Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 03 Jan 2018 09:41

Marcelo BJJ escreveu:
03 Jan 2018 09:24
Ja que o assunto tá evoluindo vou compartilhar um desafio que vem me afligindo. O grande problema que tenho com meu filho é que ele é muito competitivo, quando perde chora e não sabe lidar bem com a frustração. Outra coisa que já percebi é que ele tá sempre buscando a minha aprovação e sempre falo pra ele "entra lá e se diverte, ganha ou perder é irrelevante" mas não adianta ele passa a luta toda me olhando e se eu falar algo ele trava. To com muita dificuldade em trabalhar isso.
Isso é coisa que o professor dele tem que saber lidar, ja tentou conversar com o mesmo?

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 03 Jan 2018 09:44

Marcelo BJJ escreveu:
03 Jan 2018 09:24
Ja que o assunto tá evoluindo vou compartilhar um desafio que vem me afligindo. O grande problema que tenho com meu filho é que ele é muito competitivo, quando perde chora e não sabe lidar bem com a frustração. Outra coisa que já percebi é que ele tá sempre buscando a minha aprovação e sempre falo pra ele "entra lá e se diverte, ganha ou perder é irrelevante" mas não adianta ele passa a luta toda me olhando e se eu falar algo ele trava. To com muita dificuldade em trabalhar isso.
Olhando de fora, acho que deve haver algum jeito de canalizar essa energia dele para o foco positivo. As palavras pela diversão já devem ajudar, mas de repente pode ser legal arranjar outras formas de descontrair o ambiente de competição... Ele se dá bem com torcida?

Já meu filho me surpreendeu nisso. Eu sempre fui mega tenso em competições, mas o moleque encarou tudo aquilo amarradão, na suavidade. Ficou feliz quando ganhou, e superou rápido quando perdeu. Saiu do campeonato perguntando quando era o próximo : )

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 03 Jan 2018 09:57

Gardenal_JJ escreveu:
03 Jan 2018 09:41
Isso é coisa que o professor dele tem que saber lidar, ja tentou conversar com o mesmo?
De fato, acho que o caminho é esse mesmo. Mestre Villeem, na GB JPA, já ajudou a resolver casos assim, só na experiência...

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 03 Jan 2018 11:03

Gardenal_JJ escreveu:
03 Jan 2018 09:41
Isso é coisa que o professor dele tem que saber lidar, ja tentou conversar com o mesmo?
Sim, até porque o professor dele também é meu mestre e meu amigo pessoal. Eu acho que o grande problema é o fato de eu tambem treinar e ele ficar o tempo todo preocupado com a minha aprovação. Tanto eu quanto o mestre dele já conversamos inúmeras vezes, ele melhora por um tempo e depois volta a ficar assim. Talvez seja possa ser algo até na escola. De qualquer forma, obrigado pela ajuda Gardenal.

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 03 Jan 2018 11:06

Marcial escreveu:
03 Jan 2018 09:44
Olhando de fora, acho que deve haver algum jeito de canalizar essa energia dele para o foco positivo. As palavras pela diversão já devem ajudar, mas de repente pode ser legal arranjar outras formas de descontrair o ambiente de competição... Ele se dá bem com torcida?

Já meu filho me surpreendeu nisso. Eu sempre fui mega tenso em competições, mas o moleque encarou tudo aquilo amarradão, na suavidade. Ficou feliz quando ganhou, e superou rápido quando perdeu. Saiu do campeonato perguntando quando era o próximo : )
Como disse ao Gardenal, acredito que a grande dificuldade dele seja o fato de eu também treinar e ele ficar com medo de eu reprovar alguma coisa, mas o que o estranho é que não cobro nada dele. Tô pensando em várias formas de canalizar isso pro bem, mas não conheço ninguém que tenha esse problema, por isso compartilhei aqui.

Obrigado pela ajuda!

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 03 Jan 2018 11:40

Marcelo BJJ escreveu:
03 Jan 2018 11:06
Como disse ao Gardenal, acredito que a grande dificuldade dele seja o fato de eu também treinar e ele ficar com medo de eu reprovar alguma coisa, mas o que o estranho é que não cobro nada dele. Tô pensando em várias formas de canalizar isso pro bem, mas não conheço ninguém que tenha esse problema, por isso compartilhei aqui.

Obrigado pela ajuda!
Isso deve influenciar mesmo... Como meu filho graduou antes de mim, não tive esse problema... : )
Ele ainda na cinza e eu faixa branca, gostava de me corrigir: "não é assim que faz não, pai". Sensacional.

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por viniciusfs » 03 Jan 2018 12:11

Marcial escreveu:
02 Jan 2018 19:24
Parabéns, Vinícius! Também tenho três filhos, e conheço o perrengue e a maravilha disso : )
Comigo também foi mais ou menos assim: levei o moleque pra fazer a aula experimental, gostei do ambiente família e decidi entrar junto.
Hoje fico pensando se/quando vai chegar o momento em que vou ter que batucar pra ele. Queria ouvir os foristas que já passaram por experiência parecida... : )

Bom treino!
Meu moleque de 13 é grandão, já tem minha altura e o bicho sempre foi forte desde criança. Sempre foi nítida a diferença de força pro irmão que é só um ano mais novo. Quando rolo com eles, sempre vou dando posição pra ver o que eles fazem, ontem fiquei de 4 apoios e deixei o moleque de 13 pegar as costas, ele sempre vem cheio de vontade pra me finalizar. Acabou o rola ele disse que eu dei sorte, eu só dei risada e falei 'Po, ficou 3 minutos nas minhas costas e não conseguiu fazer nada, acha que foi sorte minha, foi defesa rapaz!'. Hahahaha eu acho divertido. Por enquanto ainda da pra segurar a vontade do moleque mas quando tiver com 16 ou 17 e começar a ter força de homem vai ficar difícil! :)

Como faz embed do Instagram aqui?
Editado pela última vez por viniciusfs em 03 Jan 2018 12:18, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 03 Jan 2018 12:17

viniciusfs escreveu:
03 Jan 2018 12:11
Meu moleque de 13 é grandão, já tem minha altura e o bicho sempre foi forte desde criança. Sempre foi nítida a diferença de força pro irmão que é só um ano mais novo. Quando rolo com eles, sempre vou dando posição pra ver o que eles fazem, ontem fiquei de 4 apoios e deixei o moleque de 13 pegar as costas, ele sempre vem cheio de vontade pra me finalizar. Acabou o rola ele disse que eu dei sorte, eu só dei risada e falei 'Po, ficou 3 minutos nas minhas costas e não conseguiu fazer nada, acha que foi sorte minha, foi defesa rapaz!'. Hahahaha eu acho divertido. Por enquanto ainda da pra segurar a vontade do moleque mas quando tiver com 16 ou 17 e começar a ter força de homem vai ficar difícil! :)
Hehehehe! Muito bom! Pois é, vejo a molecada de 16, 17 anos lá da academia, treinando direto há anos, gás absurdo, já bem fortes...
Fico imaginando meu filho nessa idade, e eu cinquentão, acho que vai ficar ruim pra mim : )

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Maverick » 03 Jan 2018 19:20

Marcelo BJJ escreveu:
03 Jan 2018 09:24
Ja que o assunto tá evoluindo vou compartilhar um desafio que vem me afligindo. O grande problema que tenho com meu filho é que ele é muito competitivo, quando perde chora e não sabe lidar bem com a frustração. Outra coisa que já percebi é que ele tá sempre buscando a minha aprovação e sempre falo pra ele "entra lá e se diverte, ganha ou perder é irrelevante" mas não adianta ele passa a luta toda me olhando e se eu falar algo ele trava. To com muita dificuldade em trabalhar isso.
Com o meu filho foi a mesma coisa, o que eu fiz e deu certo foi me afastar um pouco quando ele tá treinando, procuro não ficar muito em cima olhando.
E quando eu tô vendo, ele já aprendeu a não ficar me "procurando" e manter a concentração no que tá fazendo.

Agora esse lance de chorar quando perde é da idade e quanto mais ele competir, mais fácil vai ser lidar com isso.
Mas é duro ver um filho chorando uma derrota, graças a deus meu filho já passou dessa fase.
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

Avatar do usuário
warrior
Mensagens: 1375
Registrado em: 24 Jul 2017 09:03
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por warrior » 04 Jan 2018 08:23

Marcelo BJJ escreveu:
03 Jan 2018 09:24
Ja que o assunto tá evoluindo vou compartilhar um desafio que vem me afligindo. O grande problema que tenho com meu filho é que ele é muito competitivo, quando perde chora e não sabe lidar bem com a frustração. Outra coisa que já percebi é que ele tá sempre buscando a minha aprovação e sempre falo pra ele "entra lá e se diverte, ganha ou perder é irrelevante" mas não adianta ele passa a luta toda me olhando e se eu falar algo ele trava. To com muita dificuldade em trabalhar isso.
Quando eu era mlk e ja treinava era assim também, eu não suportava ver alguém melhor que eu, eu queria ser melhor que o mlk entre as crianças que era melhor, até hoje sou assim, vejo alguém melhor eu ja quero treinar mais para poder conseguir bater de frente com tal pessoa, até nas coisas no aprendizado de escola, em prova eu queria conseguir bater de frente com os cdf kkkk mas quando era mlk numa dessa eu ganhando de toda criançada até mais velha , ai chegou um japinha e me deu cacete no treino kkkkk rapaz eu fiquei puto da vida, chorei porque perdi no treino mas ali na época meu pai e o professor pegou e falou você tem que ver a derrota como aprendizado, e ver aonde errou e buscar arrumar isso, e como eu era muito explosivo, meu pai e minha mãe começou a falar, calma não vai adiantar voce ficar nervoso, gritar, chorar, a situação ja passou e não vai mudar, tem que consertar e procurar sempre manter a calma... depois quando comecei a dar aula de muay thai, quando pegava uma criançada competitiva eu passava isso a eles, calma, perder não é o fim do mundo, tem sempre que procurar manter a calma e se vc errou procure concertar para não errar mais nesse ponto, todos perdemos em alguma coisa um dia, mas ficar nervoso não muda a situação... é saber conversar e procurar ir sempre conversando e acalmando... não tenho filhos, mas procurava passar isso para a mulecada, teve umas mães que falavam para mim que a maioria começou a pensar quando ia ficar nervoso...que passaram a controlar mais as situações...

abraços.

Avatar do usuário
abdala
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Dez 2017 08:00
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por abdala » 04 Jan 2018 11:01

Bom dia pessoal.

Eu fui praticante de Kung-Fu e Capoeira na juventude.
Hoje com 50 anos comecei no BJJ em Outubro/2017.
Meu filho de 24 anos se graduou faixa roxa em Dublin na Irlanda.

Sempre tive vontade de praticar o Jiu-Jitsu e agora tenho um filho que é praticante e participa de campeonatos.
Acabei até ganhando um kimono dele.

Mas não é fácil.
Após os treinos sempre fico com dores que duram uma semana.
Já trinquei uma costela e tive distensões musculares.
As dores nas pontas dos dedos nem se fala rsrsrsrs..

Mas é isso aí, não vou desistir e quero ver se esse ano vou rolar lá na Irlanda com meu filho e apanhar um pouco claro...

Abraço a todos.
Ladimir Abdala
Olímpia Centro de Treinamento
Atos Guetho Jiu-Jitsu - Guaíba RS
Imagem
In God we trust.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 04 Jan 2018 11:21

abdala escreveu:
04 Jan 2018 11:01
Bom dia pessoal.

Eu fui praticante de Kung-Fu e Capoeira na juventude.
Hoje com 50 anos comecei no BJJ em Outubro/2017.
Meu filho de 24 anos se graduou faixa roxa em Dublin na Irlanda.

Sempre tive vontade de praticar o Jiu-Jitsu e agora tenho um filho que é praticante e participa de campeonatos.
Acabei até ganhando um kimono dele.

Mas não é fácil.
Após os treinos sempre fico com dores que duram uma semana.
Já trinquei uma costela e tive distensões musculares.
As dores nas pontas dos dedos nem se fala rsrsrsrs..

Mas é isso aí, não vou desistir e quero ver se esse ano vou rolar lá na Irlanda com meu filho e apanhar um pouco claro...

Abraço a todos.
Maneiro. Também sofro bastante com as articulações dos dedos...
Cheguei a quebrar o anular da mão direita uma vez, preso no kimono.
Quando tiver rolado com o seu filho, conta aqui pra gente como foi!

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 04 Jan 2018 11:47

Maverick escreveu:
03 Jan 2018 19:20
Com o meu filho foi a mesma coisa, o que eu fiz e deu certo foi me afastar um pouco quando ele tá treinando, procuro não ficar muito em cima olhando.
E quando eu tô vendo, ele já aprendeu a não ficar me "procurando" e manter a concentração no que tá fazendo.

Agora esse lance de chorar quando perde é da idade e quanto mais ele competir, mais fácil vai ser lidar com isso.
Mas é duro ver um filho chorando uma derrota, graças a deus meu filho já passou dessa fase.
Fala Maverick, é o que venho fazendo, mas é complicado pra mim, pois gosto de fazer parte da evolução dele. Vou ficar mais um tempo ausente pra ver se essa fase passa.

Obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcelo BJJ » 04 Jan 2018 11:50

warrior escreveu:
04 Jan 2018 08:23
Quando eu era mlk e ja treinava era assim também, eu não suportava ver alguém melhor que eu, eu queria ser melhor que o mlk entre as crianças que era melhor, até hoje sou assim, vejo alguém melhor eu ja quero treinar mais para poder conseguir bater de frente com tal pessoa, até nas coisas no aprendizado de escola, em prova eu queria conseguir bater de frente com os cdf kkkk mas quando era mlk numa dessa eu ganhando de toda criançada até mais velha , ai chegou um japinha e me deu cacete no treino kkkkk rapaz eu fiquei puto da vida, chorei porque perdi no treino mas ali na época meu pai e o professor pegou e falou você tem que ver a derrota como aprendizado, e ver aonde errou e buscar arrumar isso, e como eu era muito explosivo, meu pai e minha mãe começou a falar, calma não vai adiantar voce ficar nervoso, gritar, chorar, a situação ja passou e não vai mudar, tem que consertar e procurar sempre manter a calma... depois quando comecei a dar aula de muay thai, quando pegava uma criançada competitiva eu passava isso a eles, calma, perder não é o fim do mundo, tem sempre que procurar manter a calma e se vc errou procure concertar para não errar mais nesse ponto, todos perdemos em alguma coisa um dia, mas ficar nervoso não muda a situação... é saber conversar e procurar ir sempre conversando e acalmando... não tenho filhos, mas procurava passar isso para a mulecada, teve umas mães que falavam para mim que a maioria começou a pensar quando ia ficar nervoso...que passaram a controlar mais as situações...

abraços.
Obrigado pelo seu relato, o Mestre dele tem tentado passar essa mensagem, mas ela só dura por um tempo, depois volta tudo ao normal. Meu único medo é que isso faça ele desistir.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: Pais e Filhos no Jiu-Jitsu

Mensagem por Marcial » 13 Jan 2018 07:48

Rubira escreveu:
12 Jan 2018 02:53
Minha filha tem um aninho e quero introduzir ela no JJ assim que possível. Qual idade é a ideal?
Meu filho entrou com 8 anos, e lá na Academia tem uns menores, de 5 ou 6 anos. Acho que o lance (e maior dificuldade) é tentar encontrar um lugar com professor qualificado para crianças e que tenha uma turma infantil com coleguinhas da idade dela. Abs!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes