Aldo vs Chandler

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 17 Out 2014 16:03

Jimmy Luckless escreveu:
Foi isso que eu disse. :lol: Disse que ACHO que para o Aldo, exclusivamente nessa luta, se movimentar mais seria melhor por achar que casa melhor com o jogo do Chandler. Acho que ele diminuiria as chances de ser quedado (é uma desgraça explodir em queda com um oponente que não sossega e cisca o tempo todo, uma DESGRAÇA). Você não acha, Nobre?
No mais, excelente discussão, principalmente sobre o Dillashaw. Só revi uma vez a luta dele com o Barão, mas não lembro de a movimentação dele te-lo colocado em risco. Mas deve ter sido só minha falta de olho clinico pra isso. :lol:
Então, mas é isso que eu não concordo. Eu definitivamente não acho que o Aldo deveria se movimentar mais nessa possível luta, o que ele já faz em termos de jogo de pernas, é perfeito. Não precisa mudar absolutamente nada. Ele defende a imensa maioria das quedas com jogo de pernas, simplesmente não concedendo o ângulo, não concedendo a distância para o oponente entrar em queda. Ele angula, sai do raio de ação e retorna contra golpeando. Se ele se movimentasse pra cacete como tu disse, ele se limitaria a sair do raio de ação mas não puniria seus oponentes com maestria como faz com seus ângulos curtos. Eu acho o jogo dele simplesmente perfeito.

Quanto ao Dillashaw, é o que eu disse. Ele é extremamente rápido e se vale muito disso para se movimentar na longa, por isso não se viu muito em apuros. Ele tem velocidade suficiente para se deslocar muitas vezes errado e não ser punido por isso. Assim como acontece com o Edgar.
Axe_Spartan escreveu:Independente do peso, seja nos penas ou nos leves, vejo um favoritismo grande em favor do Aldo nessa luta, vou explicar o motivo.

Aldo geralmente tem suas melhores performances contra wrestlers, ainda mais os que o atacam, ele tem um dos melhores jogos de anti-wrestling do esporte. O brasileiro contra-ataca perfeitamente com joelhada ou upper quando o oponente abaixa para tentar quedá-lo ou até socá-lo (Manny Gamburyan, Chad Mendes, Rolando Perez), e quando o oponente fica relutante para quedá-lo por causa disso e mantém a distância o Aldo o arrebenta nos leg kicks (Urijah Faber) ou se fica simplesmente perdido, acontece o que aconteceu com o Mike Brown. Aldo é como se fosse o Anderson Silva ao contrário, as melhores performances desse último foram contra caras que não o tentavam quedar, daí ele poderia ficar com uma base mais estreita, dançar e boxear como contra o Griffin, Belfort e Okami.

Outra coisa que pesa a favor do Aldo é a agressividade do Chandler, que vai para cima sem medo, o brasileiro é MUITO melhor jogando no contragolpe do que tomando a iniciativa atacando, dá pra ver isso na performance dele contra o Lamas, que apesar de ele ter dominado a luta e vencido pelo menos 4 rounds daquela luta, economizou bastante nos golpes enquanto o Lamas ficava inativo, não o atacava.

O problema do Aldo é quando ele inicia o ataque, ficando aberto para counters e é por isso que o maior problema para o brasileiro não seria um wrestler agressivo como o Chandler ou o Mendes (apesar disto o Mendes tem muitas chances de surpreender visto o nível de seu boxing, seu poder de nocaute assustador e o gás) mas um striker que joga no contra-ataque e que com o jogo de pernas forçaria o Aldo a tomar a iniciativa (McGregor?).
Então Axe, concordo e discordo ao mesmo tempo. É bem isso que tu disse, mas na verdade o que permite a ele contra golpear as quedas é o seu jogo de pernas. Se ele simplesmente contra golpeasse com golpes como tu disse, o wrestler engoliria o golpe mas finalizaria a queda. E quando o wrestler mantém a distância como tu disse, na verdade quem o está fazendo não é o wrestler e sim o próprio Aldo. O wrestler fica relutante em tentar uma queda porque ele simplesmente não consegue achar a brecha para tal e não por medo de um contra golpe em si. É claro que ele também tem medo de ser contra golpeado, mas te garanto que o maior problema é ele não achar a distância para entrar em queda e que se ele achasse que seria contra golpeado mas conseguiria o ângulo, ele entraria mesmo assim.

O grande segredo do Aldo contra wrestlers é exatamente o mesmo contra os strikers, seu ótimo jogo de pernas. Ele jamais concede ângulos para ser quedado, jamais se coloca em uma distância na qual seu oponente pode explodir em queda. Ele controla a distância com maestria o tempo inteiro e simplesmente não concede brechas. E discordo que ele se expõe quando tá buscando o jogo, hoje em dia o jogo do Aldo tecnicamente falando, não tem brechas. Seu único problema é sempre morrer no gás. Mas concordo que o McGregor é o cara que tem mais chances de vencê-lo, justamente por também saber se movimentar muito bem. E é por isso que eu disse que o Chandler se quisesse vencer, teria que jogar clinchando. Colocando a luta na grade, desgastando o Aldo e tal..
Garfield escreveu:Aldo leva exatamente pelo que o axe falou.

Mas eu não vejo o irlandês a altura do Aldo. Comeria muito LK com perdendo sua movimentação... Fora que o Aldo quedaria ele algumas vezes durante o combate.

Me descepicionei muito com ele na última luta. Achei que em alguns momentos jogou muito peso nos golpes o que contra um cara com timing de queda é fatal.
Não sei se o Aldo o quedaria não viu, cara. E não acho que o fato dele plantar o pé para dar peso ao golpe o prejudicaria contra um wrestler, porque ele como o Aldo defende quedas com seu jogo de pernas. Ele também raramente concede um ângulo ou permite que o oponente ache a distância para entrar em queda, é por isso que se dá ao luxo de plantar o pé para dar mais impacto aos golpes, por sempre o fazer em uma distância segura e é por isso que sempre o tentam quedar do clinche. Ele realmente se expõe um pouco a chutes, mas não acho que seja um problema crônico. Acho que é algo perfeitamente corrigível. E discordo que ele se expõe tanto a golpes limpos quanto falam, ele tem é muita confiança em seu queixo e em seu poder de contra golpe. Por isso joga tão agressivamente, buscando tanto o combate. Não acho que seja uma falha técnica e sim excesso de confiança mesmo.

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 17 Out 2014 16:08

nobremaia escreveu:
Então, mas é isso que eu não concordo. Eu definitivamente não acho que o Aldo deveria se movimentar mais nessa possível luta, o que ele já faz em termos de jogo de pernas, é perfeito. Não precisa mudar absolutamente nada. Ele defende a imensa maioria das quedas com jogo de pernas, simplesmente não concedendo o ângulo, não concedendo a distância para o oponente entrar em queda. Ele angula, sai do raio de ação e retorna contra golpeando. Se ele se movimentasse pra cacete como tu disse, ele se limitaria a sair do raio de ação mas não puniria seus oponentes com maestria como faz com seus ângulos curtos. Eu acho o jogo dele simplesmente perfeito.
Ah, sim, tinha te entendido errado. Agora entendi teu ponto, e acho que você realmente tem razão.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
Axe_Spartan
Mensagens: 3596
Registrado em: 10 Set 2014 13:05
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Axe_Spartan » 17 Out 2014 16:55

Philly Shell escreveu:
Cara, o Jack Slack "acabou" de lançar um artigo falando tudo isso q vc disse sobre o Aldo
No Fightland né? Então, minhas opiniões foram todas baseadas no que o Slack escreveu nesse artigo, respeito muito a opinião do cara, é um dos maiores analistas da luta em pé no MMA. Esse artigo dele caiu como uma luva para analisar essa luta.

Avatar do usuário
Old Logan
Mensagens: 7719
Registrado em: 14 Jun 2014 15:12
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Old Logan » 17 Out 2014 17:02

iria de aldo, mas luta mto dura eim! e concordo com axe
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Avatar do usuário
Axe_Spartan
Mensagens: 3596
Registrado em: 10 Set 2014 13:05
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Axe_Spartan » 17 Out 2014 17:11

nobremaia escreveu: Então Axe, concordo e discordo ao mesmo tempo. É bem isso que tu disse, mas na verdade o que permite a ele contra golpear as quedas é o seu jogo de pernas. Se ele simplesmente contra golpeasse com golpes como tu disse, o wrestler engoliria o golpe mas finalizaria a queda. E quando o wrestler mantém a distância como tu disse, na verdade quem o está fazendo não é o wrestler e sim o próprio Aldo. O wrestler fica relutante em tentar uma queda porque ele simplesmente não consegue achar a brecha para tal e não por medo de um contra golpe em si. É claro que ele também tem medo de ser contra golpeado, mas te garanto que o maior problema é ele não achar a distância para entrar em queda e que se ele achasse que seria contra golpeado mas conseguiria o ângulo, ele entraria mesmo assim.

O grande segredo do Aldo contra wrestlers é exatamente o mesmo contra os strikers, seu ótimo jogo de pernas. Ele jamais concede ângulos para ser quedado, jamais se coloca em uma distância na qual seu oponente pode explodir em queda. Ele controla a distância com maestria o tempo inteiro e simplesmente não concede brechas. E discordo que ele se expõe quando tá buscando o jogo, hoje em dia o jogo do Aldo tecnicamente falando, não tem brechas. Seu único problema é sempre morrer no gás. Mas concordo que o McGregor é o cara que tem mais chances de vencê-lo, justamente por também saber se movimentar muito bem. E é por isso que eu disse que o Chandler se quisesse vencer, teria que jogar clinchando. Colocando a luta na grade, desgastando o Aldo e tal..
Olha nobre, essas investidas do Brown que foram paradas mais parecem relutância em entrar com o melão no joelho do Aldo do que simples movimentação do brasileiro:

Imagem


E quanto a exposição dele ao buscar o jogo, me baseio no que o próprio Jack Slack disse em seu artigo, que o Aldo se expõe ao entrar com socos na altura do corpo e jabs rápidos e que geralmente não é acertado mais por suas reações do que por bom posicionamento ou movimentação da cabeça. Vale ressaltar que ele também diz que o Aldo melhorou progressivamente seu boxe por causa de sua luta contra o Hominck, mas boxeia muito bem jogando no contragolpe e não tomando a iniciativa.

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 17 Out 2014 18:26

Axe_Spartan escreveu:
Olha nobre, essas investidas do Brown que foram paradas mais parecem relutância em entrar com o melão no joelho do Aldo do que simples movimentação do brasileiro:

Imagem


E quanto a exposição dele ao buscar o jogo, me baseio no que o próprio Jack Slack disse em seu artigo, que o Aldo se expõe ao entrar com socos na altura do corpo e jabs rápidos e que geralmente não é acertado mais por suas reações do que por bom posicionamento ou movimentação da cabeça. Vale ressaltar que ele também diz que o Aldo melhorou progressivamente seu boxe por causa de sua luta contra o Hominck, mas boxeia muito bem jogando no contragolpe e não tomando a iniciativa.
Bicho, essa luta com o Brown tem 5 anos. O Aldo evoluiu assombrosamente desde então. Não acho que ela sirva como parâmetro para o Aldo atual não.

Não li o tal post do Jack Slack, não sei o que ele disse, mas pra mim o Aldo evoluiu muito no que remete ao seu jogo ofensivo. Por exemplo, antigamente seu jab deixava a desejar. Hoje seu jab é excelente, um dos melhores do esporte. Concordo que ele evoluiu muito desde a luta com o Hominick, muito mesmo. Mas discordo totalmente que ele ainda assim não jogue bem tomando a iniciativa. Joga sim e muito! Seu jab, seu jogo de pernas, suas combinações.. Tudo excelente. Se o Slack disse isso, será a primeira vez que discordarei em absoluto de algo que ele fala. Agora, concordo que o grande diferencial do Aldo é realmente seu jogo defensivo, que é absolutamente espetacular.

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1308
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Ittocs » 17 Out 2014 19:34

Axe e nobre concordam q o Aldo e o Weidman tem os dois melhores jogos defensivos do mma?
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
Axe_Spartan
Mensagens: 3596
Registrado em: 10 Set 2014 13:05
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Axe_Spartan » 19 Out 2014 12:22

Ittocs escreveu:Axe e nobre concordam q o Aldo e o Weidman tem os dois melhores jogos defensivos do mma?
Sim, os dois dão pouquíssimas brechas para os adversários.

Avatar do usuário
Raphael Shaka
Mensagens: 3761
Registrado em: 09 Out 2014 13:20
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Raphael Shaka » 20 Out 2014 08:51

Chandler não aguenta o Aldo, nem com reza braba.
Viciado não é doente :hi:

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Jimmy Luckless » 20 Out 2014 12:02

Raphael Shaka escreveu:Chandler não aguenta o Aldo, nem com reza braba.
Discorra.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 24 Out 2014 23:34

Ittocs escreveu:Axe e nobre concordam q o Aldo e o Weidman tem os dois melhores jogos defensivos do mma?
No sentido geral? Acho que sim, são dois caras muito bons defensivamente em todos os sentidos. Em pé, nas quedas e no chão.

De cabeça lembro também do Demetrius e do Cormier..

Avatar do usuário
Ittocs
Mensagens: 1308
Registrado em: 13 Set 2014 20:13
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por Ittocs » 25 Out 2014 10:54

nobremaia escreveu:
No sentido geral? Acho que sim, são dois caras muito bons defensivamente em todos os sentidos. Em pé, nas quedas e no chão.

De cabeça lembro também do Demetrius e do Cormier..
Discordo em partes do Demetrius, na luta contra o Dodson ele tomou várias limpas na cara, tomando 2 kd, por conta do seu jogo mto agressivo bem como o do seu oponente, desde então realmente não correu riscos, após essa revanche contra o Dodson acho q saberemos c ele pode se juntar a essa dupla.
Quanto ao Cormier não concordo, pois o mesmo já demonstrou uma defesa para chutes bisonha, tomando golpes do Mir e do Nelson, q são fraquíssimos nesse quesito então acho q isso o desqualifica para entrar nessa lista, veremos com ele c sai contra Jones q deverá abusar desses golpes.
off: Outra coisa juro q vi uma expressão meio q de assustado/surpreso na cara do Daniel sempre q ele tomou chutes, mas isso pode ser viagem minha.
A Man Got to Have a Code

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Aldo vs Chandler

Mensagem por nobremaia » 25 Out 2014 19:06

Philly Shell escreveu:
Mighty Mouse comete alguns erros naquela mania dele de ficar trocando a base. Foi em uma dessas trocas de base que o Dodson conseguiu o KD. Tirando isso, Mighty Mouse é um lutador mto foda!
Eu acho que ele vem evoluindo muito luta a luta e se um dia eu achei que ele defensivamente não era essas coisas e se baseava muito em velocidade, inclusive apostei no Dodson por TKO na luta entre eles por isso, hoje eu acho que ele evoluiu bastante defensivamente e em suas últimas lutas simplesmente deu show, não concedendo nenhuma brecha. Outra cosia, também tem que se levar em conta o monstro que o Dodson é. No mais, o Demetrius é muito técnico em tudo e é difícil de se achar em todas as áreas.
Ittocs escreveu:
Discordo em partes do Demetrius, na luta contra o Dodson ele tomou várias limpas na cara, tomando 2 kd, por conta do seu jogo mto agressivo bem como o do seu oponente, desde então realmente não correu riscos, após essa revanche contra o Dodson acho q saberemos c ele pode se juntar a essa dupla.
Quanto ao Cormier não concordo, pois o mesmo já demonstrou uma defesa para chutes bisonha, tomando golpes do Mir e do Nelson, q são fraquíssimos nesse quesito então acho q isso o desqualifica para entrar nessa lista, veremos com ele c sai contra Jones q deverá abusar desses golpes.
off: Outra coisa juro q vi uma expressão meio q de assustado/surpreso na cara do Daniel sempre q ele tomou chutes, mas isso pode ser viagem minha.
Mas o Dodson é o Dodson, né? Tem que se levar em conta quão bom ele é. Mas como eu disse acima, eu acho que ele vem evoluindo muito luta a luta e já é bem melhor do que era naquela primeira luta. Porém, é claro que ele pode ser nocauteado. Temos que entender que tem caras sinistros nesse peso como o Dodson e o Horiguchi, que podem nocautear qualquer ser humano desses pesos mais leves, não importa quão bom ele seja.

O Cormier tomou UM chute do Nelson, né? rs Contra o Mir sim, aí ele realmente tomou alguns. Essa é de fato uma falha no jogo dele, mas é algo perfeitamente corrigível. No mais, o jogo de pernas defensivo dele é muito bom, ele movimenta bem a cabeça, tem boas esquivas.. Só se expõe um pouco a chutes e joelhadas, mas no geral é muito bom defensivamente em pé. E no wrestling defensivo e no jj defensivo ele é sinistro.. Portanto, é um dos picas no que remete a jogo defensivo no MMA.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 196 visitantes