"renzogatame"?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5016
Registrado em: 14 Jun 2014 15:55
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 30 Jun 2017 18:21

armlock escreveu:Eu tentei em um colega e peguei repetidamente sem muitos problemas. Posso ter feito algo diferente mas o que eu entendi da versao do Renzo poderia ser explicado em dois steps:

1) Assistam o video o Henry Atkins (preta do Rickson) e prestem atencao ao ponto de aplicacao da forca de compressao do pescoco. Nao no braco mas no ombro (comeca la pelos 1:40) ,o que nulifica as defesas tradicionais com mao na orelha.

https://www.youtube.com/watch?v=NJ6mZ2oTIz4


2) Uma vez que a diferenca fique clara, o que eu vejo o Renzo fazer eh exatamente o mesmo procedimento, forca no ombro, soh que ele emborca o camarada de lado, e aplica a forca no ombro com o peito ao invez da cabeca. E ele fecha com as duas maos do outro lado ao invez do biceps. O que pega eh focalizar a direcao da forca no ombro (com o peito) contra o ponto onde o pulso do outro lado trava o pescoco. (ou o contrario, puxar com o pulso exatamente na direcao do ponto onde o peito empurra o ombro)

Como disse, comigo funcionou, mas posso ter feito algo diferente. So recebendo o golpe do Renzo e sentindo para saber .
Entendi a explicação, mas acho que só consigo executar com alguém explicando pessoalmente, se não, vou ter que repetir um milhão de vezes até aprender com os erros.
"O diabo mora nos detalhes", essa frase é de algum jiujiteiro, rs.

Grappler
Mensagens: 618
Registrado em: 12 Jul 2014 21:13
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Grappler » 03 Jul 2017 11:19

Tony Ferraz escreveu:Eu tenho que testar melhor, mas essa posição me parece exigir um ajuste difícil de fazer na luta. Ela me parece que só pega de um angulo entre os 100kg e as costas. Vc tem q estar no meio do caminho, e não na lateral como o katagatame. Só acho que o katagatame tradicional, se vc fizer direito, nao faz força. Conheci poucos lutadores que sabem dar katagatame, inclusive entre os pretas. A maioria dá uma espécie de cervical.
Verdade. Katagatame é dos meus golpes favoritos e sempre que encaixo tenho dificuldade em saber se estou a pegar estrangulamento ou cervical.
Acho que é daqueles golpes cuja sensibilidade melhora muito com a prática e com o tempo.
Grappling way of life!

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por LAWYER » 03 Jul 2017 15:57

Ajuste depende muito da biomecânica individual, nem tudo funciona pra todo mundo... Uma coisa que aprendi com os antigos, no katagatame, é que a força não está no encontro das mãos por baixo da cabeça, esse encontro, cruzada, o que for, é até irrelevante se o arrocho for sendo ganho progressivamente. Para ganhar a progressão eu vou avançando a mão por baixo da cabeça do infeliz dando pequenos socos em direção à minha cabeça, aproveitando a própria movimentação da presa. É a estória da catraca, se você se move, eu aperto mais... não precisa ter pressa, uma hora o cara bate... ou dorme.

Boa segunda, bom treino!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
Marcelo BJJ
Mensagens: 1318
Registrado em: 03 Jul 2014 11:53
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Marcelo BJJ » 06 Jul 2017 11:28

"Consegui aplicar" justamente da primeira posição que ele mostra, quando laça as duas pernas e o oponente tenta livra-las, segundo o amigo que levou, o incômodo veio da cana do braço. Não posso garantir que fiz certo ou foi força mesmo. Tony, após o companheiro de treino tentar levantar a posição que eu estava era justamente um intermediário entre 100kg e as costas e ele ficou deitado meio de lado.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Alemartins » 06 Jul 2017 12:43

LAWYER escreveu:
03 Jul 2017 15:57
Ajuste depende muito da biomecânica individual, nem tudo funciona pra todo mundo... Uma coisa que aprendi com os antigos, no katagatame, é que a força não está no encontro das mãos por baixo da cabeça, esse encontro, cruzada, o que for, é até irrelevante se o arrocho for sendo ganho progressivamente. Para ganhar a progressão eu vou avançando a mão por baixo da cabeça do infeliz dando pequenos socos em direção à minha cabeça, aproveitando a própria movimentação da presa. É a estória da catraca, se você se move, eu aperto mais... não precisa ter pressa, uma hora o cara bate... ou dorme.

Boa segunda, bom treino!
Eu vi esse ajuste aí uma vez com um faixa coral casca grossa, não lembro bem o nome dele... tem um primo que leva o nome de uma passagem maldita de guarda, sabe qual é?

Tá aí um golpe que uso muito pouco, meu ajuste e tempo pra ele são horríveis. Normalmente quando o adversário está com o cotovelo alto o suficiente pra eu conseguir um katagatame eu cresco o olho no braço, hehe.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Alemartins » 06 Jul 2017 15:30

Porra, tava falando do Alm, quando esteve aqui em São Paulo a uns dois anos atrás, hahaha.

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: "renzogatame"?

Mensagem por Carioca SP » 13 Jul 2017 23:07

Isso aí é típico do pessoal mais das antigas.
Num seminário do Mestre Otávio de Almeida JR, ele passou vários macetes deste tipo de "machucar" com algum osso, até mesmo antes de cortar o fluxo sanguíneo do cara.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 88 visitantes