Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 23 Mai 2017 13:27

Tudo bem galera?

Antes de postar, um ligeiro background. Tenho 43 anos, dois filhos, praticante de musculação (na sussa) três vezes por semana há anos, comecei Muay Thai há alguns meses e estou gostando pra caramba.

Meus dois filhos fazem judô há dois anos.
A de nove anos faz nas segundas quartas e sextas das 18h30 às 19h30 enquanto eu faço musculação.
O de quatro (quase cinco) anos faz terças e quintas enquanto eu faço Muay Thai.

Tanto o Judô quanto o BJJ me fascinam há muitos anos. O plano com as crianças é dar uma base sólida no Judô, sem pressa, e mais adiante colocar os dois no BJJ. A mais velha já está achando a possibilidade bem interessante, já disse pra ela que ela não sai de casa pra noite enquanto não conseguir derrubar e imobilizar os pretendentes... :D

Enfim, meu plano pessoal era o de começar o BJJ mais adiante. Não tenho tempo nem vocação pra competir, o que eu tenho é vontade e persistência. Sou cabeça dura, se gosto de uma coisa eu estudo sobre ela, converso, tento entender e experimentar.

Problema é que a "coceira" está grande... a rotina das crianças é prioridade e não tem mais BJJ na academia onde treino, tem outras opções pela cidade. Abandonar o Muay Thai também não é opção porque minha parceira de treino é a esposa e nos organizamos para ter esse cardio mais puxado nas terças e quintas.

Eu estava pensando no seguinte... começar a coisa de leve, no sentido de ir tomando um contato lento, até que a minha rotina permita treinar mais vezes na semana.

Pergunto a vocês, que conhecem bem a arte suave, é possível treinar uma vez por semana?

Não pergunto no sentido de estar preocupado em evoluir para azul, roxo etc no mínimo tempo possível, meu objetivo é outro.

A questão é mais quanto a acompanhar os treinos. É possível ou mesmo uma evolução lenta e planejada fica prejudicada? Sendo iniciante, treinar uma vez por semana causaria algum tipo de inconveniente aos instrutores?

E quanto a lesões? Eu não sou sendentário, mas o tipo de movimentação do BJJ não é bem o mesmo de musculação e Muay Thai, estaria muito exposto a lesões?

Tartaruga
Mensagens: 13944
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Tartaruga » 23 Mai 2017 13:30

1) Procure um bom professor.

2) Siga o que ele te disser.

3) Você vai se machucar menos que nas arte de contato e muuuito menos do que jogando bola, por exemplo.

4) O vício dificilmente permitirá que você treine apenas uma vez por semana, mas é possível.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 23 Mai 2017 13:39

Tartaruga escreveu: 4) O vício dificilmente permitirá que você treine apenas uma vez por semana, mas é possível.
Se tivesse BJJ na minha academia eu faria enquanto minha filha treina Judô, não tenho como deixar ela sozinha e ir pra outra academia... quando o mais novo (o pequeno vândalo rs...) passar pra turma de cima do Judô, aí sim, eu reduzo musculação e vou pro BJJ em outra academia... mas vai pelo menos mais um ano na turma kids.

De maio deste ano até dezembro eu teria que rolar 1x semana apenas...

thomaz.andrade
Mensagens: 497
Registrado em: 16 Jul 2014 12:25
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por thomaz.andrade » 23 Mai 2017 14:16

Na minha opinião, se for só uma vez por semana, seria aula particular.

Se vc não tiver grana pra pagar um faixa preta, contrate um roxa, indicado pelo prof. faixa preta.
Pode comprar seis peças de tatame e fazer até na sua casa. Acho que dá sim pra ser iniciado por um roxa, passar um tempinho fazendo posições básicas, drills (educativos), aquecimento voltado pro jiu-jitsu. Desde já a proposta seria não forçar muito (esticar a corda).

Depois de uns meses tendo essa atenção especial, vc poderia então fazer duas vezes na semana na academia e depois três (que a quantidade boa).

Uma vez na semana na aula geral acho completamente inviável, pois vc ia aprender em um ritmo muito lento (mesmo o básico) e qd começasse a rolar era um amasso atrás do outro (mais do que normalmente já seria rs) e vc ia largar.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por NOGI » 23 Mai 2017 15:12

Avin1973 escreveu:Tudo bem galera?
Spoiler:
Antes de postar, um ligeiro background. Tenho 43 anos, dois filhos, praticante de musculação (na sussa) três vezes por semana há anos, comecei Muay Thai há alguns meses e estou gostando pra caramba.

Meus dois filhos fazem judô há dois anos.
A de nove anos faz nas segundas quartas e sextas das 18h30 às 19h30 enquanto eu faço musculação.
O de quatro (quase cinco) anos faz terças e quintas enquanto eu faço Muay Thai.

Tanto o Judô quanto o BJJ me fascinam há muitos anos. O plano com as crianças é dar uma base sólida no Judô, sem pressa, e mais adiante colocar os dois no BJJ. A mais velha já está achando a possibilidade bem interessante, já disse pra ela que ela não sai de casa pra noite enquanto não conseguir derrubar e imobilizar os pretendentes... :D

Enfim, meu plano pessoal era o de começar o BJJ mais adiante. Não tenho tempo nem vocação pra competir, o que eu tenho é vontade e persistência. Sou cabeça dura, se gosto de uma coisa eu estudo sobre ela, converso, tento entender e experimentar.

Problema é que a "coceira" está grande... a rotina das crianças é prioridade e não tem mais BJJ na academia onde treino, tem outras opções pela cidade. Abandonar o Muay Thai também não é opção porque minha parceira de treino é a esposa e nos organizamos para ter esse cardio mais puxado nas terças e quintas.

Eu estava pensando no seguinte... começar a coisa de leve, no sentido de ir tomando um contato lento, até que a minha rotina permita treinar mais vezes na semana.
Pergunto a vocês, que conhecem bem a arte suave, é possível treinar uma vez por semana?
Não pergunto no sentido de estar preocupado em evoluir para azul, roxo etc no mínimo tempo possível, meu objetivo é outro.
A questão é mais quanto a acompanhar os treinos. É possível ou mesmo uma evolução lenta e planejada fica prejudicada? Sendo iniciante, treinar uma vez por semana causaria algum tipo de inconveniente aos instrutores?

E quanto a lesões? Eu não sou sendentário, mas o tipo de movimentação do BJJ não é bem o mesmo de musculação e Muay Thai, estaria muito exposto a lesões?

Eu acho que além de ser muito pouco tempo de treino o espaço de uma aula pra outra vai fazer com que a evolução e assimilação que seja horrível.Apenas uma vez por semana é um intervalo muito longo entre uma aula e outra.Alguém que treine 3 e 5 já é ruim o intervalo de quinta pra terça.
Sim tu vai aprender alguma coisa,não vai ser inútil mas eu recomendaria fazer pelo menos 2 vezes na semana.Se não trocar de academia faça uma aula particular por semana que vai lhe melhorar absurdamente
Imagem

Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 23 Mai 2017 15:15

thomaz.andrade escreveu: Uma vez na semana na aula geral acho completamente inviável, pois vc ia aprender em um ritmo muito lento (mesmo o básico) e qd começasse a rolar era um amasso atrás do outro (mais do que normalmente já seria rs) e vc ia largar.
Valeu, Thomaz, aprecio a informação.

Largar não aconteceria, seria um "adiar" até ter mais tempo disponível.

2x por semana seria bem melhor, tenho certeza, mas injeta uma série de outras variáveis na conversa e já não é garantido que eu consiga comparecer em todas as aulas. Talvez se eu descobrir algum local com treinos mais tarde, depois das 20h... 1x por semana tem uma academia que tem aos sábados de manhã.

Aula particular não é uma impossibilidade completa... 1x semana, talvez com minha filha mais velha junto até, é de pensar...

Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 23 Mai 2017 15:16

NOGI escreveu:[/spoiler]
Eu acho que além de ser muito pouco tempo de treino o espaço de uma aula pra outra vai fazer com que a evolução e assimilação que seja horrível.Apenas uma vez por semana é um intervalo muito longo entre uma aula e outra.Alguém que treine 3 e 5 já é ruim o intervalo de quinta pra terça.
Sim tu vai aprender alguma coisa,não vai ser inútil mas eu recomendaria fazer pelo menos 2 vezes na semana.Se não trocar de academia faça uma aula particular por semana que vai lhe melhorar absurdamente
Valeu, Nogi.

É aquilo que eu disse, não é falta de vontade, é conseguir encaixar um horário sem prejudicar a rotina da casa.

Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 26 Mai 2017 11:31

Conversei com dois instrutores. Bons instrutores, chequei as credenciais, a linhagem.

O primeiro acha que dois dias seriam ideais, mas não vê um dia de treino por semana como um grande problema.

Mas depois das opiniões do pessoal aqui eu já tenho minhas dúvidas.

O segundo (instrutor na academia onde minha esposa frequenta) achou muito boa a ideia de fazermos um treino particular, eu pedi para minha esposa perguntar se ele toparia eventuais treinos familiares (eu, ela, as duas crianças) e ele achou a ideia excelente.

Acho que vai ser por aí... esse contato inicial antes de poder investir no BJJ por completo.

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5348
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Raul Nutti » 26 Mai 2017 15:07

Amigo, entendo teu planejamento e dificuldade, mas vou salientar que não acho que treino uma vez por semana seria adequado.
Acredito que duas ainda é pouco, mas já seria muito mais que o dobro que uma vez, em termos de aprendizado e rendimento.

Jiu Jitsu é repetição, memória muscular e combate, é muito difícil agregar tudo isso uma vez por semana.
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Chet Baker » 26 Mai 2017 20:15

Acho que uma vez por semana de JJ é melhor do que nada, principalmente se vc não tem pressa para evoluir.
Depois, se você gostar, arrumará mais tempo.
Mas eu lhe aconselho fazer aula normal. Entendo que grande parte do aprendizado de uma arte marcial depende do contato com outros lutadores. Não adianta aprender só os movimentos técnicos, você precisa por em prática fazendo sparring. Na aula particular você não vai desenvolver o aspecto psicológico, que é um dos principais aprendizados das artes marciais.
Acho que aula particular é boa para refinar o seu jogo. Fiz minha primeira aula particular depois de quase 20 anos de artes marciais
Imagem

Avatar do usuário
Avin1973
Mensagens: 29
Registrado em: 18 Mai 2017 10:10
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Avin1973 » 02 Jun 2017 13:35

@Raul sim, justamente por isso que me dei ao trabalho de vir aqui, abrir uma conta e ouvir a opinião de quem pratica BJJ no dia a dia. Mesmo assim, seria como um prólogo e não um inicial real.

@Chet Grato pelas sugestões. Realmente, concordo com você, nos meus rudimentares conhecimentos de Muay Thai notei que o pessoal das aulas normais às vezes usa treinos particulares para aprimorar ou reforçar aspectos da luta. E você tem razão, o timing real e o aspecto piscológico só em sparring.

Uma coisa é certa, BJJ é uma certeza para mim, nem que eu comece aos 50 anos. Por enquanto a rotina não deixa, mas não estou sedentário, estou bem melhor que dez anos atrás. Não vou descansar enquanto não colocar um kimono.

Valeu pessoal, sigo avaliando a situação, grato pelas opiniões de quem conhece.

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2883
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Sambo » 09 Ago 2020 23:30

Avin1973 escreveu:
02 Jun 2017 13:35
@Raul sim, justamente por isso que me dei ao trabalho de vir aqui, abrir uma conta e ouvir a opinião de quem pratica BJJ no dia a dia. Mesmo assim, seria como um prólogo e não um inicial real.

@Chet Grato pelas sugestões. Realmente, concordo com você, nos meus rudimentares conhecimentos de Muay Thai notei que o pessoal das aulas normais às vezes usa treinos particulares para aprimorar ou reforçar aspectos da luta. E você tem razão, o timing real e o aspecto piscológico só em sparring.

Uma coisa é certa, BJJ é uma certeza para mim, nem que eu comece aos 50 anos. Por enquanto a rotina não deixa, mas não estou sedentário, estou bem melhor que dez anos atrás. Não vou descansar enquanto não colocar um kimono.

Valeu pessoal, sigo avaliando a situação, grato pelas opiniões de quem conhece.
Como foi? Começou?
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
Maverick
Mensagens: 922
Registrado em: 03 Jul 2014 17:27
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por Maverick » 13 Ago 2020 08:08

Cai pra dentro logo, se gostar te garanto que arruma tempo pra mais um treino.

Saporra vicia :punk:
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1826
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por viniciusfs » 18 Ago 2020 20:54

Tartaruga escreveu:
23 Mai 2017 13:30
4) O vício dificilmente permitirá que você treine apenas uma vez por semana, mas é possível.
Pior que é verdade, ficar uma vez na semana só se a vida realmente não der alternativa. Todo mundo sempre acaba indo ao máximo de treinos possível, jiu-jitsu vicia!
Imagem

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: Começo lento, mas planejado - solicito opinião

Mensagem por winstrol » 22 Ago 2020 15:09

Tartaruga escreveu:
23 Mai 2017 13:30
1) Procure um bom professor.

2) Siga o que ele te disser.

3) Você vai se machucar menos que nas arte de contato e muuuito menos do que jogando bola, por exemplo.

4) O vício dificilmente permitirá que você treine apenas uma vez por semana, mas é possível.
Concordo com quase tudo (principalmente o ítem 4), mas discordo do 3 (em partes), o Jiu e Judô machucam mais que o Thai ou boxe por exemplo.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes