Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 26 Jul 2017 17:35

Quanto quem ta desmerecendo o Buchecha, que na minha opinião hoje é IMBATÍVEL no cenário Jiu-Jitsu esportivo, simplesmente nao sabe o q ta falando e n tem a ideia o quanto é difícil ganhar UM mundial na faixa preta, o que tem de cara MUITO bom que nunca ganhou um mundial IBJJF nao ta no papel, o kra ganhou 10 e é o recordista de absolutos com 5.

Avatar do usuário
Cristiano
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Nov 2014 21:17
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Cristiano » 26 Jul 2017 18:31

Gardenal_JJ escreveu:
26 Jul 2017 17:35
Quanto quem ta desmerecendo o Buchecha, que na minha opinião hoje é IMBATÍVEL no cenário Jiu-Jitsu esportivo, simplesmente nao sabe o q ta falando e n tem a ideia o quanto é difícil ganhar UM mundial na faixa preta, o que tem de cara MUITO bom que nunca ganhou um mundial IBJJF nao ta no papel, o kra ganhou 10 e é o recordista de absolutos com 5.
É muito da cultura do brasileiro falar mal de tudo e de todos, ninguém escapa.....

O Buchecha é um monstro, mas daqui há 50 anos não será mais lembrado e se o for, será como o segundo maior atleta de Jiujistu esportivo, ele perdeu simplesmente a única luta que não poderia perder na vida dele......

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Alemartins » 26 Jul 2017 18:55

Não vai ser lembrado pela multidão escrota. Por quem treina DE VERDADE, pode ter certeza que vai.
De verdade, não ir duas vezes por semana, fazer 5 minutos de força, sentir o ombro e meter o louco pra fora do treino como metade dos praticantes fazem.

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Tartaruga » 26 Jul 2017 19:14

Jiu-Jitsu tá crescendo, é normal que tenha um monte de gente falando besteira. O mesmo ocorre com o MMA, com o futebol e qualquer esporte que atinja o grande público.

No final das contas "muita gente fala muita coisa", os atletas que estão nas cabeças já se acostumaram com isso e nem ligam mais.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por NoFunAtAll » 26 Jul 2017 19:19

Não vai ser lembrado???? PQP, vc tem ideia do que é ter 10 títulos mundiais, sendo 5 no absoluto, aos 27 anos???

Pra comparar, se não me engano, na mesma idade o Roger tinha "só" 6, com 1 absoluto. O auge real do Roger veio depois dos 29.

Então para e pensa em tudo que o Buchecha ainda tem condições de ganhar se decidir competir por mais 5 anos.
Imagem

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Carioca SP » 26 Jul 2017 19:28

Tô precisando aprender defesa de estrangulamento, alguém pode me ensinar?
Ah, mas não é defesa pra qualquer um aplicando, é defesa contra o Roger!

Nego discutindo, perdendo tempo e pegando ar, enquanto não reconhece a beleza esportiva que foi o evento, e principalmente a luta!
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por armlock » 26 Jul 2017 19:39

Tony Ferraz escreveu:
26 Jul 2017 00:37
Não teve nada de mais e foi simples e fácil na sua visão. Te proponho algumas reflexões que te farão um lutador de JJ melhor, e se dê por muito satisfeito se vc conseguir respondê-las até o fim de sua jornada no Jiu Jitsu:

- Por que o Buchecha não conseguia entrar os singles?
- Por que os que entraram não derrubaram?
- Por que o roger chamou com uma mão na faixa e outra na manga e depois duas na mesma manga?
- Por que o Buchecha virou quase de costas e não conseguiu estourar a pegada?
- Por que o Roger pulou nas costas sem os ganchos?
- Por que os ganchos entraram mesmo com o buchecha puxando ele pra frente, como num seoi?
- Por que o Roger não colocou os ganchos pontuando, mas cruzou-os acima da linha do quadril?
- Por que o buchecha não conseguiu escapar, mesmo estando com as costas quase no chão?
- Por que, mesmo tentando, o Buchecha não conseguiu livrar a cabeça por debaixo do cotovelo do roger?

Essas são questões que não são simples e levam anos para responder...

Hehe.. lutao! Vou morder a isca, mesmo estando tanto tempo fora do game...Obviamente nao vou dizer nada de novo ou que nao esteja no video para o pessoal que treina, mas sao os pontos chaves que me chamaram atencao.

- Por que o Buchecha não conseguia entrar os singles? - Por que os singles que entraram não derrubaram?
O Roger usou uma defesa diferente da classica de wrestling (sprawl) para os singles, ele rodou/toreou, redirecionando o Buchecha pela manga o que o desequilibrava continuamente. Mesmo quando pegou, o redirecionamento continuo o fazia perder a forca, e sendo o Roger grande e pesado, ajudou bastante na defesa ate ele sair da area de combate.

- Por que o roger chamou com uma mão na faixa e outra na manga e depois duas na mesma manga?
Na cintura, dependendo do que o Buchecha fizesse, ele o manteria afastado para repor ou levantar.
Na ultima luta, la pelos 3 minutos quando colocou o Buchecha na guarda, eles acabaram na mesmissima exata posicao. Exceto que Roger segurou com as duas maos o braco direito, o que permitiu o Buchecha rodar e pegar os pes com a esquerda. Deu um trabalho de cao sair depois... Desta vez ele segurou a esquerda e anulou o contra ataque do Buchecha...
Quanto a estourar... nao sei. Sao dois gigantes e os grips devem ser alicates.

- Por que o Roger pulou nas costas sem os ganchos?
- Por que os ganchos entraram mesmo com o buchecha puxando ele pra frente, como num seoi?

O Roger usou o cotovelo bem aberto da mesma forma que quando ele vai pegar a gola para o estrangulamento da montada. Ele sempre abre bem para nao ser "upado". Fez a mesma coisa das costas. Complementou bem apoiando com a cabeca quando a mao entrou, mas nessa hora obviamente o comprimento das pernas dele criam um momento (fisica) que diminui a velocidade de rotacao, dando mais tempo para ele colocar a outra mao e se recompor... se fosse um camarada mais curto acho que tinha ido... Mas ele tambem sabe identificar suas proprias alavancas e riscos.

Os ganchos entraram quando o Buchecha tenta levantar, ja que a mao esquerda continua controlada pelo Roger.

- Por que o Roger não colocou os ganchos pontuando, mas cruzou-os acima da linha do quadril?

Sentiu que a mao estava entrando e resolveu partir para a finalizacao - dane-se pontos - ai subiu as pernas para ficarem embaixo das costas do Bucheca, e evitar que as costas fossem para o chao.

- Por que o buchecha não conseguiu escapar, mesmo estando com as costas quase no chão?
- Por que, mesmo tentando, o Buchecha não conseguiu livrar a cabeça por debaixo do cotovelo do roger?

Com a subida das pernas o tronco do bucheca estava apoiado na coxa/abdomem do Roger. Dava para manter o cotovelo abaixo...

E foi isso que vi. Aguardo insights valiosos de detalhes vistos pelo pessoal mais experiente.
Editado pela última vez por armlock em 27 Jul 2017 11:03, em um total de 2 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

pepao
Mensagens: 110
Registrado em: 05 Out 2014 11:23
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por pepao » 26 Jul 2017 23:25

Bela análise armlock.
O Roger pensou e fez tudo isso (e provavelmente alguns outros detalhes) em milésimos de segundos rs
GOAT

Avatar do usuário
R_tosti
Mensagens: 56
Registrado em: 15 Out 2014 17:41
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por R_tosti » 27 Jul 2017 00:25

Não sei se vocês perceberam, mas ao longo da semana o Roger jogava toda a responsabilidade no Buchecha, é campeão mundial recentemente, está muito forte e blá blá blá. Roger é das antigas e um cara muito inteligente até mesmo para brincar com o psicológico de seu adversário antes da luta.

