SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2985
Registrado em: 01 Out 2014 16:24
Contato:

SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Atibaia » 11 Out 2017 16:15

Eu talvez tenha sido um dos professores que mais erraram no jiu jitsu desde que comecei a dar aulas aos 15 anos de idade, já errei em não entregar uma boa aula ao meu aluno por não entender o que ele precisava, já errei ao exagerar no aquecimento e exaurir meus alunos antes mesmo do treino começar, já errei em querer que as coisas fossem sempre do meu jeito (afinal eu era o professor) entre tantos outros, porém talvez o meu maior erro e que deve ter me custado centenas de alunos foi o corredor polonês.

Tudo começou como uma brincadeira em minha academia no Clube Federal onde comecei a dar aulas sozinho em 1988, (na academia de meu mestre não havia esse costume), logo não sei bem da onde eu tirei essa terrível idéia mas o fato é que a usei por muito tempo e ela se espalhou pelo jiu jitsu em uma velocidade assustadora, possivelmente outros professores como eu começaram por si próprios e talvez outros tantos eu de alguma forma tenha influenciado, a esses eu peço minhas sinceras desculpas, porém o fato é que esse ritual se tornou parte do ambiente das academias de jiu jitsu os alunos suportavam aquilo e até gostavam pois parecia um teste como aqueles que vemos em filmes de guerra onde os quartéis militares preparam seus soldados para enfrentar as dificuldades que estão por vir, os alunos se sentiam merecedores daquela nova faixa por terem suportado aquele espancamento que no fundo não tinha nenhum propósito.

O tempo passou e as academias de jiu-jítsu voltadas cada vez mais para a competição e priorizando sempre a participação de alunos casca-grossas não sentia nenhuma necessidade de mudar a festa de graduação afinal ser casca grossa era uma quase obrigação, e o que era um simples corredor para um cara acostumado a sofrer no treino de jiu jitsu para competição?

Um belo dia tive uma experiência que me fez repensar tudo a esse respeito, eu já vinha estudando e cada dia mais entendendo que estávamos nos afastando do que o jiu jitsu precisava em termos de oferecer o jiu jitsu para todos e não só apenas para a turma de competição, porém em uma festa de graduação tivemos a presença da mãe de um aluno que iria se graduar naquele dia, ela estava a principio toda orgulhosa provavelmente esperando uma glamurosa cerimônia (alias como deveria ser) quando de repente o “corredor” foi formado, gritos de Uh vai morrer eram entoados por todos os quase 100 alunos que estavam no tatame, e lá foi o garoto passar por aquela insanidade, a mãe ficou apavorada e disse ao pai que deveriam denunciar aquilo em uma delegacia! O pai estava dividido entre o orgulho de ver o filho vencer aquela situação e conquistar a tão sonhada faixa e o de acalmar a mãe, o filho foi graduado e sua felicidade fez com que a mãe desistisse de prestar queixa e aceitasse apenas parabenizar o filho, porém aquilo para mim foi a gota d’água e a comprovação de que algo muito errado estava acontecendo e que era preciso mudar.

Nunca mais permiti que houvesse isso em minha academia, pelo contrário agora o teste não é de resistência mas sim de técnica, os exames de faixa tomaram o lugar do corredor polonês e o resultado é indiscutivelmente melhor, meus alunos são submetidos a um teste justo e que os confronta com o que realmente interessa se minha escola esta conseguindo ensina-los um bom jiu-jítsu.

Essa mudança não aconteceu de forma isolada e por isso não posso atribuir o crescimento de minha academia somente a ela, já contei para vocês algumas mudanças que implementei em minha escola e que todas juntas produzem o resultado que tenho hoje mas uma certeza eu tenho, o Corredor Polonês deveria ser abolido de todas as escolas de jiu jitsu do mundo.

E a sua academia como funciona?

um forte abraço e até a proxima

Fabio Gurgel

Fonte: http://fabiogurgel.com.br/news/2017/10/ ... omment-589

Embora eu ache que seja tradição do jiu-jitsu, o corredor polonês na graduação é um negócio que assusta quem não está acostumado.

E ai, o que acham da opinião do Gurgel?

Andrezao
Mensagens: 4282
Registrado em: 12 Out 2014 06:46
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Andrezao » 11 Out 2017 16:47

Se o General que quem criou essa parada falou que não tem nada a ver mais isso ta falado.
Fiquei sabendo hoje quando ele fez esse post q ele foi o criador dessa tradição.
Imagem
Black Belt under Fabio Gurgel

Avatar do usuário
Leeo
Mensagens: 2703
Registrado em: 03 Fev 2016 19:27
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Leeo » 11 Out 2017 16:49

Na minha academia o professor segue as riscas os passos do Fabio Gurgel.

Não tem faixada e tem exame.

O exame não é fácil não.
Ninguém recebe a faixa de brinde, cai defesa pessoal, quedas, raspagens de guarda fechada, guarda aberta, meia guarda, reposição do 100kg, da montada, das costas, pegada de costas, finalizações da guarda, do 100kg, da montada, das costas, passagens de guarda, passagens de meia guarda etc...
Além do que pra prestar o exame vc tem que ter recebido os 4 graus, vc recebe o grau depois de uma quantidade mínima de aulas, de acordo com a faixa (30 aulas nos brancas, acho que 50 nos azuis e assim sucessivamente).

No ultimo exame quem foi graduado teve que rolar com todos da academia, por uns 2 ou 3 minutos com cada, sem parar, e o adversário escolhe a posição pra começar.
Acho muito mais interessante.
Editado pela última vez por Leeo em 11 Out 2017 16:55, em um total de 2 vezes.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por RicardoBJJ » 11 Out 2017 16:52

tem que ter bom senso. Tem coisas que não dá mais pra fazer mesmo. Corredor é de boa, batendo com a devida proporção de força em quem recebe a pancada (criança, mulher não competidora, tiozinho, não dá pra sentar a mão da mesma forma que nos orelhudos casca).

Foda foi um vídeo que vi no facebook hoje, numa suposta graduação, um cara gordão fx marrom >100kg dá um power bomb num guri fx azul que não devia ter nem 60 kg. Aí não né..
Imagem

Avatar do usuário
Ozz
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Jan 2016 21:38
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Ozz » 11 Out 2017 17:51

Sempre achei zoado... Onde eu treino não tem isso. Sempre tem alguém que perde a mão e exagera, aí é foda...
Imagem

Avatar do usuário
BM8
Mensagens: 145
Registrado em: 03 Jul 2014 01:21
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por BM8 » 11 Out 2017 22:40

Andrezao escreveu:
11 Out 2017 16:47
Se o General que quem criou essa parada falou que não tem nada a ver mais isso ta falado.
Fiquei sabendo hoje quando ele fez esse post q ele foi o criador dessa tradição.

E depois falam mal do sistema de Gracie Barra :dunno:

Andrezao
Mensagens: 4282
Registrado em: 12 Out 2014 06:46
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Andrezao » 11 Out 2017 23:39

BM8 escreveu:
11 Out 2017 22:40
E depois falam mal do sistema de Gracie Barra :dunno:
Eu não falo mal. Acho que a GB um exemplo é pioneira na administração profissional de academia. Acho até que muitas coisas serviram para a Alliance.
Imagem
Black Belt under Fabio Gurgel

Andrezao
Mensagens: 4282
Registrado em: 12 Out 2014 06:46
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Andrezao » 11 Out 2017 23:40

café c/ leite escreveu:
11 Out 2017 22:52
Pessoal, acho que ele não tá falando de faixada, pelo que entendi esse corredor é valendo porrada de mão nua.

Não. É sobre faixada mesmo. Que eu saiba na Allaince nunca teve porrada de mão pelada.
Imagem
Black Belt under Fabio Gurgel

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Maverick » 12 Out 2017 06:56

RicardoBJJ escreveu:
11 Out 2017 16:52
tem que ter bom senso. Tem coisas que não dá mais pra fazer mesmo. Corredor é de boa, batendo com a devida proporção de força em quem recebe a pancada (criança, mulher não competidora, tiozinho, não dá pra sentar a mão da mesma forma que nos orelhudos casca).

Foda foi um vídeo que vi no facebook hoje, numa suposta graduação, um cara gordão fx marrom >100kg dá um power bomb num guri fx azul que não devia ter nem 60 kg. Aí não né..

É isso, apesar de ter sempre um sem noção que exagera na força no geral o pessoal até curte.
Agora, competidor passa apertado lá na academia, tem que ir sem camisa e se reclamar passa de novo.
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por minhoca » 12 Out 2017 09:15

Eu treino na Gracie Barra, recentemente foi retirado o corredor, entretanto eu gosto dessa tradição do corredor, somente com faixada, mas apoio o método que foi implantado de realização de exame de faixa.

Andrezao
Mensagens: 4282
Registrado em: 12 Out 2014 06:46
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Andrezao » 12 Out 2017 11:28

café c/ leite escreveu:
12 Out 2017 09:37
Estranho, ele fala que criou esse corredor sendo que faixada tem até no judô.
Nao sabia que tinha no Judo. faz tempo que tem isso ?
Talvez ele tenha começado isso no JJ.
Imagem
Black Belt under Fabio Gurgel

Avatar do usuário
Tubarao Floripa
Mensagens: 5431
Registrado em: 07 Out 2014 22:53
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por Tubarao Floripa » 12 Out 2017 13:40

Treinava numa academia que tinha corredor de faixada com participação de crianças ou pessoas muito jovens, ou iniciantes que estavam ganhando a porra de 1 grauzinho na branca! Puta estupidez.

Pra piorar a selvageria um imbecil me laçou com a faixa pra eu não sair, virei alvo de faixadas consecutivas sem poder progredir no corredor. Então desferi um chute contra ele pra me soltar e o professor acabou com a dinâmica pra não dar briga.

Se o cara tá trocando de faixa, como a azul, roxa, marrom e preta, que já precisa ser experiente e adulto, até acho legal fazer essa batizado. Mas fazer passar gente muito jovem, iniciantes por causa de 1 grau na branca, laçar a pessoa ou dar nó na faixa pra doer mais, é coisa de professor ignorante. Se eu fosse pai e visse isso também ia fazer rolo.
"Enviado da minha internet discada usando Windows 95."

Nick velho: ZARBON :enhancedwheelchair:
https://wadovaletudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
BM8
Mensagens: 145
Registrado em: 03 Jul 2014 01:21
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por BM8 » 12 Out 2017 15:02

minhoca escreveu:
12 Out 2017 09:15
Eu treino na Gracie Barra, recentemente foi retirado o corredor, entretanto eu gosto dessa tradição do corredor, somente com faixada, mas apoio o método que foi implantado de realização de exame de faixa.
Treina em qual unidade?! Pois, infelizmente, mesmo com PCI, alguns professores não respeitam e muito menos praticam as normas e regras da GB.

Digo isso pois o corredor foi retirado no inicio dos anos 2000, e totalmente abolido com a implantação dos programas.

Muitas escolas, que não estão obedecendo as normas e regras, estão recebendo cartas de advertências e correndo o risco de serem expulsas da rede!

Avatar do usuário
jitsunaja
Mensagens: 2052
Registrado em: 17 Jun 2014 12:25
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por jitsunaja » 12 Out 2017 16:44

Acho corredor polonês uma besteira tb, mas não acho nada demais ter. Falo que é besteira pq sempre tem um joselito achando que ele é o carrasco e o graduado é Jesus. Último corredor polonês que eu vi deram uma faixada no olho de um faixa marrom, o cara segurou o choro, mas a cara ficou roxa na mesma hora.. isso cara de uns 40 anos de idade. É uma brincadeira que nunca vi muita graça, mas que se vc for amigo de todo mundo e levar na esportiva pode ser legal. Minha academia no rio não fazia, na Atos já vi fazerem.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: SUA ACADEMIA AINDA TEM O “CORREDOR POLONÊS” NA HORA DA GRADUAÇÃO?

Mensagem por minhoca » 12 Out 2017 18:47

BM8 escreveu:
12 Out 2017 15:02
Treina em qual unidade?! Pois, infelizmente, mesmo com PCI, alguns professores não respeitam e muito menos praticam as normas e regras da GB.

Digo isso pois o corredor foi retirado no inicio dos anos 2000, e totalmente abolido com a implantação dos programas.

Muitas escolas, que não estão obedecendo as normas e regras, estão recebendo cartas de advertências e correndo o risco de serem expulsas da rede!
Treino em Curitiba, quando eu me referi recentemente foi dos anos 2000 e pouco, infelizmente tive que para de treinar por um tempo e quando voltei já não havia mais o corredor, não acompanhei a implantação dos PCI e nunca me interessei em fazer esse programa, em qual cidade você treina irmão? abraço

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes