Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Lex Babyface
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6140
Registrado em: 14 Jun 2014 20:06
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Lex Babyface » 05 Nov 2017 12:10

Nada a ver, o Brazilian é pra dizer que nasceu aqui, não que é exclusividade nossa.
Imagem

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Chet Baker » 05 Nov 2017 23:24

Aqui no Brasil é jiu jitsu mesmo.
Agora lá fora não me incomodo que chamem de bjj. Pelo menos há referência do local em que a arte se desenvolveu e diferencia do ju jistsu japonês .
Imagem

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Tartaruga » 05 Nov 2017 23:37

Acho que o nome BJJ já existia, mas pegou de vez com uma campanha da IBJJF, um pouco antes de mudar a sede pros EUA. Criaram um produto de exportação.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por viniciusfs » 06 Nov 2017 05:58

O brazillian nem deveria existir. Metade do nome é inglês, metade em japonês pra uma arte marcial dita como brasileira. BJJ é claramente o nome do produto, o que é lamentável. Se não existiesse a treta com o nome Gracie o produto seria Gracie Jiu-jitsu.

Sou daqueles que acredita que o que fazemos hoje é uma evolução/continuação do que os japoneses tem feito, que pensa que judo e jiu-jitsu são esportes com regras diferentes mas origem na mesma arte marcial. Eu acho que é tudo jiu-jitsu e não tem dono.
Imagem

Avatar do usuário
Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 207
Registrado em: 14 Jul 2014 12:17
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Marcel Firefighter » 06 Nov 2017 07:46

Falta de conhecimento histórico, de entender que o Brazilian Jiu Jitsu é uma das formas de jiu jitsu, não a única. Ademais, já pensou tirar o Thai do Muay Thai pq ele foi exportado pro mundo inteiro?
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

Rodrigo muleta
Mensagens: 79
Registrado em: 09 Dez 2015 13:17
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Rodrigo muleta » 06 Nov 2017 08:34

Discussão interessante... Não chamamos o futebol de English footbal e nenhum outro esporte pelo nome do País. Por outro lado, é um orgulho nossa luta ser tratada lá fora por Brazilian jiu jitsu.

Voltolinibjj
Mensagens: 31
Registrado em: 29 Set 2017 12:54
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Voltolinibjj » 06 Nov 2017 09:56

BJJ é uma vertente do JJ, o fundamento é o mesmo, porém com diferentes formas/movimentos. É uma arte aprimorada, não vejo motivos por não chamar-se de Brazilian Jiu-Jitsu.
"Mar calmo não faz um bom marinheiro"

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por armlock » 06 Nov 2017 12:43

Na minha opiniao isso eh bobagem.. a ideia de que tudo eh jujutsu eh falha.

Nao ha porque nao deixar o nome Gracie JJ or BJJ no contexto historico atual. Se voces forem no japao e perguntarem sobre o legitimo "japanese jujutsu" vao olhar para voce com uma expressao perplexa e perguntar qual deles. Algumas das escolas tradicionais, em ordem alfabetica:

Hontai Yōshin-ryū (Takagi Ryu)
Kashima Shin-ryū
Kitō-ryū
Kukishin-ryū
Kyushin-ryū
Sekiguchi-ryū
Shindō Yōshin-ryū
Sōsuishi-ryū
Takenouchi-ryū
Tatsumi-ryū
Tenjin Shin'yō-ryū
Yagyū Shingan-ryū
Yōshin-ryū

Cada uma se especializava em algo diferente. Kano mesmo estudou algumas, se nao me engano, pelo menos Kito e Tenjin. O proprio judo, quando chegou no Brasil ainda era frequentemente referenciado como Kano jujutsu. Na sua maior parte, BJJ se manteve bem proximo do judo (kano jujutsu) original, "infelizmente" diminuindo muito o enfase as quedas em prol de ganhar combates 1 x 1, ja que o proprio Kano havia observado que o chao era mais rapido de se ganhar proficiencia do que a parte em pe. E afinal a meta de aprender GJJ historicamente era ganhar combates reais e se defender em brigas.

Portanto qual o problema em se ter o "Gracie-ryū", :bleh: a menos que disputem ser plagio do judo...

Alias, o colega Tony tinha uma excelente pagina comentando a historia do BJJ. Possivelmente a melhor que ja conheci. Nao sei se ainda existe. Espero que sim.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por jitsunaja » 06 Nov 2017 15:37

Rodrigo muleta escreveu:
06 Nov 2017 08:34
Discussão interessante... Não chamamos o futebol de English footbal e nenhum outro esporte pelo nome do País. Por outro lado, é um orgulho nossa luta ser tratada lá fora por Brazilian jiu jitsu.
Pra diferenciar o "soccer" do "football" o mundo todo chama o esporte de futebol americano.. não vejo nada demais em ter o Brazilian no nome, além de diferenciar do JJJ. Abs.

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por -meph- » 13 Nov 2017 09:27

Gracie/Brazilian Jiu-Jitsu é o "estilo Gracie/Brasileiro" de Jiu-Jitsu, assim como o Judô é o "estilo Kano" de Jiu-Jitsu.

No Japão era, e ainda é, visto que Yoshizo Machida chama sua versão de Karatê Shotokan de "Machida Ryu", comum a cultura de criar seu próprio estilo, e chamá-lo de um nome diferente, mesmo você sendo discípulo de um mestre conhecido.

Jiu-Jitsu é um nome genérico para conjuntos de técnicas que não utilizavam golpes traumáticos, assim como Karate é para golpes de mãos nuas e Kung-fu é para exercício físico.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
pauloeduardo2906
Mensagens: 68
Registrado em: 14 Jul 2014 16:56
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por pauloeduardo2906 » 13 Nov 2017 10:35

Eu penso que o BJJ é um estilo do Jiu-Jitsu, pois foi adaptado do tradicional, onde é completamente diferente do nosso! Mas é o que eu acho...assim como o muay boran é diferente do muay thai, o judô tradicional é diferente do judô olímpico e etc...
Imagem

Ídolos:Anderson Silva no MMA, Roger Gracie no Jiu Jitsu e Buakaw Banchamek no K1

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por RicardoBJJ » 17 Nov 2017 16:53

Não dou 20 anos pra arte ser convertida de vez para American Jiu-Jitsu, ou algo parecido.
Imagem

Avatar do usuário
Edward Khil
Mensagens: 396
Registrado em: 28 Jun 2015 23:07
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Edward Khil » 17 Nov 2017 21:15

Todo mundo sabe que o jiu-jitsu é japonês. Mas deixa o povo chamar de BJJ, não há problemas nisso e nem razão pra se perder tempo com isso. Saulo deve tá com o tempo dele muito ocioso...
Направление? Какое направление?!

Andrey
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por Andrey » 19 Nov 2017 08:18

jitsunaja escreveu:
06 Nov 2017 15:37
Pra diferenciar o "soccer" do "football" o mundo todo chama o esporte de futebol americano.. não vejo nada demais em ter o Brazilian no nome, além de diferenciar do JJJ. Abs.
Eu nao vejo o porque ser chamado somente de JJ, pois existem vertentes do mesmo...

Agora, o mundo todo fala soccer? Kkkkkk para né.

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: Saulo Ribeiro: "Nós deveríamos tirar o 'brazilian' do brazilian jiu jitsu"

Mensagem por jitsunaja » 20 Nov 2017 05:38

Andrey escreveu:
19 Nov 2017 08:18
Eu nao vejo o porque ser chamado somente de JJ, pois existem vertentes do mesmo...

Agora, o mundo todo fala soccer? Kkkkkk para né.
?
Não foi isso que eu falei. Falei que o mundo todo se refere ao futebol americano como "american football".

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 276 visitantes