Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hollywood Dangerous
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1025
Registrado em: 05 Nov 2014 13:20
Contato:

Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Hollywood Dangerous » 04 Mai 2017 12:22

A Década de 80 foi de bastante efervescência no mundo do Jiu-Jitsu de competição. Muitas competições surgiram nessa época, com destaque para a Copa Company (Company era a principal surfwear carioca nos Anos 80), que era promovida em parceria com o Jornal O Globo.

O BJJFORUM revirou o acervo do Jornal O Globo e encontrou uma reportagem sobre a Quarta Copa Company – O Globo, que aconteceu no Ginásio do Fluminense Football Club, nas Laranjeiras. O destaque da competição ficou por conta de Rickson Gracie, que finalizou Joe Moreira na final. Nas faixas coloridas, destaque para Fábio Gurgel, então faixa-roxa.

Imagem

Reportagem Jornal O Globo, 23 de Novembro de 1987, Matutina, Esportes, Página 8

Confirmando as previsões iniciais, o lutador Rickson Gracie foi o grande destaque da Quarta Copa Company – O Globo de Jiu-Jitsu, que teve as provas finais disputadas ontem no Ginásio do Fluminense. Gracie venceu as categorias meio-pesado e absoluto da faixa-preta, a mais avançada e técnica do esporte, mostrando a razão pela qual é considerado quase que imbatível no Jiu-Jitsu.

Como no sábado, as arquibancadas estiveram lotadas e o público foi brindado com disputas de alto nível técnico, fazendo com que, durante as finais, algumas lutas levassem os torcedores ao delirio. Pelo menos 36 lutadores, divididos pelas nove categorias das quatro faixas (azul,roxa marrom e preta) , foram premiados com a medalha de ouro.
De uma maneira geral, houve poucas surpresas no campeonato. Em uma delas, Roberto Traven (Academia Jacaré) interrompeu a série de vitórias de Amaury Bitetti (Academia Carlson Gracie) e venceu a categoria Meio-pesado. Mas a festa da Academia Jacaré não ficou por aí. Na luta seguinte, pela disputa do peso médio (faixa roxa), Fábio Gurgel, 21 anos, surpreendeu a todos e derrotou o favorito, Sérgio de Souza.

Na categoria pluma da faixa azul, José Alberto dos Santos (Carlson Gracie) e o pesadíssimo Cleiber Maia (Clube Gracie), foram os destaques. Já na marrom, Jean Jacques Machado (Gracie/Company) não evitou a “meia-raspada” desferida por Bráulio Carsalade (Carlson Gracie/Cantão) e perdeu a luta. Mas foi a faixa preta que despertou maior expectativa do público. Royler Gracie (Gracie/Vansport/Alface’s), ainda inconformado com a desistência de Ricardo De La Riva (Carlson Gracie), ” Ele vai ficar vivendo daquela vitória pro resto da vida”, disse, confirmou o favoritismo e venceu a categoria pena.

Na luta mais esperada da noite, o faixa preta meio-pesado Rickson Gracie (Gracie/Cantão) deu um show de técnica e determinação, derrotando José Carlos Moreira (Academia Atlântico Sul). Apesar do desequilíbrio técnico entre os dois lutadores, Rickson elogiou a atuação do Adversário:
A luta não foi tão fácil e só o fato dele não ter fugido da raia já prova as suas qualidades. Sigo uma tradição de mais de 60 anos da família e o Jiu-Jitsu é a minha própria vida. Não entro para perder.

Imagem
GFTEAM

Doguera
Mensagens: 1649
Registrado em: 18 Jun 2014 14:48
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Doguera » 04 Mai 2017 12:30

"A luta não foi tão fácil..."

:)) :)) :)) :)) :))

Tão Gracie quanto o próprio jiu-jitsu.


Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por NoFunAtAll » 04 Mai 2017 15:01

Essa matéria não teve quase repercussão nenhuma no nosso Face... impressionante como nego do Jiu Jitsu não dá a mínima pra post com conteúdo e história, só quer ver vídeo merda tipo aqueles do Jiu Life.
Imagem

Hollywood Dangerous
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1025
Registrado em: 05 Nov 2014 13:20
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Hollywood Dangerous » 04 Mai 2017 15:57

café c/ leite escreveu:Eu curto, li toda a tradução de vocês do livro do Kimura, excelente trabalho!
Eu queria ter anexado o vídeo dessa luta entre o Rickson e o Joe Moreira.
Essa luta foi gravada. Outro dia eu estava vendo o Canal Woohoo e estava passando o Realce 80's (Programa de Esportes Radicais dos anos 80), e nesse dia, passou uma matéria com a filmagem dessa luta.

Mas isso é acervo do canal, dai fica mais difícil obter
GFTEAM

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por LAWYER » 04 Mai 2017 16:19

30 anos... parece que foi ontem :D
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por LAWYER » 04 Mai 2017 16:33

Engraçado que nessa época o Jornal do Brasil dava uma cobertura legal ao Jiu-jitsu, não era muito comum sair matéria no Globo. O Jornal dos Sports também cobria legal... Não sei se existe esse acervo. Dessas lutas do Rickson, o Paquetá filmava tudo, mas ele era Carlson e aí embaçava pra ter essas fitas. Acho que é um acervo que também se perdeu, pqp... Copas Company, Cyclone, Armazém do Esporte, Atlântico Sul, onde andará tudo isso?
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
RodrigoSilva
Mensagens: 996
Registrado em: 01 Out 2014 17:20
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por RodrigoSilva » 04 Mai 2017 16:49

Se há vídeos de jiu-jitsu que eu gostaria de assistir, são das lutas de Rickson em campeonatos.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Hollywood Dangerous
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1025
Registrado em: 05 Nov 2014 13:20
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Hollywood Dangerous » 04 Mai 2017 16:54

RodrigoSilva escreveu:Se há vídeos de jiu-jitsu que eu gostaria de assistir, são das lutas de Rickson em campeonatos.
Essa contra o Joe Moreira eu vi no Realce 80's do Woohoo e foi uma passada de carro.

Lawyer, tenta desenrolar esse vídeo com o Ricardo Bocão ehhehehehe
GFTEAM

Avatar do usuário
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5779
Registrado em: 18 Jun 2014 15:09
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Tony Fla » 04 Mai 2017 21:56

café c/ leite escreveu:Eu curto, li toda a tradução de vocês do livro do Kimura, excelente trabalho!

Onde tem essa tradução?
Octacampeão Brasileiro

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Gardenal_JJ » 07 Mai 2017 11:25

Um verdadeiro Clássico essa matéria de jornal parabens!

RodrigoSilva escreveu:Se há vídeos de jiu-jitsu que eu gostaria de assistir, são das lutas de Rickson em campeonatos.
No Youtube voce ainda encontra algumas:

Rigan Machado
phpBB [video]


Peixotinho
phpBB [video]


Nao identifiquei o Adversario, foi em 1986
phpBB [video]


phpBB [video]


Abs

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por Gardenal_JJ » 07 Mai 2017 11:31

LAWYER escreveu:Engraçado que nessa época o Jornal do Brasil dava uma cobertura legal ao Jiu-jitsu, não era muito comum sair matéria no Globo. O Jornal dos Sports também cobria legal... Não sei se existe esse acervo. Dessas lutas do Rickson, o Paquetá filmava tudo, mas ele era Carlson e aí embaçava pra ter essas fitas. Acho que é um acervo que também se perdeu, pqp... Copas Company, Cyclone, Armazém do Esporte, Atlântico Sul, onde andará tudo isso?
Achei outros videos do Rickson, visto que você já tinha mais de 30 na época :rolleyes: , qm sabe voce possa nos ajudar a identificar os adversarios/eventos.

Nao identifiquei:

phpBB [video]


phpBB [video]


Murilo Sá
phpBB [video]



Abs

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por PHDookie » 07 Mai 2017 17:45

Pô as lutas parecem ser muito mais dinâmicas q as de hoje, nego ia para pegar...

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2282
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por magrinho » 08 Mai 2017 13:48

NoFunAtAll escreveu:Essa matéria não teve quase repercussão nenhuma no nosso Face... impressionante como nego do Jiu Jitsu não dá a mínima pra post com conteúdo e história, só quer ver vídeo merda tipo aqueles do Jiu Life.
ai aparece o filhote do hall dando cambalhota numa cadeira falando lagartixa do meu ovo esquerdo e oss a cada palavra e nego acha manero..
devo ta velho mesmo p ter odio dessas coisas...

LAWYER escreveu: Não sei se existe esse acervo. Dessas lutas do Rickson, o Paquetá filmava tudo, mas ele era Carlson e aí embaçava pra ter essas fitas. Acho que é um acervo que também se perdeu, pqp... Copas Company, Cyclone, Armazém do Esporte, Atlântico Sul, onde andará tudo isso?
a familia do paquetá queria vender as fitas dele p algum colecionador, mas devem ter pedido uma fortuna p não ter comprador.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
RodrigoSilva
Mensagens: 996
Registrado em: 01 Out 2014 17:20
Contato:

Re: Baú do Jiu-Jitsu – Reportagem do Jornal O Globo sobre a Copa Company de Jiu-Jitsu com destaque para Rickson Gracie

Mensagem por RodrigoSilva » 08 Mai 2017 14:41

Gardenal_JJ escreveu: No Youtube voce ainda encontra algumas:
Spoiler:
Rigan Machado
phpBB [video]


Peixotinho
phpBB [video]


Nao identifiquei o Adversario, foi em 1986
phpBB [video]


phpBB [video]
Abs
Valeu Gardenaa!! Nessa época Rickson tinha uns 27~28 anos né?
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 279 visitantes