Lenilson escreveu:
Pô Marcial, você é um cara sempre ponderado nos seus posts. Uns três títulos do Flamengo podem ser contestados por causa da arbitragem, mas melhor deixar essa discussão pra lá. Mozer podia até jogar em 82 no lugar do Luisinho, pra mim do Oscar na época não. O meio campo era solto sim, mas se tirasse um ali e colocasse o Andrade, a seleção perderia o encanto, se é que me entende. O que aconteceu ali foi que naquele dia a Italia foi melhor que o Brasil.
Por fim, na copa de 82 pra mim o goleiro deveria ser o Leão, mas o Telê tinha problemas com ele e nem sequer o levou. Raul não, né.

Dos que lá estavam o Carlos apesar de jovem era o melhor deles.
Fala Lenílson, você tem a mesma idade que eu, então deve ter vivivo (e sofrido : -) bastante com aquele Mundial...
Sobre arbitragens, não discuto. Para mim, o Flamengo foi beneficiado e prejudicado: Zico era caçado em campo, com a complacência dos homens de preto. E eu não espero que o futebol seja um reduto da ética. Se for, melhor. Mas o que eu gosto do jogo é o espetáculo, e às vezes o roubo aumenta a carga dramática do show : -)
Oscar e Luisinho podiam ser melhores que o Mozer, mas para mim uma zaga de Copa tem de ter pelo menos um cara para impor respeito e intimidar atacantes habilidosos, sobretudo se forem ariscos e magrinhos como Rossi e Conti. Nas palavras de Zico e Junior, jogar com Mozer dava uma certa "tranquilidade", pois nego do time adversário sabia que haveria revide de alto nível
Carlos era bom, mas azarado demais, e goleiro precisa ter sorte. Aliás, o que esperar de um goleiro que fez carreira na Ponte Preta? Aquele pênalti que ele empurrou pra dentro em 86 reforçou o meu preconceito contra ele... Paulo Sérgio agarrava muito, mas era um nanico, e Valdir Peres... Pqp. Frangueiro, preso em baixo do pau. Leão agarrava muito, mas envenenava qualquer ambiente com sua vaidade. Naquele time, então, que já tinha um bando de primas donas como Éder, Serginho, Falcão, imagina? Raul pelo menos era discreto, sortudo e experiente.
Naquele dia, a Itália jogou melhor. Fato. E por que jogou melhor? Na minha opinião, porque equlibrava craques como Zoff, Scirea, Antognoni e Conti, bons jogadores, rápidos e táticos, como Tardelli, Rossi e Cabrini, e porradeiros como Oriali, Gentile e Colovatti. E o Brasil? Todo mundo bailando em campo, esperando tomar 3 gols e fazer 5... Naquele dia, Gentile levou a camisa do Zico pra casa, Rossi estava iluminado e Cerezo ENTREGOU O OURO. Com Andrade, o meio perderia encanto, com certeza, mas foda-se. Iríamos ganhar um escudeiro pro Zico, que era o craque do time, no meio de campo. Infelizmente, como eu disse num post lá atrás, Zico não tinha na Seleção a ascendência que tinha no Mengão. Ao contrário, tinha um bando de gente vaidosa que não gostava e nem jogava pra ele, como o pessoal do Atlético Mineiro...
Tudo isso é conjetura, obviamente. Mas se há um assunto que eu adoro conjeturar é a Copa de 82 e a tragédia do Sarriá. Pqp. Que Time! Que Copa!