Como TJ Dillashaw matou o rei

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Caliani
Mensagens: 180
Registrado em: 17 Jun 2014 23:57
Contato:

Como TJ Dillashaw matou o rei

Mensagem por Caliani » 10 Ago 2014 02:31

Como TJ Dillashaw matou o rei
Imagem
Do começo ao fim
Durante 23 minutos, TJ Dillashaw fez Renan Barão parecer um amador no cage. Ao longo dos quatro rounds e meio, ele bateu em Barão e saiu até quando surgiu o fim em uma das trocas de golpes.

Anteriormente discutimos em detalhes a tendência de Barão de swingar a torto e a direito sempre que ele abandona sua fórmula de soltar um ou dois socos ao mesmo tempo.
Imagem
Naquela época, eu disse que a displicência de Barão na trocação me levava a crer que seu reinado acabaria numa derrota por nocaute ao invés de uma numa decisão trivial, mas eu jamais havia imaginado que Dillashaw seria o homem a conseguir o feito.

A trocação final ilustrou exatamente o que vínhamos falando sobre o jogo de Barão. Uma vez que ele dá o primeiro soco e entra numa trocação, sua defesa desaparece. Ele se estica para a frente da cintura, ergue o queixo e abaixa sua mão de trás, swingando loucamente.
Imagem
No último round, após ter sido superado e minado no centro do octógono, Barão mordeu o protetor bucal e partiu para os swings - era tudo que Dillashaw queria. Dillashaw - que mantém suas mãos engatilhadas, mexe sua cabeça e não se desequilibra quando bate - simplesmente passou por cima de Barão nesta última trocação e derrubou o campeão, terminando a sequência para arrancar a vitória.
Conceitos errados sobre Barão
Naturalmente, depois que Barão foi derrotado, os fóruns inundaram de gente alegando que na verdade ele perdeu porque nunca foi tão bom assim ou, pior, porque não sabia como contragolpear. Embora eu tenha criticado o boxe de Barão na minha publicação Killing the King, eu acho que é uma grande generalização dizer que ele perdeu por falta dessa habilidade.

Primeiramente, Barão tem ótimos contragolpes quando seus adversários o atacam do jeito que ele gosta - em uma investida de cada vez. Urijah Faber foi respondido com jabs de contragolpe e ganchos de esquerda nas duas lutas que fez com Barão, quando tentou entrar com saraivadas de socos.

O que Barão versus Dillashaw ilustra amplamente é a diferença entre boxear e socar. Barão bate forte, todos sabemos disso, e ele quase sempre procura jogar socos com poder de nocaute. Dillashaw, por outro lado, não conectou bombas a todo momento, mas acertou os socos constantemente, e estes ganham pontos. O ritmo por si só desgastou Barão até a última gota de sangue no round final, e o inchaço no seu olho sugere que, afinal de contas, conectar, quando feito de forma consistente, é conectar forte o bastante.

O que realmente complicou o processo para Barão, e isso é outra coisa que discutimos anteriormente, é que ele simplesmente não recebeu muitas oportunidades de contragolpe. Nas suas lutas com Urijah Faber, ou Michael McDonald, estes começavam num ritmo lento e depois viriam a correr para dentro com swings. Mas o liso Eddie Wineland, cuja performance contra Barão me impressionou bastante, fez este preparar a mão, esperar a hora de soltar o gatilho e contragolpear no vazio, na luta entre eles.
Imagem
Imagem
E foi isso que Dillashaw fez. Ele fintou e bateu entrando e saindo por toda a luta. Barão não fazia ideia de quando era o momento certo de responder e não conseguiu soltar seus contragolpes de costume. Uma coisa que Dillashaw fez (e que também vimos antes) foi usar o que Eddie Alvarez chama de The Dart.
Imagem
Dillashaw entra com um soco da mão de trás, troca o ângulo, colocando-se virado a 90 graus do seu adversário, e emenda outro soco bom. Ele fez isso algumas vezes durante o embate e acertou o segundo soco quase toda vez depois de balançar Barão com o primeiro. Angular o direto da mão de trás assim é uma técnica maravilhosa porque é muito difícil para o oponente responder se você estiver se movimentando e disfarçando o timing. Você entra pela porta da frente e sai pela porta do lado antes que eles tenham tempo de te pegar no corredor.
Imagem
Na posição de canhoto, essa é uma das técnicas favoritas de Giorgio Petrosyan, considerado por muitos um dos kickboxers mais finos do mundo.

Na velha coletânea japonesa de artes marciais existe uma técnica chamada sankabu-tobi - o salto triangular. É executada com pulos ao redor do adversário até que se consiga se posicionar atrás dele. Você não conseguirá fazê-la no estilo Ong Bak, mas o mais próximo disso que você pode conseguir sem poderes mágicos é tentar pular direto para trás do adversário no momento do zigue-zague.
Imagem
Dillashaw faz isso aqui numa trocação, errando o segundo soco mas imediatamente emendando um jab enquanto Barão se vira para ele.

E aqui está Roy Jones mostrando a ideia no ápice da sua execução. Difícil de fazer, mas bem legal se as circunstâncias trabalharem a favor.
Imagem
Curva em espiral
Ninguém é invencível e nenhuma tática é imparável. Eu sei que os fãs de luta gostam de elevar os campeões ao altar da divindade (apenas confira alguns posts nos fóruns sobre as chances de Dillashaw antes dessa luta), mas a luta é um jogo estratégico de questões e respostas. Dillashaw fez uma luta fenomenal que se adaptou à de Barão. Se Barão tivesse lutado de outro jeito, ou se Dillashaw não tivesse feito a lição de casa, Barão poderia ter levado perigo à Dillashaw.

Um dos principais fatores que estava notavelmente ausente da performance de Barão foi seu jogo de chutes baixos. Ele acertou poucos, e eu estou certo de que machucaram, mas não mostrou o mesmo empenho em usar essa arma que ele normalmente costuma mostrar. Isso ocorreu porque Dillashaw eliminou essa possibilidade. Como dissemos naquele Killing the King, se você não sabe por onde começar contra um adversário, a melhor coisa a se fazer é tirar o que eles têm de melhor e forçá-los a usar o plano B.

Os pés de Dillashaw estiveram frequentemente alinhados ao corpo enquanto ele dançava e circulava. Isso significa que para chutar, Barão realmente teria de andar para a frente e buscar as pernas, pois não havia uma perna sobrando na frente do corpo que se apresentasse como um alvo.

Esse é um dos trade-offs da luta - quanto mais abertos seus pés estão na sua base, mais espaço você tem para conduzir a perna de trás e gerar potência. Mas, ao deixar as pernas paralelas, você elimina o alvo dos chutes baixos e pode se movimentar lateralmente com liberdade. Se se começa a correr para dentro tentando conectar chutes baixos contra esse tipo de base, sobretudo contra um wrestler forte, surge um risco considerável de se ter a perna agarrada e o corpo pregado no chão.

Embora não tenha demonstrado muito durante a luta, Dillashaw era "o wrestler" e essa devia ser a principal preocupação de Barão ao entrar lá. Quando McDonald e Wineland estavam incomodando Barão em pé, ele foi para o clinch ou tentou entradas de queda. O fato dele ter hesitado tanto em tentar isso contra Dillashaw mesmo quando vinha sendo espancado em pé deve sugerir que, apesar de ausente, o wrestling de Dillashaw teve papel importante na luta.

Essa distância que Dillashaw manteve com os pés alinhados - pronto para se movimentar lateralmente - se mostrou realmente útil quando Barão tentou o seu costumeiro chute rodado. Barão é um minimalista: ótimo jab, ótimo overhand, ótimo chute baixo de direita, ótimo chute giratório de direita - é basicamente isso o que ele tem em pé. Quando está sem ideias, recorre ao chute giratório. Contra Eddie Wineland, deu certo. Contra Dillashaw, não deu - ficou óbvio que o representante da Team Alpha Male estava treinado para isso.

Quando um chute giratório vem até você, a melhor coisa a fazer é tratar seu adversário como uma porta giratória. Suas costas se tornam a seção da porta na qual você pode entrar. Você a segue e tenta permanecer no ângulo que ele não enxerga o maior tempo possível enquanto o chute dele passa batido. Ele acaba se deparando numa posição estranha, desequilibrado e precisando esticar o pescoço para conseguir vê-lo enquanto você responde com socos.
Imagem
Veja o quanto Barão precisa virar a cabeça para encontrar Dillashaw, que já está devolvendo mais socos. Isso aconteceu toda vez que Barão tentou o chute. A distância que Dillashaw manteve entre eles por maior parte do tempo significa que se Barão quisesse chutar, ele teria de se mover antes na direção de Dillashaw, o que telegrafaria suas intenções.

