Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 17 Out 2014 09:12

Continuo discordando. Não existe isso de resultar na mesma coisa em hipótese alguma. Um amido resistente não vai ter o mesmo efeito de uma maizena, amido comum, pois funcionalmente age como uma fibra e só é digerido no intestino grosso. O comportamento do carboidrato no nosso corpo vai depender da sua natureza fibrosa, estrutura molecular, densidade e celularidade. Carboidratos densos e acelulares não são benéficos para o nosso organismo.

Em relação a pirâmide, as dietas de baixo teor de carboidratos estão aí pra mostrar que o balanço energético é bem menos importante do que se imaginava. Pessoas que seguem LCHF/LC adequadamente costumam consumir mais calorias e mesmo assim perder peso. Acredito que o paradigma atual deva levar em conta os estados metabólicos naturais/ancestrais e a manutenção de uma biota intestinal benéfica.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 17 Out 2014 10:36

ska4fun escreveu:Continuo discordando. Não existe isso de resultar na mesma coisa em hipótese alguma. Um amido resistente não vai ter o mesmo efeito de uma maizena, amido comum, pois funcionalmente age como uma fibra e só é digerido no intestino grosso. O comportamento do carboidrato no nosso corpo vai depender da sua natureza fibrosa, estrutura molecular, densidade e celularidade. Carboidratos densos e acelulares não são benéficos para o nosso organismo.

Em relação a pirâmide, as dietas de baixo teor de carboidratos estão aí pra mostrar que o balanço energético é bem menos importante do que se imaginava. Pessoas que seguem LCHF/LC adequadamente costumam consumir mais calorias e mesmo assim perder peso. Acredito que o paradigma atual deva levar em conta os estados metabólicos naturais/ancestrais e a manutenção de uma biota intestinal benéfica.
O que vc acha dessa parte:
"Em um estudo de 6 meses com 390 participantes, um grupo ingeriu uma dieta com alta quantidade de carboidratos complexos e outro grupo com uma dieta com alta quantidade de carboidratos simples.

Ambas as dietas tinham a mesma quantidade total de carboidratos. Não foram encontradas nenhuma diferença em perda de gordura ou retenção muscular. As duas dietas tiveram o mesmo efeito com relação aos lipídios no sangue. Para apoiar essa descoberta, outros estudos foram feitos contendo diferentes quantidades de açúcar que obtiveram os mesmos resultados. Em outro tipo de estudo, substituindo parte da dieta de carboidratos complexos por simples não resultou em nenhuma mudança na composição corporal. Um meta-review recente da literatura com relação aos efeitos da frutose no peso corporal concluiu que substituir frutose por outros carboidratos de mesmo impacto calórico não resultou em nenhuma diferença.

Então, para os propósitos de um fisiculturista, não importa se os carboidratos da dieta vêm de carboidratos da dieta são simples ou complexos desde que sejam na mesma quantidade."

Eu ja li 2 estudos que ele se baseou para fazer tais afirmações, e no meu entender foi bem estruturado o controlado o estudo.

Sei que não existe verdade absoluta em nutrição, nossa literatura sobre o assunto ainda diverge muito e esta longe de um mapa definitivo de como funciona, mas por tudo que ja li e vi, acho que a diferença é minima em pessoas saudáveis.

Quanto a LCHF/LC, realmente ajuda legal a perder peso, ja fiz para baixar o bf e é interessante o efeito. Teria algum exemplo mais detalhado de uma situação semelhante a que disse? de balanço calorico positivo e perdendo peso?

Vlw

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 17 Out 2014 10:58

Só posso opinar sobre o caso, se puder ver o artigo na íntegra, pra ver os seguintes pontos:

1- Metodologia

-Desenho amostral, experimental e como foi feito o controle
-Conceito de carboidratos complexos, pra comparar coma celularidade.
-Fontes de carboidratos

2- Estatística utilizada pra qualificar e quantificar os resultados.

Porém pelo que está escrito, vejo algo muito comum atualmente. O pessoal nãos sabe realmente o que é um carboidrato complexo. Amido comum, supostamente complexo, tem um ig maior do que o da sacarose, pq simplesmente é um polímero de facílima digestão, uma metralhadora de glicose, em comparação coma sacarose, que fornece glicose e frutose, quando é hidrolisada.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 19 Out 2014 14:46

ska4fun escreveu:Continuo discordando. Não existe isso de resultar na mesma coisa em hipótese alguma. Um amido resistente não vai ter o mesmo efeito de uma maizena, amido comum, pois funcionalmente age como uma fibra e só é digerido no intestino grosso. O comportamento do carboidrato no nosso corpo vai depender da sua natureza fibrosa, estrutura molecular, densidade e celularidade. Carboidratos densos e acelulares não são benéficos para o nosso organismo.

Em relação a pirâmide, as dietas de baixo teor de carboidratos estão aí pra mostrar que o balanço energético é bem menos importante do que se imaginava. Pessoas que seguem LCHF/LC adequadamente costumam consumir mais calorias e mesmo assim perder peso. Acredito que o paradigma atual deva levar em conta os estados metabólicos naturais/ancestrais e a manutenção de uma biota intestinal benéfica.
Fala aí, ska4fun. Acredito que o texto tenha se embasado no conceito do IIFYM(if it fits your macros) e estética do sujeito. Para a saúde em geral, concordo absolutamente ctg.

Qto ao LCHF/LC há controvérsias.. No lab que faço estágio, a ração para diferenciar controle x HF dos camundongos , basicamente, diminuo(pela metade, eu acho, o amido) o CHO e aumento os lipídeos(banha animal) dos obesos(Não to defendendo tb High cho hahaha). Acho que LCHF tem que ser bem estruturada a dieta(proporção correta n3/n6 etc), se não não é tão benéfica assim qto falam por aí..

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 19 Out 2014 21:11

Opa!!! Cara eu teria te respondido pelo tapatalk, mas a conexão merda da oi não permitiu o envio do post. Atente pra um detalhe importantíssimo! O metabolismo de carboidratos em humanos e roedores parece diferir no quesito macronutriente ''obesogênico''. Em humanos, carboidratos geram obesidade e afins, como esteatose hepática. No caso dos ratos, gorduras parecem ter esse papel. Tem um artigo no blog do J. C. Souto, que fala sobre essa diferença interessante e como devemos ser criteriosos ao transpor resultados entre diferentes mamíferos.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por RicardoBJJ » 20 Out 2014 09:36

o nível de discussão aqui está ótimo. Acompanhando.
Imagem

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 20 Out 2014 19:12

ska4fun escreveu:Em humanos, carboidratos geram obesidade e afins, como esteatose hepática.
Sim, mas isso os lipídeos tb fazem, ska.

Eu entendi a essência do que vc ta falando, e concordo com quase tudo(mesmo achando meio difícil ter, por exemplo, alguém consumindo 2g/dia de EPA/DHA para se manter saudável, por exemplo. Mas aí a "culpa" não é da ciência hahaha). Só na parte da estética(apenas) que acho difícil cravar LCHF como o melhor.


Abração!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 20 Out 2014 19:35

Só existe uma situação conhecida até o momento, em que os lipídeos (saturados) podem gerar obesidade em humanos:

Na inflamação crônica gerada por carboidratos acelulares, com o auxílio do glúten, os lipídios também auxiliariam no processo de obesidade. A biota intestinal inflamatória é quem permitiria a influência lipídica na obesidade. Tem isso no artigo da dieta ancestral que eu postei lá em cima.

As dietas low-carb são a maior prova do efeito nulo das gorduras saturadas como geradoras de obesidade.

Veja que em populações LCHF como os Masai e Inuit, a obesidade não é problema. O mesmo vale pros franceses, sendo que até pouco tempo atrás o vinho era o suposto salvador da lavoura.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 20 Out 2014 23:35

Quando falei dos lipídeos tambem fazerem isso, tava me referindo a esteatose hepática. A obesidade leva muita coisa em conta(problemas na infância, transtornos psicológicos, problemas hormonais, VET totalmente desregulada da dieta etc.) náo iria pôr um macronutriente apenas como o vilão hahaha.

Um ponto legal que vc citou : a biota intestinal inflamatória. Será que uma parte das pessoas que seguem LCHF(e HP tb, no exemplo), evitam combinações de alimentos alcalinizadores(vegetais etc), entre outras escolhas pró-inflamatórias na dieta, tb não teriam essa biota intestinal inflamatória?(Aí aqui entra uma galera que lê na revista que é só comer prot + gord).

Quanto a populações LCHF(e põe high fat nisso hahaha) os esquimós, mesmo que em uma realidade completamente diferente, são obesos em sua maioria(apesar de não sofrerem muito dos males da obesidade, em virtude na alta qtde de n3 da dieta).

Por fim, acho que ficou meio confuso qdo disse da estética. Tava me referindo a pessoas , no mínimo, ligeiramente ativas para cima. Nesses casos, acho que os cho, se forem analisados isoladamente, não são tão vilões assim da estética desse n.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 21 Out 2014 00:28

Em humanos a esteatose hepática é causada por carboidratos, com elevação do nível de triglicerídeos sanguíneos. A questão de culpar os carboidratos tem fundamentação bioquímica, visto que as gorduras basicamente são formadas pelo excesso de carboidratos, que gera um excesso de piruvato e acetil-coA. Esta última não entra no ciclo de Krebs e vai ser armazenada na forma de lipídios. Proteínas não possuem papel lipogênico comprovado, somente poucas evidências in silico. Lipídios por sua vez, tendem ser eliminados nas fezes quando a sobra da emulsão duodenal não consegue ser reabsorvida.

Em relação à alcalinidade do intestino, eu não sei. Apenas li a respeito do dano dos carboidratos densos acelulares, pela alteração da biota intestinal.

Em relação aos eskimós, a ''obesidade'' deles é gordura subdermal, uma adaptação ao frio, como ocorre em vários animais polares.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 21 Out 2014 00:44

Sim, mas acho que a lipogênese isolada(considerando um indivíduo sem alcoolismo etc) deve ter uma prevalência pequena na esteatose hepática, o que não deixa de ser importante tb. Segundo artigos que leio o alcoolismo é o principal causador.

Puts. Esse assunto da alcalinidade me interessa muito. To quase mudando meu tcc - que devo fazer pelo que faço no estágio[Alterações promovidas pela obesidade em células de reciclagem de ferro]- para esse assunto hahaha.

Mas essa gordura subdermal deve ter uma relação com a dieta tb, não? E não só a adaptação destes ao meio..

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 21 Out 2014 00:47

Pior que não. É uma resposta fisiológica normal em mamíferos. O oposto aconteceria se eles viessem morar no Brasil.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 21 Out 2014 01:09

Bizarro. Mesmo comendo quilos e quilos de Focas?

O tenso de comparar com esquimós é que é uma realidade totalmente diferente, e, provavelmente, tem uma genética bem única.

**Normal , normal tb não, né, ska? hahaha São séculos(milênios? não conheço direito a população esquimó hahaha) e séculos morando lá sob essas condições.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 21 Out 2014 01:15

Comendo toneladas de focas, basicamente uns 75% de gorduea, 15% de proteínas e 5% de carbs. Não tem como fica obeso assim, pois não há via metabólica que faça lipogênese acentuada em cetose.

http://www.dailymail.co.uk/health/artic ... -LESS.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Normalíssimo. Já é notório o fato de ganharmos peso em climas mais frios.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Molecula » 21 Out 2014 01:29

ska4fun escreveu:Comendo toneladas de focas, basicamente uns 75% de gorduea, 15% de proteínas e 5% de carbs. Não tem como fica obeso assim, pois não há via metabólica que faça lipogênese acentuada em cetose.

http://www.dailymail.co.uk/health/artic ... -LESS.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Normalíssimo. Já é notório o fato de ganharmos peso em climas mais frios.
É, levando em conta que a dieta deles é basicamente foca e peixe, fica impossivel mesmo.

Ganhar peso é uma coisa, po(como diz no site que vc postou 2lbs - 4 lbs[o que não é nada comparado às temperaturas do Norte do Canadá]). Ter a composição corporal de um esquimó é outra. A genética dos caras os ajuda nesse caso, creio eu. (E não só na composição corporal, como tb no metabolismo. Não sei se um indivíduo normal do meio urbano se adaptaria de cara assim a dietas ultra lipídicas).

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes