Ale, eu respeito tanto você quanto sua opinião. Respeito igualmente a opinião do seu Professor. Apenas não concordo.
Somos dois. Não entendi pq o colega ficou tão puto.

Ego? pode ser... mas dizer que é falta de respeito, falta de respeito eu ja acho não respeitar uma hierarquia em uma arte marcial, que sim mostra respeito.


Tem outras N coisas que acho errado no JJ, não ter uma federação unificada que preste e regulamente as prezepadas, cobrar grau, faixa azul de internet, etc.


Alias, isso acontece em outras artes?Karate? Judo? etc?
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 18 Abr 2018 10:53

Alemartins escreveu:
18 Abr 2018 10:41
Isso tá parecendo mais melindre de faixa roxa tendo que fazer aula com faixa azul do que qualquer coisa.

Ego é uma merda mesmo.
E não nunca tive aula com azul, simplesmente nao entraria no tatame se fosse o caso.

Ps. Ja tive aula com Roxa qndo era branca.
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Voltolinibjj
Mensagens: 31
Registrado em: 29 Set 2017 12:54
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Voltolinibjj » 18 Abr 2018 11:04

Cara.. Acho que é muito relativo, mais questão de ego eu acredito.
Você pode ser Roxa e o outro Azul, pode haver posições que o azul seja melhor que você e possa de passar algum bizu, é válido!
No tatame creio que o que prevalece é o espírito colaborativo e de amizade/ajuda ao colega. O azul pode puxar o treino, se você já executa as posições devidamente bem, poderá ajudar quem não sabe executá-las ainda.
Desde que seja algo esporádico e não constante, segue o barco.
Respeito sua opinião e até entendo que você sendo mais graduado não querer ficar tendo aula com menos graduado, alguém que não possa elevar seu jogo [talvez...].
"Mar calmo não faz um bom marinheiro"

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gardenal_JJ » 18 Abr 2018 12:06

Pra mim isso só tem cabimento quando:
- Projeto Social
- Cidade minúscula onde o Jiu-Jitsu nao chega

Fora isso, faixa azul algum tem condição de ser professor. A propósito, ser chamado de professor é um grande desrespeito, o certo seria no máximo instrutor.

Gralha Guardeira
Mensagens: 316
Registrado em: 21 Jun 2014 12:13
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por Gralha Guardeira » 18 Abr 2018 13:46

Gardenal_JJ escreveu:
18 Abr 2018 12:06
Pra mim isso só tem cabimento quando:
- Projeto Social
- Cidade minúscula onde o Jiu-Jitsu nao chega

Fora isso, faixa azul algum tem condição de ser professor. A propósito, ser chamado de professor é um grande desrespeito, o certo seria no máximo instrutor.
Concordo, aqui ele usou nome COACH....

Enfim, to gostando de ver ponto de vista dos outros.
JIU-JITSU - FAIXA ROXA - "Sem Risinho Mongoloide"

CURITIBA ----> CANADA
______________________________

FOREVER THE UNDERDOG!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Alekson lima e 119 visitantes