Eu digo isso toda vez que Anderson Silva ou Lyoto Machida lutam, mas aquele que controla a distância controla as ações. Controle as ações e a luta é sua.

Então quais foram as fraquezas de Dillashaw em sua performance? Bem, ele ainda pisa bastante na hora de golpear. Isto é, ele troca de base no meio dos ataques. É muito difícil para os adversários conseguirem acompanhá-lo, ele faz os socos entrarem por ângulos incomuns, o que o permite dominar novos ângulos em relação ao adversário. Mas isso também significa que ele se desequilibra quando o tiro sai pela culatra. Se você leva uma boa porrada durante uma combinação em que pisa os pés, você vai se desequilibrar com muito mais facilidade do que numa situação onde você se encontra apoiado numa base mais firme.
Imagem
Esse tipo de combinação. Só apareceu umas duas vezes contra Barão, mas ainda esteve presente.
O melhor exemplo que eu posso dar é o da única derrota por nocaute de Dillashaw, contra John Dodson. Quando Dillashaw partiu para dentro, Dodson abriu terreno (diferente de Barão que ficou parado e tentou swingar) e o balançou. Dillashaw estava tão desequilibrado que embora estivesse claramente consciente, não conseguiu recuperar a base e a luta foi dada como encerrada.
Imagem
A última derrota de Dillashaw veio contra Raphael Assunção. É importante notar que uma das coisas que Assunção faz bem é muito importante para conseguir superar alguém como Dillashaw (com suas fintas e investidas). Contra Mike Easton em particular, Assunção saiu da sua guarda e revidou com jabs praticamente sem telegrafar. É estranho, e não parece que deveria causar dano, mas isso requer pouquíssimo esforço e castiga o oponente por pisar para a frente com tanta agressividade, uma vez que este acaba gerando o impacto da colisão.

Mas isso não passa de especulação que podemos deixar para outro dia, por enquanto vamos somente reverenciar Dillashaw por sua incrível performance e aplaudi-lo por conseguir fazer o que outros trinta e poucos lutadores não conseguiram fazer - vencer Renan Barão.

Matéria completa, escrita por Jack Slack: http://fightland.vice.com/blog/how-tj-d ... d-the-king

Deadlift
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Como TJ Dillashaw matou o rei

Mensagem por Deadlift » 10 Ago 2014 19:29

Tô achando que vem outra derrota pro Barão, sendo essa uma luta mais disputada, mas que o Dillashaw não vai sofrer grandes danos, a não ser que o Barão tire um coelho da cartola.

Avatar do usuário
Tiago Angelo
Mensagens: 58
Registrado em: 05 Ago 2014 11:38
Contato:

Re: Como TJ Dillashaw matou o rei

Mensagem por Tiago Angelo » 10 Ago 2014 19:33

Sensacional!
Imagem
''Guerreiro és, e postura de Guerreiro hás de ter.
Coluna reta, Guerreiro,
Olhar limpo,
Calma em tua face''

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Como TJ Dillashaw matou o rei

Mensagem por BrunoJJ » 11 Ago 2014 15:40

Ou Barão concerta muita coisa na sua trocação ou vai sofrer de novo. Eu primeiramente pensei que TJ estava num dia de superman, mas ai revi essa luta e pqp a trocação dele tava muito boa, podemos colocar bastante credito no Duane Ludwig, que melhorou muito a trocação da galera da All Female.
Imagem

Avatar do usuário
bison
Admin
Admin
Mensagens: 2638
Registrado em: 15 Jun 2014 22:41
Contato:

Re: Como TJ Dillashaw matou o rei

Mensagem por bison » 12 Ago 2014 18:07

Esses artigos que Caliani traduz são ótimos.
Dedé vai ter que treinar muito e usar uma boa tática para Barão ganhar de Dillshaw.
Eu acharia melhor Barão fazer uma luta antes de enfrentar novamente TJ mas Dedé tem crédito de sobra e sabe perfeitamente o que faz.
NOVO FANTASY E COMANDADO POR GARCEZ - http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes