"renzogatame"?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

"renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 29 Jun 2017 11:25

Alguém chegou a ver a modificação que o Renzo Gracie diz ter realizado no katagatame? Tem uns dois vídeos dele com o Damian Maia explicando uma alteração na pegada, confesso que já vi umas 100 vezes e não consegui entender a mecânica que ele usa.

Avatar do usuário
Ozz
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Jan 2016 21:38
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Ozz » 29 Jun 2017 11:38

phpBB [video]


esse aqui né? pelo que eu entendi ele só levanta o quadril pra por mais pressão na cabeça (tipo o von flue choke, ou a famosa ombrada na cara dos 100kg haha) e fecha mais os braços
Imagem

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 29 Jun 2017 14:48

Ozz escreveu:
phpBB [video]


esse aqui né? pelo que eu entendi ele só levanta o quadril pra por mais pressão na cabeça (tipo o von flue choke, ou a famosa ombrada na cara dos 100kg haha) e fecha mais os braços
Isso, esse é um dos vídeos a que me referi.

Quanto ao posicionamento do corpo e do quadril, eu já faço assim, apreendi no judô desta maneira e "fixou na HD" desse jeito. Fiquei intrigado em relação ao posicionamento dos braços e a mecânica para pegar o estrangulamento daquele jeito (a partir de 1:15 o Renzo explica isso), parece que ele pressionado o braço em direção ao corpo, pelo que entendi....

Além disso, ele não "afunda" tanto o braço, a mão fica mais próxima aos pescoço.

Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por NoFunAtAll » 29 Jun 2017 17:35

Segunda a gente ficou no tatame depois do treino treinando isso, eu o Tony Ferraz, um faixa marrom e um azul, e ninguém conseguiu entender direito como fazer isso aí funcionar
Imagem

Online
Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7083
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por NOGI » 29 Jun 2017 18:05

Eu acho que a mecânica da posição é semelhante ao estrangulamento da montada de gola e o diferencial dessa posição é a ''postura' das costas do Renzo.Reta ao inves de arqueada como a maioria das pessoas.O Roger Gracie quando faz o estrangulamento não abaixa a cabeça na montada ele deixa as costas retas como um levantamento terra e usa todo o peso do corpo.

Estrangulamento da montada comumente feito com as costas arqueadas que é menos eficiente
Imagem
estrangulamento com costas retas que é mais eficiente

Imagem

Notem como o Renzo usa todo o corpo pra dar a pressão e suas costas ficam retas
Imagem
Imagem

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 29 Jun 2017 20:26

:)
NoFunAtAll escreveu:Segunda a gente ficou no tatame depois do treino treinando isso, eu o Tony Ferraz, um faixa marrom e um azul, e ninguém conseguiu entender direito como fazer isso aí funcionar
Então cara, fiquei maluco com esse vídeo. Tem uma hora que ele pega o Damian com ele nos quatro apoios e parece que não faz força nenhuma.
Será que o Renzo não faz um vídeo pro Forum? Rs

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 29 Jun 2017 20:29

NOGI escreveu:Eu acho que a mecânica da posição é semelhante ao estrangulamento da montada de gola e o diferencial dessa posição é a ''postura' das costas do Renzo.Reta ao inves de arqueada como a maioria das pessoas.O Roger Gracie quando faz o estrangulamento não abaixa a cabeça na montada ele deixa as costas retas como um levantamento terra e usa todo o peso do corpo.

Estrangulamento da montada comumente feito com as costas arqueadas que é menos eficiente
Imagem
estrangulamento com costas retas que é mais eficiente

Imagem

Notem como o Renzo usa todo o corpo pra dar a pressão e suas costas ficam retas
Imagem
Boa, não tinha notado isso, vou testar amanhã.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 29 Jun 2017 20:40

phpBB [video]


No final desse vídeo, dá pra ver que até o Demian tá apanhando pra apreender.

Avatar do usuário
RDSANTOS
Mensagens: 957
Registrado em: 09 Jul 2014 20:02
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por RDSANTOS » 29 Jun 2017 21:37

Eu aprendi uma parecida com essa com o GM Flavio Behring, ao invés se sufocar ele fazia pressão com o osso do punho, doí demais. Deve ser algo parecido.
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

Avatar do usuário
Zero gas Hero
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 217
Registrado em: 13 Jul 2014 22:16
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Zero gas Hero » 30 Jun 2017 09:03

Quando vi o video fiquei bem interessado em tentar. Eu encaixo katagamate direto mas tenho bastante dificuldade de finalizar, especialmente com cara mais pesado (sou pena). Acabo cansando de tanto apertar. :lol:

Pelo video parece q eh facil, mas deu tela azul ate no Demiao, imagina para os meros mortais. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por armlock » 30 Jun 2017 11:20

Eu tentei em um colega e peguei repetidamente sem muitos problemas. Posso ter feito algo diferente mas o que eu entendi da versao do Renzo poderia ser explicado em dois steps:

1) Assistam o video o Henry Atkins (preta do Rickson) e prestem atencao ao ponto de aplicacao da forca de compressao do pescoco. Nao no braco mas no ombro (comeca la pelos 1:40) ,o que nulifica as defesas tradicionais com mao na orelha.

https://www.youtube.com/watch?v=NJ6mZ2oTIz4


2) Uma vez que a diferenca fique clara, o que eu vejo o Renzo fazer eh exatamente o mesmo procedimento, forca no ombro, soh que ele emborca o camarada de lado, e aplica a forca no ombro com o peito ao invez da cabeca. E ele fecha com as duas maos do outro lado ao invez do biceps. O que pega eh focalizar a direcao da forca no ombro (com o peito) contra o ponto onde o pulso do outro lado trava o pescoco. (ou o contrario, puxar com o pulso exatamente na direcao do ponto onde o peito empurra o ombro)

Como disse, comigo funcionou, mas posso ter feito algo diferente. So recebendo o golpe do Renzo e sentindo para saber .
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
Tony Ferraz
Mensagens: 393
Registrado em: 19 Jun 2014 01:18
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Tony Ferraz » 30 Jun 2017 11:50

Eu tenho que testar melhor, mas essa posição me parece exigir um ajuste difícil de fazer na luta. Ela me parece que só pega de um angulo entre os 100kg e as costas. Vc tem q estar no meio do caminho, e não na lateral como o katagatame. Só acho que o katagatame tradicional, se vc fizer direito, nao faz força. Conheci poucos lutadores que sabem dar katagatame, inclusive entre os pretas. A maioria dá uma espécie de cervical.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Tony Ferraz
Mensagens: 393
Registrado em: 19 Jun 2014 01:18
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Tony Ferraz » 30 Jun 2017 11:56

Outra coisa que me incomoda é que vc usa o osso da mão do estrangulamento de gola. Não conheço nenhum estrangulamento sanguineo sem pano que use essa parte, só o biceps (mata leão, katagatame, rodado). Me parece cortar pouco o sangue, principalmente pq a pressão não vem forte dos dois lados, mas tem q testar.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Hall » 30 Jun 2017 13:32

pela cara do tio no ultimo video acho q nego bate pq dói e nao pq corta o sangue.

Engraçado é q do Demian nao pegava de jeito nenhum.

Mermao, se o Demian tem dificuldade de fazer a parada funcionar calcula eu kkkkkkk
Imagem

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por armlock » 30 Jun 2017 13:45

Hall escreveu:pela cara do tio no ultimo video acho q nego bate pq dói e nao pq corta o sangue.

Engraçado é q do Demian nao pegava de jeito nenhum.

Mermao, se o Demian tem dificuldade de fazer a parada funcionar calcula eu kkkkkkk
Voce sente compressao diagonal na parte lateral da traqueia, mais que a carotida, o que pode ser doloroso. Em ingles eu diria que do jeito que o Renzo faz eh quase um choke, nao um strangle. Isso se o que nos fizemos estiver correto.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marcial e 102 visitantes