Processos de Trainee

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Pegaso
Mensagens: 17918
Registrado em: 10 Ago 2014 02:04
Contato:

Processos de Trainee

Mensagem por Pegaso » 24 Ago 2018 22:28

Quem já passou por isso? Mesmo que não tenha sido aprovado.

A concorrência é muito desleal igual dizem? Precisa de muita experiência para conseguir, idioma etc?


Estou estagiando atualmente mas acredito que Trainee seja outro nível.

Avatar do usuário
Vitorino
Mensagens: 4193
Registrado em: 18 Mar 2017 16:32
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Vitorino » 24 Ago 2018 23:22

Velho o pouco que sei é que: intercâmbios, trabalhos voluntários, participação em empresas junior são pontos muito bons para quem quer ser trainee. Nunca passei em um pois moro na puta que pariu e a maioria dos trainees que tentei eram no eixo Rio-SP. E desconfio que mulher bonita tem mais chances pois alguns processos seletivos pedem foto.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por MauricioRSRJ » 25 Ago 2018 07:42

Ron escreveu:
25 Ago 2018 01:15
Vale muito a pena entrar em um programa de trainee. Se for uma empresa boa vão investir bastante em você Pegaso, com treinamentos caros, rotação por toda a empresa, coaching e mentoring.

Fiz algumas seleções, fui na parte final de algumas e entrei em uma.

O primeiro grande funil em geral é currículo, depois os testes online e em seguida os presenciais. Talvez você tenha que fazer uma apresentação para os candidatos e no final para a diretoria e entrevista com os diretores.

Os que passaram no programa comigo, éramos 8, todos com exceção de um estudaram fora do Brasil durante a faculdade e/ou tiveram experiência internacional. Inglês hoje é o mínimo, o ideal é outra língua estrangeira. Todo mês tinha que falar com fornecedor na Índia e China então realmenre é necessário um bom nível especialmente se tiver ambição de alçar voos maiores.

O nível nas etapas finais costuma ser alto sim, mas além de currículo eles olham muito sua atitude e desenvoltura. Não pode ser tímido e nem vendendo de carro. Hoje um dos maiores ativos do profissional é relacionamento, então sua postura pode superar um currículo melhor.

Eu fiz todo o programa de trainee, foi cerca de 1 ano, e logo quando fui "efetivado" pedi demissão. Meus chefes fizeram contra-proposta, perguntaram o que eu ia fazer e quando disse que era concurso público ficaram meio putos porque investiram muito em mim e eu pedi para sair. Meu salário era ótimo e o prospecto lá muito bom, mas não me arrependo de ter feito o programa, me moldou como profissional e tive duas chefes diretas maravilhosas, minha gerente e diretora que me ensinaram muito. Escolhi sair porque no longo prazo vi que não teria muita qualidade de vida, era extremamente comum sair às 9 ou 10 da noite e sorrindo com sangue nos olhos porque era sempre em projeto legal. Pude participar da concepção e desenvolvimento de uma nova linha de produto e foi muito foda.

Então Pegaso, se tá disposto a encarar a vida corporativa pode cair dentro, mas saiba que é bem puxado. Se precisar de dica ou opinião pode perguntar.
Você está certo em todas as colocações, e especialmente quanto ao dois últimos parágrafos:

as maiores e mais agressivas empresas de seus respectivos setores tem os mais concorridos e melhores programas de trainees. E elas querem os melhores profissionais. Em contra-partida, espere ambientes com alto volume de trabalho, metas, cobranças, competição. Tem que estar disposto e dedicar-se pois o pay-off vem: na possibilidade de rápida ascensão, de bons salários e bônus, e de valorização no mercado.

Por experiência própria: entrei num programa de trainee em 2006 e fiquei na mesma empresa até 2013. Neste meio tempo abri mão de estar em "casa", perto de família e amigos, e morei em alguns lugares do país. Isso foi bom até certo momento, mas em 2013, mesmo com um alto salário e bem colocado na empresa, decidi que era hora de dar um tempo, voltar pra casa, repensar carreira, etc. Fiz uma pós, fiquei um pouco mais de um ano sem trabalhar mas acabei voltando para o mercado e ano passado voltei à mesma empresa que ingressei como trainee em 2006.

Bom salário, bom bônus e desta vez estou em SP (uma cidade que considero ideal para o meu ritmo de vida: diversão (festas), gastronomia, mulherada, lugares, etc). Mas o misto de satisfação e insatisfação pessoal e profissional, também continua lá: estou fora de casa novamente, e as cobranças, metas, a competitividade, o volume de trabalho etc., permanecem os mesmos. Entretanto, este é o mercado e ambiente para um executivo de qualquer grande empresa. 80% dos meus colegas trainees estão muito bem, alguns seguiram pelo mercado com bastante sucesso (já tem CEO em multinacional) e os que desistiram não estão infelizes. Hoje todos estamos na faixa de 36 a 38 anos de idade.

Como dito, se estiver disposto, prepare-se e encare. Se em algum momento não for mais a sua, parta pra outra.

Editei para falar que acredito que esse ambiente mais competitivo e de alto volume de trabalho está essencialmente no mercado de serviços, bens e consumo: empresas de alimentos, bebidas, varejo em geral, bancos, etc.
Editado pela última vez por MauricioRSRJ em 25 Ago 2018 07:48, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Eureek
Mensagens: 3016
Registrado em: 27 Out 2014 15:29
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Eureek » 25 Ago 2018 07:47

Ja fui supervisor direto de um monte de trainees e estagiários e Ja participei de processos seleção como selecionador na minha empresa. Tb ja tive exposição ao processo e a candidatos de empresas clientes.

E , na minha opinião , a melhor forma de começar uma carreira de sucesso no mundo corporativo e criar uma plataforma pra ter uma carreira na mesma empresa ou no mesmo mercado. Na Australia e um pouco diferente do Brasil , mas o princípio e o mesmo

Pelo menos na minha empresa eram 3 etapas de seleção , 2 objetivas e 1 subjetiva , que é uma simulação .

as 2 primeiras são provas , análise de currículo e entrevistas padrão . A prova já lima um galera . No caso da minha empresa tb só aceitávamos gente de algumas faculdades e com certa nota mínima . Não tinha exceção .

Na entrevista , já fiz muitas , eu procuro um equilíbrio entre a capacidade intelectual ( nego burro comigo se fode ) a forma como a pessoa lida com as pessoas em situações adversas ( sempre pergunto sobre como nego gerenciaria performance dos outros , como lidam com colegas preguiçosos , como lidam com clientes chatos , etc ) além da habilidade de improviso e lidar com situações inesperadas . Dai da pra tirar uma boa ideia .

Na última etapa neguinho chegiu a pagar passagem e acomodação pra todos os trainees pra uns lugares fodas da australia. Já teve em Uluru, Port Douglas ( coloca no Google ). Eram 2.5 dias intensivos simulando um projeto do princípio ao fim , terminando com uma mega festa com bebida liberada . Com os anos diminuíram a mordomia e os lugares ficaram mais modestos .

Nessa etapa e tipo aquele show do aprendiz . Vc avalia tudo . Tem neguinho que tenta aparecer , enrolar e tem neguinho mais balanceado . O processo de seleção final e difícil pra cacete e demorado , tem avaliação individual e em grupo. A única coisa que ajudava e que a gente podia escolher quantos quiséssemos . De um grupo de 30 , já rolou de pegar 21 e já rolou se pegar 12.

Minha dica , se vc entrar em algum processo parecido é agir " segundo ". Não seja o cara que da a cara e quer ser o sabichão que todo mundo vai visar , mas espere esse cara aparecer , observe o que ele tá fazendo e faça parecido mas como " melhorias ". Outra e nunca seja o cara arrogante . Mesmo que vc seja fodao e saiba tudo , o mundo corporativo hoje tá cada vez mais Nutella e incomodar os outros e muito fácil . Estar alinhado e muito mais importante do que estar certo
______________________________________________________________
Don't stop until you are proud.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por MauricioRSRJ » 25 Ago 2018 08:05

Pegaso escreveu:
24 Ago 2018 22:28
Quem já passou por isso? Mesmo que não tenha sido aprovado.

A concorrência é muito desleal igual dizem? Precisa de muita experiência para conseguir, idioma etc?


Estou estagiando atualmente mas acredito que Trainee seja outro nível.
Algumas coisas vão contar e algumas serão mais importantes do que outras para certas áreas e empresas: formação acadêmica (nível da universidade), formação intelectual (idiomas, capacidade analítica, etc.), sua desenvoltura, seu propósito (é muito comum que as empresas queiram profissionais que estão conectados com elas).

A concorrência é grande. Quanto maior a empresa, mais concorrido e mais qualificada é a concorrência.

Mulheres bonitas sempre tem uma vantagem em tudo, mas pra entrar numa empresa séria e grande isso não vai ser o suficiente. Nenhuma Ambev, Gerdau, Renner, etc., vai colocar alguns milhares de reais de investimento se o trainee não tiver a capacidade de dar o retorno no curto ou médio prazo. É preciso ser mais competente do que bonito.

Minha dica, além de uma boa formação, outro idioma, etc.: vá para uma empresa e mercado com o qual você se identifica. Quando comecei a me inscrever para os programas de trainee, só escolhi empresas das quais eu conhecia, consumia e confiava na qualidade é propósito dos seus serviços e produtos (mesmo que saibamos que o lucro é o maior propósito, existem os meios). Não gostaria de trabalhar para algo que eu não pudesse falar que não era bom, que eu não consumia ou que eu não acreditava na idoneidade, transparência e etc.

peudoria
Mensagens: 9605
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por peudoria » 25 Ago 2018 08:58

Ótimo tópico. Estatei acompanhando

Não acho que tenha o perfil de trainee que as empresas procuram (sem mimimi), mas gosto de ler discussões relativas ao tema

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por MauricioRSRJ » 25 Ago 2018 10:43

Ron escreveu:
25 Ago 2018 10:16
Spoiler:
Ótimo post Maurício.

Só complementando, sai para estudar para estudar para concurso público e entrei em um. Vou te falar, a satisfação nunca é plena.

Sinto muita falta do ambiente corporativo, o marasmo do emprego público não combina muito comigo, mas realmente lá consigo ter uma vida mais tranquila só que quase todos os projetos que levo para diretoria são recusados, todos muito bem estruturados, a cultura é de fazer o mínimo e com mediocridade. Dentro da minha especialidade tenho mais competência que meu Diretor e o Presidente, mas por eu não ter e não gostar de envolvimento político e falcatrua sou constantemente boicotado. O ritmo é bem mais devagar e o desafio é quase inexistente e infelizmente a cultura é exatamente essa. Você acaba se acostumando a "não trabalhar" e isso até hoje me doí.

No final de 2016 recebi um convite para voltar ao mercado na maior empresa do setor e uma das maiores do mundo, seria para analista sênior, o salário inicial era menor mas compensaria no bônus e eu reportaria direto ao VP que é um dos executivos que mais admiro. Só que eu pensei que iria perder o meu emprego no concurso e decidi não ir. Só que depois descobri que poderia ter ido com licença não remunerada, se arrependimento matasse....

Enfim, presto consultoria por fora e isso pelo menos me dá um pouco de fôlego, pois quem trabalhou em um ambiente mais puxado sente muito quando faz a transição.

Reforçando também o que você falou, emprego de mercado é muito bom e pessoas boas sempre vão ter chance, então é saber se o perfil do cara é esse mesmo pode cair dentro.

No meu caso até hoje fico pensando se eu não deveria ter ficado na empresa ou ter voltado ao mercado. Nenhuma escolha é fácil.
Me recordo de ler sobre as agruras que você passou, e ainda passa, no seu trabalho.

Mas enfim, acho que tudo tem seus sabores e dissabores. É a vida.

Abs

Avatar do usuário
Pegaso
Mensagens: 17918
Registrado em: 10 Ago 2014 02:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Pegaso » 25 Ago 2018 13:01

Ron escreveu:
25 Ago 2018 01:15
Vale muito a pena entrar em um programa de trainee. Se for uma empresa boa vão investir bastante em você Pegaso, com treinamentos caros, rotação por toda a empresa, coaching e mentoring.

Fiz algumas seleções, fui na parte final de algumas e entrei em uma.

O primeiro grande funil em geral é currículo, depois os testes online e em seguida os presenciais. Talvez você tenha que fazer uma apresentação para os candidatos e no final para a diretoria e entrevista com os diretores.

Os que passaram no programa comigo, éramos 8, todos com exceção de um estudaram fora do Brasil durante a faculdade e/ou tiveram experiência internacional. Inglês hoje é o mínimo, o ideal é outra língua estrangeira. Todo mês tinha que falar com fornecedor na Índia e China então realmenre é necessário um bom nível especialmente se tiver ambição de alçar voos maiores.

O nível nas etapas finais costuma ser alto sim, mas além de currículo eles olham muito sua atitude e desenvoltura. Não pode ser tímido e nem vendendo de carro. Hoje um dos maiores ativos do profissional é relacionamento, então sua postura pode superar um currículo melhor.

Eu fiz todo o programa de trainee, foi cerca de 1 ano, e logo quando fui "efetivado" pedi demissão. Meus chefes fizeram contra-proposta, perguntaram o que eu ia fazer e quando disse que era concurso público ficaram meio putos porque investiram muito em mim e eu pedi para sair. Meu salário era ótimo e o prospecto lá muito bom, mas não me arrependo de ter feito o programa, me moldou como profissional e tive duas chefes diretas maravilhosas, minha gerente e diretora que me ensinaram muito. Escolhi sair porque no longo prazo vi que não teria muita qualidade de vida, era extremamente comum sair às 9 ou 10 da noite e sorrindo com sangue nos olhos porque era sempre em projeto legal. Pude participar da concepção e desenvolvimento de uma nova linha de produto e foi muito foda.

Então Pegaso, se tá disposto a encarar a vida corporativa pode cair dentro, mas saiba que é bem puxado. Se precisar de dica ou opinião pode perguntar.
Muito obrigado Ron, ajudou bastante.

Agradeço também aos outros colegas, realmente é um mundo que me interessa muito, não teria duvidas se recebesse uma proposta, porém meu perfil não acho que se enquadre por faltar itens que valorizam:


positivos:

-bom curso e boa universidade (federal de sp e engenharia)
-estagiando atualmente
-equipe universitaria de aerodesign

falta:

-vivencia internacional
-idade mais baixa (completei 27 anos já)
-inglês não é fluente (só avançado)
-pouca experiencia profissional


consegui estágio agora, o que me complicou foi não ter tido referencia anteriormente para me guiar em buscar um intercambio, estagio o mais cedo possível etc, acho que estou velho para várias empresas infelizmente.

Dá vontade de dar um reset na vida hehe. Muito obrigado pelas dicas pessoal!

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por MauricioRSRJ » 25 Ago 2018 13:17

Pegaso escreveu:
25 Ago 2018 13:01
Muito obrigado Ron, ajudou bastante.

Agradeço também aos outros colegas, realmente é um mundo que me interessa muito, não teria duvidas se recebesse uma proposta, porém meu perfil não acho que se enquadre por faltar itens que valorizam:


positivos:

-bom curso e boa universidade (federal de sp e engenharia)
-estagiando atualmente
-equipe universitaria de aerodesign

falta:

-vivencia internacional
-idade mais baixa (completei 27 anos já)
-inglês não é fluente (só avançado)
-pouca experiencia profissional


consegui estágio agora, o que me complicou foi não ter tido referencia anteriormente para me guiar em buscar um intercambio, estagio o mais cedo possível etc, acho que estou velho para várias empresas infelizmente.

Dá vontade de dar um reset na vida hehe. Muito obrigado pelas dicas pessoal!
A idade não deverá ser um fator que vai pesar negativamante, mas que poderá até te ajudar pela diferença de maturidade face aos concorrentes.

As provas de inglês tendem a ser on-line, então você poderá ter alguém fazendo com você.

Vivência internacional é bom, mas não é fator de eliminação.

Falta de experiência nesta fase: muitas empresas até preferem um recém-formado que não tenha vícios de gestão e que tenha uma mente digamos "zerada" para absorver a cultura e maneira da empresa, etc.

Tente os programas que mais te atraírem sem medo de rejeição, pois em algum momento ela vai acontecer (hoje as vagas são bem mais escassas do que em relação quando eu fiz - o mercado de modo geral encolheu). Estar em SP é uma vantagem enorme, uma hora você e a vaga certa vão se encontrar.

Avatar do usuário
Pegaso
Mensagens: 17918
Registrado em: 10 Ago 2014 02:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Pegaso » 25 Ago 2018 13:21

MauricioRSRJ escreveu:
25 Ago 2018 13:17
A idade não deverá ser um fator que vai pesar negativamante, mas que poderá até te ajudar pela diferença de maturidade face aos concorrentes.

As provas de inglês tendem a ser on-line, então você poderá ter alguém fazendo com você.

Vivência internacional é bom, mas não é fator de eliminação.

Falta de experiência nesta fase: muitas empresas até preferem um recém-formado que não tenha vícios de gestão e que tenha uma mente digamos "zerada" para absorver a cultura e maneira da empresa, etc.

Tente os programas que mais te atraírem sem medo de rejeição, pois em algum momento ela vai acontecer (hoje as vagas são bem mais escassas do que em relação quando eu fiz - o mercado de modo geral encolheu). Estar em SP é uma vantagem enorme, uma hora você e a vaga certa vão se encontrar.
Obrigado Mauricio, vi que uns bancos abriram trainee recentemente, vou me inscrever neles. Abraço

peudoria
Mensagens: 9605
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por peudoria » 25 Ago 2018 15:55

MauricioRSRJ escreveu:
25 Ago 2018 13:17
A idade não deverá ser um fator que vai pesar negativamante, mas que poderá até te ajudar pela diferença de maturidade face aos concorrentes.

As provas de inglês tendem a ser on-line, então você poderá ter alguém fazendo com você.

Vivência internacional é bom, mas não é fator de eliminação.

Falta de experiência nesta fase: muitas empresas até preferem um recém-formado que não tenha vícios de gestão e que tenha uma mente digamos "zerada" para absorver a cultura e maneira da empresa, etc.

Tente os programas que mais te atraírem sem medo de rejeição, pois em algum momento ela vai acontecer (hoje as vagas são bem mais escassas do que em relação quando eu fiz - o mercado de modo geral encolheu). Estar em SP é uma vantagem enorme, uma hora você e a vaga certa vão se encontrar.
Fiquei sabendo que as grandes firmas de auditoria (conhecidas como big 4) dificilmente contratam algum trainee com mais de 25 anos

Avatar do usuário
Pegaso
Mensagens: 17918
Registrado em: 10 Ago 2014 02:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Pegaso » 25 Ago 2018 16:13

peudoria escreveu:
25 Ago 2018 15:55
Fiquei sabendo que as grandes firmas de auditoria (conhecidas como big 4) dificilmente contratam algum trainee com mais de 25 anos
tem uma lenda que o itau não curte contratar estagiario "velho", mas nao sei se é verdade

MauricioRSRJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 42
Registrado em: 16 Out 2014 16:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por MauricioRSRJ » 25 Ago 2018 16:46

peudoria escreveu:
25 Ago 2018 15:55
Fiquei sabendo que as grandes firmas de auditoria (conhecidas como big 4) dificilmente contratam algum trainee com mais de 25 anos
Pode ser. Me lembro de no passado fazer algum processo seletivo na EY se não me engano. Olhando hoje, noto que o quadro deles é bem jovem mesmo. Mas acho difícil alguma regra desse tipo (pode ser preferência, é claro). Eu entrei no meu programa com 25.

pauloctba
Mensagens: 1579
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por pauloctba » 26 Ago 2018 04:19

Pegaso escreveu:
25 Ago 2018 13:01
positivos:

-bom curso e boa universidade (federal de sp e engenharia)
-estagiando atualmente
-equipe universitaria de aerodesign

falta:

-vivencia internacional
-idade mais baixa (completei 27 anos já)
-inglês não é fluente (só avançado)
-pouca experiencia profissional


consegui estágio agora, o que me complicou foi não ter tido referencia anteriormente para me guiar em buscar um intercambio, estagio o mais cedo possível etc, acho que estou velho para várias empresas infelizmente.

Dá vontade de dar um reset na vida hehe. Muito obrigado pelas dicas pessoal!

Cara, eu entrei aos 27 anos em uma das MBB sem vivencia internacional, sem experiencia de trabalho formal ( trabalhava com a familia e fiz trabalhos voluntarios) e com um historico academico bem ruim ( perdi interesse pela engenharia beeem rapido). Apenas o ingles é fluente. Não acredito que em processos de trainee, teoricamente menos exigentes, isso seria um dealbreaker, talvez em alguns. Se tu manda bem na prova eles te chamam pra dinamica ou entrevista.

O fato de voce estar em engenharia em uma universidade boa já te ajuda muito, se tiver notas boas vai contar a favor, assim como se o teu estagio for em uma area mais administrativa/ estrategica (se nao for tente vender como tal).

Nao de um reset na vida ( eu ja quis), use tua experiencia a teu favor

Avatar do usuário
Pegaso
Mensagens: 17918
Registrado em: 10 Ago 2014 02:04
Contato:

Re: Processos de Trainee

Mensagem por Pegaso » 26 Ago 2018 06:49

pauloctba escreveu:
26 Ago 2018 04:19
Cara, eu entrei aos 27 anos em uma das MBB sem vivencia internacional, sem experiencia de trabalho formal ( trabalhava com a familia e fiz trabalhos voluntarios) e com um historico academico bem ruim ( perdi interesse pela engenharia beeem rapido). Apenas o ingles é fluente. Não acredito que em processos de trainee, teoricamente menos exigentes, isso seria um dealbreaker, talvez em alguns. Se tu manda bem na prova eles te chamam pra dinamica ou entrevista.

O fato de voce estar em engenharia em uma universidade boa já te ajuda muito, se tiver notas boas vai contar a favor, assim como se o teu estagio for em uma area mais administrativa/ estrategica (se nao for tente vender como tal).

Nao de um reset na vida ( eu ja quis), use tua experiencia a teu favor
Obrigado pelo incentivo Paulo, com certeza foi importante ler. Vou tentar alguns sim, não tenho nada a perder hehe. Abraço meu amigo!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: BMdC, Jubileu, ralf scarface e 293 visitantes