Página 1 de 46

Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tratou

Enviado: 15 Out 2014 16:28
por Gardenal_JJ
Bom Galera

Axo q 100% da galera do jiu-jitsu já teve algum tipo de lesão, desde um joelho fudido a um dedo torcido.

Vou começar com esse ano que tá foda pra mim:

Primeiro machuquei o menisco do joelho direito, como? Acreditem, quando abaixei pra pegar minha mala e ir embora do treino, 2 kras grandes q tavam treinando cairam em cima de mim, foi foda.

Que tratamento que resolveu?

Um mes sem treinar Jiu-Jitsu mais ou menos, exercicios de isometria com fita de kinésio, comecou com movimentos leves e terminou com eu fazendo agachamento com aquela bola de exercicios da pretorian. Quem me instruiu foi um amigo que e professor de Ed. Fisica.

Quando meu joelho ficou bom, uma semana antes de lutar o brasileiro meu ombro "bom" acordou com uma dor insuportavel.

Que tratamento resolveu?

Diprospan na veia, nao senti absolutamente nada, o "legal" e q isso foi numa quarta e eu ia lutar num sabado de manha num campeonato q lutei pra n chegar no brasileiro sem sentir o gostinho de competição. Depois disso eu senti ele meio de leve, fiz os mesmos exercicios de isometria q eu fazia pro meu ombro problematico esquerdo(q em breve conto como foi a saga).

Eu lutando um campeonato absoluto, tava perdendo a luta pra um cara maior e n tive outra escolha se nao fazer muita forca, numa dessas fiz mais força do que eu podia com a perna esquerda e meio que senti os ligamentos do joelho imediatamente. Finalizei o kra no finalzinho, perdi a luta seguinte e mais ou menos 1 2h depois eu estava andando feito um zumbi.

Foi a lesao que "fodeu" meu ano.

Que tratamento resolveu?

Fiz 10 secoes de fisio sem sucesso, aí resolvi fazer fisio utilizando de exercicios de isometria com a magica fita de kinesio. Logico que fiquei sem treinar pra tar usando, pq se nao a fita cai no primeiro treino. Mais ou menos 3/4 meses de tratamento, foi foda, confesso que desandei do tratamento por causa da copa do mundo, mas consegui voltar apenas usando joelheira.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 15 Out 2014 16:41
por RicardoBJJ
só tive lesões leves até hj, por não ser competidor. mas quem não conhece jiu jitsu e me vê toda hora mancando, com dor nos joelhos, tornozelos, cotovelo, dedos dos pés e mãos, acha que eu vivo machucado... mas sabem eles que isso é rotina. Mas minha última um pouco mais séria foi um estiramento no adutor da coxa direita, devido a uma hiperextensão da virilha sofrida enquanto eu fazia guarda aranha... rapaz, estourou feito um chicote dentro da minha perna, achei que tinha fodido tudo. Umas semanas depois escorreu o hematoma por toda parte interna da perna.

Mas bastou um mês de repouso pra voltar aos treinos normalmente, só perdi um pouco mais da elasticidade, depois recupero.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 15 Out 2014 16:59
por NelsaoJJ
vamoss falar das novas,

menisco do joelho esquerdo e do direito nao existem mais, o medico quer operar meus 2 joelhos no mesmo dia... estou sem coragem de fazer isto

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 15 Out 2014 17:53
por PortugaBJJ
Comecei a praticar artes marciais na pré adolescência então tenho algumas dores crónicas com as quais convivo normalmente...

Graças a Deus não tenho sofrido mtas lesões no Jiu Jitsu... mas...

Tive uma lesão não muito comum no Jiu mas comum em artes de striking... COSTELA QUEBRADA...

Estava a fazer Guarda com um cara bem mais pesado que eu (seus 100 kg) ele usou o "joelho na barriga" neste caso costelas... aí nem sei bem o que aconteceu... só ouvi um barulho muito estranho tipo um galho a quebrar... seguido da dor mais agonizante que senti em toda a minha vida...

-Solução: analgésicos anti inflamatórios e uma manipulação de Glucosamina + Condroitina + MSM...
Primeiros dias não conseguia nem respirar direito...
Após 6 semanas e um novo raio-x recebi autorização para voltar a treinar (fisico+tecnica)
Estou voltando agr ao rolas... mas sempre com muito cuidado para não colocar td em risco...

OSS

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 15 Out 2014 18:21
por RicardoBJJ
creio que lesão de costela seja sim bem frequente no jiu jitsu, conheço alguns que já passaram por isso.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 15 Out 2014 20:04
por Judo Pitbull
Cruzado anterior para o estaleiro no ultimo randori do treino...

Fui operado em junho de 2012, por astroscopia, correu tudo bem, foram 2 meses a fazer fisioterapia e depois reforço muscular. Em outubro regressei aos treinos, mas apenas a dar os treinos, nada de randori, só um pouquinho de trabalho de newaza (solo). Salvo erro lá por volta de dezembro comecei a fazer nagewaza (pé/projeções). Só por volta de junho de 2014 é que eu senti o joelho realmente curado!

Faço tudo o que fazia e o joelho nem dá sinal!

Tive muita paciência e nunca quis queimar etapas, pois vi de perto o exemplo de um miúdo amigo meu do taekwondo (tipo de alta competição, da seleção) que quis forçar e que depois teve de ser operado duas vezes ao cruzado...

O meu conselho, de quem tem 37 anos, é que respeitem os sinais que o vosso corpo vos dá e não se metam em avarias.
Tudo tem o seu tempo.

Abraço

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 16 Out 2014 11:09
por DeadPool
Atualmente a lesão que está me tirando dos treinos é uma protusão na cervical.
Alguém aqui também tem esse problema e pode me dar uma palavra de incentivo? rs

Começou com uma dor no pescoço, um "pinçamento" nas costas e depois uma dor no cotovelo.
Na hora não liguei uma coisa na outra, mas depois de um tempo a dor não passava e comecei a sentir um formigamento no braço.
Então resolvi dar um tempo nos treinos e procurar um médico.

No primeiro atendimento o médico deu um diagnostico errado depois de um exame raio-x. Disse que era só um problema um problema muscular, me passou uns relaxantes musculares e anti-inflamatórios, e indicou fisioterapia(que eu não fiz, pq estava "sem tempo").
A dor passou, mas o formigamento no braço continuou.

Decidi procurar um fisioterapeuta e ele de cara me disse que era uma hérnia.
Voltei ao médico e fiz uma RM que finalmente diagnosticou algumas protusões (ainda não chegam a ser hérnias), a mais grave, na C6-C7.

Hoje, depois de umas 10 sessões de fisioterapia e várias de RPG, não tenho mais dor e o formigamento já praticamente desapareceu.
Conclusão...já se vão quase 5 meses, estou louco pra voltar a treinar, mas a fisioterapeuta fica me "botando terror".

Semana passada voltei pra musculação e tenho me sentido muito bem. Só estou com "cagaço" de voltar ou JJ e ferrar ainda mais com a lesão.

Alguém aqui também convive com essa lesão?

*desculpe pelo post longo :-B

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 16 Out 2014 11:24
por LAWYER
DeadPool escreveu:Atualmente a lesão que está me tirando dos treinos é uma protusão na cervical.
Alguém aqui também tem esse problema e pode me dar uma palavra de incentivo? rs
Eu ( e muitos aqui sem saber ). Se você já fez a fisio e está fortalecendo a região com a musculação, não há o que temer. Vá voltando devagar para re-acostumar a musculatura do pescoço e você não terá problemas... Minha coluna é um lixo, mas treino sem problemas, com o trabalho de musculação.

Mais recentes: Ano passado, cartilagem da costela fraturada. Repouso e analgésicos... Em um mês consegui voltar aos treinos. Ficou um calombo ósseo no lugar, coisa linda...

Esse ano, lesão grave no côndilo femoral lateral, que impactou a tíbia com fratura... Dois meses de dor aguda, muletas, gelo incessante, fisioterapia (pelo menos três sessões semanais), que terminou num trabalho com fitas, equilíbrio na bola e fazer guarda-aranha com a bolsona da pretorian presa nos pés... Estou treinando normalmente, meio cagado... e em dias frios ganhei uma nova dor de fratura!

É a nossa vida!

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 16 Out 2014 14:18
por ska4fun
Tornozeleira estabilizadora.

Tive uma lesão grau 01 no ligamento colateral medial, de baixa gravidade. Estava sentindo o joelho bambo e com muito estalo. 10 dias de molho, pra cicatrizar e joelheira com talas laterais.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 16 Out 2014 19:05
por ska4fun
Certamente, mas vai tirar um pouco da flexibilidade do teu pé.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 17 Out 2014 09:57
por Atibaia
Nem vou comentar todas para não entrar em depressão.

Mas as pior de todas foi a hérnia de disco, que me fizeram abandonar os tatames no início da marrom, antes da conquista da tão sonhada black-belt. :cry:

Não posso afirmar se foi em consequência somente do jiu-jitsu, pois há vários fatores envolvidos, como hereditariedade, postura correta, esforço, etc., mas foi um dos fatores que agravaram a lesão.

Coloquei na balança os prós e contras e decidi que devido aos riscos, insistir no jiu-jitsu não valeria a pena.

Se não estiver treinando ela não me incomoda , já tentei voltar algumas vezes, mas o negócio é tenso, acho que perderia muito em qualidade de vida, caso insistisse e o problema piorasse.

Pensei em cirurgia, mas nem o médico tem certeza de que ficaria zerado, além de ter conhecidos que já passaram pelo procedimento e o resultado não foi satisfatório.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 17 Out 2014 10:32
por Gardenal_JJ
Acho que to com uma das minhas piores lesoes, tudo indica que trinquei a rotula, 2014 - O ano das lesoes.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 17 Out 2014 11:01
por ska4fun
Essa lesão é punk, precisa colocar pinos e ver se a estrutura óssea consegue se recompor. Na verdade tudo no joelho é mais sério.

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 17 Out 2014 13:54
por felpsreis
To com uma dor muito forte nas costas, perto da escápula, também tem uns nódulos, to treinando no sacrifício, alguém já teve algo parecido?

Re: Tópicode Lesões - Compartilhe a(s) sua(s) e como a(s) tr

Enviado: 17 Out 2014 14:14
por Goiaba
felpsreis escreveu:To com uma dor muito forte nas costas, perto da escápula, também tem uns nódulos, to treinando no sacrifício, alguém já teve algo parecido?

Caraca to sentindo a mesma coisa - dor entre a escapula e o trapézio. Tá foda - tem mais de um mês essa dor.
O pior de tudo que senti ela depois de acordar e tava uma semana sem treinar (ou seja, não foi lesão do Jiu). E agora sempre quando treino essa dor piora. É dor e juntamente vontade de estalar (sinto que se estalar - a dor pare). Não fui ao médico ainda... Alguém sabe o que pode ser?

Falando sobre outras lesões.. A minha mais séria foi:

Rompimento do menisco medial do joelho esquerdo, em janeiro desse ano. Cirurgia e 5 meses parado. E o joelho não tá bom! =/