Educação alimentar - pré treino

Avatar do usuário
msfazer
Mensagens: 1959
Registrado em: 01 Out 2014 15:57
Contato:

Educação alimentar - pré treino

Mensagem por msfazer » 23 Jan 2017 20:35

Pessoal, sou leigo em nutrição, vejo que a galera aqui sabe debater o tema em pormenores. Vou aproveitar pra pedir uma ajuda pros colegas.

Não consigo comer antes do treino. Quando eu treinava de manhã, uma vez tomei um suco em casa. Quando cheguei no treino, eu fiquei falando com o suco o tempo todo... me sentindo mal. Se eu tomo um café da manhã e vou treinar, é batata que vou passar mal - me dá ânsia de vômito, parece que baixa a pressão... Chegou uma época que eu até tomava uma parada (não sou mto familiarizado com suplementos)... não lembro se era Maltodextrina ou dextrose (não sei se são a mesma coisa, rsss)... Isso me ajudou bastante, mas logo fiquei só na água mesmo.

Eu tenho vindo de uma fase de quase 2 anos de sedentarismo e voltei a treinar agora no começo de janeiro. Estava com 94kg, já consegui perder quase 5kg. Meu peso normal é por volta de 82kg. Ou seja, ainda estou com um bom sobrepeso.... a ponto de estar perdendo peso, mesmo sem estar preocupado com a dieta.

Minha rotina de exercícios tem sido na academia: musculação eu estou naquele período de adaptação, treino A/B, pegando pouco peso... aí eu faço a musculação (cerca de 40 minutos eu faço a rotina que me passaram) e dali vou correr. Tenho corrido entre 30 minutos e 1 hora (5 a 8km), variando de acordo com os treinos dos dias anteriores, pra evitar lesão.

Já li algumas vezes que fazer exercícios em jejum é muito prejudicial pra saúde. Meu objetivo é voltar a ter uma condição física boa pra voltar a treinar JJ. Quero voltar ao meu peso normal (80-82kg) e ter preparo físico pra aguentar os treinos. Hoje não aguento um treino de BJJ....

Aí ficam minhas perguntas:

- Quero ter uma dieta baseada em alimentos, não tenho grana pra gastar com suplementos... Que tipo de alimentos eu posso optar pra comer antes do treino que vão minimizar (ou sumir com) esses efeitos que eu relatei?

- Esse lance da galera comer batata doce com frango. Qual o objetivo? Porque comem isso entre as refeições?

- Li aqui no fórum sobre a dieta cetogênica. É aconselhável para alguém no estágio que estou? (Aqui embaixo, um post muito interessante sobre a dieta).
Spoiler:
Postado por Sieger no fórum do PVT em 2014

"Olha Ricardo, em relação a bater o peso é quase garantido que você consegue. Só a diminuição das reservas de glicogênio e da água intracelular associada, aliada à diminuição da água extracelular que ocorre na restrição de carboidratos já seriam responsáveis por uma perda de pelo menos 3 kg. E no decorrer do mês não seria difícil perder mais 2 kg de gordura. O problema é que, como tinha falado nos posts anteriores, há um período de adaptação a dietas low-carb, de aproximadamente 3-4 semanas, durante o qual o desempenho físico pode ficar prejudicado. Ou seja, voce pode sentir uma queda de rendimento nos treinos durante esse período, principalmente durante a primeira semana.
Feita essa ressalva, acredito que a composição da dieta está adequada. Só teria dos reparos a fazer: 1. acho que a quantidade de carboidratos está elevada, pois fica muito próxima do limite de 50 gramas, que é o máximo que normalmente se pode comer sem sair do estado de cetose. Se voce errar um pouco na medida da comida e passar de 50 gramas (para 60-70), voce entra naquela faixa de 50-150 gramas de carboidratos/dia, na qual o corpo parece não ter um desempenho físico satisfatório. É melhor limitar os carbos a 30 gramas/dia. Assim voce fica com uma margem para erro. 2. Para alguém com o seu nível de atividade física (treino 5x/semana), estou achando a quantidade de calorias um pouco baixa. Faça o seguinte: adicione 50 gramas de manteiga e 200 mL de leite de coco à dieta que você já montou. Isso dará aproximadamente 700 calorias a mais por dia, com a vantagem adicional de que tanto a manteiga quanto o leite de coco contêm ácidos graxos de cadeia média, que são obrigatoriamente oxidados pelo corpo (nossa gordura corporal não contém esses lipídeos). A oxidação dos mesmos aumenta a produção de corpos cetônicos, melhorando o suprimento energético do cérebro. Recomendo que tome o leite de coco aproximadamente 3 horas antes do treino. Dessa maneira o cérebro vai usar uma maior quantidade de corpos cetônicos durante o treino, aumentando a quantidade de glicose disponível para a anaerobiose muscular. A manteiga voce pode usar para gratinar os vegetais que vai comer (ficam bem melhores). Se for preciso, depois você pode voltar a diminuir as calorias.

Outras recomendações gerais:

1. Potássio: Se possível, faça os vegetais no vapor. Quando os mesmos são cozidos na água, quase todo o potássio sai na água do cozimento. Quando fizer carne, tem de se beber todo o caldo, pois quase todo o potássio da carne também sai no caldo.

2. Sódio: Com a diminuição dos níveis de insulina, o corpo excreta quantidade apreciável de sódio e líquido. Nos primeiros dias da dieta isso pode causar episódios de hipotensão postural. Isso pode ser evitado ou pelo menos minimizado com a ingestão de grande quantidade de água e suplementação de sódio. No seu caso, que treina, seria interessante ingerir pelo menos 5 litros/dia. O sódio deve ser"
" suplementado na quantidade de 5 gramas por dia (aproximadamente 12 gramas de sal de cozinha - NaCl), sendo que 1 grama de sódio deve ser consumido 30 minutos antes de se iniciar a atividade física. Isso ""puxa"" água para dentro da circulação sanguínea, evitando sintomas de má-perfusão devido à hipotensão postural. O jeito mais prático de fazer essa suplementação é comprar aqueles sachês de sal de 1 grama, e consumir 12 deles por dia, sendo 2 sachês e meio antes do treino. Outro jeito, menos prático, é usar uma balança de cozinha para pesar 12 gramas de sal. De qualquer forma, se mesmo com essas medidas (5 litros de água e 5 gramas de sódio) voce ainda tiver sintomas de hipotensão postural - uma sensação de tonteira, cabeça leve ou escurecimento do campo visual quando se levanta rapidamente ou se faz movimentos bruscos -, é sinal de que a ingestão de água está insuficiente e deve ser aumentada.

3. Falando em balança culinária, você vai precisar de uma. Estimar a quantidade de comida sem balança leva a muitos erros. Hoje há balanças baratas, até por menos de 50 reais.
Como os primeiros dias da dieta são os piores, seria recomendável iniciá-la na sexta-feira. Assim você tem dois dias para se adaptar sem ter de treinar.

4. Para consultar a composição nutricional dos alimentos, recomendo o seguinte site, da Unifesp:

http://www.unifesp.b...servicos/nutri/

Ele usa a base de dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o qual é considerado a fonte mais confiável para dados nuticionais.

Se voce utilizar os dados do site acima, lembre-se de subtrair a quantidade de fibras do total de carboidratos, para obter a quantidade de carboidratos líquidos, que é a que importa para o somatório diário. Em outras palavras, a dieta low-carb deve conter menos de 50 gramas de carboidratos líquidos por dia. As fibras não entram nessa contagem, apesar de serem carboidratos também, e de um percentual delas efetivamente ser digerido no nosso cólon. É assim pois a digestão de fibras (por bactérias do cólon) não gera monômeros de glicose, mas sim ácidos graxos de cadeia curta, também chamados de ácidos graxos voláteis. Um pequeno off: essa digestão é a mesma que ocorre no rúmen da vaca e dos ruminantes em geral. Ou seja, as vacas e os ruminantes que comem apenas pasto, na verdade comem uma dieta low-carb!!!. Mas diferentemente dos humanos, não entram em cetose, pois seus cérebros não são tão dispendiosos energeticamente, de modo que não há necessidade de corpos cetônicos para abastecê-los. A cetose na vaca só ocorre em condições patológicas (na vaca a cetose é uma doença, que ocorre geralmente durante a lactação). Fiz essa digressão para reforcar um ponto que já havia desenvolvido em posts "
"anteriores, o de que a cetose nos humanos e em animais de cérebros grandes não é uma doença, mas sim um processo evoluído para abastecer o cérebro em momentos de escassez de carboidratos, sem espoliar demais as reservas de proteína do corpo.

Um último lembrete: se voce for voltar a ingerir carboidratos em grande quantidade, após atingir o peso e antes da luta, lembre-se que vai ganhar pelo menos 1,5 kg, correspondentes ao glicogênio muscular e água associada. "


http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

- Qualquer sugestão associada, é bem vinda!


Agradeço a quem puder contribuir!

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por Renan26 » 23 Jan 2017 21:03

Amigo, gosta de ler? Gosta de ciência e do assunto nutrição?

http://www.lowcarb-paleo.com.br/?m=1

Aqui tem muito material de qualidade com as devidas referências bibliográficas e estudos clínicos randomizados + metaanalises... Além de ser bem escrito e ate agradável pra se perder umas horas.

Coma comida de verdade, quando tem fome e até ficar saciado. É só deixar os industrializados, cortar açúcar e adaptar o corpo com comida saudável (vegetais de baixo amido, carnes, nozes, frutas e raízes). Sai dos 96kg pros 77kg ano retrasado seguindo os preceitos da dieta paleo, nada de cetogênica pq ninguém precisa ficar em cetose pra chegar no peso ideal, isso é lenda. O que acontece em 2 a 3 semanas se tu reduzir o carbo pra 50g a 80g por dia é ficar cetoadaptado, basicamente utilizar a gordura como fonte de energia (a grosso modo).

Eu treino em jejum direto, já treinei diversas vezes com jejum de 18h - 24h, o que importa pra manter/aumentar a massa magra (tu ta na fase de Noob gains) é a musculação e a janela de tempo posterior ao treino que tu tem pra ingerir proteína.

Aliás tenho sensações parecidas com as tuas, detesto treinar depois de comer, mesmo com 2-3h de intervalo.

-Não caia na balela de que correr igual a um rato 1h por dia na esteira vai te fazer bem, leia sobre hiit pra abrir os horizontes
-Comer de 3 em 3h não tem nenhuma referência científica
-o ser humano não evoluiu tomando suplementos, suplemento é comida em pó, se não grana não tem problema, é só comer decentemente.

Minha dica é ESTUDAR sobre o assunto (dieta + treino) e testar no teu corpo, não necessariamente o que funciona pra mim pode funcionar pra ti.

Desculpa o textão, não pegue ar e fique com Deus
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Avatar do usuário
galahad
Mensagens: 480
Registrado em: 09 Out 2014 12:01
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por galahad » 24 Jan 2017 20:38

Eu sigo mais os princípios old school mesmo, meu treinador é um dos pioneiros do fisiculturismo no Brasil.

Eu treino pela manhã também, mais ou menos 1h30min antes do treino eu tomo uma vitamina com iogurte, aveia e albumina (uso a da growth custa 29 reais e é MUITO boa mesmo!) e como uma banana 30 min antes do treino.

