Suplementos para curar Depressão - SAMe

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por Currador do Futuro » 11 Mar 2019 18:14

A depressão é associada a sintomas emocionais ou psicológicos com pensamentos negativos que geram infelicidade, podendo ser acompanhada de dor e ainda sintomas físicos que influenciam a vida das pessoas em diferentes aspectos.

A causa da doença está ligada também a outros fatores de origem não psicológica, como por exemplo, vários fenômenos metabólicos , como a inflamação , resistência à insulina , estresse oxidativo, disfunção mitocondrial e principalmente hormonal. O papel dos hormônios na depressão é considerável, incluindo os hormônios do estresse ( glicocorticóides ) e hormônios sexuais ( testosterona, estrogênio). Muitas pessoas que sofrem de depressão podem estar com desequilíbrios hormonais que contribuem significativamente para o aparecimento dos sintomas de infelicidade( Howland 2010).

O tratamento médico convencional, infelizmente, obtém uma taxa de sucesso de apenas 50% ou menos, com medicamentos que são repletos de efeitos colaterais ( Prescrire Int . De 2011). Por esse motivo, esse artigo tem como intuito substituir ou complementar o uso do medicamento tradicional para depressão, pelo uso de suplementos que não apresentam efeitos colaterais pronunciáveis. No mínimo podemos sugerir uma estratégia abrangente que inclui mudanças proativas no estilo de vida: terapia , reposição hormonal , suplementação e suporte nutricional direcionado para complementar o tratamento tradicional com antidepressivos e assim gerar um equilíbrio na química cerebral.

A depressão não pode ser diagnosticada com exames de sangue, como é feito em outros tipos de doenças, por isso, são usadas diretrizes clínicas cuidadosamente desenvolvidas , conforme definidas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM). É preciso consultar um médico para saber qual o enquadramento da doença e minuciosamente fazer um programa de suplementação.

Podemos no mínimo nos informar sobre alguns pontos:

O primeiro ponto a ser analisado antes de se pensar em um programa de suplementação é a dieta. Evidências sugerem que a dieta mediterrânea é adequada pela característica anti- inflamatória que possui, podendo ajudar a prevenir ou controlar a depressão ( Sanchez- Villegas , 2006). Essa dieta é rica em ômega -3 e antioxidantes polifenólicos, podendo servir de base para quem visa otimizar as atividades cerebrais e das glândulas no combate a depressão.

A dieta inclui geralmente boas quantidades de peixe , legumes, grãos não refinados , feijão ou legumes , frutas e azeite de oliva. Limita-se carnes e derivados do leite para pequenas porções somente um dia na semana.

O segundo ponto é analisar o balanço hormonal. Por exemplo, a manutenção do TSH (hormônio estimulante da tireóide) entre 1 - 2 μIU / mL (taxa padrão de laboratório 0,45-4,5 μIU / mL) para evitar as conseqüências da disfunção tireoidiana subclínica, que podem incluir a depressão. Estudos também indicam que alguns homens deprimidos têm níveis baixos de testosterona (Barrett-Connor 1999; Schweiger, 1999).

Vários estudos clínicos têm demonstrado que a terapia de reposição de testosterona em gel pode aliviar a depressão em homens com baixos níveis de testosterona, síndrome metabólica, e HIV / AIDS (Giltay 2010; Shores 2009; Zarrouf 2009; Papa, 2003). Outro hormônio que pode auxiliar é a melatonina, um hormônio produzido na glândula pineal, no cérebro, que está envolvido na função de sono-vigília e outros ritmos circadianos.

A melatonina diminui com a idade e alguns estudos ligam os baixos níveis de melatonina com sintomas de depressão. É um excelente substituto de remédios para dormir.

O terceiro e último ponto é utilizar suplementos que podem ativar a produção de hormônios, e outros nutrientes que tem efeito anti-depressivos e calmantes.

A depressão é uma condição multifatorial e um alívio eficiente requer muitas vezes uma abordagem diferente para consertar desequilíbrios neuroquímicos e metabólicos que podem estar subjacentes ao distúrbio do humor.

Um suplemento importante que pode ajudar muito é o SAMe (S-adenosill-metionina), um aminoácido derivativo normalmente sintetizado pelo corpo. O SAMe é utilizada pelo corpo em três importantes caminhos:

Metilação (contribuição de grupos de metila para ativação de determinadas moléculas)
Síntese de poliamidas (para crescimento celular, expressão de genes, regeneração neuronal, etc.)
Trans-sulfuração (síntese de cisteína, glutationa e outros sulfatos químicos)
O SAMe ocorre naturalmente no corpo e está concentrado no fígado e no cérebro, sendo uma das grandes doadoras de metila na síntese de hormônios, ácidos nucleicos, proteínas, e fosfolipídios, catecolaminas e outros neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina.

Ele é necessário para a síntese de norepinefrina, dopamina e serotonina, também desempenhando um papel em outras rotas metabólicas intracelulares. É um facilitador do uso de glutationa e estabilizador dos níveis de acetilcolina, que ajudam a melhorar ou manter a função cognitiva e atenuar ou prevenir o envelhecimento e a neurodegeneração. Esse suplemento também auxilia na produção de creatina, glutationa, taurina, L-carnitina, e melatonina.

Segue uma lista de suplementos e dosagens com o intuito de auxiliar nos problemas de depressão. Os nutrientes listados abaixo são classificados de acordo com seus mecanismos de ação no cérebro e regulação da saúde e do humor.

Muitas dessas sugestões podem servir como adjuvantes em terapias convencionais para a depressão, mesmo assim, sempre consulte um profissional de saúde qualificado antes de combinar algum suplemento com uma medicação antidepressiva:

Efeitos no sistema nervoso

Óleo de peixe (com polifenóis de oliveira ) : 1400 mg de EPA e DHA 1000 mg por dia
Magnésio L – treonato(Threonate) : 2000 mg por dia

Síntese de neurotransmissores

5 - hydroxytryptophan ( 5 - HTP ): 50 - 200 mg diários
L-Theanine: 100 - 400 mg por dia
L-Arginina: 800 - 2400 mg por dia
GABA: 700 - 2100 mg por dia
N-acetilcisteína: 600 - 1800 mg por dia

Reações de metilação

S- adenosilmetionina (SAME) : 400-1200 mg por dia
L- methylfolate : 1000 mcg diária
A vitamina B12 ( como metilcobalamina ) : 1.000-8.000 mcg diária
Vitamina B6 ( como piridoxal 5 - fosfato ) : 100 mg diários

Regulação de glicose

Cromo: 500 mcg por dia
Green Coffee Bean ( padronizado 50% para ácido clorogênico ): 400 mg antes de cada refeição , até três vezes ao dia.

Efeitos antioxidantes

N - acetil - cisteína : 600 - 1200 mg por dia
R- lipóico : 300-600 mg por dia
Vitamina C : 1000 - 2000 mg por dia
A vitamina E ( tocoferol como mistura de alta gama) : 350 mg diários
Selênio ( como Se- methylselenocysteine ): 200 mcg por dia

Suporte a saúde mitocondrial

Coenzima Q10 ( como ubiquinol ) : 100 - 200 mg por dia
Quinina pirroloquinolina ( PQQ ) : 10 - 20 mg por dia
Acetil - L - carnitina : 1000 - 2000 mg por dia

Restauração Hormonal

DHEA: 15 - 50 mg por dia para mulheres ou 25-75 mg por dia para os homens
As irregularidades dos hormônios da tiróide podem contribuir para a depressão. Portanto, aqueles com disfunção da tireóide ou TSH acima de 2 μIU podem utilizar L-tirosina: 500 - 1000 mg por dia e L-fenilalanina: 500 - 1500 mg por dia.

Diversos mecanismos de alívio:

Vitamina D: 5000 - 8000 UI por dia ( dependendo dos resultados das análises ao sangue )
Zinco : 30 mg diariamente
Inositol : 2000 - de 10 000 mg por dia
multivitamínico
Ashwagandha; extrato padronizado: 125-250 mg por dia

Ervas anti-ansiedade

Erva de São João ; extrato padronizado: 300-600 mg por dia
Ginkgo biloba, extrato padronizado: 120 - 240 mg por dia
Valerian; extrato padronizado: 600 - 1200 mg por dia
Erva-cidreira, extrato padronizado: 300-600 mg por dia

Os seguintes exames de sangue podem ser úteis:

Painel da tireóide (TSH , T4, T4 livre , T3 livre)
Cortisol AM / PM
Insulina ( em jejum )
A serotonina , sangue total
Vitamina B12 e folato
A vitamina D , 25 - Hidroxi
RBC magnésio
Pontuação Omega ®
Painel de citocinas
DHEA, Cortisol
Testosterona total+livre

Fonte:https://fisiculturismo.com.br/matérias/ ... same-r706/

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Estou chegando perto do processo de desmame de 2 psicotrópicos, a sertralina e bupropiona. Uso uma dosagem baixa de ambos, 50mg de sertra de noite e 150mg de Bupo de manhã.

Percebi alguns gatilhos que me geram ansiedade:

- Discussões políticas ou sobre algum tipo de militância. Geralmente agressivos, acabam disparando em mim cargas de adrenalina, e aí eu preciso me conter. Pior que esse perfil é bem presente na minha família.
- Críticas irrelevantes no meu trabalho: crio materiais com baita embasamento intelectual e meu chefe " colabora" trocando corzinha de caixinha do .PPT, colocando um monte de conteúdo que no final é irrelevante e descaracteriza meu trabalho. Esse já resolvi.

Tudo aconteceu após várias sequências de eventos tristes, mortes, sofrimento, ambientes hostis, problemas financeiros, frustrações etc etc etc por um longo período, que infelizmente não teve resiliência que suportasse.

Agora tudo está caminhando bem, me sinto recuperado, porém como falei, preciso fugir dos gatilhos acima.

Para minimizar a chance de recaída, pretendo usar alguns suplementos acima no período do desmame e até alguns meses além.

Também tenho procurado estimular diversos hormônios neurotransmissores.
Bastante contato com meu filho nenê, para Ocitocina.
Massagens pra serotonina.
Academia, para endorfina.
Desafios e metas, para dopamina.
Stress do trabalho, moderado, para noradrenalina.

Aceito sugestões/dicas para outras atividades estimulantes.

Pretendo focar na metilação, suporte a síntese de neurotransmissores e saúde mitocondrial.

[]S!
:offtopic:

ZarakiAoshi
Mensagens: 921
Registrado em: 09 Ago 2014 19:50
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por ZarakiAoshi » 12 Mar 2019 02:26

tópico me interessa bastante...
minha vit D voltou a ficar baixa(quando fiz uso de 10k UI diários subiu), em 17k...minha qualidade de vida piorou bastante.
vou voltar a suplementar pra ver se só com isso consigo me sentir melhor, mas a depressão tava me atacando junto com a ansiedade

gorba
Mensagens: 655
Registrado em: 10 Out 2014 14:54
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por gorba » 25 Mar 2019 10:10

Essa lista é bem interessante e eu acredito que em conjunto com atividades fisicas e boa alimentação podem realmente diminuir em muito as chances de uma depressão ou algum quadro do tipo. A questão é que olhando por cima, só nos suplementos o valor chegaria a 1000-1500 reais por mês. Quantos % da população brasileira poderia bancar isso ? Deixando claro que isso não é uma critica, é mais para contextualizar a reportagem.

No final, o sujeito acaba partindo para o ansiolítico mesmo, nao tem jeito. Infelizmente os custos para as alternativas são muito elevados.

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por Currador do Futuro » 26 Mar 2019 15:35

gorba escreveu:
25 Mar 2019 10:10
Essa lista é bem interessante e eu acredito que em conjunto com atividades fisicas e boa alimentação podem realmente diminuir em muito as chances de uma depressão ou algum quadro do tipo. A questão é que olhando por cima, só nos suplementos o valor chegaria a 1000-1500 reais por mês. Quantos % da população brasileira poderia bancar isso ? Deixando claro que isso não é uma critica, é mais para contextualizar a reportagem.

No final, o sujeito acaba partindo para o ansiolítico mesmo, nao tem jeito. Infelizmente os custos para as alternativas são muito elevados.
Se comprar na vitacost não sai tanto assim. Com 400 dólares vc compra os principais por uns 8 meses.
:offtopic:

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por Currador do Futuro » 07 Jul 2019 15:03

Isso aí galera, desmame concluído da sertralina e bupropiona.
Cabeça fica entorpecida, como se estivesse com uma leve ressaca. Lado crítico mais realçado, agressividade nos embates que mexem com meu valor ou gente fazendo merda no trampo. Apesar disso, estou bem, político quando necessário.
Após 3 semanas e estes efeitos cessados, início com Same e 5-htp, além de Ginko Biloba.
Já tô usando Taurina, Magnésio e Valeriana, para dormir bem.
Vitamina D, metformina pra parte de energia...
Estou empolgado, acho que vai dar certo, o importante é não ficar mau humorado e nem perder o tesão pela vida que estou tendo no momento e que está me fazendo prosperar.

Abrasssss
:offtopic:

Avatar do usuário
Krlos Eduardo
Mensagens: 3100
Registrado em: 07 Dez 2014 08:28
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por Krlos Eduardo » 07 Jul 2019 16:23

Currador do Futuro escreveu:Isso aí galera, desmame concluído da sertralina e bupropiona.
Cabeça fica entorpecida, como se estivesse com uma leve ressaca. Lado crítico mais realçado, agressividade nos embates que mexem com meu valor ou gente fazendo merda no trampo. Apesar disso, estou bem, político quando necessário.
Após 3 semanas e estes efeitos cessados, início com Same e 5-htp, além de Ginko Biloba.
Já tô usando Taurina, Magnésio e Valeriana, para dormir bem.
Vitamina D, metformina pra parte de energia...
Estou empolgado, acho que vai dar certo, o importante é não ficar mau humorado e nem perder o tesão pela vida que estou tendo no momento e que está me fazendo prosperar.

Abrasssss
amigo, qual é o papel da Metformina na suplementação?
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Currador do Futuro
Mensagens: 2661
Registrado em: 01 Ago 2015 15:05
Contato:

Re: Suplementos para curar Depressão - SAMe

Mensagem por Currador do Futuro » 07 Jul 2019 21:36

Krlos Eduardo escreveu:
07 Jul 2019 16:23
amigo, qual é o papel da Metformina na suplementação?
Aumentar a sensibilidade a insulina, melhorando metabolismo energético. Diminuir a glicose retida no fígado, fazendo com que a glicose no sangue fique dentro da normalidade e mantendo o fígado saudável, ou pelo menos ajudando a tal.
Ela meio que simula os efeitos benéficos de exercícios de alta intensidade para esses dois itens.
Pretendo retirar ela quando embalar nos exercícios e reduzir meu % de gordura.
:offtopic:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 77 visitantes