Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 11 Jul 2014 10:56

Vou iniciar um catalogo de Substâncias e Nutrientes com informações básicas como: Indicação, Contra Indicação, Efeitos Colaterais e Dosagens; Tudo acompanhado de Fontes.

Em construção! Aceito Pedidos e Sugestões :book:

Taurina
Spoiler:
Como é vendido
Disponível em cápsulas, líquido e em pó, geralmente associada a outros princípios ativos como a creatina.

Indicação
A taurina é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo e não participa da síntese de proteínas. Ela é responsável por uma série de funções biológicas e sua deficiência leva à uma fadiga precoce. A taurina ajuda a evitar o catabolismo (degradação) de proteínas, favorecendo o uso de gorduras como fonte de energia.

Além disso, ajuda na excreção de substâncias das células que não são mais importantes para o nosso organismo através do fígado e intensifica os efeitos da insulina.

Uso para prática de atividade física
Pode ajudar a retardar a fadiga por aumentar o metabolismo, favorecendo ao uso de gorduras como energia.

Há indícios de que protege a musculatura do uso de proteínas como fonte de energia e especula-se que ela auxilia na remoção de substâncias tóxicas produzidas pelas células durante o exercícios e que se não eliminadas rapidamente causam fadiga e dor muscular. Por esses efeitos, ela contribui para a recuperação muscular em treinamentos com altas cargas.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não há efeitos colaterais relatados nas doses recomendadas. Anvisa permite o uso de taurina como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.

Altas doses de aminoácidos podem gerar sobrecarga no funcionamento do fígado e dos rins. Pessoas com problemas nestes órgãos devem obter liberação médica para seu uso.

Dosagem
É usada na faixa de 100 a 600 mg ao dia, como suplemento dietético e de 1 a 3 g ao dia em doenças cardiovasculares.

Fonte: http://boaforma.uol.com.br/suplementos/taurina.htm
http://www.farmacam.com.br/monografias/ ... rmacam.PDF
Guaraná
Spoiler:
Como é vendido
Em pó, líquido e cápsulas.

Indicação
O guaraná é um alimento estimulante que possui altas doses de cafeína que estimula o sistema nervoso central. Melhora a atenção e concentração, além de aumentar o metabolismo basal, melhorar o humor e diminuir a fadiga.

Uso para prática de atividade física
O guaraná pode aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração por ter cafeína. Pode também promover uma melhoria na eficiência metabólica dos sistemas energéticos durante o esforço contribuindo para um melhor desempenho físico.

Considerando os altos índices de cafeína presente no guaraná, ele melhora o estado de alerta e o tempo de reação principalmente em esportes onde o movimento rápido é necessário.

Como acontece com a cafeína, o consumo constante do guaraná diminui seus efeitos. Para poder desfrutar melhor dos efeitos do guaraná quando necessários, o ideal é evitar o consumo da substância quando não há necessidade.

Contraindicações e efeitos colaterais
Altas doses de cafeína podem gerar alterações no ritmo cardíaco, causar insônia e irritabilidade e prejudicar a deposição de cálcio nos ossos. Além disso, a cafeína em doses altas pode ser considerada dopante e atletas de competição podem ser punidos por seu uso.

Dosagem
É um estimulante, não sendo um excitante, pois não produz insônia nem agitação nervosa.
Sua dosagem usual é de 550 mg 2 a 3 vezes ao dia , podendo ser a primeira dose em jejum. As outras doses suplementares podem ser empregadas antes de maiores exigências físicas e / ou mentais.

Fonte: http://boaforma.uol.com.br/suplementos/guarana.htm
Fonte: http://www.extratus.com.br/fitoterapia.php
Arginina (NO)
Spoiler:
Como é vendido
Encontrada em cápsulas ou em pó.

Indicação
A arginina é um aminoácido percurso do óxido nítrico (NO) no corpo humano, por ser um gás, sua suplementação direta não é possível, por isso os suplementos de NO são na verdade suplementos de aminoácidos precursores do NO no organismo, o mais utilizado é a arginina.

O NO é um gás que possui efeito vasodilatador que por isso auxilia o fornecimento de nutrientes e oxigênio para os músculos, além de favorecer a eliminação de substâncias tóxicas acumuladas durante a prática da atividade física, facilitando o processo de recuperação muscular.

Porém pesquisas mostram que a disponibilidade de arginina não é limitante para a formação de NO, pois a quantidade de arginina normalmente disponível no organismo excede em milhares de vezes a quantidade necessária para que as reações de síntese de NO aconteçam. Estudos recentes revelam que a suplementação de arginina não promove aumentos na produção de óxido nítrico, além de não influenciar a performance nem o metabolismo durante o exercício. Além disso, em grandes quantidades o NO é tóxico aos seres humanos.

Uso para prática de atividade física
Especula-se que a suplementação de arginina pode aumentar a produção de óxido nítrico (NO). Esse gás, por ter propriedades vasodilatadoras, aumenta o fornecimento de nutrientes e oxigênio para o músculo e ajuda na remoção de substâncias tóxicas, auxiliando a recuperação muscular pós exercício.

O uso da arginina endovenosa estimula o aumento da produção de hormônio de crescimento (GH) substância que contribui com o aumento muscular. Entretanto não existe comprovação de que por via oral ela tenha o mesmo efeito.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não é alimento para atletas, pois o efeito de auxílio na adaptação fisiológica do sistema cardiovascular às necessidades da prática de atividades física não foi comprovado. O gás NO em grandes quantidades pode ser tóxico, mas a suplementação com arginina não parece ter de fato aumentado a quantidade do gás no organismo.

Dosagem
As doses utilizadas variam em geral entre 100 a 1000mg. Outras referencias citam doses de 500mg e 6g ao dia, sendo a ultima dosagem aplicada 3g duas vezes ao dia. Dose usual de 100 a 400mg/dia.
A dose preconizada para a liberação do hormônio de crescimento é de 1.200 mg/dia
associados a 1.200 mg/dia de Lisina. Esta associação é fundamental para a liberação do
hormônio de crescimento (GH). A dosagem de Arginina poderá chegar até 1,5 g para esta
aplicação.

Fonte: http://boaforma.uol.com.br/suplementos/arginina-no.htm
http://www.extratusvida.com.br/pdf/L-Arginina.pdf
Caseína
Spoiler:
Como é vendido
Disponível em pó.

Indicação
A caseina é uma das proteínas do leite e representa 80% do total de proteínas do leite fresco. Ela é bem estável e tem absorção lenta, o que pode ser útil para que as proteínas estejam disponíveis à medida que são necessárias e não de uma vez.

Porém, quando as necessidades de proteína são altas (logo após o treinamento de hipertrofia, por exemplo) pode ser necessário o uso de uma fonte de proteínas mais rápida. O whey protein, por ser composto por mais de um tipo de proteína tem vantagens sobre a caseína, já que tem uma ação mais variada.

Uso para prática de atividade física
Caseína é uma proteína de alto valor biológico (boa variedade de aminoácidos e com aminoácidos essenciais) e estudos comprovam sua eficiência na redução no catabolismo muscular (decomposição das fibras musculares para utilizar as proteínas como energia).

Por ser uma proteína de absorção lenta, a caseína é mais recomendada para suplementação constante de proteínas do que para utilização imediatamente pré ou pós treino, quando o corpo precisa do fornecimento rápido de uma grande quantidade de proteínas.

Contraindicações e efeitos colaterais
Algumas pessoas com autismo e síndrome de Asperger são sensíveis a caseína e ao glúten. Por ser proveniente do leite, pode causar reações adversas naqueles com intolerância à lactose. O excesso pode causar náuseas, diarréias e vômitos.
Anvisa permite o uso de caseína como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.

Dosagem
Geralmente fica entre 30 e 60 gramas

Fonte: http://boaforma.uol.com.br/suplementos/caseina.htm
http://www.musculacao.net/tudo-sobre-a-caseina/
http://www.vitalpharmaudia.com.br/site/ ... a8c582.pdf
Maltodextrina
Spoiler:
Como é vendido
Disponível em pó.

Indicação
A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa pelo corpo, por isso ela é útil para manter a energia durante atividades de média duração, já que vai ser liberada aos poucos para o organismo.

Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo, além de serem as de recrutamento mais rápido. O carboidrato corresponde à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano. Numa dieta saudável, o carboidrato deve ser em torno de 60% das calorias ingeridas no dia para que as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia.

Uso para prática de atividade física
Indicada para atletas, a maltodextrina fornece energia para as atividades e para a recuperação muscular pós exercício, permitindo que as proteínas e aminoácidos sejam recrutados para a formação de massa muscular e não sejam usadas como energia.

Ela deve ser consumida pelo menos uma hora antes do exercício e/ou no máximo uma hora depois. Segundo Jomar Souza*, se consumida pouco antes do exercício, não será absorvida de maneira adequada. Se muito tempo depois não reporá os estoques de carboidratos do músculo em tempo de prevenir a perda de massa muscular.

Contraindicações e efeitos colaterais
Não há efeitos colaterais relatados nas doses recomendadas. Anvisa permite o uso de maltodextrina como repositor energético para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.

Se consumida em excesso, pode haver um aumento muito grande na produção de insulina ocasionando um quadro de hipoglicemia como efeito rebote. Em doses muito altas, os carboidratos podem causar diarréia, náuseas, vômitos. Diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir esse tipo de alimento.

Quando esse suplemento não é necessário ele pode causar ganho de gordura, pois é uma fonte de calorias que, quando não são utilizadas vão ser armazenadas no tecido adiposo.

Dosagem
A dosagem ideal no pós-treino é a de 1 grama de carboidrato (malto + dextrose ou só maltodextrina) para cada kg de peso corporal.

Fonte: http://boaforma.uol.com.br/suplementos/ ... xtrina.htm
http://www.revistasuplementacao.com.br/ ... eria&id=96
http://www.waldemarguimaraes.com.br/200 ... artigo-88/
Creatina
Spoiler:
Porque é que os atletas consomem a Creatina?
Estudos demonstraram que a creatina pode melhorar a performance dos atletas em atividades que requerem explosões rápidas de energia, tal como na corrida para os Sprints, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente dessas mesmas explosões.
A Creatina é, no entanto, mais adequada para os culturistas, pois ajuda ao aumento da massa muscular em vez da resistência muscular, sendo, por isso, menos apropriada para atletas que participem em atividades desportivas de resistência. No entanto, o aumento da massa muscular pode dever-se à retenção de líquidos e não ao aumento do tecido.

Eu quero começar a tomar Creatina – é seguro?
Na sua grande maioria, os altetas não observaram qualquer tipo de efeito secundário provocado pelo consumo de creatina. No entanto, foram reportados alguns casos de danos renais ligados ao uso da creatina. Não foi registada toxicidade consistente em estudos levados a cabo relativamente à suplementação com creatina. Foi no entanto relatado a desidratação como um problema a considerar aquando do consumo da creatina.
Os atletas ingerem normalmente “uma dose pesada” de 20 gramas de creatina por dia, durante cinco ou seis dias, e depois continuam com uma dose de manutenção “de 2 a 5 gramas” de creatina por dia.

Fonte: http://www.creatinas.com/
http://www.treinomestre.com.br/creatina ... omo-tomar/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Creatina
http://creatinacomotomar.com.br/
http://www.musculacao.net/quando-tomar-creatina/
http://www.malhandocerto.com/suplemento ... -creatina/
BCAA
Spoiler:
O que são os BCAA´S
Os BCAA´s são aminoácidos de cadeia ramificadas (Branched-Chain Amino Acids).
É composto por 3 aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que o corpo não produz, e precisam ser consumidos, são eles: Leucina, Isoleucina e Valina. Sendo o mais importante deles a Leucina.
Mas se a Leucina é a mais importante, por quê não tomá-la seprada? Estudos mostraram que o uso de apenas Leucina pode diminuir a concentração dos outros dois aminoácidos.
A proporção recomendada seria de 2 Leucinas para cada Isoleucina e Valina (2:1:1).

Como Tomar BCAA
Agora vem a polêmica. A grande maioria toma uma quantidade muito pequena de BCAA, mas isso ocorre por culpa das empresas que fabricam o suplemento, como assim?
Se você verificar os rótulos de BCAA, a grande maioria recomenda uma quantidade bem abaixo do que a que deveria ser ingerida, por quê? Para não assustar o consumidor, e vender o produto. Infelizmente isso acontece.
Isso explica também o por quê de o BCAA ser comercializado em cápsulas e tabletes. Novamente para enganar o consumidor.
Cada tablete geralmente possui 1g de BCAA, agora, se falarmos que você precisa ingerir 15 tablets de BCAA, isso parece MUITO, porém, se falarmos 15g, já parece algo normal. E 15g é quase meio scoop.
Pare pra pensar sobre isso um pouco.
Então, quanto tomar realmente? Vários estudos chegaram à conclusão de que, a quantidade recomendada de BCAA para quem treina intensamente é de aproximadamente 0,20g por Kg corporal, diariamente.
Por exemplo, uma pessoa de 60 Kg deveria ingerir 60×0,20= 12g de BCAA por dia.
Por isso o recomendado é comprar o BCAA em pó, pois grandes quantidades de cápsulas no estômago pode causar irritabilidade.
Essa quantidade deve ser dividida 40 minutos antes do treino, durante o treino, e no pós-treino.

Infelizmente é muito, e pode sair caro. Caso sua alimentação tenha as fontes naturais de BCAA, que serão citadas abaixo, e você esteja tomando Whey Protein ou outro suplemento que contenha BCAA, é possível diminuir um pouco essa dose, para a quantidade citada abaixo:
Pessoas com 80kg ou menos : 3 gramas de BCAA antes, durante e depois do treino. (Total, 9g)
Pessoas com 81kg ou mais: 5 gramas de BCAA antes, durante e depois do treino. (Total de 15g)

Efeitos Colaterais do BCAA
Não foram achados efeitos colaterais relacionados ao uso de BCAA. É claro que, tudo em excesso lhe trará danos. Procure seu médico caso não esteja seguro.

Fonte: http://www.malhandocerto.com/suplemento ... efinitivo/
BATATA DOCE
Spoiler:
TIPOS DE BATATA DOCE
No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

BATATA DOCE NA DIETA
O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico.
Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações específicas, tal como imediatamente após um treinamento).
Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71).
Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.
Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C.
Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.
Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a inglesa, crendo que os valores nutricionais são semelhantes.
Apesar de haver entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas, calorias e água, existe grande diferença quanto ao índice glicêmico (a batata inglesa possui um IG muito maior).
As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio.
Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas.
Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, além de possuir mais fibras.
No período pre-contest, qualquer erro pode significar o insucesso do atleta, portanto a dieta deve ser precisa como um relógio suíço.
Procuramos trabalhar com a menor variedade de alimentos possível, visto que dessa forma os eventuais ajustes podem ser realizados com maior facilidade.
Dentre esta pequena variedade, preferimos sempre a batata doce como principal fonte de carboidratos da dieta e com o peito de frango como principal fonte protéica.
Além de não ser necessária a inclusão de qualquer tempero durante o preparo (que necessita apenas de água fervendo e nenhuma habilidade do cozinheiro), é fácil ajustar as quantidades a serem consumidas.
A batata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.
Vale ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, depende de uma enormidade de fatores, que só o profissional habilitado pode avaliar.
A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.
Consulte sempre seu nutricionista!

Fonte: http://www.malhandocerto.com/nutricao/b ... to-atleta/
Beta-Alanina
Spoiler:
Disponível em Pó ou Capsulas.

Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2009 mostrou que atletas que consumiram cerca de 3~6g de Beta-Alanina por dia, mostraram concentrações de até 60% mais carnosina no músculo. Além disso, os protocolos apontaram uma redução do percentual de gordura na medida em que a massa muscular aumentou. Cerca de 3% de gordura corpórea foram reduzidos enquanto foram ganhos 2kg.

E a suplementação com Beta-Alanina é mesmo eficaz?
Examinando os efeitos do uso da Beta-Alanina na suplementação, sim, ela tem se mostrado evidentes para o aumento dos níveis de carnosina intramuscular.

O que é mais interessante ao perceber nesses estudos é o fato de que as concentrações de carnosina intramuscular, parecem não ter um limite, ou uma saturação, pois, por exemplo, observa-se que, a suplementação com 4-6g/dia de Beta-Alanina faz com que, nas primeiras semanas, os níveis de carnosina possam aumentar em torno de 20-30%, enquanto três ou quatro semanas adiante, esse valor sobe para 40-60% e, mais 4 semanas depois, em média para 80%.

Apesar de seu uso aumentar os níveis de carnosina, ela tem apresentado bons resultados em fibras do tipo II, sendo assim melhor utilizada em esportes de força, onde essas fibras são recrutadas em maior número. Já em fibras do tipo I, normalmente utilizadas em exercícios primordialmente aeróbios, como o ciclismo, ela não apresentou mudanças significativas sendo, por exemplo, melhores opções a suplementação com bicarbonato de sódio.

Atualmente, o único efeito adverso conhecido da suplementação de beta-alanina são os sintomas de parestesia (formigamento), que são provocados por uma dose única elevada e aguda, que desaparecem dentro de aproximadamente uma hora após a ingestão. Com a finalidade de estabelecer doses que minimizem esse efeito adverso, Harris e colaboradores concluíram que a dose única de beta-alanina de 10 mg/kg de peso corporal (que corresponde a uma média de 800 mg), não resultou em sintomas significativos de parestesia. Esses pesquisadores também observaram que o tempo para o pico de beta-alanina no sangue era de aproximadamente 30-40 minutos após a ingestão da cápsula, e a sua eliminação no sangue ocorreu 3 horas após a sua ingestão. Com isso, os autores sugerem que é possível aumentar a dose diária total se for respeitado um intervalo mínimo de 3 horas entre doses únicas.

As doses utilizadas nos estudos variam de 3,2 g/dia, divididas em quatro doses diárias de 800 mg ou 4 g/dia na primeira semana, seguido de 6,4 g/dia, utilizando cápsulas de liberação controlada (contendo doses de 1600 mg em vez de 800 mg), com o objetivo de melhorar a síntese de carnosina intramuscular e reduzir os sintomas de parestesia.

A Beta-Alanina pode ser combinada com outros suplementos alimentares?
Muitas pessoas tem certo preconceito ou medo de misturar suplementos, quando, na grande realidade, na maioria dos casos isso faz-se necessário.

A Beta-Alanina é um suplemento que, além de poder ser combinado com os mais diferentes outros suplementos alimentares, possui um efeito sinérgico com alguns outros, tais quais a creatina, por exemplo.

Enquanto a Beta-Alanina reduz o pH e, consequentemente faz com que a fadiga muscular tenda a ser mais difícil de acontecer, a creatina auxilia na síntese de ATP, fazendo com que, não por acaso, o músculo possa também demorar a fadigar mais por fatores relacionados à suas propriedades de armazenamento e utilização de energia.

Dosagem de Beta-Alanina
Entre as dosagens de Beta-Alanina, parece não existir um consenso que determine uma quantidade certa da mesma. Entretanto, uma média é tida.

Em alguns estudos, a suplementação de B-ALA na quantidade de 40mg/kg torna-se suficiente. Essa dosagem, pode variar de 3-6g/dia, sendo normalmente utilizada nos momentos próximos ao treinamento, em maior quantidade, no pré-treino, especificamente.

Entretanto, doses maiores do que essa, levando em consideração ou não o peso corpóreo do indivíduo podem ser maiores.

Infelizmente a Beta-Alanina ainda é um suplemento de pouco acesso no Brasil. Muitos dos produtos que hoje a contém, custam caro. Manipular ou trazer de fora do país pode ser uma alternativa interessante e relativamente mais barata.

Hoje, uma das fontes mais bem aceitas pelo organismo e também uma das poucas fontes que temos de Beta-alanina em forma de suplementação disponíveis no Brasil é a B.A. Endurance, da respeitada marca Labrada Nutrition. Certamente com a utilização destes suplementos, seus resultados serão incrivelmente grandes, da mesma forma como você sentirá na pele, digo, nos músculos, este aumento inigualável de performance.

Fonte: http://www.hipertrofia.org/blog/2012/03 ... a-alanina/
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/ ... ategoria=6
http://dicasdemusculacao.org/beta-alani ... s-placebo/
Chá Verde
Spoiler:
Pode Manipular ou utilizar a Erva e fazer Chá

Atua na composição de gorduras do corpo Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam mais bem usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo. Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam o chá verde obtém uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de diversas doenças aparecem, como diabetes e hipertensão. Porém, são necessários mais estudos que comprovem mesmo essa ação.

Traz saciedade, Acelera o metabolismo, potente antioxidante, Combate o colesterol, Melhora o humor, Otimiza a digestão.

Quantidade recomendada de chá verde
Os estudiosos se dividem quanto à quantidade ideal de chá verde ao dia. Alguns comentam para se consumir entre três a quatro xícaras, outros para consumir até seis. Como a partir de 600 ml de ingestão diária começam alguns efeitos colaterais, o melhor é não ultrapassar essa quantidade, que equivale a quatro xícaras de chá por dia. A vantagem de seguir essa quantidade é reduzir um pouco a diurese excessiva provocada pela ingestão dessa bebida.

Riscos
Quando consumido em altas doses, o chá verde pode sim fazer mal. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.

Ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições.

Contraindicações
Gestantes devem evitar tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo da sangue para a placeta, dificultando o desenvolvimento do feto.

Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto ele não é indicado para quem os ingere. Vale consultar seu médico antes de começar a tomar.

Como consumir o chá verde
O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais importantes do chá como as folhas da erva, que deve ser preparada em forma de infusão.

Mas é preciso tomar alguns cuidados ao preparar seu chá verde em casa. Ao fazer a infusão é muito importante não deixar a água ferver. Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimente descartar essa primeira água e então repetir o processo.

Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao ... a-corporal
http://www.chaverdebeneficios.com/como- ... cha-verde/
http://www.jardimdeflores.com.br/sinerg ... averde.htm
Citrus Aurantium
Spoiler:
Consumindo Laranja ou manipulando

Metabolismo lento e má digestão são sintomas que ameaçam o resultado de qualquer dieta. O Citrus aurantium, obtida da laranja amarga, pode agitar o ritmo do seu organismo.

O Citrus aurantium é uma planta originária da Ásia. Extraído da laranja amarga, acelera o metabolismo, promovendo uma maior queima de gordura. O Citrus aurantium possui uma substância chamada que sinefrina ativa o metabolismo através dos receptores existentes nos tecidos gordurosos.

Indicações
- Melhora a queima de gordura e a performance física durante exercícios aeróbicos através da liberação de energia de reservas de gordura;
- O extrato de Citrus aurantium é indicado em dietas de emagrecimento e para a prática de exercícios físicos como energético;
- Possui efeito diurético, digestivo e protetor do estômago e desintoxicador do fígado;
- Sem relatos de de efeitos colaterais.

Contra-indicações
O uso do extrato de Citrus Aurantium não está recomendado para hipertensos, grávidas, lactantes, diabéticos e pessoas em tratamento com inibidores de MAO.

Fonte: http://www.pagina3.com.br/informecom/20 ... etabolismo
http://www.medidasperfeitas.com.br/2014 ... ntium.html
Gengibre
Spoiler:
Pode manipular ou consumir o Vegetal

Principais nutrientes do gengibre
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.

Por que o gengibre ajuda a emagrecer
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.

Riscos do consumo de gengibre
O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.

Efeitos colaterais
Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao ... flamatoria
Carnivor
Spoiler:
Carnivor foi proibido no Brasil pela Anvisa por conter níveis acima da ingestão diária recomendada de Vitamina B12 e B6.

Carnivor é resultado da hidrólise da proteína da carne vermelha, uma das melhores fontes para o fornecimento de substratos para a construção muscular, devido aos ótimos teores de aminoácidos, ao excelente perfil de balanço nitrogenado que ela fornece ao corpo e, além de tudo, pela presença de creatina, peptídeo fundamental na ergogênese buscada por esportistas de força.

Entretanto, você deve estar imaginando que carnivor possui teores lipídicos como o de quaisquer carnes dessa natureza, não é mesmo? Pois bem, assim como hoje, já é possível filtrar o leite e, mais precisamente seu soro, retirando os lipídeos, os carboidratos e obtendo apenas a proteína no whey protein, também hoje, é possível fazer com a carne vermelha e, não como pioneira nisso, a MuscleMeds o fez com carnivor, deixando-a livre de lipídios também. Assim, resultamos em um produto cerca de 350% mais concentrado do que a própria carne vermelha. Além disso, preocupou-se com o acrescimento de aminoácidos essenciais, como os BCAAs.

Benefícios do Carnivor:
- Ajuda no aumento da massa magra;
– Ajuda na manutenção da massa magra;
– Zero lactose, ideal para quem é intolerante;
– Zero colesterol;
– Rico em aminoácidos essenciais, como os BCAAs;
– Zero Gordura;
- Ajuda na recuperação muscular e na redução da fadiga;
– Rico em creatina de fonte natural;
– Contém vitaminas A, C, complexo B, e outros minerais.

Como usar o Carnivor:
Ideal para ser tomado em inúmeros momentos do dia, mas, principalmente após o treino. Para melhores resultados do produto tome-o com água gelada em cerca de 220ml para

Fonte: http://br.bodybuilding.com/store/muscle ... nivor.html
http://geracaomaromba.com/carnivor-proi ... la-anvisa/
http://www.treinomestre.com.br/carnivor-musclemeds/
Editado pela última vez por renatomp em 11 Ago 2014 08:09, em um total de 8 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 11 Jul 2014 11:27

Sites para Referencia de Alimentos, Valores Nutricionais etc...

http://emedix.uol.com.br/index.php
http://www.dietaesaude.com.br/
Editado pela última vez por renatomp em 12 Jul 2014 19:32, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por RicardoBJJ » 11 Jul 2014 14:23

Muito legal! :-bd

Estávamos discutindo sobre a Taurina também no outro tópico, aí andei dando uma pesquisada e olha o que eu achei:

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares para atletas

Produtos Carnivor, Isofast-MHP, Alert 8-Hour-MHP e Probolic-SR-MHP não foram considerados seguros para consumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o país, de quatro suplementos alimentares voltados para atletas. Três dos produtos punidos são fabricados pela Maximum Human Perfomance (MHP): Isofast-MHP (proteína), Alert 8-Hour-MHP (termogênico) e Probolic-SR-MHP (proteína).

O suplemento Isofast-MHP foi suspenso "por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 18, de 27 de abril de 2010". O Alert 8-Hour-MHP foi proibido "por conter taurina em sua composição" — segundo a Anvisa, a taurina é permitida em bebidas energéticas, mas proibida em alimentos para atletas. Já a suspensão do Probolic-SR-MHP se deu "por não haver comprovação de segurança de uso do produto".

O quarto produto alvo da proibição da Anvisa é o Carnivor (proteína), fabricado pela empresa MuscleMeds. O suplemento foi suspenso "por apresentar teores de Vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e as substâncias Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos".

As decisões da Anvisa estão em quatro resoluções publicadas na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ ... ra-atletas

Como assim? Essa regra ainda está valendo? É por isso que quase não tem suplemento de Taurina no mercado nacional?
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 11 Jul 2014 14:39

foi vendo sobre Taurina no outro tópico que tomei a iniciativa de procurar informações e centralizar tudo em um único lugar. Aqui tbm pode a galera relatar as experiencias com as Substancias citadas acima. Em breve teremos mais...

Sobre a proibição da Taurina nos suplementos não sei por quanto tempo isso vai durar, mas deve-se ao fato de muito dos consumidos realizarem o consumo de suplementos sem acompanhamento medico, dai a pessoa pode passar mau usando algo que não deveria.

Como Citado no Spolier da Taurina, ela pode sobrecarregar o Figado e Rins e isso pode prejudicar a saúde da pessoa. Muitas pessoas comprar suplementos e usa do vendedor como referencia ¬¬
O cara fala...fala e fala e a pessoa leva sem saber dos riscos que corre, só sai de lá sabendo pra que serve e como tomar mas nada...
Imagem

MFC
Mensagens: 36
Registrado em: 15 Jul 2014 00:25
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por MFC » 15 Jul 2014 21:12

Ótimo tópico!

Deixo a dica de um site muito bom que trata de substâncias ergogênicas e métodos de treinamento, tudo com embasamento científico:

http://www.ergo-log.com/

É só em inglês e alemão, mas a pra aprender muita coisa, descobri a beta-alanina e L-carnitina por ele, e fazem uma diferença significatica no treinamento.
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 15 Jul 2014 21:22

vlw MFC pela contribuição.

Quero estar alimentando todos estes tópicos semanalmente...

No que poderem colaborar será bom para todos e para o BJJF!
Imagem

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por BrunoJJ » 06 Ago 2014 05:17

Caraca, que tópico maneiro! Vou usar como fonte de consulta!
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 11 Ago 2014 15:03

Não sei Molotov, saiba q Carnivor é a Marca de Suplemento e criado deste novo suplemento. Q é proteína extraído da carne ao contrario do Whey q tira do Soro do leite.

Outras marcas futuramente podem vir a fabricar e dentro de níveis aceitáveis pela anvisa.
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por renatomp » 11 Ago 2014 16:15

Molotov escreveu: Na tua opinião qual é mais benefico, o whey ou o carnivor, faço essa pergunta por que o pessoal enche a bola do whey, só que não posso tomar por causa da lactose, então se eu tomar o carnivor vou ta sendo beneficiado do mesmo jeito ?
Whey até antes do lançamento do Carnivor, era o melhor suplemento de proteína na minha opinião e um dos melhores custo beneficio (claro q marca influencia em qualidade e preço, neste caso).

Carnivor ainda é novidade e com proibição da Anvisa vai ser difícil de comprar e poucos vão ter o que dizer, então é natural q Whey ainda esteja no topo e permaneça assim por mais algum tempo.

Mas em enfim, na minha opinião em vista das pesquisas que fiz, o Carnivor não perde em nada para o Whey e pela afirmação de ser 350% de concentração, diria ser melhor q whey. Livre de carb. e gord., cheio de proteína e aminoácidos.

De qualquer forma no seu caso por não poder tomar Whey, só lhe resta Alimentação ou Carnivor. Eu em todo caso prefiro alimentação :D

Nada melhor que peito de frango e batata doce :wub:
Imagem

Avatar do usuário
Igor Vovchanchyn
Mensagens: 1075
Registrado em: 13 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 14 Out 2014 15:48

renatomp escreveu:
Whey até antes do lançamento do Carnivor, era o melhor suplemento de proteína na minha opinião e um dos melhores custo beneficio (claro q marca influencia em qualidade e preço, neste caso).

Carnivor ainda é novidade e com proibição da Anvisa vai ser difícil de comprar e poucos vão ter o que dizer, então é natural q Whey ainda esteja no topo e permaneça assim por mais algum tempo.

Mas em enfim, na minha opinião em vista das pesquisas que fiz, o Carnivor não perde em nada para o Whey e pela afirmação de ser 350% de concentração, diria ser melhor q whey. Livre de carb. e gord., cheio de proteína e aminoácidos.

De qualquer forma no seu caso por não poder tomar Whey, só lhe resta Alimentação ou Carnivor. Eu em todo caso prefiro alimentação :D

Nada melhor que peito de frango e batata doce :wub:
eu ainda prefiro o lombo de porco e a batata doce kkkkk

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por Birita » 20 Out 2014 12:05

alguém usa beta alanina?

labrada e universal são boas marcas, correto?

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Lista de Substâncias & Nutrientes para Atletas

Mensagem por ska4fun » 20 Out 2014 13:34

Uma observação. Carnivor é um lixo, não passa de colágeno hidrolisado, vendido a preço de ouro. Percebam que raramente uma ''proteína da carna'' cola o perfil de aminoácidos nos rótulos.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes