Mileto escreveu:Eu entendo a importância pra marca (na verdade, eu gostaria que não tivesse publicidade em camisa de futebol, só serve pra deixar o uniforme mais feio, mas enfim...)
O que eu falo é que isso não deveria ser parte da regra do esporte, valendo cartão amarelo. Pode multar, pode punir internamente, mas nunca colocar os interesses publicitários em uma regra que pode suspender ou até tirar um jogador de campo. Totalmente injusto, saca?
Se a regra existe, tem que ser cumprida. Enquanto não acabar com a regra, tem mesmo que dar cartão pros burrão que insiste em tirar a camisa. Mas acho que mudar a regra do jogo dando punição só pq não apareceu a marca por alguns segundos (já aparece durante TODO o jogo) pode ser enquadrado como capricho sim.
Queria ver algum estudo que apontasse se realmente isso é efetivo, se essa exposição da marca nessa situação realmente se traduz em mais vendas, por exemplo.
Vc vê todo o jogo do Figueirense? Eu não vejo... mas os gols da rodada é quase certo de assistir, até pra quem não curte futebol. Fora que a hora do close, geralmente é a hora do gol, o resto do jogo é quase todo de longe, nem dá pra saber o que está estampado na camisa. Tem outra: Eu ia preferir que minha marca aparecesse na hora do gol do que na hora que o zagueiro do time que patrocino dá um carrinho que quase arranca a perna do adversário fora! Rs.
Num patrocínio de camisa de futebol, além da óbvia criação em modo consciente de um rastro de confiabilidade financeira em uma empresa capaz de pagar por isso, existe tb algo da exposição indireta e fixação da marca de modo subconsciente. Nem sempre vc presta atenção no que está escrito na camisa, principalmente na hora do gol, mas o logotipo e o formato das letras vão ficando gravados no seu subconsciente de uma forma positiva, ao ponto de quando se deparar com essa mesma marca, amanhã ou depois, ela lhe pareça familiar e, num julgamento preliminar, mais atrativa do que outra marca "estranha". E isso funciona, mesmo que o anunciante patrocine o time rival do seu!
Repare que geralmente os anunciantes de times não são empresas de comércio de varejo, ou quando são, não anunciam produtos e descontos, com a exceção daquela bizarrice que a Casa & Vídeo fez no Botafogo e que ninguém imitou, simplesmente pq dessa maneira não é eficaz. Esse tipo de publicidade não visa um retorno imediato, ele trabalha justamente com o tempo e a repetição para fixar a marca. Quanto mais aparecer e quanto mais positiva for a exposição, maior será o retorno no médio/longo prazo.
E pode ter certeza que dá retorno sim! Existem milhares de empresas de publicidade no Brasil e uma das coisas que esse pessoal mais faz/utiliza são pesquisas de mercado.