O blog do João Gabriel MArques, um nutricionista estudioso MESMO, fera...
http://cienciadanutricao.blogspot.com.b ... mment-form" onclick="window.open(this.href);return false;
ele respondeu uma pergunta nos comentários com praticamente quase tudo que se tem que saber sobre alimentação paleo:
"Primeiro, não recomendo o consumo de adoçante artificial pra ninguém, nem mesmo sucralose. Considerando as suas características individuais, uma dieta low-carb provavelmente é sim a melhor estratégia que você pode adotar nesse momento, então por esse motivo você está a princípio no caminho certo.
Porém, ressalto: só porque reduzir carboidratos, e consequentemente aumentar o consumo de gorduras é positivo, que você pode ou deve consumir gordura de forma irrestrita. Por exemplo, não faço ideia em que momento e em que alimentos você adiciona as 2 colheres de creme de leite e as 2 colheres de manteiga nas suas refeições. Além disso, também não sei o quanto de banha de porco você utiliza para preparar seus alimentos. E por que estou dizendo isso? Porque consumir gorduras naturalmente presentes nos alimentos, como no caso do abacate, do coco, das carnes, é uma coisa, consumir um "excesso" de gorduras adicionadas é outra. Das gorduras adicionais, consuma realmente só aquilo que for necessário.
Outra consideração: 200 gramas de bacon, todos os dias, é muita coisa. No caso desse alimento, assim como de qualquer outro alimento NATURALMENTE rico em gordura, o problema não é a gordura. No caso do bacon o problema são os aditivos presentes nele e a forma de preparo. Todas as carnes grelhadas, incluindo o bacon -- que imagino que você prepara na frigideira --, produzem uma série de substâncias potencialmente tóxicas quando preparadas dessa forma, que podem aumentar inclusive o desenvolvimento de câncer. Então, juntando o bacon e todas as outras carnes que você come -- imaginando que boa parte delas, senão todas, são preparadas grelhadas numa frigideira --, eu diria que o seu consumo de carne é aparentemente alto. Sem contar os ovos, que eu também não sei se você os prepara mexidos ou cozidos, por exemplo. A maioria das pessoas os fazem mexidos, ou seja, mais uma vez um alimento proteico exposto a elevadas temperaturas durante o processo de preparo. Eu recomendaria trocar o bacon por outros cortes de carne e, sempre que possível, preparar essas carnes de forma mais "amigável", ou seja, com temperaturas mais baixas, como carnes cozidas ou assadas -- pra qualquer que seja o tipo de carne.
Outra questão. Você aparentemente come poucos vegetais. Para qualquer pessoa, o consumo de vegetais (verduras e legumes) seria recomendado em pelo menos duas refeições ao longo do dia. E de forma bem caprichada. Coma realmente o "máximo" que puder. Couve, brócolis, agrião, tomate, cenoura, beterraba, couve-flor, rúcula, espinafre, abobrinha, berinjela, cebola, chuchu, pepino, pimentão, repolho, vagem etc. Coma de tudo.
Entenda que, por questões éticas, não posso realizar consultas pela internet. Essas são breves recomendações que serão interessante para qualquer pessoa. Cada indivíduo é um ser único, e seria necessário conversar com você pessoalmente para ter todos os seus dados de saúde, preferências, hábitos etc. antes de fazer qualquer tipo de orientação realmente direcionada a você.
E lembre-se: só porque reduzir carboidratos e aumentar gorduras é bom, isso não quer dizer que ir ao extremo nesses dois casos é a melhor coisa do mundo. Vá experimentando aos poucos e encontre aquilo que se encaixa melhor pra você. Se uma dieta muito low-carb pode funcionar agora, talvez daqui a alguns meses ou anos não funcione da mesma forma. A experimentação é sempre muito importante.
Nunca se esqueça, antes de tudo, prezar pela qualidade dos alimentos. Qualitativamente, qualquer adoçante artificial é uma PÉSSIMA opção. Dependendo da marca do creme de leite e da banha de porco, por exemplo, você pode até ter melhores opções, do ponto de vista qualitativa, do que as que você consome atualmente. Para ter certeza, basta ler o rótulo desses (e de todos) alimentos e verificar a lista de ingredientes. Para que um produto tenha qualidade, a regra geral é: quantos menos aditivos, melhor. Isso vale, é claro, para alimentos que contêm rótulos. Carnes, ovos, frutas, vegetais, castanhas, nozes e sementes naturalmente estarão isentos de aditivos, e por isso sempre são, a princípio, alimentos de alta qualidade."