Como é que funciona esse negócio de treino?

carodrigues
Mensagens: 962
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por carodrigues » 15 Dez 2018 11:56

Nunca vi recomendação de parar 2 antes da falha. quando malhava eu tentava sempre ir até a falha, variava pouco volume com treinos de mais volume, dependendo do que lia na época hehe, mas sempre gostei de intervalo curto.

Avatar do usuário
The Boi
Mensagens: 214
Registrado em: 30 Nov 2014 13:53
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por The Boi » 16 Dez 2018 01:55

Estou com 31 anos e treino, entre indas e vindas, desde uns 20 anos de idade. Entre os 25 e 30 devo ter treinado uns 18 meses, no máximo, e dos 30 pra cá tenho treinado com frequência.

Quando novo eu sempre treinava com muito volume, em geral 4 execícios para músculos grandes e 3 para músculos pequenos, o que dava em torno de 12-16 séries e 9-12 séries, respectivamente. Em geral eu tinha uns 4 treinos, e ia de 4 a 5 vezes por semana na academia. Funcionava, no sentido do que eu era um pouco mais forte que a média e tinha uma estrutura boa, embora eu sempre tivesse uma quantidade alta de gordura corporal por comer muito. Dependendo da época eu ia até a falha, mas só na última série.

Conforme eu fui ficando mais velho vi que minha recuperação já não era mais a mesma e que pra poder tem uma composição corporal boa eu teria que comer muito menos, umas 2300 kcal ao invés das 3500 kcal que eu comia antes e, mais importante, diminui muito a ingestão de carboidrato. Meu treino mudou radicalmente também. Comecei a ler mais sobre High Intensity Training (HIT) e percebi que pra mim é possível ter resultados treinando muito menos, isto é, umas duas ou três vezes por semana e fazendo uma série até a falha por exercício. Faço uma execução bem lenta nos exercícios, principalmente na fase excêntrica. Hoje em dia ou eu faço um treino full body dia sim, dois dias não, ou faço push/pull treinando 3x na semana (A-B-A numa, B-A-B na próxima).

Segundo os teóricos do assunto, treinar com muito volume torna a recuperação muito lenta e não "dispara" os mesmos mecanismos de hipertrofia que teoricamente treinar até a falha dispararia. Um benefício não relacionado com ir até a falha mas sim com diminuir volume é que você passa a poder treinar mais seguido o mesmo músculo, o que é um fator importante pra quem não usa ergogênicos. Um dos contras de treinar até a falha é que isso exige muito do nosso sistema nervoso. Eu consigo sentir isso muito bem e por isso evito treinar dois dias seguidos e/ou mais de 3x na semana. Outra coisa que acho importante cuidar é que na comunidade HIT muita gente vai ao extremo de achar que tem pessoas que vão precisar de tempos muito longos pra recuperar o músculo, ao ponto de precisar de uma semana ou mais antes de treinar o mesmo músculo novamente. Se eu não treinar com muito volume em 48h me sinto completamente pronto pra treinar o mesmo músculo novamente.

Alguns estudos não encontraram diferenças significantes em hipertrofia entre pessoas fazendo múltiplas séries por exercício e apenas uma série até a falha. Outros indicam que uma quantidade adequada de séries semanais por músculo seria em torno de 10. Estudos científicos tem seus caveats e nem sempre é possível controlar todos os fatores que poderiam influenciar no resultado então eu recomendo experimentar em si mesmo. Algumas pessoas funcionam melhor com volumes mais altos, outras com volume mais baixo.

Pra quem se interessar pelo assunto eu recomendo esse vídeo com uma introdução ao HIT: https://www.youtube.com/watch?v=4rNm4kSl3Og. Pra quem quiser uma leitura mais técnica tem o Body by Science do Doug McGuff, que é a bíblia do assunto.
Viril e leiteiro

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por NOGI » 17 Dez 2018 10:00

quando se falha se falha até um determinado peso.Digamos 100kg supino 3x8.Entretanto abaixando o peso ainda da pra continuar.Se treino for realmente até o limite na ultima serie a pessoa não vai fazer o mesmo numero de repetições na última série.Por exemplo vai fazer 2 de 8 com 100kg e a 3 vai fazer com 7 ou 6.
Eu gosto após fazer a serie normal e pegar 10,20 kg e fazer varias dezenas (as vezes uma centena )de repetição
E muito complicado realmente treinar até a falha.Geralmente atletas usam analgésicos ou poderosos estimulantes pra isso.
Meu ponto ideal é 2 paracetamol 750mg.com 3 meu treino foi tão intenso que me lesiona e 1 não rende 100%.mas eu não aconselho a fazer isso.
Spoiler:
Uma pequena observação o NO PAIN NO GAIN não é a dor de treinar pesado mas sim da dor da injeção dos esteroides :) quanto mais espesso for o liquido do anabolizantes mais doí pra entrar no corpo
)
Imagem

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 6929
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por NOGI » 17 Dez 2018 22:35

Vagoberto escreveu:
17 Dez 2018 17:52
Te digo logo agora se voce ta tomando 1500mg de paracetamol com frequencia pode parar AGORA se voce quer ter figado
Spoiler:
Obrigado pela preocupação.Fiz por 2 meses,sem tomar mais nada que possa prejudicar o fígado, para poder disputar um campeonato.Fui no médico e fiz vários exames antes e depois que não apontaram nada.Esporte em alto nível não é saudável :(
resumo : .Eu não acho que exista uma técnica única.Acho que cada um deve descobrir o tempo de recuperação do próprio corpo,seja natural ou hormonizado e treinar ao máximo desde que não se lesione.
O ponto aqui é realmente difícil treinar até a falha,pelo menos estando natural.A maioria das pessoas,não estou dizendo que é teu caso,acha que treina até a falha mas não treina. Fora que é preciso tomar banho de agua gelada pra musculatura recuperar mais rápido.Agachamento quando eu era natural meu copo demorava 4 dias pra recuperar ou 2 com banho frio por exemplo.Meus ganhos no primeiro ano de musculação sério foram de 10kg de massa muscular em 12 meses,puro e 7kg no segundo.
Quando comecei com SARMS consiguia treinar até a falha e não preciso de banho de agua fria pois o corpo recupera bem mais rápido.Mas os ossos do ombro onde tive uma lesão demoram mais que os músculos então precisei limitar os exercícios para não lesionar os ligamentos.
Imagem

Avatar do usuário
The Boi
Mensagens: 214
Registrado em: 30 Nov 2014 13:53
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por The Boi » 18 Dez 2018 05:11

Filipe escreveu:
16 Dez 2018 13:39
Acho que cada corpo reage melhor a certo tipo de estímulo.

Já ouviu falar de sarcoplasma stimulating training, vulgo sst? Nele vc vai até a falha. Comecei a ter melhores resultados botando 1 série dessas em todos os grupamentos.

Me sinto bem mais forte fisicamente tb, n apenas esteticamente.
Já ouvi falar, acho uma idéia interessante. O pessoal que treina com menos volume às vezes usa cluster sets (SST pelo o que eu entendo é um tipo de cluster set) porém com menos exercícios por parte do corpo. Eu mesmo gosto de fazer uns cluster sets de vez em quando. No meu caso coloco um peso pra poder fazer umas 8 repetições no limite, descanso uns 15 ou 20 segundos e depois faço quantas der na segunda série. Posso repetir isso algumas vezes, ou ir baixando um pouco o peso entre uma série e outra.

Mais algumas variações de acho interessantes e já testei ou quero testar:
- Doggcrapp - escolha um número de repetições arbitrário, tipo 15, mas coloque um peso que você consiga fazer só 7 ou 8 repetições. Vá fazendo e dando intervalos de 15 segundos até conseguir bater o número de repetições escolhido.
- Fortitude - escolha um peso que você consiga fazer 8 repetições e faça 6 séries de 4 repetições. Parece fácil mas lá pela quarta série você já estará detonado.
NOGI escreveu:
17 Dez 2018 10:00
quando se falha se falha até um determinado peso.Digamos 100kg supino 3x8.Entretanto abaixando o peso ainda da pra continuar.Se treino for realmente até o limite na ultima serie a pessoa não vai fazer o mesmo numero de repetições na última série.Por exemplo vai fazer 2 de 8 com 100kg e a 3 vai fazer com 7 ou 6.
(...)
Faz sentido. O que eu quis dizer foi escolher um número arbitrário de repetições pra uma série, colocar um peso pra chegar à falha naquela série e parar por aí.
Viril e leiteiro

Avatar do usuário
galahad
Mensagens: 475
Registrado em: 09 Out 2014 12:01
Contato:

Re: Como é que funciona esse negócio de treino?

Mensagem por galahad » 20 Dez 2018 18:12

Chegar na falha completa sozinho acho que é impossível, talvez só com boas maquinas e usando uma variedade de técnicas.

Para pessoas que buscam saúde e bem estar, recomendo parar com pelo menos duas repetições de "folga". Agora pra quem quer hipertrofia, tem que falhar pelo menos na concêntrica.

Falha completa em todas as séries realmente seria danoso, mas parar quando o movimento "trava", ainda tá um pouco longe da falha real.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes