Obesidade não é simplesmente uma escolha

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Marcelo Mosmann » 06 Dez 2015 21:08

Quando o assunto é ganho de peso e obesidade, muitas pessoas acham que engordar é simplesmente uma questão de falta de força de vontade. Culpam a falta de força de vontade e a preguiça pela obesidade.

Isso é ridículo!

Concordo que ganhar peso (ou perder) é um resultado de nosso comportamento. Entretanto o comportamento humano é algo muito complexo. Somos guiados, muitas vezes sem nem nos darmos conta, por fatores como genética, hormônios, ambiente e questões de saúde. Comportamento alimentar é guiado, assim como comportamento sexual, por vários processos. Alguns desses fatores estão fora de nosso controle racional.

Dizer que esse comportamento e o ganho de peso que dele resulta é simplesmente uma questão de falta de força de vontade é muito simplista.

Isso não leva em conta todos os outros fatores que determinam o que fazemos e o que deixamos de fazer. A força de vontade da maioria das pessoas desmorona frente à força desses sinais internos e externos.

Estes são os fatores que acredito estarem causando essa epidemia de ganho de peso, obesidade e doença metabólica, e eles não têm nada a ver com a vontade das pessoas:

Genética e Fatores Pré-Natais

Nascimento e Hábitos da Infância

Comidas Processadas "Superpalatáveis"

Vício em Comida

Disponibilidade de Comida

Educação alimentar errada

Marketing Agressivo (direcionado especialmente às crianças)

Desinformação

Remédios e Condições de Saúde

Exercício errado para a condição de obeso

Estrogênio e Testosterona

Poderosos "Hormônios da Fome"

Resistência à Leptina

Insulina

Açúcar


O meu objetivo com o texto é mostrar às pessoas quais são os verdadeiros fatores responsáveis por essa epidemia de obesidade. Não é uma questão de "culpa individual", preguiça ou gula.

A não ser que haja uma condição de saúde, o controle do seu peso e gordura ainda está em suas mãos. É possível emagrecer e permanecer magro.

Normalmente dá trabalho, não é fácil, requer algumas mudanças de estilo de vida, mas muitas pessoas têm sucesso mesmo tendo muitas coisas contra elas.

Quais são os fatores que você acredita estarem impedindo o seu emagrecimento?

Avatar do usuário
lulavc
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1493
Registrado em: 22 Dez 2014 21:26
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por lulavc » 07 Dez 2015 08:45

No meu caso eu adoro comer e como de tudo. Também adoro cozinhar. Engordei um pouco por desleixo mesmo. Tinha virado hábito todo fds fazer churrasco, risotto e macarronada. Domingo era dia hambúrguer e por aí foi. Mas quando resolvo perder peso também não sinto dificuldades. Mudar a dieta não é problema.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Avatar do usuário
danilogrilo
Mensagens: 500
Registrado em: 08 Dez 2014 18:17
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por danilogrilo » 11 Dez 2015 17:13

No meu caso é simplesmente força de vontade. Sou magro, ectomorfo clássico, ombros largos e cintura fina, queimo gordura só pensando. Mas chegando as 30, metabolismo ficando lento, namoro de 3 anos, apenas saindo pra comer e beber. Minha namorada tem um histórico familiar de obesidade em família, e meio que só saímos pra fazer gordices. Perdi a definição muscular, e quase não me exercitava mais. Taquei o foda-se e tô me exercitando todo santo dia em casa, agachamento livre, levantamento terra, e mais algumas cozitas. Larguei de comer besteira dia de semana, queimei a gordura quase toda e tô todo definido. Minha gata tá com uma pochete só de gordura. No nosso caso é só força de vontade.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por renatomp » 14 Dez 2015 09:39

Acredito que Genética, Hormônios (principalmente TSH), Vícios Alimentares e Sedentarismo podem ser os fatores que contribuam com a obesidade.
Imagem

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Birita » 14 Dez 2015 13:21

a guinada nutricional na década de 70, devido a políticas publicas americanas (baseadas no que se sabe hj ter sido um grande equivoco do "nutricionista chefe" ancel keys) com a demonização das gorduras e substituição destas por carboidratos refinados é a clara causa da explosão de obesidade.
Esse tema já foi amplamente explorado em diversas publicações e eu confio plenamente nessa tese.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 918
Registrado em: 03 Jul 2014 15:27
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Birita » 14 Dez 2015 13:53

a guinada nutricional na década de 70, devido a políticas publicas americanas (baseadas no que se sabe hj ter sido um grande equivoco do "nutricionista chefe" ancel keys) com a demonização das gorduras e substituição destas por carboidratos refinados é a clara causa da explosão de obesidade.
Esse tema já foi amplamente explorado em diversas publicações e eu confio plenamente nessa tese.

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Marcelo Mosmann » 14 Dez 2015 15:30

Opa Danilo!

Pode ser mesmo, no teu caso, só força de vontade. Afinal, a regra não é para todos.
Eu mesmo tinha muita facilidade em perder peso, muito rápido mesmo, até os 30 anos. A partir daí foi ficando mais e mais difícil. Estou com 44 agora e te digo que vários dos fatores que relacionei me atrapalham. Mas o importante é ter consciência desses fatores para tentar remediar o problema de sobrepeso.

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Renan26 » 14 Dez 2015 17:44

Birita escreveu:a guinada nutricional na década de 70, devido a políticas publicas americanas (baseadas no que se sabe hj ter sido um grande equivoco do "nutricionista chefe" ancel keys) com a demonização das gorduras e substituição destas por carboidratos refinados é a clara causa da explosão de obesidade.
Esse tema já foi amplamente explorado em diversas publicações e eu confio plenamente nessa tese.
Amigo, sou prova viva disso. Acabei de perder 13kg cortando carboidrato refinado e açúcar (mantendo a cerveja) com uma dieta paleo (lchf) apesar de muitas fugas :ympeace:
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Marcelo Mosmann » 15 Dez 2015 09:48

Renan26 escreveu:Amigo, sou prova viva disso. Acabei de perder 13kg cortando carboidrato refinado e açúcar (mantendo a cerveja) com uma dieta paleo (lchf) apesar de muitas fugas :ympeace:

Concordo totalmente com os dois, cortar os carboidratos da dieta é a forma mais fácil e sustentável de perder peso e ganhar saúde.

Avatar do usuário
danilogrilo
Mensagens: 500
Registrado em: 08 Dez 2014 18:17
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por danilogrilo » 15 Dez 2015 12:34

Marcelo Mosmann escreveu:Concordo totalmente com os dois, cortar os carboidratos da dieta é a forma mais fácil e sustentável de perder peso e ganhar saúde.
Pois é Marcelão, não foi fácil cortar/diminuir com o carbo....aqui eu fui criado comendo muito arroz, farinha, massa, e nunca engordei....mas com a proximidade dos 30, isso tudo foi por terra. Açúcar, nunca fui fã, não curto doces, mas mandava pesado no carboidrato, inclusive lembro que era extremamente saudável incluir grandes porções do mesmo na dieta, kkkkk.
Dei essa regulada, e os que eu não cortei, suprimi ao extremo. Tô me sentindo muito melhor e perdendo a maldita gordura. Agora vou procurar uma estratégia pra fazer o mesmo com minha namorada cara....

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Marcelo Mosmann » 15 Dez 2015 14:29

danilogrilo escreveu:No meu caso é simplesmente força de vontade. Sou magro, ectomorfo clássico, ombros largos e cintura fina, queimo gordura só pensando. Mas chegando as 30, metabolismo ficando lento, namoro de 3 anos, apenas saindo pra comer e beber. Minha namorada tem um histórico familiar de obesidade em família, e meio que só saímos pra fazer gordices. Perdi a definição muscular, e quase não me exercitava mais. Taquei o foda-se e tô me exercitando todo santo dia em casa, agachamento livre, levantamento terra, e mais algumas cozitas. Larguei de comer besteira dia de semana, queimei a gordura quase toda e tô todo definido. Minha gata tá com uma pochete só de gordura. No nosso caso é só força de vontade.


Opa Danilo!

Pode ser mesmo, no teu caso, só força de vontade. Afinal, a regra não é para todos.
Eu mesmo tinha muita facilidade em perder peso, muito rápido mesmo, até os 30 anos. A partir daí foi ficando mais e mais difícil. Estou com 44 agora e te digo que vários dos fatores que relacionei me atrapalham. Mas o importante é ter consciência desses fatores para tentar remediar o problema de sobrepeso.

Marcelo Mosmann
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Dez 2015 17:23
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Marcelo Mosmann » 15 Dez 2015 14:40

danilogrilo escreveu:Agora vou procurar uma estratégia pra fazer o mesmo com minha namorada cara....

Daí Danilo,

Cara, a estratégia para emagrecer é essa mesma, cortar os carbs. Claro que tem sempre que fazer uma adaptação de pessoa pra pessoa, pra que funcione melhor. Mais gordura ou menos, mais proteína pela manhã, comer feijão ou não, tem um monte de truquezinho que pode ajudar ou bagunçar a dieta.
Mas acho que o que tu queres dizer por estratégia é mesmo como convencer ela a iniciar né? Eu vejo que aí é que está o principal problema. Sem uma razão forte pra emagrecer, a gente não consegue praticar as mudanças necessárias.

Avatar do usuário
danilogrilo
Mensagens: 500
Registrado em: 08 Dez 2014 18:17
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por danilogrilo » 15 Dez 2015 15:55

Marcelo Mosmann escreveu:Daí Danilo,

Cara, a estratégia para emagrecer é essa mesma, cortar os carbs. Claro que tem sempre que fazer uma adaptação de pessoa pra pessoa, pra que funcione melhor. Mais gordura ou menos, mais proteína pela manhã, comer feijão ou não, tem um monte de truquezinho que pode ajudar ou bagunçar a dieta.
Mas acho que o que tu queres dizer por estratégia é mesmo como convencer ela a iniciar né? Eu vejo que aí é que está o principal problema. Sem uma razão forte pra emagrecer, a gente não consegue praticar as mudanças necessárias.

Tu disse tudo Marcelo. O lance aqui, é que não quero ser insensível. Não quero chamar ela de gorda, nem destratar. Isso é muito importante pra mulher, essa coisa da vaidade. Vou pelo viés da saúde, pode ser um discurso que ela engula melhor, sem se ofender. Eu colei uma rotina de exercícios na porta do quarto dela, com dicas de alimentação e tudo mais...não foi usado. Ela tá querendo mudar para hábitos mais saudáveis, mas meio que me parece uma falta de "querer" da parte dela. E confesso, não quero nem bancar de chato, e nem de insensível com quem eu gosto. Taí o pobrema,kkkkkk!

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por Renan26 » 15 Dez 2015 18:40

Velho, pega ela pelo coração. Fala principalmente de envelhecer com saúde/gravidez pois daqui a pouco vem filho,neto, cachorro... :enhancedwheelchair:
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Avatar do usuário
danilogrilo
Mensagens: 500
Registrado em: 08 Dez 2014 18:17
Contato:

Re: Obesidade não é simplesmente uma escolha

Mensagem por danilogrilo » 15 Dez 2015 19:09

Renan26 escreveu:Velho, pega ela pelo coração. Fala principalmente de envelhecer com saúde/gravidez pois daqui a pouco vem filho,neto, cachorro... :enhancedwheelchair:
Renan, cara, o pior é que eu já falei isso, de nos cuidarmos pra todas as responsabilidades de um casal adulto...ela diz que quer mudar (tem o biótipo de magrinha, mas tá com flacidez abdominal, que até deu num exame médico dela :mf_depressed: :mf_depressed: :mf_depressed: :fear: :fear: :-ss ). Quer mas não tenta. Começou a treinar essas aulas de MMA (que eu falei que só era fitness, pois nunca aprendeu nem a socar), e conseguiu ficar mais flácida ainda ( a mãe dela me disse que ela come escondida). Passei listas de exercício e nada....me prometeu entrar numa academia em janeiro, pois vai passar a ganhar mais grana...vou esperar...depois de janeiro...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 103 visitantes