Glúten

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Glúten

Mensagem por renatomp » 30 Set 2014 17:12

Recentemente vi uma reportagem no Globo Repórter sobre Glúten e achei interessante a informação, como não consegui assistir a toda a reportagem. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e trazer para todos aqui no BJJF mais conhecimento, não fui muito afundo na pesquisa, mas tenho várias fontes para maiores informações.
====================================================================

O QUE É O GLÚTEN?

O glúten é uma combinação muito específica de proteínas que está sempre presente no trigo, no centeio, na aveia e na cevada (e quando falamos desses alimentos, também estamos falando dos seus derivados, tipo farinha de trigo e tudo o que se faz com ela, como pães, bolos e biscoitos). é O glúten que dá a textura macia a esses alimentos.

O GLÚTEN FAZ MAL À SAÚDE?

Não, necessariamente. A não ser que a pessoa tenha alguma sensibilidade a ele (detectada em consulta com médico ou nutricionista). Para estas pessoas o glúten pode causar problemas como alergias, dermatite, prisão de ventre e aumento de peso. Além disso, existem algumas doenças que para serem tratadas exigem que o glúten seja retirado da alimentação: é o caso, por exemplo da doença celíaca (uma inflamação grave do intestino que causa crises de diarréia e cólica intestinal quando se consome qualquer alimento que contenha glúten - para facilitar a vida dessas pessoas, as empresas de alimentos são obrigadas a informar no rótulo do produto CONTÉM GLÚTEN / NÃO CONTÉM GLÚTEN).

Além desses casos, alguns estudos mais novos que mostram que crianças com autismo, Síndrome de Down e adultos com escleroses e outras doenças do sistema nervoso tendem a ter melhores resultados no tratamento quando retiram o glúten da alimentação.

DÁ PRA TER UMA ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN?

Sim, mas mais importante do que isso, você precisa saber se realmente tem que ter uma dieta sem glúten (e isso, apenas o seu médico ou nutricionista pode te dizer).

A maior dificuldade da maioria das pessoas no início, é encontrar alguma alternativa para substituir os pães, bolos, biscoitos, cereais matinais, macarrão e tudo o mais que é feito principalmente com a farinha de trigo. Para substituí-los, o mais comum é encontrar alternativas como receitas de massas, biscoitos e pães à base de farinha de arroz integral, de quinua, de soja, ou mesmo com ingredientes mais refinados, como as féculas e polvilhos. Mas o melhor mesmo é se fartar das frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos integrais sem glúten (como o arroz, a quinua, a soja, os feijões, lentilha e outros).

Também é importante prestar muita atenção no que vai nos rótulos dos alimentos. Às vezes a informação CONTÉM GLÚTEN pode estar em alimentos que aparentemente não levam nenhum ingrediente como trigo, aveia, cevada ou centeio.


FONTE:
http://www.maeterra.com.br/site/index.p ... eturnid=60
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ ... -para-quem (aqui tem uma animação bem simples explicando como passa pelo organismo)
http://www.significados.com.br/gluten/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%BAten
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 116 visitantes