Achei que o Buchecha aceitou muito o jogo do Roger, não me lembro de luta dele, desde a roxa, que tenha ficada nesse ritmo, o cara é sempre agressivo, e quando se posicionou para atacar a perna, Roger matou o braço facilitando a transição para as costas, uma situação que raramente o Buchecha cairia, tanto que se enrolou todo para se defender. No semblante do Roger você vê que ele nem faz força na pegada, Buchecha já no desespero, pois não está acostumado a tomar sufoco assim, facilitou até mais o ajuste da mão, aí meu camarada f...
Imagem

Alliance Leblon - RJ #Alliance

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Tartaruga » 27 Jul 2017 02:24

o que pude notar...

- O Buchecha é fenomenal, mas seu arsenal de quedas embora extremamente eficiente é um pouco repetitivo. Ele não se preocupa muito porque a técnica, conciliada ao peso, força e explosão geralmente lhe garantem os dois pontos. É difícil não desestabilizar e ficar em pé quando ele agarra.

- Roger percebeu que o Buchecha entrava o single leg sempre do mesmo lado, tanto é que deixou a perna desse lado fazendo base atrás , o que deu mais tempo pra defesa. Além disso buscava na luta em pé, o domínio da manga do braço que o Buchecha ia entrar, dificultando as entradas. A queda tava manjada.

- O domínio de manga impedia o giro para o lado direito , portanto limitava possíveis ataques de perna e pé. Esse domínio também dificultava o Buchecha abraçá-lo, quando o Roger saísse de baixo.

- Roger estudou a movimentação do Buchecha, posturou numa tentativa de raspagem invertida e nesse "seoi ajoelhado", no finalzinho. Acho até usou a cabeça no chão pra apoiar e não tomar uma inversão. Depois deu um tranco pra trás pegando as costas, caindo meio de lado.

- O lance da gola eu acredito que tenha sido parecido com a finalização que o Malfacine conseguiu contra o Caio Terra, no Pan de 2015. Quando a gola entrou junto com o primeiro gancho ele tinha uma decisão a fazer, em milésimos de segundos. Ou atacava o outro gancho ou apertava o estrangulamento, sentiu que o adversário ia tentar evitar os 4 pontos e portanto ia defender os ganchos e apostou no arco e flecha.

- O Buchecha não escapou porque embora os ganchos não estivessem na posição pra ganhar os 4 pontos, ele estava preso entre as pernas do Roger, que tinha certo domínio sobre ele com as pernas.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 27 Jul 2017 09:01

Tartaruga escreveu:
27 Jul 2017 02:24
o que pude notar...

- O Buchecha é fenomenal, mas seu arsenal de quedas embora extremamente eficiente é um pouco repetitivo. Ele não se preocupa muito porque a técnica, conciliada ao peso, força e explosão geralmente lhe garantem os dois pontos. É difícil não desestabilizar e ficar em pé quando ele agarra.

- Roger percebeu que o Buchecha entrava o single leg sempre do mesmo lado, tanto é que deixou a perna desse lado fazendo base atrás , o que deu mais tempo pra defesa. Além disso buscava na luta em pé, o domínio da manga do braço que o Buchecha ia entrar, dificultando as entradas. A queda tava manjada.

- O domínio de manga impedia o giro para o lado direito , portanto limitava possíveis ataques de perna e pé. Esse domínio também dificultava o Buchecha abraçá-lo, quando o Roger saísse de baixo.

- Roger estudou a movimentação do Buchecha, posturou numa tentativa de raspagem invertida e nesse "seoi ajoelhado", no finalzinho. Acho até usou a cabeça no chão pra apoiar e não tomar uma inversão. Depois deu um tranco pra trás pegando as costas, caindo meio de lado.

- O lance da gola eu acredito que tenha sido parecido com a finalização que o Malfacine conseguiu contra o Caio Terra, no Pan de 2015. Quando a gola entrou junto com o primeiro gancho ele tinha uma decisão a fazer, em milésimos de segundos. Ou atacava o outro gancho ou apertava o estrangulamento, sentiu que o adversário ia tentar evitar os 4 pontos e portanto ia defender os ganchos e apostou no arco e flecha.

- O Buchecha não escapou porque embora os ganchos não estivessem na posição pra ganhar os 4 pontos, ele estava preso entre as pernas do Roger, que tinha certo domínio sobre ele com as pernas.
Bela análise Tartaruga!


Arrisco a dizer que muito dificilmente alguém ganhará 10 títulos mundiais no Jiu-Jitsu mesmo que em um futuro distante e JAMAIS alguém alcançará um penta absoluto(isso pq estamos falando de hoje, porque nao vejo ninguém derrotando o buchecha ainda no ano que vem).

Avatar do usuário
ramoscwb
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 319
Registrado em: 19 Jul 2014 10:43
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por ramoscwb » 27 Jul 2017 11:03

Eu acho que o Roger estudou demais o Buchecha, qual perna ele entra mais no single leg, onde ele bota força, onde ele explode e acredito que ele tinha contra medida pra qualquer coisa...

Agora, por ser quem é, uma brecha, ele pega, uma lapela dando sopa, uma esgrima... e pra ele está tudo no automático, deu mole ele pega.

Buchecha monstro acima de qualquer análise e discussão, só que o Roger é o Roger.

Lutão do caramba e não tem demérito nenhum na atuação do Buchecha, foi uma conjunção de fatores que levou àquele resultado.
Imagem

“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. – Invictus. Henley, William Ernest.

Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por NoFunAtAll » 27 Jul 2017 11:21

Roger é o que o Bruce Lee chamava de "formless form", ou "mente vazia". Eu não acho que durante as transições ele precisa pensar sobre o que nem como ele tá fazendo.

Dizem que o certo é botar os ganchos pra fazer os pontos. Que o certo é não cruzar os pés no armlock. Que vc não pode deixar o adversário te tombar pra frente qdo tá pegando as costas.

Mas ele faz tudo diferente, do jeito dele e no automático, e com timing e execução perfeita.

Eu acho que ninguém nunca chegou, e dificilmente vai chegar, no nívell técnico dele no Jiu Jitsu.
Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 27 Jul 2017 11:30

ramoscwb escreveu:
27 Jul 2017 11:03
Eu acho que o Roger estudou demais o Buchecha, qual perna ele entra mais no single leg, onde ele bota força, onde ele explode e acredito que ele tinha contra medida pra qualquer coisa...

Agora, por ser quem é, uma brecha, ele pega, uma lapela dando sopa, uma esgrima... e pra ele está tudo no automático, deu mole ele pega.

Buchecha monstro acima de qualquer análise e discussão, só que o Roger é o Roger.

Lutão do caramba e não tem demérito nenhum na atuação do Buchecha, foi uma conjunção de fatores que levou àquele resultado.
Exatamente, o Roger Gracie(provavelmente pela primeira vez na carreira) estudou o Buchecha, já o contrário é um pouco difícil de ser feito visto que o Roger Gracie é um pouco imprevisível e tem um jogo muito básico para ser estudado.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Roger Gracie vs Marcus Buchecha - Gracie Pro de Jiu-Jitsu

Mensagem por RicardoBJJ » 27 Jul 2017 15:58

Gardenal_JJ escreveu:
27 Jul 2017 11:30
Exatamente, o Roger Gracie(provavelmente pela primeira vez na carreira) estudou o Buchecha, já o contrário é um pouco difícil de ser feito visto que o Roger Gracie é um pouco imprevisível e tem um jogo muito básico para ser estudado.
fora que não tem nada mais recente pra estudar. só suas lutas ao longo dos anos 2000, mas faz tempo.

Já material recente pra estudar o Buchecha, tem aos montes.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 102 visitantes