Eu gosto de estar bem alimentado antes de treinar, gosto de fazer pelo menos duas boas refeições antes do treino, mas infelizmente não tenho tempo pra encaixar isso, então tenho optado por esse shake , assim fica mais pratico e rápido.

Avatar do usuário
msfazer
Mensagens: 1959
Registrado em: 01 Out 2014 15:57
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por msfazer » 27 Jan 2017 16:43

Renan26 escreveu:Amigo, gosta de ler? Gosta de ciência e do assunto nutrição?

http://www.lowcarb-paleo.com.br/?m=1

Aqui tem muito material de qualidade com as devidas referências bibliográficas e estudos clínicos randomizados + metaanalises... Além de ser bem escrito e ate agradável pra se perder umas horas.

Coma comida de verdade, quando tem fome e até ficar saciado. É só deixar os industrializados, cortar açúcar e adaptar o corpo com comida saudável (vegetais de baixo amido, carnes, nozes, frutas e raízes). Sai dos 96kg pros 77kg ano retrasado seguindo os preceitos da dieta paleo, nada de cetogênica pq ninguém precisa ficar em cetose pra chegar no peso ideal, isso é lenda. O que acontece em 2 a 3 semanas se tu reduzir o carbo pra 50g a 80g por dia é ficar cetoadaptado, basicamente utilizar a gordura como fonte de energia (a grosso modo).

Eu treino em jejum direto, já treinei diversas vezes com jejum de 18h - 24h, o que importa pra manter/aumentar a massa magra (tu ta na fase de Noob gains) é a musculação e a janela de tempo posterior ao treino que tu tem pra ingerir proteína.

Aliás tenho sensações parecidas com as tuas, detesto treinar depois de comer, mesmo com 2-3h de intervalo.

-Não caia na balela de que correr igual a um rato 1h por dia na esteira vai te fazer bem, leia sobre hiit pra abrir os horizontes
-Comer de 3 em 3h não tem nenhuma referência científica
-o ser humano não evoluiu tomando suplementos, suplemento é comida em pó, se não grana não tem problema, é só comer decentemente.

Minha dica é ESTUDAR sobre o assunto (dieta + treino) e testar no teu corpo, não necessariamente o que funciona pra mim pode funcionar pra ti.

Desculpa o textão, não pegue ar e fique com Deus

Pra começar, valeu pelo tempo dedicado pra responder!

Eu tô um estágio antes disso... eu não sei qual é a vantagem de uma dieta paleo, cetogênica... só sei que existem... ou se preciso optar por uma delas... talvez nem precise, basta manter uma alimentação "normal", tirando a parte de lixos e já esteja bem.

O que eu tenho comido antes do treino é fruta desidratada. Damasco, ameixa e banana. Mas tenho essa digestão lenta, que me incomoda bastante. Tentei essa dica do Sir Galahad, mas não fez mto bem não, rsss... pra mim, um suco de fruta natural já é bem próximo do máximo que consigo "comer" antes do treino.

Esse artigo aqui fala sobre praticar exercício em jejum. Pelo que entendi, defende que quando fazemos isso, não haja queima de gordura, mas sim da massa magra.
Acha que faz sentido o que está escrito nele?
https://www.ativo.com/experts/exercicio ... -saudavel/

Avatar do usuário
msfazer
Mensagens: 1959
Registrado em: 01 Out 2014 15:57
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por msfazer » 27 Jan 2017 16:51

galahad escreveu:Eu sigo mais os princípios old school mesmo, meu treinador é um dos pioneiros do fisiculturismo no Brasil.

Eu treino pela manhã também, mais ou menos 1h30min antes do treino eu tomo uma vitamina com iogurte, aveia e albumina (uso a da growth custa 29 reais e é MUITO boa mesmo!) e como uma banana 30 min antes do treino.

Eu gosto de estar bem alimentado antes de treinar, gosto de fazer pelo menos duas boas refeições antes do treino, mas infelizmente não tenho tempo pra encaixar isso, então tenho optado por esse shake , assim fica mais pratico e rápido.

Cara, se eu tomar uma vitamina vou vomitar a academia inteira, hahahaha...! Pra mim, um suco de laranja, limão... é o máximo que consigo tomar. Eu como umas bananas desidratadas, mas tem que ser umas 2 horas antes do treino... e mesmo assim, ainda fico conversando com a porra da banana..... Se eu treinar sem comer nada, fico de boa. Mas aí, fico na dúvida se estou fazendo bem pra minha saúde. Já li várias vezes que não devemos treinar sem se alimentar.

Por enquanto, vou ficar na alimentação "normal". Mas tenho que começar a estudar.... preciso saber melhor como funciona o metabolismo e como devo preparar o consumo de macro nutrientes durante o dia, pra poder treinar sem essa sensação.

Avatar do usuário
galahad
Mensagens: 480
Registrado em: 09 Out 2014 12:01
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por galahad » 27 Jan 2017 19:07

msfazer escreveu:Cara, se eu tomar uma vitamina vou vomitar a academia inteira, hahahaha...! Pra mim, um suco de laranja, limão... é o máximo que consigo tomar. Eu como umas bananas desidratadas, mas tem que ser umas 2 horas antes do treino... e mesmo assim, ainda fico conversando com a porra da banana..... Se eu treinar sem comer nada, fico de boa. Mas aí, fico na dúvida se estou fazendo bem pra minha saúde. Já li várias vezes que não devemos treinar sem se alimentar.

Por enquanto, vou ficar na alimentação "normal". Mas tenho que começar a estudar.... preciso saber melhor como funciona o metabolismo e como devo preparar o consumo de macro nutrientes durante o dia, pra poder treinar sem essa sensação.
Antigamente muitos fisiculturistas tomavam só cafe preto antes do treino e só depois do treino que mandavam pra dentro um bom café da manha. Eu conhecia um cara que treinava em jejum e tinha bons resultados, mas ele fazia uma alimentação com bastante carbo de lenta absorção antes de dormir, por exemplo aveia.

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Educação alimentar - pré treino

Mensagem por Renan26 » 28 Jan 2017 13:00

msfazer escreveu:Pra começar, valeu pelo tempo dedicado pra responder!

Eu tô um estágio antes disso... eu não sei qual é a vantagem de uma dieta paleo, cetogênica... só sei que existem... ou se preciso optar por uma delas... talvez nem precise, basta manter uma alimentação "normal", tirando a parte de lixos e já esteja bem.

O que eu tenho comido antes do treino é fruta desidratada. Damasco, ameixa e banana. Mas tenho essa digestão lenta, que me incomoda bastante. Tentei essa dica do Sir Galahad, mas não fez mto bem não, rsss... pra mim, um suco de fruta natural já é bem próximo do máximo que consigo "comer" antes do treino.

Esse artigo aqui fala sobre praticar exercício em jejum. Pelo que entendi, defende que quando fazemos isso, não haja queima de gordura, mas sim da massa magra.
Acha que faz sentido o que está escrito nele?
https://www.ativo.com/experts/exercicio ... -saudavel/
O artigo, assim como a maioria das falácias ligadas a nutrição/treino, não apresenta fontes nem evidência científica.

Se tu está querendo cortar peso não tem mistério, alimentação saudável, com comida de verdade, sem industrializados e algum controle dos carboidratos líquidos.

AEJ vai ajudar, mas não é determinante na perda de peso e redução de BF.

O jejum intermitente, feito de propósito ou como no teu caso automaticamente pelo teu corpo não vai te fazer mal nenhum depois que o teu corpo estiver adaptado.

Dá uma lida quando tiver tempo:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02 ... e.html?m=1

Última dica, se for investir em suplemento pega um wheyzao da massa (isolado, com baixo teor de carbo), é bom no pós treino ou pra substituir uma refeição quando tiver na correria.

Abraço!
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes