Clube sem futebol feminino ficará fora da Libertadores a partir de 2019
Clube sem futebol feminino ficará fora da Libertadores a partir de 2019
A partir de 2019, os clubes de futebol do Brasil que não tiverem um time feminino disputando competições nacionais estarão proibidos de disputar a Copa Libertadores. Esta é uma das principais exigências do regulamento de licenciamento de clubes da CBF, que foi apresentado nesta quinta-feira aos clubes.
Tal exigência já fazia parte do regulamento de clubes da Conmebol. Dos 20 clubes que vão disputar a Série A em 2017, só sete têm times femininos.
O licenciamento é um conjunto de requisitos que deverão ser cumpridos pelos clubes interessados em participar de competições da CBF, da Conmebol e da Fifa.
Além do futebol feminino, há exigências sobre estrutura (centro de treinamento, estádio), profissionalização de dirigentes, gestão financeira etc. As punições para quem não cumprir vão de multa a exclusão de competições - a mais dura sanção prevista.
- Vocês, clubes, precisam pensar nisso - alertou Reynaldo Buzzoni, diretor de registro da CBF e responsável pela implantação do licenciamento no Brasil.
Marco Aurélio Cunha, diretor de futebol feminino da CBF, defende a exigência de investimento no futebol feminino. E diz que não há desculpa para os clubes não montarem times de mulheres.
- Se os dirigente do futebol masculino não errarem em duas contratações por ano, isso paga um time de uma comissão técnica de bom nível de futebol feminino. A Fifa vai exigir isso de todos. Eu reconheço a dificuldade dos clubes, mas com 5% dos recursos do futebol masculino é possível montar um time feminino.
http://globoesporte.globo.com/futebol/n ... um=twitter
Tal exigência já fazia parte do regulamento de clubes da Conmebol. Dos 20 clubes que vão disputar a Série A em 2017, só sete têm times femininos.
O licenciamento é um conjunto de requisitos que deverão ser cumpridos pelos clubes interessados em participar de competições da CBF, da Conmebol e da Fifa.
Além do futebol feminino, há exigências sobre estrutura (centro de treinamento, estádio), profissionalização de dirigentes, gestão financeira etc. As punições para quem não cumprir vão de multa a exclusão de competições - a mais dura sanção prevista.
- Vocês, clubes, precisam pensar nisso - alertou Reynaldo Buzzoni, diretor de registro da CBF e responsável pela implantação do licenciamento no Brasil.
Marco Aurélio Cunha, diretor de futebol feminino da CBF, defende a exigência de investimento no futebol feminino. E diz que não há desculpa para os clubes não montarem times de mulheres.
- Se os dirigente do futebol masculino não errarem em duas contratações por ano, isso paga um time de uma comissão técnica de bom nível de futebol feminino. A Fifa vai exigir isso de todos. Eu reconheço a dificuldade dos clubes, mas com 5% dos recursos do futebol masculino é possível montar um time feminino.
http://globoesporte.globo.com/futebol/n ... um=twitter
Re: Clube sem futebol feminino ficará fora da Libertadores a partir de 2019
Acho a iniciativa bacana... na pior das hipóteses vai aumentar o número de mulheres vivendo do futebol e revelar novos talentos, principalmente aqui no Brasil aonde só lembram do futebol feminino na véspera do pan/olimpiada.
Acredito que não vai aumentar a atração em cima do esporte, já que na cultura brasileira futebol é coisa de homem, mas tenho certeza que muitos talentos surgirão a partir dae.
Acredito que não vai aumentar a atração em cima do esporte, já que na cultura brasileira futebol é coisa de homem, mas tenho certeza que muitos talentos surgirão a partir dae.
E clubes q mal conseguem manter time principal?
Agr com a libertadores maior haverá mais times porcarias e consequentemente tem um orçamento baixo. Como faz? Não participa, simples assim?
Agr com a libertadores maior haverá mais times porcarias e consequentemente tem um orçamento baixo. Como faz? Não participa, simples assim?
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]
Clubes que mal conseguem manter seu time profissional deveriam, mesmo sem futebol feminino, adequar sua gestão a um modelo sustentável e fechar a torneira do desperdício/roubo.jiuhu escreveu:E clubes q mal conseguem manter time principal?
E ninguém é obrigado a manter time top feminino, basta manter um plantel com um número mínimo de jogadoras exigido para torneios profissionais e pagar a cada uma delas pelo menos um salário mínimo, conforme determina a legislação brasileira.
Times muito pequenos do Brasil acredito que até tenham alguma dificuldade pra manter isso, mas esses nem pra Libertadores vão. Pra custear as despesas de um modesto elenco feminino, qualquer patrocínio de 2 milhões por ano banca isso, nada difícil de um time médio/grande conseguir esse valor.
Mesmo assim. Está impondo aos times terem equipes femininas.Snickt escreveu:Clubes que mal conseguem manter seu time profissional deveriam, mesmo sem futebol feminino, adequar sua gestão a um modelo sustentável e fechar a torneira do desperdício/roubo.
E ninguém é obrigado a manter time top feminino, basta manter um plantel com um número mínimo de jogadoras exigido para torneios profissionais e pagar a cada uma delas pelo menos um salário mínimo, conforme determina a legislação brasileira.
Times muito pequenos do Brasil acredito que até tenham alguma dificuldade pra manter isso, mas esses nem pra Libertadores vão. Pra custear as despesas de um modesto elenco feminino, qualquer patrocínio de 2 milhões por ano banca isso, nada difícil de um time médio/grande conseguir esse valor.
Isso não irá melhorar em nada o futebol feminino, se fizerem como vc falou pagando um salário minimo não terá desenvolvido nada, pois o time só tem essa equipe pra poder participar, está pouco se lixando pra elas.
E outra o futebol feminino não traz retorno financeiro, não dá lucro, ninguém assiste, o nível técnico eh mto fraco, as partidas são ruins de assistir. Pra q vc irá ter futebol feminino sabendo q não trará lucro?
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]
pode dar cobertura e prêmio de ucl que o futebol feminino não irá se desenvolver, não dá, sério
ou mudam as regras.... E isso não tem nada a ver com machismo, já que vemos volei, basquete, hand, judo e outros serem praticados com excelência por elas. O problema é que o jogo foi desenvolvido a mais de 100 anos para as características mais aguçadas dos homens, só ver que tudo é diferente: a força do chute, a corrida, as goleiras...enfim, quem gosta pra valer de futebol não iria parar para ver jogo de clubes feminino, no máximo param a cada 4 anos para olimpíadas.
ou mudam as regras.... E isso não tem nada a ver com machismo, já que vemos volei, basquete, hand, judo e outros serem praticados com excelência por elas. O problema é que o jogo foi desenvolvido a mais de 100 anos para as características mais aguçadas dos homens, só ver que tudo é diferente: a força do chute, a corrida, as goleiras...enfim, quem gosta pra valer de futebol não iria parar para ver jogo de clubes feminino, no máximo param a cada 4 anos para olimpíadas.
Eu tb não sou fã de futebol feminino em geral... acho que a dinâmica de jogo eh diferente e até os times com as melhoras jogadoras, na minha opinião, jogam meio que em ritmo de master ou pelada. Como disse antes, não creio que essa obrigatoriedade fará com que o futebol feminino tenha um crescimento de mercado, principalmente aqui no Brasil. Mas mesmo que os clubes paguem um salário mínimo para as atletas, acho que surgirão muito novos talentos, pois as meninas pelo menos vão vislumbrar uma forma de viver disso, mesmo que seja ganhando pouco e pelo menos por algum tempo.jiuhu escreveu:Mesmo assim. Está impondo aos times terem equipes femininas.
Isso não irá melhorar em nada o futebol feminino, se fizerem como vc falou pagando um salário minimo não terá desenvolvido nada, pois o time só tem essa equipe pra poder participar, está pouco se lixando pra elas.
E outra o futebol feminino não traz retorno financeiro, não dá lucro, ninguém assiste, o nível técnico eh mto fraco, as partidas são ruins de assistir. Pra q vc irá ter futebol feminino sabendo q não trará lucro?
Tipo, ninguém se sustenta sozinho de fato ganhando um SM, mas eh alguma coisa entrando, num país de povo extremamente pobre como o nosso, acho que muitas vão perseverar no esporte pelo menos até uns 23/24 anos, que é a idade limite pra um(a) jogador(a) saber se tem condições de fato de ir além e viver do esporte, ou seja, ganhar mai$$$. Hj em dia, salvo raríssimas exceções, a chance de uma menina que jogue bola conseguir um clube pra jogar, mesmo que seja recebendo um SM, é praticamente inexistente, o que sem dúvida mata muitos talentos ainda no berço.
E sei lá, bicho... eu, particularmente, nunca serei contra uma medida que possibilite uma pessoa a tentar viver do esporte, mesmo que isso venha através de uma ato compulsório, coisa que não me agrada também. Prefiro ver pela perspectiva do copo meio cheio, dirigentes tendo que roubar menos e mais oportunidades no esporte sendo dadas às pessoas, do que pela perspectiva do copo meio vazio, que é uma medida compulsória e o futebol feminino continuar a não ser prestigiado no Brasil de qq maneira.
Eu curto ver esportes com mulheres... confesso que mais para observar os atributos físicos das atletas do que pelo lado esportivo propriamente.Sky escreveu:Nem é regras, dimensões de campo, nada. É questão de gosto mesmo.
Dà uma olhada na comparação das audiências de NBA e WNBA. Olha atletismo, tênis.. Esportes femininos naturalmente têm menos prestígio.
Talvez o vôlei das mulheres chegue perto da visibilidade que o masculino tem. Só ele, acredito eu.

Mas assim, sem querer levar a discussão do tópico pra um debate diferente, mas geralmente a dinâmica de competitividade feminina é um pouco diversa da dos homens. Além de não terem isso tão aguçado como nós dentro delas, as características físicas dos homens costuma ter uma pujança maior, o que acaba gerando uma maior atratividade já que o esporte é exatamente caracterizado por uma disputa de força/velocidade/coordenação motora.
Existem sim esporte aonde a disputa feminina é muito mais interessante, como a ginástica rítmica/artistica, ou nem há um equivalente masculino, nado sincronizado. Mas nesses casos observa-se que o aspecto graça/sutileza é item de fundamental valia, o que acaba naturalmente fazendo com que a participação feminina seja muito mais interessante que a masculina.
Assim como aqueles antenados em moda...Sky escreveu:Ah, mas nem coloquei ginástica e nado, como vc disse, justamente por serem esportes em que a força não é tão predominante.. Tanto que homem que pratica isso é chamado de viadão

Spoiler:
Sky escreveu:Vc devia era aproveitar e renovar seu guarda-roupas

Se depender das dicas que vcs dão lá, vou eh ficar fora de moda mesmo.
Ridículo.
Por isso que o futebol feminino nunca vai pegar no Br, além de ser um esporte muito chato, tudo é na base da forçação de barra.
Por isso que o futebol feminino nunca vai pegar no Br, além de ser um esporte muito chato, tudo é na base da forçação de barra.
Flamengo
Também acho muita forçação quererem empurrar o futebol feminino goela a baixo desta maneira.
Meu, que viagem... tão simples!!!Snickt escreveu:Clubes que mal conseguem manter seu time profissional deveriam, mesmo sem futebol feminino, adequar sua gestão a um modelo sustentável e fechar a torneira do desperdício/roubo.
Não entendi... vc acha fácil ou foi irônico?acumas escreveu:Meu, que viagem... tão simples!!!