Introdução sobre Criptomoedas

Avatar do usuário
Dejavu
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3862
Registrado em: 14 Jun 2014 15:14
Contato:

Introdução sobre Criptomoedas

Mensagem por Dejavu » 23 Nov 2021 19:16

Criando o tópico tentando sintetizar noções introdutórias sobre criptomoedas.
O que são criptomoedas?
São moedas no formato de ativos digitais, descentralizadas e escassas. Descentralizada, porque sua emissão não depende do Estado. Porém, a emissão não é feita a seu bel prazer, mas sim, através de um algoritmo de computador pré-programado. Elas são descentralizadas e impossíveis de serem retiradas do ar.

As criptomoedas não serão falsificadas nem burladas, o que elimina a necessidade de um poder centralizador.

O que é blockcchain?
As critpomoedas que possuem estrutura blockchain registram todas as operações realizadas em blocos. Cada bloco é armazenado em uma cadeia de blocos, denominada blockchain. Esse registro é inalterável, uma vez registrado não poderá ser apagado. A blockchain mostrará todo o histórico de uma criptomoeda ou de uma carteira (vamos falar sobre carteiras logo depois).

Como se dá o preço das criptomoedas?
Através das leis de mercado. Ou seja, quanto mais se deseja o ativo, mais valioso ele será. Esse valor é dado pelas interações contínuas entre compra e venda. Se ele é um ativo desejado, haverá mais compra do que venda e seu valor será maior. O contrário também é verdadeiro, se houver mais vendas do que compras significa que o ativo não está sendo desejado.
A volatilidade é característica marcante das criptomoedas.

E afinal o que são carteiras?
Carteiras são os lugares onde você irá armazenar suas criptomoedas. Para isso é necessário criar uma conta numa corretora, como a Binance ou Mercado Bitcoin, e lá será criado automaticamente sua carteira. É como uma espécie de conta bancária. São chamadas de Wallets on line. Não vou aprofundar em outros tipos de carteiras, pois aqui é uma visão somente inicial.

Como Comprar Criptomoedas?
Para comprar criptomoedas você terá que criar sua conta na binance ou mercado bitcoin por exemplo. Para isso será necessário depositar o dinheiro em real, depois convertê-lo na moeda desejada. O procedimento não demanda maiores dificuldades, vou postar um vídeo abaixo ensinando o passo a passo.
phpBB [video]


phpBB [video]


O que são NFTs ?
São ativos digitais únicos, registrados na blockchain, que podem ser comercializado se o mercado indicar que eles têm valor. Podem ser uma foto, um desenho, um vídeo, uma skin, um personagem de um jogo, praticamente qualquer coisa pode se tornar um NFT.
Como criar e quais os tipos de NFT demandaria mais conhecimento e estamos na parte inicial.
Um vídeo de um youtuber explicando de forma simples o que é um NFT.

phpBB [video]

O que são Dex?
São corretoras descentralizadas que permitem que os usuários emitam ordens de compra e venda, façam empréstimos, obtenham renda passiva. Dex, corretoras e Defi, possuem significado parecido, embora possa existir alguma diferença, mas não cabe aqui aprofundar no assunto.

O que são tokens?
São criptomoedas como todas as outras. Porém por não terem sua própria blockchain elas precisam se utilizar de um ecossistema que tenha sua própria blockchain. Exemplos de tokens são os jogos NFTs que precisam registrar seus NFTs na blockchain, porém, como eles não tem sua própria blockchain usam a rede (o ecossistema) daqueles que tem, como ocorre com o Ethereum, Binance, Solana, Avalanche, Polygon etc.

E o que significa rede? É o lugar onde elas dormem?
Rede é justamente o ecossistema que algumas criptomoedas proporcionam para que outras criptomoedas possam se utilizar. O Ethereum tem sua própria rede, ela é chamada de ERC-20. Para fazer qualquer transação pela rede Ethereum é necessário estar conectado a essa rede, senão não será possível, e caso mesmo assim você tente, existe a possibilidade de perder suas criptos. A Rede da Binance Smart Chain, que é onde roda a maioria dos jogos na blockchain, é chamada de BEP-20.

Por enquanto é só pessoal, se eu for lembrando de outros assuntos introdutórios eu vou adicionando e editando o post inicial.

Avatar do usuário
Monsoon
Mensagens: 13946
Registrado em: 28 Dez 2020 11:38
Contato:

Re: Introdução sobre Criptomoedas

Mensagem por Monsoon » 23 Nov 2021 21:26

Grande tópico, sanou diversas dúvidas que eu tinha. Obrigado pela introdução, Mestre! Logo mais eu apareço no outro tópico pra expor algumas das minhas outras dúvidas.
Imagem

Martelada
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Nov 2015 17:11

Re: Introdução sobre Criptomoedas

Mensagem por Martelada » 02 Fev 2022 00:58

O pessoal ainda está olhando as criptomoedas como forma de especular, comprar por um valor x e esperar que ela valorize, para que seu capital investido traga um lucro, com essa valorização.

Mas o conceito do BlockChacin representa muito mais que isso, e a parte mais importante é a descentralização das transações comerciais. O que é feito hoje, quase que depende dos bancos pra intermediarem pagamentos, troca de moedas, transações comerciais, etc etc etc

Mas essa descentralização tende a eliminar essa necessidade, tornando as transações independentes, o que se não falir as instituições financeiras, vai ao menos exigir uma grande adaptação das mesmas.

Outra coisa é que as Receitas Federais talvez não tenham como verificar ganhos, compras e transações comerciais, a menos que leis internas forcem o BlockChain a reportar tudo ao fisco.

A plataforma tem muito a apresentar e muita novidade vai surgir a partir daí...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes