Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1977
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Andy » 13 Jan 2023 16:19

NOGI escreveu:
13 Jan 2023 16:08
Quem esta muito tempo parado faça musculação antes.O corpo sabe fazer movimentos fortes mais a musculatura nao aguenta.Quem quer se profissionalizar em uma esporte pode demorar 2 ou 3 anos dando ênfase em musculação e treinamento funcional.
NOGI, essa é uma verdade suprema....pena o cara não fazer isso certinho.
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Alekson lima
Mensagens: 846
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Alekson lima » 09 Fev 2023 21:21

Meu último treino de jiu jitsu foi em 2015, acabei parando depois de levar uma chave e meu ombro sair do lugar pela segunda vez. Depois meu ombro ainda saiu do lugar 3 vezes dormindo, há 5 anos que não tenho mais episódios de luxação. Talvez a musculação tenha começado a fazer efeito, treino 3 vezes na semana, A, B e C, e não parei desde então. Não fiz cirurgia ainda, na musculação sinto em poucos exercício de ombro que ele não está bem fixo, mas não atrapalha em nada, se é um exercício novo por exemplo, e eu sinto que o ombro está soltando,
começo a fazer mais devagar e depois de um mês não sinto mais nada.
Hoje voltei a treinar arte marcial, Krav Magá, que é ministrado por um agente de segurança do lugar onde eu trabalho, e é no próprio trabalho, instalaram um tatame lá, para treinamento dos agentes de segurança. Pelo que entendi, a luta é um misto de Karate, Muay Thai, jiu jitsu e judô, só que exclusivamente voltado para defesa pessoal. Comecei a treinar e no início senti o ombro meio solto durante alguns exercícios de queda, que são bem simples para quem treina ou já treinou jiu jitsu, rolamento, queda para trás e frente, batendo com os braços no tatame para amortecer, que são feitos no aquecimento de jiu jitsu. Durante as atividades de soco e chute não senti nada, mas provavelmente porque na hora esqueci do meu problema do ombro. Teve um exercício que é como se fosse tentar passar a guarda do companheiro de treino, ele fica no chão afastando o outro com as pernas e pés, e também não senti nada no ombro. Aí o professor me chama para explicar um golpe que na verdade é uma mão de vaca aplicada em pé e finalizada no chão. Fiquei com receio de dar o braço direito - que é o do ombro bichado - e dei o esquerdo 😄😄😄😄. Na hora do golpe eu comecei a rolar no chão tentanto fugir do golpe, puxando para a guarda, por puro instituto, mas não deu e o golpe entrou. Quem já treinou jiu jitsu fica com os movimentos na cabeça, mesmo que passe anos e anos sem treinar. Se a pessoa te derruba no chão vc acaba tentando fazer guarda ou raspar, pegar um braço para finalizar. Na adolescência eu treinei kung-fu, por 2 anos, tive uma graduação, sabia fazer vários movimentos de chute e soco, e esqueci tudo, no treino de hoje estava com dificuldade para dar os chutes, me desequilibrando, mas os movimentos de jiu jitsu saíram naturalmente, mesmo estando parado desde 2015. Na hora em que eu entrei no tatame, deu uma vontade de voltar a treinar jiu. Mas infelizmente nesse tipo de luta a chance do meu ombro voltar a luxar é muito grande, eu teria que fazer uma cirurgia, 6 meses de fisioterapia, fortalecimento de musculação. Atualmente estou com 40 anos, achei que estivesse meio tarde para voltar a lutar, mas dá para treinar até o fim da vida se não for para competir.
Para quem treina jiu jjtsu e quer ter uma noção maior de defesa, seria interessante treinar Krav Magá ou Karate. Tem uns movimentos que são simples mas muito eficientes, qualquer mulher de 1 metro e meio de altura e 40 quilos se defende de um agressor muito maior. Mas como são golpes muito lesivos, durante o treino nao dá para aplicar em uma luta, então fica só na simulação mesmo. No jiu jitsu no primeiro dia de treino a pessoa já começa a fazer rola, e os movimentos ganham uma naturalidade muito mais rápido.

Avatar do usuário
matheusbarbosa
Mensagens: 1825
Registrado em: 23 Jul 2018 16:44
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por matheusbarbosa » 09 Fev 2023 22:03

Imagem
NOGI escreveu:
13 Jan 2023 16:08
Quem esta muito tempo parado faça musculação antes.O corpo sabe fazer movimentos fortes mais a musculatura nao aguenta.Quem quer se profissionalizar em uma esporte pode demorar 2 ou 3 anos dando ênfase em musculação e treinamento funcional.
Cara estou parado a muitos anos, vou voltar a treinar na semana que vem

2x por semana por enquanto

Eu deveria muito fazer as duas coisas porém não tenho condições no momento, e eu opto mais ao jiu....

Se eu me foder com algo voltarei aqui para agradecer o seu aviso kkkkkkk
:offtopic2:

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14343
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Dillan Grau » 15 Fev 2023 07:48

Alekson lima escreveu:
09 Fev 2023 21:21
Meu último treino de jiu jitsu foi em 2015, acabei parando depois de levar uma chave e meu ombro sair do lugar pela segunda vez. Depois meu ombro ainda saiu do lugar 3 vezes dormindo, há 5 anos que não tenho mais episódios de luxação. Talvez a musculação tenha começado a fazer efeito, treino 3 vezes na semana, A, B e C, e não parei desde então. Não fiz cirurgia ainda, na musculação sinto em poucos exercício de ombro que ele não está bem fixo, mas não atrapalha em nada, se é um exercício novo por exemplo, e eu sinto que o ombro está soltando,
começo a fazer mais devagar e depois de um mês não sinto mais nada.
mestre, a MAIORIA das lesões no ombro são por falta de encaixe da articulação úmero com a glenóide.
são muitos movimentos que levam a rotação externa e poucos de rotação interna, onde ocorre o perfeito encaixe do úmero com a escápula.
os músculos do manguito rotador mais o peitoral maior.
1 mês dando foco em fortalecer esses músculos você voltará a treinar com tranquilidade.

exemplo de alguns exercícios para rotação interna do ombro... pessoalmente trabalho com os pacientes nas três posições, deitado, sentado e em pé, depois vai progredindo no peso, número de repetições e séries...importante: não fadigar os músculos, trabalhe em uma intensidade onde sinta o exercício mas sem a sensação de queimação.
ImagemImagemImagem

supino normal e o inclinado com uma pegada mais fechada
ImagemImagem

se for treinar em uma academia, muita vezes você terá q argumentar, MAS a grande maioria esquece da anatomia básica, onde possuímos mias rotadores internos do q externos no ombro,qualquer livro de anatomia mostra isso, então vc vai contra a sua anatomia ? óbvio q não, mas tem profissionais q pensam diferente, e está aí a grande maioria dos erros em treinamento e reabilitação.
Imagem

Avatar do usuário
Andy
Mensagens: 1977
Registrado em: 21 Out 2019 11:20
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Andy » 15 Fev 2023 10:08

Dillan Grau escreveu:
15 Fev 2023 07:48
mestre, a MAIORIA das lesões no ombro são por falta de encaixe da articulação úmero com a glenóide.
são muitos movimentos que levam a rotação externa e poucos de rotação interna, onde ocorre o perfeito encaixe do úmero com a escápula.
os músculos do manguito rotador mais o peitoral maior.
1 mês dando foco em fortalecer esses músculos você voltará a treinar com tranquilidade.

exemplo de alguns exercícios para rotação interna do ombro... pessoalmente trabalho com os pacientes nas três posições, deitado, sentado e em pé, depois vai progredindo no peso, número de repetições e séries...importante: não fadigar os músculos, trabalhe em uma intensidade onde sinta o exercício mas sem a sensação de queimação.
ImagemImagemImagem

supino normal e o inclinado com uma pegada mais fechada
ImagemImagem

se for treinar em uma academia, muita vezes você terá q argumentar, MAS a grande maioria esquece da anatomia básica, onde possuímos mias rotadores internos do q externos no ombro,qualquer livro de anatomia mostra isso, então vc vai contra a sua anatomia ? óbvio q não, mas tem profissionais q pensam diferente, e está aí a grande maioria dos erros em treinamento e reabilitação.
Excelente, quero intercalar um dia de jiu, um dia esse tipo de treinamento....
http://i.imgur.com/2JR30hW.png

Alekson lima
Mensagens: 846
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Alekson lima » 16 Fev 2023 23:31

Dillan Grau escreveu:
15 Fev 2023 07:48
mestre, a MAIORIA das lesões no ombro são por falta de encaixe da articulação úmero com a glenóide.
são muitos movimentos que levam a rotação externa e poucos de rotação interna, onde ocorre o perfeito encaixe do úmero com a escápula.
os músculos do manguito rotador mais o peitoral maior.
1 mês dando foco em fortalecer esses músculos você voltará a treinar com tranquilidade.

exemplo de alguns exercícios para rotação interna do ombro... pessoalmente trabalho com os pacientes nas três posições, deitado, sentado e em pé, depois vai progredindo no peso, número de repetições e séries...importante: não fadigar os músculos, trabalhe em uma intensidade onde sinta o exercício mas sem a sensação de queimação.
ImagemImagemImagem

supino normal e o inclinado com uma pegada mais fechada
ImagemImagem

se for treinar em uma academia, muita vezes você terá q argumentar, MAS a grande maioria esquece da anatomia básica, onde possuímos mias rotadores internos do q externos no ombro,qualquer livro de anatomia mostra isso, então vc vai contra a sua anatomia ? óbvio q não, mas tem profissionais q pensam diferente, e está aí a grande maioria dos erros em treinamento e reabilitação.
Valeu pelas dicas, vou inserir esses exercícios no treino, os de manguito em pé eu já faço, para dentro e para fora, os outros eu nao conhecia.

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7109
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por NOGI » 17 Fev 2023 11:54

alem dos exercícios clasicos pros ombros aconselho mais alguns
1) rotação cubana(aprendi assim do meuprofessor de musculação e wrestling)
Imagem

phpBB [video]

2)melhor para wrestlers e lutadores de jiu para 4 INSTABILIDADE NOS OMBROS ELASTICO com 4 apoios com as maos no chão.

phpBB [video]

treinem peitoral menor
3)
Imagem
segurar um poste ou barra DESSE jeito(se ficar de frente vai pegar cotovelo)
4)é de lado mesmo
Imagem
assim de frente pega cotovelo
Spoiler:
Imagem
5)invenção própria para ativação muscular pendam com a axila um objeto qualquer e circulem os ombros dezenas ou centenas de vezes
Imagem

Avatar do usuário
matheusbarbosa
Mensagens: 1825
Registrado em: 23 Jul 2018 16:44
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por matheusbarbosa » 17 Fev 2023 12:49

Podem dar sugestões para alongamentos para o Joelho?

Se possível, que fosse para ser feito em casa.
:offtopic2:

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 14319
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Monsoon » 17 Fev 2023 12:50

matheusbarbosa escreveu:
17 Fev 2023 12:49
Podem dar sugestões para alongamentos para o Joelho?

Se possível, que fosse para ser feito em casa.
:fear:

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7109
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por NOGI » 17 Fev 2023 14:18

matheusbarbosa escreveu:
17 Fev 2023 12:49
Podem dar sugestões para alongamentos para o Joelho?

Se possível, que fosse para ser feito em casa.
Nõa só o joelho mas com uma faixa da pra treinar muito o quadril.|Faça todo dia uns 20 minutos de drill que seu jogo vai melhorar absurdamente.
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7109
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por NOGI » 17 Fev 2023 14:27

Detalhe: Sempre quando há um desequilíbrio muscular(joelhos braços ombros)muito fortes ou fracos voe vai lesionar alguma parte do corpo.Tomem vergonha na cara e façam musculação completa além de terem boa flexibilidade e mobilidade.
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7109
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por NOGI » 17 Fev 2023 14:35

quem tiver condi$$@0 algumas vezes no ano ou pelo menos uma vez ao ano alinhe ou corpo num quiropraxista e ou fisioterapeuta(melhores mas muito mais caros) ou massagista esportivo de algum time (barato mas geralmente brutos e sem o refino de um quiroprata e ou fisioterapeuta)

o que o dinheiro permite pra atletas mais pobres
phpBB [video]


ideal
phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
matheusbarbosa
Mensagens: 1825
Registrado em: 23 Jul 2018 16:44
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por matheusbarbosa » 17 Fev 2023 14:43

NOGI escreveu:
17 Fev 2023 14:18
Nõa só o joelho mas com uma faixa da pra treinar muito o quadril.|Faça todo dia uns 20 minutos de drill que seu jogo vai melhorar absurdamente.
phpBB [video]
Valeu, mestre

Vc tocou no assunto abaixo...

Já passou por uma consulta dessa de quiropraxia, sei lá como se escreve?
:offtopic2:

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5382
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Raul Nutti » 19 Fev 2023 08:45

matheusbarbosa escreveu:
17 Fev 2023 12:49
Podem dar sugestões para alongamentos para o Joelho?
Heel Hook e americana no pé pro lado de fora
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Alekson lima
Mensagens: 846
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Mensagem por Alekson lima » 26 Jun 2023 23:37

Fala pessoal. Há pouco mais de 1 semana tive uma luxação - a sexta - no ombro direito treinando posição. Eu estava por baixo, o colega estava por cima e tinha que fazer uma finalização com o joelho na barriga, e eu não sabia qual era, escolhia na hora. Ele colocou a canela na minha axila e puxou meu braço com muita força para dar o arm lock, e aí o ombro saiu do lugar quando esticou. Não sei se na hora ele jogou meu braço para o lado como se estivesse encaixando junto uma chave de ombro. Se eu estivesse fazendo um rola ao invés de posição, certeza que nao teria luxado, pois aí eu estaria fazendo mais força para defender o golpe, fugindo o quadril, ia demorar mais para pegar e eu teria tempo para bater antes de machucar. Na hora não consegui colocar no lugar na hora, fui para o hospital com meu lado direito do tronco e do braço todo travado e doendo, depois que fez a tração com um pano o ortopedista esticou o braço e aí entrou no lugar. Dois primeiros dias com dor média quando fazia certos movimentos, dormi com tipoia durante 4 dias para evitar movimentar o ombro. No dia seguinte tive que ir fazer uma prova de concurso público com tipoia, para evitar mexer muito. Agora sem dor, exceto quando tento torcer para trás, aí começa a doer. Quando tento esticar o braço para cima sinto uma instabilidade, dando a impressão que nao vai aguentar. Voltando aos poucos para musculação, hj fiz bíceps e costas.
Sobre a lesão, fiz uma ressonância na sexta-feira e já saiu o laudo. Aparentemente nao mudou muito desde o último exame, que fiz após a terceira luxação em 2017. Estava sem luxar há 4 anos, a sensação era que o ombro estava 80% do que era antes da primeira lesão, nesse período tomei dois tombos de bicicleta, bati no asfalto várias partes do corpo, mas o ombro ficou inteiro. Segue a conclusão:

Fratura por impactação da cortical óssea póstero-superior da cabeça umeral, medindo 1,4 x 1,8 x
0,3cm (transversal x longitudinal x profundidade), com edema subcortical, compatível com lesão de
Hill-Sachs.
Rotura junto à base lábio glenoidal ântero-inferior estende-se pelo lábio anterior. Demais segmentos
do lábio glenoidal de aspecto normal.
Leve retificação da cortical óssea na margem ântero-inferior da glenóide, determinando perda da
área de superfície articular estimada em em cerca de 6,0%.
Sinais de rotura parcial junto à origem glenoidal da banda anterior do ligamento glenoumeral inferior,
com irregularidade das fibras edema periligamentar, sem desinserção.
Demais estruturas capsuloligamentares glenoumerais íntegras.
Superfícies condrais glenoumerais preservadas.
Medidas Glenoid track Resultado em
mm
Glenoide intacta (D) 29
Defeito ósseo estimado da glenoide (d) 2
Glenoid Track - (D x 0,83) - d 22,07
Hill-Sachs 14
Ponte óssea 3
Intervalo Hill-Sachs 17
Padrão de lesão on track
Relação acromioclavicular preservada, com leve edema dos planos pericapsuloligamentares de
natureza mecânica.
Acrômio curvo, com inclinação lateral neutra.
Leve bursite subacromial/subdeltóide.
Tendinopatia do supra e infra-espinhais com discreto espessamento e alteração de sinal, sem
roturas.
Demais tendões do manguito rotador e cabo longo do bíceps de aspecto habitual.
Pequeno derrame articular glenoumeral.
Ventres musculares de morfologia e sinal normais.

Tenho que levar o exame em um ortopedista, a única lesão que eu consegui ver é a da cabeça do úmero, tem um buraco no osso bem nítido, mas tenho quase certeza de que a luxação não é por conta disso, acredito que seja e em razão da frouxidão ligamentar e da lesão do ligamento que fica na glenóide. Mas entendi que no geral as lesões nao são grandes, se parar com luta, fizer fisioterapia e continuar na musculação, não vai mais luxar, daria até para treinar um outro tipo de luta. Se eu quiser continuar lutando, principalmente se for luta de contato, como jiu jitsu, judô, wrestling etc, vou ter que operar. O médico que me atendeu no hospital disse que no meu caso seria melhor fazer cirurgia aberta, a artroscopia nao seria a melhor opção para quem treina jiu jitsu, mas ele falou por cima, sem me examinar ou ver uma ressonância, apenas com base na radiografia e no número de luxaçoes que tive, que são 6. De qualquer forma, se eu optar por operar, nao aceitaria fazer essa cirurgia aberta de primeira, e a fisioterapia eu vou fazer pelo menos umas 20 sessões, mesmo que eu opere.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 282 visitantes