As 10 regras do futebol de rua

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Avatar do usuário
Victor Silva
Mensagens: 9506
Registrado em: 14 Jun 2014 15:18
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Victor Silva » 07 Out 2014 22:08

KRATOSCS escreveu:1. A BOLA
A bola poderia ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol servia, mas as de borracha pura eram as preferidas, quem controlava uma daquelas até hoje é bom de bola, pulavam muito. No desespero, usava-se qualquer coisa que rolasse, como uma pedra, uma lata vazia ou a lancheira do irmão menor.

2. O GOL
O gol poderia ser feito com o que estivesse à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos. A grande área o circulo do meio campo e a marca de penalte, quando tinha asfalto, eram desenhadas com um pedaço pedaço de tijolo.

3. O CAMPO
O campo poderia ir até o meio-fio (guia) da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente virava em 5 e terminava em 10, podendo durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Variava de 3 a 70 jogadores de cada lado (sempre escolhidos pelos dois “craques” da turma). Ruim (normalmente o dono da bola) ia para o gol. Perna de Pau jogava na ponta, a esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltava. De óculos era meia-armador, para evitar os choques. Gordo era beque.

6. O JUIZ
Não tinha juiz.

7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só poderia ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola caísse no quintal da vizinha chata. Neste caso os jogadores deveriam esperar 03 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorresse, os jogadores deveriam designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passava na rua qualquer idoso(a) ou garota gostosa.
c) Quando passavam veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podiam ser chutados junto com a bola e, se entrassem, era Gol.

8. AS SUBSTITUIÇÕES
Eram permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer a lição.
b) Um jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acabava voltando a partida após utilizar aquela água santa da torneira do quintal de alguém.
c) Em caso de atropelamento.

9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua era atirar o adversário dentro do bueiro.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio eram resolvidos na porrada, prevalecendo a opinião dos mais fortes ou quem pegasse uma pedra antes.


Saudade da época que eu jogava na rua. :ymdaydream:

Bons tempos,
Quem nunca arrancou o tampão do dedão nunca jogou futebol na rua.
Agora o crack das ruas são outros... :smoke:
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA #FORAEURICO!!

Curta MMAFORUM:
https://www.facebook.com/mmaforumbrasil/

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Galinoia » 07 Out 2014 22:47

Hahaha sensacional.

Tinha um "campinho" que era uma rua descida, bons tempos. Cada chute a bola descia longe, já pro time que atacava pra cima era mais complicado.

Quando tinha menos atletas usávamos essa rua "de lado" usando árvores de gol, e não necessariamente os gols ficavam um bem a frente do outro ou eram do mesmo tamanho, além de se chutasse rasteiro não entrava por causa do meio fio.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1307
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Ittocs » 07 Out 2014 23:01

O texto original é do L.F.Verissimo e acho melhor q esse segue:

Futebol de rua - Luis Fernando Verissimo


Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é homem, brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora.

Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:

DA BOLA - A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa. No caso de usar uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. Quem jogar descalço deve cuidar para chutar sempre com aquela unha do dedão que estava precisando ser aparada mesmo. Também é permitido o uso de frutas ou legumes em vez de bola, recomendando-se nestes casos a laranja, a maçã, o chuchu e a pêra. Desaconselha-se o uso de tomates, melancias e, claro, ovos. O abacaxi pode ser utilizado, mas aí ninguém quer ficar no golo.

DAS GOLEIRAS - As goleiras podem ser feitas com, literalmente, o que estiver à mão. Tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão menor e até o seu irmão menor, apesar dos seus protestos. Quando o jogo é importante, recomenda-se o uso de latas de lixo. Cheias, para agüentarem o impacto. A distância regulamentar entre uma goleira e outra dependerá de discussão prévia entre os jogadores. Às vezes esta discussão demora tanto que quando a distância fica acertada está na hora de ir jantar. Lata de lixo virada é meio golo.

DO CAMPO - O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e - nos clássicos - o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.

DA DURAÇÃO DO JOGO - Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

DA FORMAÇÃO DOS TIMES - O número de jogadores em cada equipe varia, de um a 70 para cada lado. Algumas convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o golo. Perneta joga na ponta, a esquerda ou a direita dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

DO JUIZ - Não tem juiz.

DAS INTERRUPÇÕES - No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada numa destas eventualidades:

a) Se a bola for para baixo de um carro estacionado e ninguém conseguir tirá-la. Mande o seu irmão menor.

b) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar não mais de 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa ou apartamento e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação. Se o apartamento ou casa for de militar reformado com cachorro, deve-se providenciar outra bola. Se a janela atravessada pela bola estiver com o vidro fechado na ocasião, os dois times devem reunir-se rapidamente para deliberar o que fazer. A alguns quarteirões de distância.

c) Quando passarem pela calçada:

1) Pessoas idosas ou com defeitos físicos.

2) Senhoras grávidas ou com crianças de colo.

3) Aquele mulherão do 701 que nunca usa sutiã.

Se o jogo estiver empatado em 20 a 20 e quase no fim, esta regra pode ser ignorada e se alguém estiver no caminho do time atacante, azar. Ninguém mandou invadir o campo.

d) Quando passarem veículos pesados pela rua. De ônibus para cima. Bicicletas e Volkswagen, por exemplo, podem ser chutados junto com a bola e se entrar é golo.

DAS SUBSTITUIÇÕES - Só são permitidas substituições:

a) No caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer a lição.

b) Em caso de atropelamento.

DO INTERVALO PARA DESCANSO - Você deve estar brincando.

DA TÁTICA - Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o Futebol de Verdade (que é como, na rua, com reverência, chamam a pelada), mas com algumas importantes variações. O goleiro só é intocável dentro da sua casa, para onde fugiu gritando por socorro. É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi. Se a bola dobrar a esquina, é córner.

DAS PENALIDADES - A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar um adversário dentro do bueiro. É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro indireto.

DA JUSTIÇA ESPORTIVA - Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
El Capo
Mensagens: 1431
Registrado em: 01 Out 2014 16:59
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por El Capo » 08 Out 2014 00:27

Que tempo bom, puta que pariu !!!

Lembro que na escola as vezes antes de entrar e no intervalo a gente jogava até com aquele recipiente minuuusculo de yakut hahaha

Na rua que eu jogava era pequena e jogávamos em dupla, acabava 3, se tivesse muita gente de "próximo" tinha tempo. Época de muitas risadas, zuera forte,discussões bestas e brigas idiotas hahaha!
"Don’t be scared homie" - Nick Diaz

VSF

Avatar do usuário
Pitbulldog
Mensagens: 3159
Registrado em: 04 Jul 2014 02:38
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Pitbulldog » 08 Out 2014 00:30

Exterminaram todos os campinhos que tinham perto de casa.

Hj pra poder jogar bola ou é no clube ou em algum society.

Na rua tbm nem dá mais, dificilmente tem rua sem movimento aqui perto.
O espírito Samurai nunca morre!!!

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por RFAbdo » 08 Out 2014 04:30

Essa crônica deve ter mais ou menos a minha idade :lol: , li quando era moleque num livrinho que tinha textos de vários autores. Tinhas várias legais, mas essa é inequecível

Opa, achei, era exatamente esse:

Imagem

Avatar do usuário
cardonelli
Mensagens: 14754
Registrado em: 01 Out 2014 16:40
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por cardonelli » 08 Out 2014 05:36

lembrei de algumas coisas...

Cobrar lateral pra mim mesmo, jogando a bola no peito e seguindo com o jogo.

o famoso "bobinho porrada" que se vc tomasse um rolinho tinha que contar ate 20 e fugir enquanto os outros podiam te socar a vontade.

e lembrei tambem daqueles muitos times de varzea que tinham antes, que era a primeira experiencia de jogador que a gente tinha, no meu caso foi o "black power" do ipiranga, na zsul de sp, hoje quase nao existe mais isso..
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por BrunoJJ » 08 Out 2014 07:00

Nessa época eu lutava que nem o Wanderlei e não sabia.... Se tivesse um pride infantil, minha chance de ser campeão seria altíssima.

Kkkkkk
Imagem

Avatar do usuário
Striker Eureka
Mensagens: 1613
Registrado em: 04 Out 2014 12:00
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Striker Eureka » 08 Out 2014 07:37

Cacete cresci na quebrada perto do Jd São Luiz e lá tinha muito campo de várzea agora esses dias fui lá e onde eu jogava bola tem uma escola e o campo atrás da ABB também não existe mais triste demais isso
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Boxing » 08 Out 2014 07:59

Hahahaha classicas regras, tampão do dedo foram varios hehehe!! e quando a bola entrava embaixo de algum carro? quem gritasse nossa primeiro ganhava a posse.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por renatomp » 08 Out 2014 08:01

já joguei muita bola na rua...hj não animo mais, perdi o tesão.
Nem gosto de assistir futebol...
Imagem

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por RFAbdo » 08 Out 2014 08:08

Boxing escreveu:Hahahaha classicas regras, tampão do dedo foram varios hehehe!! e quando a bola entrava embaixo de algum carro? quem gritasse nossa primeiro ganhava a posse.
Onde eu jogava todo mundo deitava com as pernas embaixo do carro e ficava disputando a bola :lol:
Os outros atletas ficavam estrategicamente posicionados pra disputar a sobra

Avatar do usuário
Bruno Henrique
Mensagens: 703
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Bruno Henrique » 08 Out 2014 08:21

HAHAHA.. Muito bom..

Tem aquela clássica... Quando o dono da bola se irrita ou se sente injustiçado e leva a bola embora pra casa... kkkkkk
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

Avatar do usuário
Galinoia
Mensagens: 1618
Registrado em: 20 Jun 2014 10:41
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Galinoia » 08 Out 2014 08:51

cardonelli escreveu:lembrei de algumas coisas...

Cobrar lateral pra mim mesmo, jogando a bola no peito e seguindo com o jogo.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tradicionalíssima essa mesmo!
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Avatar do usuário
Templo Jiu Jitsu
Mensagens: 7680
Registrado em: 15 Jun 2014 12:53
Contato:

Re: As 10 regras do futebol de rua

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 08 Out 2014 09:09

Tempo bom viu HAHAHAHAHAH
Quantos tampões eu ja arranquei ahhahahahahaha
Aqui no bairro a quando a bola ia pra de baixo de algum carro, uns 3 ou 4 jogadores de cada lado ficavam deitados com as pernas embaixo do carro disputando a bola kkkkkkkkkkkkkk
Quanta porradaria ja rolou no STJD de rua HAAHAHHAHAHAHAHA
Quando os jogos eram realizados na rua de lado o "campo" era praticamente torto, com um gol uns 10 metros pra cima e outro pra baixo HAHAHAHAHAHHAH

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 203 visitantes