Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 16 Out 2014 08:33

Ciência da nutrição - Os carboidratos são iguais? Escrito por Menno Henselmans

Por acaso 50g de açúcar engordam da mesma forma que 50g de arroz? Grãos integrais são sempre melhores que grãos refinados?

Imagem

Você deveria limitar a ingestão de frutas para evitar consumir frutose demais? Com certeza, nem todos os carboidratos são iguais. Existem vários métodos de classificar os carboidratos e até termos para tipos específicos de carboidratos.

Pegue o açúcar por exemplo. O público em geral acredita que açúcar engorda excessivamente. Isso é, várias pessoas acreditam que contando as calorias, igualando as quantidades, açúcar engorda mais que outros carboidratos. Outros apontam o fato de que carboidratos terminam transformados em glicose no seu corpo e banalizam o 'uma caloria é uma caloria'. Esses argumentos não geralmente atacados com as teorias que envolvem insulina e o que slogan 'uma caloria é uma caloria' não significa que todas calorias terão o mesmo impacto na composição corporal. Os alimentos se diferenciam nos seus efeitos no seu metabolismo e na capacidade de absorção, que é uma das razões pela qual a proteína engorda menos que a gordura, grama por grama.

Ao invés de ter um debate gigantesco no tema, que é uma coisa que a maioria das pessoas envolvidas com a indústria fitness gostam de fazer, eu vou olhar no fatos empíricos. As pessoas me conhecem como um acadêmico, mas eu também sou pragmático e no final apenas me importo com os resultados. Já que eu estou interessado no fisiculturismo, eu vou ver os efeitos colaterais dos tipos de carboidratos na sua composição corporal.

Antes de eu ir para a parte principal, é importante discutir rapidamente alguns problemas metodológicos. Para se tomar uma decisão informada, é importante vencer a barreira do "um fisiculturista seco come principalmente arroz e pessoas que comem açúcar regalmente são obesas, então arroz é melhor". Infelizmente, a maioria dos estudos feitos sobre os diferentes tipos de carboidratos na composição corporal têm metolodologias falhas. Vários estudos não controlam o consumo de outros macro nutrientes, nem mesmo proteína ou o consumo total de calorias é controlado, e usam ad libitum (latim para 'comer o quanto quiser'). Grande parte dos estudos sobre açúcar são feitos em ratos. Ao invés disso, nós queremos estudos que comparem grupos de pessoas que sejam idênticas, com exceção da fonte de carboidrato das suas dietas e que olhem se as diferentes dietas irão resultar em mudanças na composição corporal.

Depois de me envolver profundamente com a literatura fitness, eu encontrei alguns exemplos brilhantes da ciência que trazem todas as informações que precisamos.


Carboidratos simples vs complexos

Uma forma de diferenciar os carboidratos é pela classificação simples e complexo. De acordo com a MedlinePlus Medical Encyclopedia, "A classificação depende da forma química da extrutura da comida, e o quão rápido o açúcar é quebrado e absorvido. Carboidratos simples tem um (único) ou dois (duplo) açúcares. Carboidratos complexos têm três ou mais açúcares." Exemplos de carboidratos simples são a frutose (açúcar da fruta), lactose (açúcar do leite), e sacarose (açúcar de mesa). Carboidratos complexos, muitas vezes chamados de amidos, incluem os legumes, batatas, arroz e produtos em grãos. Note que a diferenciação entre simples e complexo é completamente arbitrária.

Na molécula 3 de uma cadeia de açúcar nós decidimos começar a chamála de complexa. Então, importa para um fisiculturista se o carboidrato é simples ou complexo? Em um estudo de 6 meses com 390 participantes, um grupo ingeriu uma dieta com alta quantidade de carboidratos complexos e outro grupo com uma dieta com alta quantidade de carboidratos simples.

Ambas as dietas tinham a mesma quantidade total de carboidratos. Não foram encontradas nenhuma diferença em perda de gordura ou retenção muscular. As duas dietas tiveram o mesmo efeito com relação aos lipídios no sangue. Para apoiar essa descoberta, outros estudos foram feitos contendo diferentes quantidades de açúcar que obtiveram os mesmos resultados. Em outro tipo de estudo, substituindo parte da dieta de carboidratos complexos por simples não resultou em nenhuma mudança na composição corporal. Um meta-review recente da literatura com relação aos efeitos da frutose no peso corporal concluiu que substituir frutose por outros carboidratos de mesmo impacto calórico não resultou em nenhuma diferença.

Então, para os propósitos de um fisiculturista, não importa se os carboidratos da dieta vêm de carboidratos da dieta são simples ou complexos desde que sejam na mesma quantidade.


Imagem



O índice glicêmico

Uma possível explicação para as descobertas acima é que a classificação simples e complexo são arbitrárias e que a classificação não consegue fazer o que ela é feita para fazer. Como o grupo do índice glicêmico relata, "termos como carboidratos complexos e açúcares, que normalmente aparecem nas embalagens de alimentos, agora são reconhecidos como tendo pouco ou nenhum valor nutricional ou significado fisiológico. A World Health Organization e Food and Agriculture Organization recomendam que esses termos sejam removidos e trocados pelas quantidade total de carboidratos no alimento e o seu IG seja especificado. O índice glicêmico (IG) coloca os carboidratos em uma escala de 0 a 100 de acordo com a capacidade que eles tem de aumentar o açúcar sanguíneo após a refeição. Alimentos com alto IG são digeridos e absorvidos rapidamente e portanto geral flutuações nos níveis de açúcar sanguíneo. Alimentos com baixo IG, graças à sua lenta digestão e absorção, produzem aumentos graduais no açúcar sanguíneo e nos níveis de insulina. Uma hipótese interessante.

Note a retórica sutil de chamar a digestão lenta como 'virtude' ao invés de propriedade. Ela não explica as descobertas acima, mas pelo menos é uma medida fisiológica (o efeito no açúcar sanguíneo). Então, vamos ver se ela consegue resistir à inquisição da ciência.

O índice glicêmico da dieta determina os seus efeitos na composição corporal?

Um estudo comparando dietas para perda de gordura com a mesma quantidade de calorias e macro nutrientes mas com IG diferente não encontrou nenhuma mudança na retenção muscular ou perda de gordura entre os grupos.

Mais do que isso, o índice glicêmico das dietas não influenciou o apetite percebido, a capacidade de 'se sentir cheio', comprometimento com a dieta e até mesmo a ingestão total de comida quando foi recomendado 'ad libirum'. Até mesmo os marcadores de saúde não foram afetados, incluindo pressão sanguínea, batimentos cardíacos, padrões fecais (sim, eles mediram isso), glicose e metabolismo de insulina (!) e lipídio sanguíneo.

O único indicador que a saúde dos participantes estava diferente foi a maior queda no colesterol LDL no grupo que consumiu IG baixo. Se você estiver preocupado com os resultados, saiba que eles foram feitos em pessoas em fase de ganho de peso, e os resultados replicados em pessoas que queriam emagrecer.

Uma meta-analysis e um review sistemático também apoiaram essas descobertas e concluiram que os efeitos nos marcadores de saúde são dependendes dos valores iniciais. Dietas com baixa carga glicêmica são boas para a sua saúde se você, no estado inicial, é uma pessoa pouco saudável (obesa ou diabética), mas para a população saudável, ela não faz efeito. Você não pode arrumar algo que não está quebrado, então se você já é saudável, comer de forma ainda mais 'saudável' não vai melhorar os marcadores de saúde.

Se você é magro, preste atenção na dieta e seja fisicamente ativo, é melhor continuar na categoria 'saudável', mas o IG não tem nenhum efeito na sua saúde.

Imagem

E com relação à performance atlética?

Não, nem mesmo atletas de maratonas são afetados com o IG dos alimentos ingeridos antes do treinamento. Também não afetam os níveis de beta-endorfina, taxa de exaustão percebida, batimento cardíaco, ventilação, lactato, quociente respiratório e subtrato da taxa de oxidação. Para treinamento de força resistido, o IG não faz a menor diferença. Toda a ideia de 'carboidratos para energia' está na sua cabeça.

Fisicamente, a energia é medida em calorias. 'Energia' em termos fisiológicos, é o resultado da atividade do sistema nervoso simpático e comer carboidrados na verdade a reduz.


O Índice Insulêmico

Você poderia dizer que o índice insulêmico é a medida que você deveria realmente utilizar, mas a maioria desses estudos também avaliaram isso. Trocar grãos por produtos com açúcar ou arroz branco por arroz integral, conforme foi feito nesses estudos, aumenta não apenas o índice glicêmico como também o índice insulêmico. Na verdade, ambos têm uma forte correlação, com a maioria das diferenças sendo atribuidas à quantidade de proteína e gordura dos alimentos e não a quantidade de carboidrato. Dessa forma, as conclusões acima sobre o IG também se mantém verdadeiras para o II. Isso tudo pode parecer muito bom para ser verdade, mas às vezes você realmente pode comer aquela fatia de bolo. Você pode secar sem se limitar a comer apenas arroz ou apenas uma fonte de carboidrato. Ingerir açúcar não vai fazer a definição do seu abdômen sumir se você controlar as calorias. E você certamente não deveria evitar ingerir frutas ou leite porque eles têm muita frutose ou lactose.

Isso é exatamente o tipo de broscience que leva a fisiculturistas seguirem dietas monótonas e se tornarem obsessivos com a dieta, o que não é saudável em termos fisiológicos ou nutricionais.

Imagem

Conclusão


- Para a composição corporal, não importa se os carboidratos são classificados como simples ou complexos ou se eles têm uma índice glicêmico ou insulêmico maior ou menor. Apenas o total de carboidratos importa na sua dieta e isso apenas importa por causa da quantidade de calorias.
- Para a sua saúde, a fonte dos carboidratos só importa se você não é saudável. Se você já é saudável, ela não importa.

Antes que você já e diga para as outras pessoas que eu disse que você podem comer doces, lembre-se que esse artigo apenas fala das fontes dos carboidratos com relação aos macro nutrientes. Diferentes fontes de carboidratos contém não apenas diferentes macros além de carboidratos, mas várias outras coisas, como micro nutrientes. Eu não tenho como frisar isso o suficiente. Calorias vindas do açúcar não são diferentes das calorias da batata doce, mas açúcar tem calorias vazias, e a batata doce está cheia de outras coisas que são benéficas para a sua saúde.

O que importa é o que mais está na comida. No fim das contas, um carboidrato é um carboidrato.

Referências
Spoiler:
References
1. Randomized controlled trial of changes in dietary carbohydrate/fat ratio and simple vs complex carbohydrates on body weight and blood lipids: the CARMEN study. The Carbohydrate Ratio Management in European National diets. Saris WH, Astrup A, Prentice AM, Zunft HJ, Formiguera X, Verboeket-van de Venne WP, Raben A, Poppitt SD, Seppelt B, Johnston S, Vasilaras TH, Keogh GF. Int J Obes Relat Metab Disord. 2000 Oct;24(10):1310-8.
2. Weight loss in overweight subjects following low-sucrose or sucrose-containing diets. West JA, de Looy AE. Int J Obes Relat Metab Disord. 2001 Aug;25(8):1122-8.
3. Metabolic and behavioral effects of a high-sucrose diet during weight loss. Surwit RS, Feinglos MN, McCaskill CC, Clay SL, Babyak MA, Brownlow BS, Plaisted CS, Lin PH. Am J Clin Nutr. 1997 Apr;65(4):908-15.
4. Extended use of foods modified in fat and sugar content: nutritional implications in a free-living female population. Gatenby SJ, Aaron JI, Jack VA, Mela DJ. Am J Clin Nutr. 1997 Jun;65(6):1867-73.
5. Effect of fructose on body weight in controlled feeding trials: a systematic review and meta-analysis. Sievenpiper JL, de Souza RJ, Mirrahimi A, Yu ME, Carleton AJ, Beyene J, Chiavaroli L, Di Buono M, Jenkins AL, Leiter LA, Wolever TM, Kendall CW, Jenkins DJ. Ann Intern Med. 2012 Feb 21;156(4):291-304.
6. No difference in body weight decrease between a low-glycemic-index and a high-glycemic-index diet but reduced LDL cholesterol after 10-wk ad libitum intake of the low-glycemic-index diet. Sloth B, Krog-Mikkelsen I, Flint A, Tetens I, Björck I, Vinoy S, Elmståhl H, Astrup A, Lang V, Raben A. Am J Clin Nutr. 2004 Aug;80(2):337-47.
7. No effect of a diet with a reduced glycaemic index on satiety, energy intake and body weight in overweight and obese women. Aston LM, Stokes CS, Jebb SA. Int J Obes (Lond). 2008 Jan;32(1):160-5. Epub 2007 Oct 9.
8. Glycemic response and health–a systematic review and meta-analysis: relations between dietary glycemic properties and health outcomes. Livesey G, Taylor R, Hulshof T, Howlett J. Am J Clin Nutr. 2008 Jan;87(1):258S-268S.
9. The effects of low and high glycemic index foods on exercise performance and beta-endorphin responses. Jamurtas AZ, Tofas T, Fatouros I, Nikolaidis MG, Paschalis V, Yfanti C, Raptis S, Koutedakis Y. J Int Soc Sports Nutr. 2011 Oct 20;8:15.
Fonte: http://www.simplyshredded.com/the-scien ... -carb.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Tradução: Aless - Forum Hipertrofia.org

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 14:22

Discordo completamente do que foi postado. Existem vários tipos de carboidratos, o que importa não é a quantidade de calorias, mas a convertibilidade desses carboidratos em gorduras e a consequente alteração na biota intestinal, que gera inflamação crônica generalizada, levando a obesidade. Pra quem acha que caboidrato é tudo a mesma coisa:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3402009/" onclick="window.open(this.href);return false;

Não tem como comparar amido resistente e e sacarose e dizer que é tudo a mesma coisa.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 16 Out 2014 16:28

ska4fun escreveu:Discordo completamente do que foi postado. Existem vários tipos de carboidratos, o que importa não é a quantidade de calorias, mas a convertibilidade desses carboidratos em gorduras e a consequente alteração na biota intestinal, que gera inflamação crônica generalizada, levando a obesidade. Pra quem acha que caboidrato é tudo a mesma coisa:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3402009/" onclick="window.open(this.href);return false;

Não tem como comparar amido resistente e e sacarose e dizer que é tudo a mesma coisa.
Vc chegou a ver o material de referencia? é um fato, não uma questão de opinião.

E outra, é a mesma coisa para COMPOSIÇÂO corporal para quem é saudável, se tem alguma patologia pode não ser bem assim. Para a maioria de nós, não faz diferença a fonte para composição corporal.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 16:35

Em ciência não existe fato incontestável, o próprio artigo que eu citei, um paradigma na área, com um desenho amostral e experimental sólidos mostrou como os carboidratos devem ser classificados e como existem populações com alimentação baseada neles e que são saudáveis. Inclusive o artigo que eu citei, mostra que o IG não é o principal fator acerca dos problemas causados pelo abuso em carboidratos.

Referência solta, sem vinculação com o texto e nada é a mesma coisa.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Jaraqui
Mensagens: 267
Registrado em: 12 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Jaraqui » 16 Out 2014 17:07

Eu olhei esse artigo quando o Aless publicou a tradução com olhos "de quem busca a saciedade".

Há um exame de sangue chamado curva glicêmica. Tomamos 75 g de glicose líquida e ficamos lá, recebendo agulhadas a cada 30 minutos.
Oras, 75 g de glicose geram 75*4,1 = 307 calorias. Eu deveria me sentir saciado por no mínimo três horas. Não foi o que aconteceu. Eu saí do ambulatório azulando de fome.

Em contrapartida, um sanduíche que eu como à tarde é composto por 2 fatias de pão integral (52 g), 13 g de ricota, 16 g de peito de frango cozido desfiado e 15 g de iogurte natural desnatado. Essa merreca gera míseras 191 calorias (13 proteínas, 27 g carboidratos e 4 g de gorduras totais). É a única coisa que eu como entre o almoço e a janta e fico bem.

Agora se ambas as fontes de carboidratos exercem o mesmo papel no meu organismo, eu não sei. O que sei é que prefiro o meu sanduíche àquele copinho adocicado...rs, ainda que no segundo exemplo não tenha comido um alimento contendo só carboidratos.
Editado pela última vez por Jaraqui em 16 Out 2014 17:11, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 16 Out 2014 17:09

Veja bem, o artigo que postei mostra que não existe diferença para composição corporal. Mas ai que esta o x da questão, uma amostra não controlada que consome determinado tipo de carbo mas não há controle com o resto da dieta, não serve como base para o ponto em questão.

E a referencia não é solta, foram usadas para formar o texto.

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 16 Out 2014 17:15

Jaraqui escreveu:Eu olhei esse artigo quando o Aless publicou a tradução com olhos "de quem busca a saciedade".

Há um exame de sangue chamado curva glicêmica. Tomamos 75 g de glicose líquida e ficamos lá, recebendo agulhadas a cada 30 minutos.
Oras, 75 g de glicose geram 75*4,1 = 307 calorias. Eu deveria me sentir saciado por no mínimo três horas. Não foi o que aconteceu. Eu saí do ambulatório azulando de fome.

Em contrapartida, um sanduíche que eu como à tarde é composto por 2 fatias de pão integral (52 g), 13 g de ricota, 16 g de peito de frango cozido desfiado e 15 g de iogurte natural desnatado. Essa merreca gera míseras 191 calorias (13 proteínas, 27 g carboidratos e 4 g de gorduras totais). É a única coisa que eu como entre o almoço e a janta e fico bem.

Agora se ambas as fontes de carboidratos exercem o mesmo papel no meu organismo, eu não sei. O que sei é que prefiro o meu sanduíche àquele copinho adocicado...rs, ainda que no segundo exemplo não tenha comido um alimento contendo só carboidratos.
Quanto a saciedade o maior ponto é liquido de sólido, seguido de carbo simples e complexo, para composição corporal do ponto de vista somente do macro carbo, da na mesma.

Segui um cara americano que a um tempo atras estava fazendo uma dieta que o carbo dele vinha somente de sorvete(cutting) e os resultados foram bem satisfatórios, porem ele suplementou muito micronutriente.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 17:23

A questão da saciedade se deve a dois pontos principais:

1- Volume estomacal, que no caso do sólido, dispara o sensação de saciedade, através da leptina.

2- Glicose pura não tem o mecanismo do volume estomacal e ainda por cima alimenta uma biota intestinal inflamatória, que desregula a tua leptina, causando inflamação e obesidade. Essa sua fome com o caldo doce nada mais é do que as bactérias do teu intestino manipulando vc para que ingiras mais açúcar, para o benefício delas.

Atualmente é que está se entendendo o papel da biota intestinal na obesidade e food cravings, por assim dizer.

As referência estão soltas, pois não se vinculam com o texto.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Jaraqui
Mensagens: 267
Registrado em: 12 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Jaraqui » 16 Out 2014 17:30

Boxing, por questões de saúde eu monitoro os três macronutrientes, dois tipos outros de gordura, sete sais minerais e seis vitaminas. Só depois que essas proporções "esverdeiam" nas células da minha planilha é que eu passo o cardápio adiante pra comer futuramente. Asseguro ao colega que há controle total desses elementos, salvo as alterações que me fujam do controle (perda de nutrientes por parte dos legumes, vegetais, peixe muito tempo no congelador, etc).

Pode ser psicológico, mas eu monto com você quando quiser dois tipos de refeição: 1) 200 ml de iogurte natural desnatado e x colheres de açúcar mascavo; e 2) um prato com arroz, feijão, salada e algum tipo de carne.
Ambos com os mesmos valores de proteína, gordura e carboidratos.

Se pegarmos dois grupos homogêneos, um alimentar-se com a refeição (1), outro com a (2), poderíamos ter uma expectativa de qual grupo poderá apresentar mais chances de ter fome dentro de um período de espera de, digamos, 4 horas. Em qual dos dois grupos você apostaria dinheiro? Experimente em casa fazer.

Isso tudo pra afirmar o seguinte: carboidratos podem ser idênticos em certos aspectos, como o próprio autor mencionou, em termos moleculares. Entretanto, para outros, como a saciedade, que é algo que também procuro ao selecionar o que comer, são diferentes e não precisamos ser cientistas para afirmar isso.

Há um livro chamado "Sports and Exercise Nutrition". Está na 4a edição. Os autores são Mcardle e Katch. São mais de 700 páginas onde a nutrição esportiva e porque não dizer a nutrição em geral é amplamente abordada. Estou apostando nos ensinamentos dali. Esses caras são os autores do cálculo do Gasto Calórico em Repouso, que usa o BF para deduzirmos nosso GCD (Gasto Calórico Diário), entre outras contribuições importantes.

Jaraqui
Mensagens: 267
Registrado em: 12 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Jaraqui » 16 Out 2014 17:31

ska4fun escreveu:A questão da saciedade se deve a dois pontos principais:

1- Volume estomacal, que no caso do sólido, dispara o sensação de saciedade, através da leptina.

2- Glicose pura não tem o mecanismo do volume estomacal e ainda por cima alimenta uma biota intestinal inflamatória, que desregula a tua leptina, causando inflamação e obesidade. Essa sua fome com o caldo doce nada mais é do que as bactérias do teu intestino manipulando vc para que ingiras mais açúcar, para o benefício delas.

Atualmente é que está se entendendo o papel da biota intestinal na obesidade e food cravings, por assim dizer.

As referência estão soltas, pois não se vinculam com o texto.
E o caldo de cana? Ele sacia. E é líquido.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 17:51

Volume. Vc bebe mais caldo de cana do que o trocinho de glicose, causando o efeito de preenchimento estomacal.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por renatomp » 16 Out 2014 20:10

Vou ler com calma depois....Obrigado pelo post Boxing.

:hi:
Imagem

Yin Yang
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Out 2014 13:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Yin Yang » 16 Out 2014 21:57

Também não concordo. O texto apresenta uma visão muito retilínea, nada abrangente.

Nosso corpo não é construído para suportar perfeitamente altos níveis de glicose e insulina.
Estes podem(devem) ser encarados como mediadores biológicos.

Para ter um compreendimento mais holístico, basta ler sobre produtos avançados/finais da glicação(advanced glycation end products (AGEs)).

Abrass

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por ska4fun » 16 Out 2014 22:07

Por falar em AGEs eu já percebo uma mudança sutil em relação aos exames de glicemia, dando mais ênfase à hemoglobina glicada, em relação ao injustiçado colesterol.

Ao colega acima, se houvesse o botão de like no fórum, vc teria o meu.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Mensagem por Boxing » 17 Out 2014 09:00

Eu entendo perfeitamente o ponto de vcs, e concordo! Em tudo devemos ter bom senso e equilibrio, logo não vamos fazer uma dieta somente de doce de leite para o carbo e suplementar micronutrientes que esta tudo certo hehe.

Saciedade é um ponto importante pois com certeza vamos comer mais em uma dieta que não nos satisfaz por tempo o suficiente para distribuirmos as kcals do dia nas refeições, fazendo uma boquinha entre refeições.

O ponto que creio que o texto quer passar é somente do ponto de vista da composição corporal, ai o carbo não importa, pois todos vão resultar basicamente na mesma coisa.

Tem um livro muito bom que li a um tempo atras, sobre a piramide da nutrição e que tem um bom resumo na net, vou ver se acho o resumo para postar aqui, muito bom tb e a idéia é basicamente a seguinte, para controle de peso/composição corporal o que importa é na seguinte ordem:
1 - balanço calórico
2 - macronutrientes
3 - micronutrientes
4 - horário das refeições
5 - suplementos

Legal o tópico gerando muito assunto bom, vou ler mais sobre AGEs, não conhecia!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes