Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por renatomp » 14 Dez 2015 11:32

Sal

Já foi largamente utilizado para preservar alimentos perecíveis quando ainda não existia geladeira. Hoje, ainda é muito usado em alimentos industrializados, tais como: embutidos (salames, lingüiças, salsichas), carnes salgadas, enlatados, conservas como picles, molhos e condimentados (mostardas, molhos a base de soja, pimenta, ketchup), queijos amarelos, sopas e temperos do tipo concentrados em cubinhos.

É grande fonte de sódio – mineral indispensável para o organismo, presente em boa parte dos alimentos. Vale lembrar que sódio e sal não são sinônimos, como muitos acreditam. O sódio é um dos componentes do sal.

Nos rótulos, é apresentada a quantidade de sódio e não de sal, o que merece uma atenção a mais do consumidor. "Cada cinco gramas de sal – o equivalente a cerca de meia colher de sopa – contêm aproximadamente dois gramas de sódio" afirma a nutricionista. A quantidade diária recomendada para o consumo é de quatro a seis gramas de sal.

Benefícios

O sal é necessário porque ajuda a manter em equilíbrio os fluídos do organismo, além de realizar a transmissão dos impulsos nervosos.

Pontos negativos

O consumo de sal é importante, mas sem exagero – principalmente quando responsável por alterações da pressão sanguínea (que depende de fatores físicos e genéticos), como a hipertensão.

Outro mineral presente no sal, o iodo é um micronutriente essencial para o ser humano. Ele é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos – produzidos pela tireoide, glândula que se localiza na base frontal do pescoço –, a triiodotironina e a tiroxina.
Esses hormônios têm dois importantes papéis:

Ação no crescimento físico e neurológico.
Manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo).
Se consumido em quantidades excessivas, o iodo pode causar uma doença conhecida como tireoidite de Hashimoto (em pessoas com predisposição genética a doenças auto-imunes). Para prevenir o problema a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu a quantidade máxima de iodo permitida no sal.

Açúcar

Fonte de energia, esse carboidrato simples é encontrado nos alimentos in natura, como frutas e leite. Entretanto, as fontes mais abundantes são os produtos industrializados, entre os quais biscoitos, chocolates, balas e refrigerantes.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o consumo do açúcar não ultrapasse 10% das calorias na dieta. Por exemplo: um adulto que consome 2500 calorias por dia não deve ultrapassar 250 cal/dia de açúcar. Cada grama do carboidrato contém quatro calorias; logo, o consumo de açúcar deveria ser no máximo de 62,5g que corresponde, em medidas caseiras, a cerca de ½ xícara de chá de açúcar refinado.

Benefícios

Contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Pontos negativos

Rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais seu consumo. O excesso é a causa de uma série de problemas, muito além das cáries. A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas que sofrem da doença.

O índice de crianças e adolescentes obesos aumentou 240% no Brasil nos últimos 20 anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Força Tarefa Latino-Americana de Obesidade (entidade que reúne as principais sociedades de combate ao excesso de peso na região), hoje há 70 milhões de pessoas acima do peso na América Latina. O problema é causado, entre outras coisas, pelo excesso de preparações e alimentos gordurosos, o consumo excessivo de doces e refrigerantes.

Outro ponto negativo é a sobrecarga no pâncreas para produção de insulina (o pâncreas é órgão responsável pela produção de insulina), que mantém os níveis de glicose controlados no sangue. Essa deficiência pode levar ao diabetes tipo 2.

O aumento do nível de triglicérides também é um ponto negativo a ser considerado, pois o consumo exagerado do açúcar pode contribuir na elevação no nível de triglicérides, gordura perigosa, que ao se acumular pode obstruir as artérias. O resultado pode ser a maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

Temperos industrializados

Os temperos frescos e os preparados em casa são sempre a melhor opção para quem preza não só o sabor, mas principalmente a saúde
São práticos e eficazes quando se trata de dar sabor aos alimentos. No entanto, as qualidades desses auxiliares na cozinha param por aí. Por trás da praticidade existem características que tiram seus méritos. Os temperos frescos e os preparados em casa são sempre a melhor opção para quem preza não só o sabor, mas principalmente a saúde.

