Ascendência, Decadência

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Ascendência, Decadência

Mensagem por Gustabr » 09 Dez 2014 13:19

Eu abri esse tópico debatendo aquele tópico sobre o José Aldo e tal por ser ele ser novo que ele tem muita lenha pra queimar ainda, mas vamos direto ao assunto..

Eu sempre fico pensando será que a Ascendência e a Decadência de um lutador tem mais a ver com a sua idade ou sua ''quilometragem''? - Penso eu que seja mais o segundo fator, quilometragem.


Vou pegar os exemplos mais conhecidos aqui:

Randy Couture - Todos nós sabemos que o ''The Natural'' iniciou a sua tragetória na casa dos 30, mais precisamente 33 anos. O cara fez a sua primeira luta de MMA aos 33 anos e ainda teve seu auge e sua decadência, sendo que muitos atletas na casa dos 33 já começam a sua decadência e pensar em aposentadoria.

Shogun Rua - Começou a praticar o MMA bem cedo e teve seu auge ainda jovem no esporte. Hoje aos 33 anos de idade(mesma idade que Couture fez sua primeira luta) se encontra em franca decadência, mas muitos ressaltam que a decadência se dá ao fator de o mesmo estar acomodado em seus treinos.

Anderson Silva - Esse não inicou sua carreira no MMA em idade avançada, mas quando começou seu longo reinado como campeão do UFC já estava na casa dos 30(33 se não me engano, maldito numero! :lol: ) e continuou em seu auge até os 39 anos, não falo mais por não saber como esta sua atual situação, mas talvez pelo seu estilo de luta de não sofrer muitas lesões(Antes da última, é claro) e não levar muitos golpes se dão ao fato de seu auge ter durado tanto tempo assim.

Minotauro Nogueira - Enquanto Anderson um pouco mais velho se encontrava em seu auge, o Big Nog já estava em decadência, e essa tese que reforça o ''peso da quilometragem'' porque como todo cardíaco que morreu diversas vezes assistindo as suas lutas, sabe que Big Nog, muitas vezes, passava sufoco em suas lutas, seu jogo era baseado em sentir o soco do oponente para ver a distância, somado as lesões, fizeram encurtar o seu auge.


E então galera, vamos debater sobre esse assunto que gera tanta polêmica por, muitas vezes, vemos lutadores novos em decadência e lutadores velhos em ascensão. E vocês o que acham?
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

Avatar do usuário
Gustabr
Mensagens: 1568
Registrado em: 26 Nov 2014 19:51
Contato:

Re: Ascendência, Decadência

Mensagem por Gustabr » 09 Dez 2014 13:52

Antocrives escreveu:Tem o Yoel Romero, tá na melhor fase da carreira com 37 anos. Começou a lutar MMA tarde tb, 32 se não me engano. Dependendo do histórico dele de lesões no Wrestling, que eu desconheço, dá pra dizer que ele vai lutar em alto nível até os 41 mais ou menos, acredito que o fator determinante para a decadência de um lutador de MMA é a porrada na cara e as lesões, talvez a genética tb.

Bem lembrado, o Soldier of God começou tarde! Tem também o OSP e o Belfort que se nao me engano a maioria de suas lutas são rapidas.. sla pelo menos 60% e o Hendo que é o único que contraria isso pelo fato de estar até agora em alto nível dps de tantas guerras
Cruz and Dillashaw: The Best Footwoork Ever!

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Ascendência, Decadência

Mensagem por _BLAKE_ » 09 Dez 2014 19:01

Wand aguentou o Stann, aguentou o Lee (pancadas secas)... só não aguentou o Leben pq deu queixadas no punho do maluco e o Rampage que tava no auge e foi na ponta do queixo... H-Bomb nem Shogun no auge aguentou tbm... mas ainda sim aguenta porrada o Wand Silva.

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Ascendência, Decadência

Mensagem por nobremaia » 09 Dez 2014 21:48

Isso depende muito da pessoa, não tem uma regra exata. Depende do tanto de pancada que o cara recebeu moleque, depende da sua resistência natural, depende da gravidade das lesões que enfrentou, etc. Depende de muita, muita coisa mesmo. Alguns caras podem estar acabados fisicamente com 30 anos, enquanto outros ainda renderão até os 40 e poucos. Enfim, isso é extremamente relativo.

Avatar do usuário
one punch
Mensagens: 1548
Registrado em: 26 Nov 2014 00:56
Contato:

Re: Ascendência, Decadência

Mensagem por one punch » 13 Dez 2014 18:20

Philly Shell escreveu:Cara, tem uma coisa que o Leben falou que é a mais pura verdade. Ao ser perguntado por aposentar com 32 anos, ele respondeu " O que importa não é quanto tempo vc tem de vida, mas sim quanto tempo vc está no jogo.". Tem lutador que desgasta mto rápido, outros nem tanto. Lutadores mais velhos nas categorias mais baixas passam mto aperto, pois perdem mta velocidade, o que é fatal.


O exemplo perfeito do que vc disse é o Mike Brown( ex campeão do WEC)
Recentemente, eu vi uma entrevista do Cro cop, onde ele fala que o maior adversário que um atleta pode enfrentar são as lesões. Depois de ganhar o torneio do Pride em 2006,ele lesionou, se não me engano, os ligamentos do joelho e ombro, depois disso ele falou não conseguia treinar igual antes e perdeu muita confiança em si. Logo em seguida teve a luta contra o Napão, que jogou a pá de cal no auge do Mirko.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21509
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Ascendência, Decadência

Mensagem por kyo_spirit » 08 Fev 2022 10:26

Agora com essa parada dos lutadores de MMA prolongarem suas carreiras indo fazer lutas de boxe (e de boxe sem luvas), vamos ter mtosssssss exemplos a mais para colocar nesse tópico.
Começando por exemplo com o Chad Mendes, q vai lutar no Bare Knuckle Fighting a partir de agora.


Outro q dá tristeza de olhar:

phpBB [video]
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes