Qual desses cursos vc preferia fazer?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 08:18

Bacharelado em física, química , biologia, história ou filosofia. Qual motivo?

peudoria
Mensagens: 9597
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por peudoria » 14 Jan 2017 08:38

Não conheço essas áreas a fundo, mas certamente minhas ultimas opções seriam filosofia e historia(mesmo sem vocação nenhuma pra exatas kkk). Pensando em empregabilidade, essas duas áreas que citei devem ser piores que as outras três, sem bem que na maioria dos casos para todas essas áreas a maior parte dos empregos será pra dar aula em escola.

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 25815
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por JackmAtAll » 14 Jan 2017 08:45

Depende, se for para seguir area academica acredito que pode ter peso igual.

Sobre biologia, tenho um amigo pesquisador finalizando o mestrado, ele diz que tem procura no agronegócios por esse tipo de profissional.

Quimica eu acredito que tenha um mercado profissional razoável e bom e bem maior que as outras profissoes citadas, mas não conheço a area.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 08:50

Desses aí química é o melhor par o mercado, o restante vc provavelmente ficaria na área acadêmica e de pesquisas. Na usp tem um curso de física com ênfase em fotônica e óptica, creio que deve ser melhor para a área industrial.

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 09:14

Garfield escreveu:Fuja de biologia e filosofia. Tem dourtor em biologia com mais de 10 anos ee experiencia que eu nao pago 80 reais q hora (pj). Filosofia entao....


História e quimica sao os que tem mais empregabilidade.

Biologia so se for para trampar em laboratório, mas com toda educacao que se apresenta no finado rs, voce nao conseguiria ficar trancafiado em um laboratório com as mesmas pessoas.

Se for fazer fisica faca engenharia. Tem o piso de 8 salarios minimos.

Mas nao daz muito sentido se estarvem duvida entre historia e quimica rs
Nem estou em dúvida, quero física mesmo. O tópico é apenas curiosidade.

Não acho que pra quem realmente quer física vale a pena fazer engenharia, grande chance de se frustrar e mais pra frente acabar trocando o curso. Fora que engenharia não está lá essas coisas tbm.

Filosofia e história são dois cursos nem "queimados" no BR, mas lá fora acredito serem mais respeitados.

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5637
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por RFAbdo » 14 Jan 2017 09:50

Se for fazer bacharelado em química, não caia na besteira de ficar bitolado com matérias e terminar o curso rápido. É essencial pra empregabilidade futura procurar estágios fora da universidade, nem que seja pra trancar algumas matérias e fazer o curso mais lentamente.

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 10:00

Um cara formado aqui em algum desses cursos(em especial os 3 primeiros) será que consegue algo lá fora?

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 10:16

o que vc quer da vida?

responda seriamente essa pergunta, sem utopias!

quantos anos tem e o que quer da vida?

carreira acadêmica atualmente, não apenas no brasil, como no mundo todo, implica em bacharelado + mestrado + doutorado + possivelmente alguns pós-doutorados até conseguir emprego em alguma universidade boa, e nisso vc tem uma curva de formação de 10 - 15 (!) anos sem estar empregado, sobrevivendo de bolsa e estudando como um louco. quando for tentar concursos na tua área, sendo na academia, terão várias pessoas mais experientes e rodadas (tb sem emprego fixo) tentando o mesmo, o que tornará as coisas bem difíceis para vc. me parece que na área acadêmica, tem se formado bem mais gente do que a demanda de mercado atual, como eu disse, este é um problema a nivel global, tanto que tem varios academicos de outros paises, principalmente espanha e italia, vindo para o brasil tentar a sorte nas universidades publicas daqui. e são pessoas que chegam com um curriculo monstro mas que nao conseguiram emprego em seus paises de origem.

tenha em mente que se vc se envolver seriamente com uma mulher neste periodo, ou pior, se tiver filhos, as coisas vão complicar ainda mais, pois vc não estará realmente empregado.

a nao ser que tenha muita vocação para pesquisa e que nao tenha vocação para mais nada, eu jamais recomendaria seguir carreira academica, seja em qual área for. essas areas que vc citou vc poderia dar aulas no ensino medio se fizer licenciatura, mas aí nao é carreira academica de nivel superior e nem vai fazer pesquisa (provavelmente). neste caso, é bem mais facil arrumar emprego, embora os salarios sejam bem menores tb de um modo geral.

eu acho que se vc quer ganhar dinheiro, nenhuma dessas áreas é lá tão indicada a principio. hoje, particularmente, para alguem com maior inclinação para exatas indicaria alguma engenharia com mercado amplo, TI ou economia. para o pessoal mais de humanas, provavelmente direito, embora se vc tiver pretensões de ir para o exterior, o teu diploma de direito será inútil fora do país de origem (tem que levar em conta seriamente essa limitação). se insistir nestas áreas, eu acho que o mais indicado seria quimica ou biologia, pois tem mercado para isso na industria tb, principalmente para quimico.

fisica, filosofia e historia eu acho que tu vai passar fome durante uns bons anos kkkkkk, a não ser que se destaque muito na academia!

é que tem que ter vocação e ser bem cdf, mas quando eu tiver um filho(a), vou tentar empurrar para medicina: tá com a vida ganha!

leve isso seriamente em consideração: o que você quer pra tua vida de um modo geral (e isso inclui grana!) e o mercado de cada área...e deixe utopias e idealismos de lado, isso não coloca comida no teu prato e nem da tua familia!

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 10:19

ThunderPunch escreveu:Um cara formado aqui em algum desses cursos(em especial os 3 primeiros) será que consegue algo lá fora?
cara, na boa, pessoal bom de fora está vindo para o brasil agora na academia pq nao arruma emprego la, se vc quiser fazer o movimento oposto vc vai ter que ser um pica das galaxias!

na boa, vc ta sem noção de como esta a area academica atualmente, a competição está monstra!

o cunecão pode te dar o relato da esposa dele (acho que é biologa ou quimica) e da dificuldade de conseguir emprego na area academica mesmo tendo um curriculo foda! manda mp pra ele!

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 10:19

Garfield escreveu:Se tiver grana para bancar um mba ou mestrado la sim. Se nao so sendo usp unicamp etc...

Mais facil ja se formar fora
Pra mim qualquer um dos cursos acima só valem a pena se for na usp/unicamp.

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 10:26

jroberto2469 escreveu:cara, na boa, pessoal bom de fora está vindo para o brasil agora na academia pq nao arruma emprego la, se vc quiser fazer o movimento oposto vc vai ter que ser um pica das galaxias!

na boa, vc ta sem noção de como esta a area academica atualmente, a competição está monstra!

o cunecão pode te dar o relato da esposa dele (acho que é biologa ou quimica) e da dificuldade de conseguir emprego na area academica mesmo tendo um curriculo foda! manda mp pra ele!
Cara, não tenho tudo definido ainda. Ao contrário do que dizem, a maioria não entra no curso já sabendo oque vai fazer, e os que entram muitas vezes mudam totalmente o plano. Eu seguiria tanto a área acadêmica, quanto seguiria um caminho mais voltado para indústria/produção. Comecei a estudar e desenvolver agora, não tenho o menor conhecimento de como funcionam as coisas dentro do ambiente(apenas pelas conversas que vejo em fóruns).

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 10:42

ThunderPunch escreveu:Cara, não tenho tudo definido ainda. Ao contrário do que dizem, a maioria não entra no curso já sabendo oque vai fazer, e os que entram muitas vezes mudam totalmente o plano. Eu seguiria tanto a área acadêmica, quanto seguiria um caminho mais voltado para indústria/produção. Comecei a estudar e desenvolver agora, não tenho o menor conhecimento de como funcionam as coisas dentro do ambiente(apenas pelas conversas que vejo em fóruns).
bom, reforço minha sugestão: se tiver outras aptidões, esqueça a área acadêmica! simplesmente não é jogo! a não ser que queira começar a trabalhar com carteira assinada próximo dos 40 anos de idade (supondo que queira se fixar em alguma boa universidade), para aí começar a pensar em constituir família e etc, e se aposentar sabe-se deus lá quando...

tasso
Mensagens: 318
Registrado em: 11 Nov 2016 22:37

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por tasso » 14 Jan 2017 10:46

A nível de aquisição de conhecimento, dá pra estudar tudo sozinho e são maravilhosas fontes de conhecimento . A parte teórica de Física, quimica e biologia dá pra estudar muita coisa por conta própria, mas pra aprofundamento prático é necessário um curso. História e filosofia nas facul do BR é de nível muito baixo, não compensa muito não.
A nível de carreira profissional é como disseram, carreira acadêmica e lecionar, ingresso em carreiras públicas. Física e quimica tem um certo campo voltado pra industria e tecnologia.

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 10:46

Meu sonho mesmo era entrar no ita, mas infelizmente já tenho 21, e ainda estou estudando o ciclo básico de física e matemática do EM(este o qual foi cursado de forma ridícula por mim).

Avatar do usuário
Big Jaw
Mensagens: 3909
Registrado em: 12 Jul 2015 07:43
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por Big Jaw » 14 Jan 2017 11:03

ThunderPunch escreveu:Nem estou em dúvida, quero física mesmo. O tópico é apenas curiosidade.

Não acho que pra quem realmente quer física vale a pena fazer engenharia, grande chance de se frustrar e mais pra frente acabar trocando o curso. Fora que engenharia não está lá essas coisas tbm.

Filosofia e história são dois cursos nem "queimados" no BR, mas lá fora acredito serem mais respeitados.
Pensava o mesmo q vc referente ao curso de fisica e engenharia
Mas dou gracas ao meu professor de matemática q no terceiro colegial me aconselhou a ir para engenharia (minha aptidão era mais com a parte de aplicacao e mostrava curiosidade com como as coisas funcionavam)
Fiz curso de eng mecanica
Tem gde mercado fora (estou fora e pelo menos 60% da minha turma tb jah morou fora ou ainda mora)
Hj diria para ir para mecatronica (urgh!), eltrica ou mecanica (depende do q vc gosta no dia a dia)

Entao, caso goste de fisica e tenha preferência a aplicar conhecimento no dia a dia, va para eng
Caso queira conhecer mais a fundo a teoria e tb ir para areas de avanço fundamentais, fisica
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Baby Face, Carrapeta, codematrixbr, Djair Ferreira, El Cid, Johnny Ramone, nimbus, The Griot, Vitorino e 144 visitantes