Benefícios

Com o aumento no interesse pela gastronomia, o mercado de temperos industrializados cresce a cada dia. A grande diversidade de produtos disponíveis permite combinações criativas e saborosas. O importante é não tornar esses temperos parte do cardápio diário.

Pontos negativos

A lista é extensa: catchup, mostarda, molho inglês, de soja, de pimenta, para churrasco e temperos concentrados à base de carne, galinha e legumes encontrados em cubo, pó ou líquido apresentam quantidades elevadas de sal, sódio, gorduras e substâncias que irritam o sistema digestivo.

Hipertensos devem ficar longe desse tipo de tempero, que também deve ser restrito para quem tem enxaqueca, gastrite, úlcera gástrica, diabetes, dificuldade de digestão e intolerância a corantes.

Óleos

São compostos por lipídios e gorduras e podem ser encontrados em alimentos de origem animal, como os peixes, e vegetal, como milho, soja, entre outros.

Os óleos se dividem em dois grupos, que grosseiramente podemos chamar de bons (as gorduras insaturadas) e ruins (as gorduras saturadas).

Gorduras Insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas)

Aumentam o HDL-colesterol – o "bom colesterol", responsável por conduzir o colesterol para fora das artérias e, dessa forma, impedir seu acúmulo e prevenir problemas cardiovasculares.

São encontradas nos óleos de oliva, canola, açafrão, girassol, soja e milho, além de estarem presentes no amendoim, castanha de caju, avelã, azeitona, abacate e peixes como salmão, atum, cavala, truta, sardinha e arenque.

Gorduras saturadas

Estudos indicam que essas gorduras aumentam os níveis de colesterol ruim, o LDL. Se consumidas em excesso, promovem o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, a chamada aterosclerose, que aumenta a possibilidade de doenças cardíacas e neurológicas.

São encontradas em alimentos de origem animal, como leite integral e derivados e gorduras da carne. A gordura contida no coco também é saturada.

Benefícios

Não podem faltar na dieta porque, além de fornecerem ácidos graxos essenciais, são imprescindíveis para a absorção das vitaminas A, D, E e K, chamadas de lipossolúveis.

Ponto negativo

No caso das gorduras saturadas, o excesso é altamente prejudicial à saúde, pois colabora para o acúmulo de gordura nas artérias, o que aumenta os riscos de aterosclerose.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/n ... oleos.aspx
Imagem

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Marcelo Mosmann » 14 Dez 2015 16:02

Me assustei ao ler que a OMS recomenda o consumo de ½ xícara de açúcar refinado por dia.
Fui buscar essa recomendação no site da OMS - http://www.who.int/nutrition/publicatio ... intake/en/ - e vi que a nova recomendação é que se consuma a metade do que foi citado acima, ou seja, 5% das calorias diárias em forma de açúcar.
Aclarando o que foi escrito, a OMS fala em "açúcares livres", ou seja, aqueles adicionados à comida ou bebida ou nela naturalmente presentes, não açúcar puro.
De qualquer maneira, vistos todos os estudos que comprovam os malefícios do açúcar, me espanta que a OMS ainda indique o consumo desse produto.

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Renan26 » 14 Dez 2015 17:39

Se tu for atrás de artigos científicos, revisões e meta análises vai perceber o que tem por trás da OMS e secretarias de saúde: $$ das grandes indústrias.

A pirâmide alimentar que nos empurram a 40 anos é ridícula... Coisas como o medo da gordura, excesso se trigo/soja, alimentos industrializados em excesso...

Recomendo os resumos do Dr Souto pra quem tem preguiça de ler que nem eu, principalmente em inglês :-bd
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por renatomp » 14 Dez 2015 18:28

Dr. Souto é foda!
Imagem

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Marcelo Mosmann » 15 Dez 2015 09:52

Renan26 escreveu:
Recomendo os resumos do Dr Souto pra quem tem preguiça de ler que nem eu, principalmente em inglês :-bd

Sim, tenho lido muito do que o Dr. Souto e outros escrevem. Mas também acho importante ir direto à fonte, ler os estudos, para não deixar passar alguns detalhes que podem fazer diferença.

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Marcelo Mosmann » 21 Dez 2015 09:50

[quote="SUICIDAL"]Galera, é verdade que leite de soja dá "Peitinho"?!


Cara, se é bem verdade não sei, mas já li algo a respeito. Inclusive parece que pode também dar problema na produção de espermatozóides. Algo a ver com hormônios.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por renatomp » 21 Dez 2015 10:57

os "peitinhos" nos homens se chama ginecomastia e isso acontece quando ocorre alteração hormonal(de movo resumido :D ).
homens = hormônios androgênico
mulheres = hormônios estrogênicos

A soja contém fitoestrogênios, substâncias que imitam o efeito do hormônio feminino estrogênio. :-?
sacou? por conta disso muitos afirmam que ela pode causar a ginecomastia, ainda q nada tenha sido confirmado fortemente na pratica, apenas temos teoria como base.

por outro lado tbm afirmam que o consumo de soja pode prevenir ou reduzir o câncer de próstata durante o tratamento.

"As elevadas quantidades de soja que podem ser úteis na prevenção do câncer de próstata ou como tratamento vai diminuir significativamente a testosterona e outros andrógenos e aumentar o estrógeno."

Eu particularmente não consumo e não recomendo, não quero reduzir minha testosterona entre outros hormônios masculinos.
Imagem

Avatar do usuário
Krlos Eduardo
Mensagens: 3100
Registrado em: 07 Dez 2014 08:28
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Krlos Eduardo » 21 Dez 2015 12:17

sobre gordura, é um assunto recheado de mitos...

fale pra alguém que você cozinha com banha de porco pra ver o espanto... rs

eu só sei que a alguns meses atrás eu comecei uma dieta "low-carb" e posso lhes dizer que foi a melhor coisa que fiz na minha vida, vou tentar manter como estilo de vida... disposição muito boa, menos fome, claridade mental e desenvolvimento verbal super apurados, agitação mental baixa, humor estável .... é outra vida...

é incrível como o excesso de carboidratos ao qual estamos acostumados, fode o organismo..

só aumento a ingestão em dia de treinos e mesmo assim, menos do que um almoço comercial...

quem puder faça, resultados aparecem sem muita demora.
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por renatomp » 21 Dez 2015 12:23

sim krlos, low carb é bom demais...ano que vem pretendo voltar a este estilo de vida e quero mante-lo assim.

parei de treinar e com a dieta esse mês mas janeiro volto firme e depois do carnaval pretendo fazer um ciclo...dai em diante pra manter os ganhos e saúde pretendo ficar na low carb.

30 dias de low carb. é o suficiente para qualquer um experimentar e tirar suas próprias conclusões, tbm em 30 dias já está totalmente adaptado.
quem ainda nao experimentou vale experimentar!!!
Imagem

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por Marcelo Mosmann » 21 Dez 2015 14:26

Krlos Eduardo escreveu:sobre gordura, é um assunto recheado de mitos...

fale pra alguém que você cozinha com banha de porco pra ver o espanto... rs

eu só sei que a alguns meses atrás eu comecei uma dieta "low-carb" e posso lhes dizer que foi a melhor coisa que fiz na minha vida, vou tentar manter como estilo de vida... disposição muito boa, menos fome, claridade mental e desenvolvimento verbal super apurados, agitação mental baixa, humor estável .... é outra vida...

é incrível como o excesso de carboidratos ao qual estamos acostumados, fode o organismo..

só aumento a ingestão em dia de treinos e mesmo assim, menos do que um almoço comercial...

quem puder faça, resultados aparecem sem muita demora.


É verdade Krlos Eduardo, eu também pratico o "low-carb" e me sinto ótimo. Energia constante, sempre.
Malho pesado três vezes por semana, à noite, e normalmente como só no almoço e depois da academia. Não sinto nada, nenhuma queda de energia durante a musculação, mesmo estando sem comer por umas 8 horas.
Agora comecei a jejuar também, coisa rápida de umas 16 horas, uma vez por semana. Em dias que não treino eu janto cedo, tipo 7 da noite, e só vou comer novamente no almoço do outro dia. Nada de fome ou queda de energia nesse período.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

Mensagem por renatomp » 25 Dez 2015 09:14

leite em pó não da teta! :lol:
relaxa e aproveite, ontem mesmo eu tbm tomei leite ninho...não sou fã, gosto do leite de vaca ou da caixa mas não tinha então tomei ninho...é uma opção saudável.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes