Mensagem
por Celão » 28 Abr 2017 11:59
É sério que tão querendo comparar o Messi de hoje com o Pelé dos anos 60???? Não faz isso não, galera! Pra tentar (eu disse tentar) fazer uma comparação menos injusta, tente colocar o Messi nos anos 60 e trazer o Pelé para os dias atuais!
Particularmente, acho que fica ruim pro argentino, pois todo o tratamento voltado ao desenvolvimento de seu porte físico, bancado pelo Barcelona, sequer existia na época. Fora isso, não existiam olheiros de clubes estrangeiros circulando pela América do Sul para levar para os melhores clubes do mundo um garoto 'mirrado', barrado nas peneiras dos times de seu país. Dessa forma, é muito provável que o Messi nem se tornasse jogador profissional, o que seria uma pena.
Por outro lado, o negão parecia adulto jogando no meio de criança, tamanha sua superioridade física frente aos demais atletas. Pelé jogando hoje teria essa característica potencializada e, ouso dizer, seria ainda maior. Só pegar o CR7 como exemplo. Está há anos luz do Messi em termos de 'dom', 'genialidade' ou seja lá o que queiram chamar. Contudo, o cara consegue se 'igualar' em termos de desempenho (trofeus, títulos de melhor do mundo, artilharias etc) se dedicando e usando toda a tecnologia disponível ao seu dispor para se desenvolver como atleta. Se o CR7 consegue isso tudo, o que esperar do Pelé?
Por último, ainda colocando lenha nesse tipo de comparação, considere que Messi, embora um monstro, sempre jogou em times fortes, ao lado dos melhores do mundo. Basta ver quantos jogadores do Barcelona estão todos os anos nas seleções dos melhores do mundo. Jogar ao lado do Piqué, Puyol, Xavi, Iniesta, Busquets, Neymar, Soarez, Ronaldinho, Deco, Etôo e companhia deve ajudar um pouco mais do que jogar ao lado de alguns bons jogadores brasileiros, mas que eram apenas coadjuvantes no cenário nacional. Ou alguém acha que Dorval, Coutinho, Mengálvio, Pepe são mais conhecidos por sua contribuição pela seleção brasileira e não por que jogaram ao lado do Pelé?
Enfim, essa é uma discussão que nunca terá fim!!! Pra mim, considerando tudo isso, Pelé é e continuará sendo o melhor de todos os tempos. Messi, por tudo o que fez e continua fazendo, já é o segundo, já tendo deixado pra trás Maradona e companhia faz tempo.