Estudar Política.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Camper_kake
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Jun 2014 15:50
Contato:

Estudar Política.

Mensagem por Camper_kake » 15 Out 2014 00:09

Amigos, quais livros vcs indicam p quem quer iniciar estudo sobre política?

Avatar do usuário
Izzy Jew
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Out 2014 17:55
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Izzy Jew » 15 Out 2014 00:38

Recomendo iniciar com clássicos, tais como Política de Aristóteles e O Príncipe de Maquiavel.

O que é Política, A condição Humana, e Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt.

Teoria Geral da Política, Norberto Bobbio

No Brasil, Paulo Bonavides. Se tiver maior interesse, seguimos o tópico.

Avatar do usuário
Izzy Jew
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Out 2014 17:55
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Izzy Jew » 15 Out 2014 00:39

Também tem muita coisa excelente do Paul Singer.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Fu Manchu » 15 Out 2014 01:39

Eu discordo dos nobres colegas e acho que pra qualquer início de estudo em política, obra essencial é A República do Platao. Após isso concordo com a maioria dos nomes citados, mas acho que existem obras específicas. Gosto da leitura do Thomas Moore e sua obra Utopia após a leitura de Maquiavel. Acho prudente começar as leituras de Marx com O Manifesto, 18 Brumário e Guerra Civil na França (nessa ordem) pra quem não é profundo conhecedor em filosofia. Gramsci é legal pra entender a visão do príncipe maquiavelico mais atual. Tem ainda o Rawls que é mais contemporâneo também. E no quesito partidos políticos meu livro predileto é o modelos de partido do Angelo Panebianco. Se você postar o que quer especificamente, discussão do Estado, Poder, Partidos Políticos ou Filosofia Política ( e até assuntos mais específicos também) posso ajudar nas indicações de maneira menos difusa hehehe.

Avatar do usuário
sarinvx
Mensagens: 675
Registrado em: 13 Out 2014 00:18
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por sarinvx » 15 Out 2014 01:43

Sinceramente... eu não consigo ler O Príncipe. Nem com a maior vontade do mundo... Comecei umas 10x já.
SENNA - JORDAN - GRETZKY - RONALDO - FEDOR

''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD

peudoria
Mensagens: 9645
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por peudoria » 15 Out 2014 06:15

Tbm ja tentei ler o principe, e nao consegui. É uma leitura muito complicada pra quem esta começando

peudoria
Mensagens: 9645
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por peudoria » 15 Out 2014 06:16

Vou procurar sobre os livros indicados, pois tbm tenho muito interesse em desenvolver um conhecimento politico

Avatar do usuário
Izzy Jew
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Out 2014 17:55
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Izzy Jew » 15 Out 2014 12:29

Fu Manchu escreveu:Eu discordo dos nobres colegas e acho que pra qualquer início de estudo em política, obra essencial é A República do Platao. Após isso concordo com a maioria dos nomes citados, mas acho que existem obras específicas. Gosto da leitura do Thomas Moore e sua obra Utopia após a leitura de Maquiavel. Acho prudente começar as leituras de Marx com O Manifesto, 18 Brumário e Guerra Civil na França (nessa ordem) pra quem não é profundo conhecedor em filosofia. Gramsci é legal pra entender a visão do príncipe maquiavelico mais atual. Tem ainda o Rawls que é mais contemporâneo também. E no quesito partidos políticos meu livro predileto é o modelos de partido do Angelo Panebianco. Se você postar o que quer especificamente, discussão do Estado, Poder, Partidos Políticos ou Filosofia Política ( e até assuntos mais específicos também) posso ajudar nas indicações de maneira menos difusa hehehe.
Vota da Dilma :ymapplause:

Avatar do usuário
The Trooper
Mensagens: 5445
Registrado em: 01 Out 2014 16:49
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por The Trooper » 15 Out 2014 12:30

VagabondMusashi escreveu:Eu sugiro esse livro aqui o:

http://www.amazon.com/Politics-Book-Ide ... 1465402144" onclick="window.open(this.href);return false;

Se teu ingles ta bom, esse eh o melhor. Explica o pensamento politico pela historia, indo de cientista politico em cientista politico, de sistema a sistema e de ideologia a ideologia, com imagens, explicacoes simples, resumos.

Voce ve o progresso do pensamento politico por todo o mundo, inclui desde Confucio e os gregos ate pensadores contemporaneos como Chomsky, passando por todos os classicos como Locke, More, Marx.


O livro eh OTIMO, bem ilustrado, muito interessante, e voce aprende muito. Considero qualquer um que tenha lido o livro alguem com quem se pode ter uma conversa educada sobre o assunto. Claro, falta muuuuito pra sacar tudo, mas livro melhor nao ha.


Voce pode ir tentar ler os classicos, mas sem contexto e sem conhecimento previo vai ser muito cansativo, complicado, pois esses caras sao estudados dentro de um contexto historico/politico/social e as obras sao beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem densas e complexas.

Abraco!

Opa, vou conferir este.

Aproveitando o ensejo, alguém pode indicar um bom livro de introdução ao liberalismo econômico?

Camper_kake
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Jun 2014 15:50
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Camper_kake » 15 Out 2014 12:47

Andarilho escreveu:Vamos lá:

"A Politica"- Aristóteles-Antiguidade

"O Principe" >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
"Discurso sobre a primeira decada de Tito Livio" >Maquiavel-Renascimento

Ler sobre os contratualistas: Hobbes, Locke, Rousseau. Incluir também Montesquieu, Adam Smith, Marx e Weber

Sobre o Brasil: Cidadania no Brasil-José Murilo Carvalho
Estado e Partidos Politicos no Brasil-Maria do Carmo Campello de Sousa
Coronelismo, enxada e voto-Vitor Nunnes Leal.


Entao, tem mais coisa e mais autores, mas pelo que eu me lembre eram esses alguns os autores visto durante o curso de ciencia politica. Qualquer outra dúvida e tals, só chamar!
faloooooo!!!!

Me interessei nesses em negrito, como sou leigo no assunto acho que vou começar pela política brasileira.

Camper_kake
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Jun 2014 15:50
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Camper_kake » 15 Out 2014 12:48

Izzy Jew escreveu:Recomendo iniciar com clássicos, tais como Política de Aristóteles e O Príncipe de Maquiavel.

O que é Política, A condição Humana, e Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt.

Teoria Geral da Política, Norberto Bobbio

No Brasil, Paulo Bonavides. Se tiver maior interesse, seguimos o tópico.
Quais livros vi indica do Autor Paulo Bona vides?

Camper_kake
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Jun 2014 15:50
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Camper_kake » 15 Out 2014 12:51

Fu Manchu escreveu:Eu discordo dos nobres colegas e acho que pra qualquer início de estudo em política, obra essencial é A República do Platao. Após isso concordo com a maioria dos nomes citados, mas acho que existem obras específicas. Gosto da leitura do Thomas Moore e sua obra Utopia após a leitura de Maquiavel. Acho prudente começar as leituras de Marx com O Manifesto, 18 Brumário e Guerra Civil na França (nessa ordem) pra quem não é profundo conhecedor em filosofia. Gramsci é legal pra entender a visão do príncipe maquiavelico mais atual. Tem ainda o Rawls que é mais contemporâneo também. E no quesito partidos políticos meu livro predileto é o modelos de partido do Angelo Panebianco. Se você postar o que quer especificamente, discussão do Estado, Poder, Partidos Políticos ou Filosofia Política ( e até assuntos mais específicos também) posso ajudar nas indicações de maneira menos difusa hehehe.
Isso, quero aprender sobre Estado, poder, partidos políticos e as políticas públicas voltado para o Brasil.

Camper_kake
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Jun 2014 15:50
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Camper_kake » 15 Out 2014 12:53

VagabondMusashi escreveu:Eu sugiro esse livro aqui o:

http://www.amazon.com/Politics-Book-Ide ... 1465402144" onclick="window.open(this.href);return false;

Se teu ingles ta bom, esse eh o melhor. Explica o pensamento politico pela historia, indo de cientista politico em cientista politico, de sistema a sistema e de ideologia a ideologia, com imagens, explicacoes simples, resumos.

Voce ve o progresso do pensamento politico por todo o mundo, inclui desde Confucio e os gregos ate pensadores contemporaneos como Chomsky, passando por todos os classicos como Locke, More, Marx.


O livro eh OTIMO, bem ilustrado, muito interessante, e voce aprende muito. Considero qualquer um que tenha lido o livro alguem com quem se pode ter uma conversa educada sobre o assunto. Claro, falta muuuuito pra sacar tudo, mas livro melhor nao ha.


Voce pode ir tentar ler os classicos, mas sem contexto e sem conhecimento previo vai ser muito cansativo, complicado, pois esses caras sao estudados dentro de um contexto historico/politico/social e as obras sao beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem densas e complexas.

Abraco!
Tenho inglês básico, infelizmente. E uma das poucas coisas de qual me arrependo, mas vou conclui-lo em breve.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por Fu Manchu » 15 Out 2014 12:58

Camper_kake escreveu:
Isso, quero aprender sobre Estado, poder, partidos políticos e as políticas públicas voltado para o Brasil.
To viajando e sem PC aqui. Quando chegar em casa faço algumas indicações. Eu concordo que ler os clássicos é mais difícil, porém vc faz sua própria interpretação dos caras. O que não rola com comentador. Vc vai interpretar uma interpretação.

The Griot
Mensagens: 4607
Registrado em: 01 Out 2014 16:46
Contato:

Re: Estudar Política.

Mensagem por The Griot » 15 Out 2014 12:59

VagabondMusashi escreveu:Eu sugiro esse livro aqui o:

http://www.amazon.com/Politics-Book-Ide ... 1465402144" onclick="window.open(this.href);return false;

Se teu ingles ta bom, esse eh o melhor. Explica o pensamento politico pela historia, indo de cientista politico em cientista politico, de sistema a sistema e de ideologia a ideologia, com imagens, explicacoes simples, resumos.

Voce ve o progresso do pensamento politico por todo o mundo, inclui desde Confucio e os gregos ate pensadores contemporaneos como Chomsky, passando por todos os classicos como Locke, More, Marx.


O livro eh OTIMO, bem ilustrado, muito interessante, e voce aprende muito. Considero qualquer um que tenha lido o livro alguem com quem se pode ter uma conversa educada sobre o assunto. Claro, falta muuuuito pra sacar tudo, mas livro melhor nao ha.


Voce pode ir tentar ler os classicos, mas sem contexto e sem conhecimento previo vai ser muito cansativo, complicado, pois esses caras sao estudados dentro de um contexto historico/politico/social e as obras sao beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem densas e complexas.

Abraco!
Já tem esse em português...

http://www.submarino.com.br/produto/115 ... _go_G22006" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Born To Raise Hell, Germer, Hags, Kabeça Grande BJJ, LeoMatosJJ, luce, Tony Fla e 152 visitantes