Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Avatar do usuário
Hendrix
Mensagens: 123
Registrado em: 06 Out 2014 09:22
Contato:

Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Hendrix » 15 Fev 2016 10:39

E aí galera beleza?

Tenho uma dúvida voltada para a parte de dieta voltada para hipertrofia. Cada um me diz uma coisa a respeito então resolvi perguntar aqui - pois tem uma galera que manja muito - e torcer por algo que esclareça isso de uma vez por todas.

Na minha dieta cortei totalmente óleo e azeite no preparo dos alimentos (para refogar etc), mas na minha última refeição do dia rego o prazo com azeite de oliva pois me disseram que gordura boa nesta última refeição seria bom para a dieta (nada demais, acredito que o equivalente a uma colher de sopa de azeite).

Além disto, costumo comer uma colher de pasta de amendoim no pré treino (não como só a pasta de amendoim, mando proteína e carbo e depois a colher de pasta para complementar), mas me disseram que a gordura nesta hora não é muito vantajosa, que seria melhor transferir a pasta de amendoim para a primeira refeição do dia.

E aí, pasta de amendoim no pré treino é uma boa ou não? Devo comê-la no café da manhã?

Grato desde já pelas respostas.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por renatomp » 16 Fev 2016 11:58

gorduras boas podem e devem ser consumidas, pra mim em qualquer refeição do dia.
acho q uma colher de azeite seja pouco. faça o seguinte, consumida o resultado da multiplicação de 1g de gordura x seu peso.

exemplo, no meu caso seria: 1g x 84kg = 84g de gordura boa diariamente. Sabendo que cada grama de gordura equivale a 9kcal, então no meu caso posso consumir 756kcal de gordura boa!

seriam elas: azeite, óleo de coco, abacate, castanhas, pasta de amendoim etc...

coma pasta de amendoim, coma na refeição que vc se sentir bem e que combine com sua rotina, eu pela praticidade comia no pré-treino, mas só ela não vai me nutrir o suficiente para o treino, então eu tbm consumia óleo de coco.
Imagem

Avatar do usuário
Hendrix
Mensagens: 123
Registrado em: 06 Out 2014 09:22
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Hendrix » 16 Fev 2016 13:17

renatomp escreveu:gorduras boas podem e devem ser consumidas, pra mim em qualquer refeição do dia.
acho q uma colher de azeite seja pouco. faça o seguinte, consumida o resultado da multiplicação de 1g de gordura x seu peso.

exemplo, no meu caso seria: 1g x 84kg = 84g de gordura boa diariamente. Sabendo que cada grama de gordura equivale a 9kcal, então no meu caso posso consumir 756kcal de gordura boa!

seriam elas: azeite, óleo de coco, abacate, castanhas, pasta de amendoim etc...

coma pasta de amendoim, coma na refeição que vc se sentir bem e que combine com sua rotina, eu pela praticidade comia no pré-treino, mas só ela não vai me nutrir o suficiente para o treino, então eu tbm consumia óleo de coco.

Bem esclarecedor, muito obrigado renatomp!!

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Birita » 17 Fev 2016 15:48

segundo a melhor literatura científica disponível no momento, a melhor evidencia cientifica - estudos clinicos prospectivos randomizados - as boas gorduras são essas já citadas e a saturada igualmente. Não há nenhuma evidencia sólida que desencoraje o consumo de gordura saturada.

Dito isso, qual o seu objetivo com a dieta?

Avatar do usuário
Hendrix
Mensagens: 123
Registrado em: 06 Out 2014 09:22
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Hendrix » 18 Fev 2016 08:29

Birita escreveu:segundo a melhor literatura científica disponível no momento, a melhor evidencia cientifica - estudos clinicos prospectivos randomizados - as boas gorduras são essas já citadas e a saturada igualmente. Não há nenhuma evidencia sólida que desencoraje o consumo de gordura saturada.

Dito isso, qual o seu objetivo com a dieta?
Fala Birita, tudo bem?

Eu comecei a cuidar da alimentação em novembro de 2015, baixei de 82 Kg para 73 (12/01/2016) (sou baixinho, algo em torno de 1,68).

Dia 13/01 eu comecei outra dieta com o objetivo de ganho de massa magra e acabei perdendo mais 3 kgs, estou com 70 agora. Segue a descrição dela:

Refeição 1 (café)
1 ovo inteiro+2claras+40 gr aveia

Refeição 2 (almoço)
180g proteína (peito de frango, salmão, atum in natura, sardinha in natura ou patinho de gado)
120g carbo (batata doce, inhame, aipim, batata inglesa ou arroz integral)
alface liberado

Refeição 3 (tarde)
120g proteína
80g brócolis ou vagem
4 castanhas do pará

Refeição 4 (pré-treino)
160g proteína
100g carbo
alface liberado

Refeição 5 (janta)
150g proteína
80g brócolis ou vagem
alface liberado

Na real eu estou seguindo a dieta mas diminuí 20% em todas as refeições pois fiquei com medo de ganhar banha haha.

Meu objetivo agora é hipertrofia, quero chegar a 76 ou 77 kgs com uns 10% de gordura.

Alguma sugestão?

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Birita » 18 Fev 2016 12:15

cara, gosto e confio muita na dieta paleo low carb.

A quantidade de carbs que vc ingere é significativa. Com esse volume de carbs só comendo toda hora mesmo e contando caloria, passando fome, contando gramas, etc...

Já pensou numa alimentação um pouco mais intuitiva, sem contar tanto, menos refeições, respeitando sua fome, etc?

Eu achei as macros ruins, mas a micro está perfeito, só tiraria a aveia. no mais é 100% paleo.

Crescer em paleo - carbs + proteina
secar - proteina + gordura e pouco carb. No máximo 50g dia.

Avatar do usuário
Ziza
Mensagens: 241
Registrado em: 03 Out 2014 11:06
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Ziza » 19 Fev 2016 14:52

100 gramas de carbo ou do alimento em si (batata doce, arroz, etc)? Vc tá ligado que 100 gramas de batata doce não são 100 gramas de carbo né? E que 100 gramas de arroz, batata inglesa, batata doce, tem valores calóricos e qtidade de carbos diferentes..
Balas Juquinha: qualidade de segunda. Pode causar indigestão, mal estar e fechamento de foruns! Chupa tetinha!

Avatar do usuário
Hendrix
Mensagens: 123
Registrado em: 06 Out 2014 09:22
Contato:

Re: Gorduras Boas - Dúvida: Como, quanto e quando consumir?

Mensagem por Hendrix » 22 Fev 2016 09:28

Ziza escreveu:100 gramas de carbo ou do alimento em si (batata doce, arroz, etc)? Vc tá ligado que 100 gramas de batata doce não são 100 gramas de carbo né? E que 100 gramas de arroz, batata inglesa, batata doce, tem valores calóricos e qtidade de carbos diferentes..
E aí Ziza, tudo bem?

Poutz, pior que isso me passou batido!! Tenho consumido a gramagem que eu indiquei ali independente do alimento!! Você tem razão!! Obviamente a quantidade de nutrientes varia entre um tipo de alimento e outro... Por isso as vezes com a mesma quantidade sinto fome e outras não... É tão nítido que eu não acredito que não tinha percebido isso antes huahuahuahua

Na ânsia de começar logo peguei a dieta que um amigo me indicou e apenas adequei para o meu peso. Devia ter feito umas perguntas antes pelo menos e tirado umas dúvidas... Bom vou dar uma pesquisada para acertar isso aí.

Muito obrigado pelo toque.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 96 visitantes