Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 07 Out 2014 16:53

definição de Assis Utsch

Por Que o Ateu é Ateu ?

“ É porque para um ateu Deus é apenas um conceito. A suposta Divindade não é um ser real, mas apenas ideal, pois só existe no plano das ideias. As divindades foram criadas pelo homem desde o primeiro momento em que adquirimos consciência de nossos tormentos – a morte, os perigos, nossas angústias, etc. E a partir daquele instante precisamos de uma Proteção e buscamos uma divindade que nos resguardasse. Nossos primeiros protetores eram os fetiches, totens, xamãs e outros. Depois essas entidades foram se transformando em deuses e finalmente no Deus único.

Para um ateu os chamados livros santos são fábulas mitológicas; são lendas que foram sendo recontadas e recriadas durante milênios. Primeiro de forma oral, depois escritos; eram textos sobre couros, pedras, folhas, numa linguagem precária e recriados ao longo dos vários momentos históricos, sempre variando conforme aquela regra: “Quem conta um conto lhe acrescenta um ponto”.

Surgiram então os profetas e as religiões. Mas estas não passam de superstições mais elaboradas. As crenças alicerçadas sobretudo nos medos mantiveram-se por toda a história da humanidade graças aos costumes, tradições, doutrinação, educação e conveniências de poder. Seus dogmas levaram aos morticínios, dezenas de milhões morreram em conflitos como nas Cruzadas, na Inquisição, nas guerras papais e em milhares de outros desatinos, maiores ou menores.

Para um ateu, se o Universo é eterno, não precisamos de um criador. E ainda que o Universo tenha sido criado, sua criação só poderia ser através de um processo natural, e não teria qualquer relação com o Deus antropomorfo que inventamos. Já as supostas provas de Deus não vão além de alegações, todas elas desmoralizadas.

E só estamos aqui porque o arranjo cosmológico aleatoriamente estabelecido permitiu que na Terra moléculas pré-biológicas se tornassem biológicas, e evoluíram ".

vamos debater sensatamente ou não, não sei como funciona por aqui... :)

Avatar do usuário
NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3398
Registrado em: 13 Jun 2014 20:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por NoFunAtAll » 07 Out 2014 17:22

Aeeee, tava faltando esse por aqui!
Imagem

Avatar do usuário
brunolobo
Usuário
Usuário
Mensagens: 19321
Registrado em: 01 Out 2014 16:28

Re: Ateísmo

Mensagem por brunolobo » 07 Out 2014 18:23

só lembrando que aqui vale ad hominem :gunthug: :gunthug: :gunthug:

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 07 Out 2014 21:07

Opa, mais um pro time. Ateu, niilista e sarcástico cínico da religião b-(

Jesus, Maomé e Cia se preparem. Seus cus não serão perdoados. :p
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 07 Out 2014 21:36

rafael escreveu:Pra mim eh msm merda dizer q eh católico ou evangélico, e ser flamengo ou Corinthians. O mesmo vale pro ateu.
Eu não me considero ateu pq pra isso pressupõe q eu negue o tal deus, q seja contra ele. Como se fosse um anti-flamengo.
Não rafael. Ateísmo não pressupõe a negação consciente de deus(es) nem mesmo ser contra eles, e sim não acreditar em deus(es). Se alguém te pergunta se você acredita em (algum) deus e sua resposta é não, você é um ateu.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7176
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por NOGI » 08 Out 2014 01:41

O Paradoxo da onipotência é uma família de paradoxos relacionados, que discutem sobre o que um ser omnipotente pode ou não fazer.
ode um ser omnipotente criar uma pedra que não consiga erguer?" Se não consegue erguer a pedra não é omnipotente; se não consegue criar tal pedra não era omnipotente desde o início.

Ou Deus consegue ou não consegue criar a pedra que não é possível erguer.
Se Deus consegue criar a pedra, não é omnipotente (já que não a consegue erguer).
Se Deus não consegue criar a pedra não é omnipotente (pois não a consegue criar).
Logo Deus não é omnipotente.
. Deus não pode fazer alguém parado e correndo ao mesmo tempo (mesmo corpo)

2. Deus não pode fazer um círculo ser ao mesmo tempo um triângulo.

3. Deus não pode fazer alguém mais poderoso que Ele (dizer que pode é o mesmo que afirmar que Ele não tem poder extremo e que alguém pode ser superior a Ele)

4. Deus não pode fazer o passado deixar de ter existido. Já era, se aconteceu, não pode deixar de ter acontecido



..
Imagem

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por malicia » 08 Out 2014 01:53

sou ateu graças a deus!
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 11 Out 2014 23:09

Segue lista de deuses cridos até então descobertos pela humanidade:

[lista vazia]

À medida que forem sendo descobertos deuses (ou um único deus), vou atualizando a lista acima :smoke:
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por DarkFallz » 11 Out 2014 23:42

rafael escreveu:No fim ser contra ou não acreditar em deus da na mesma.
Absolutamente não rafael. Eu posso ser contra os ideais de um partido político mas nem por isso deixo de acreditar que ele exista.

Da mesma forma que eu posso simpatizar com as ideias de determinada religião mesmo não acreditando nela, apenas me identificaria com a sua ideologia.
rafael escreveu:Alias, outro ponto o q eh acreditar em deus? Acreditar em sua existencia? Acredita no q ele "disse"?
Ficou meio confusa essa parte do seu post, mas acreditar em deus é crer em sua existência.. Se você diz que deus disse alguma coisa, então você já fez a asserção de que ele existe.

Resumindo, ser ateu é simplesmente não crer em deus... apenas isso. Não existe um livro sagrado ateu com regras e dogmas dizendo no que você deve acreditar ou deixar de fazer na sua vida.

ihsahn
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 218
Registrado em: 08 Out 2014 12:55
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ihsahn » 12 Out 2014 00:51

high crotch escreveu:O Paradoxo da onipotência é uma família de paradoxos relacionados, que discutem sobre o que um ser omnipotente pode ou não fazer.
ode um ser omnipotente criar uma pedra que não consiga erguer?" Se não consegue erguer a pedra não é omnipotente; se não consegue criar tal pedra não era omnipotente desde o início.

Ou Deus consegue ou não consegue criar a pedra que não é possível erguer.
Se Deus consegue criar a pedra, não é omnipotente (já que não a consegue erguer).
Se Deus não consegue criar a pedra não é omnipotente (pois não a consegue criar).
Logo Deus não é omnipotente.
. Deus não pode fazer alguém parado e correndo ao mesmo tempo (mesmo corpo)

2. Deus não pode fazer um círculo ser ao mesmo tempo um triângulo.

3. Deus não pode fazer alguém mais poderoso que Ele (dizer que pode é o mesmo que afirmar que Ele não tem poder extremo e que alguém pode ser superior a Ele)

4. Deus não pode fazer o passado deixar de ter existido. Já era, se aconteceu, não pode deixar de ter acontecido



..

Nao conhecia com estes exemplos. Mas eh analogo ao pensamento de um antigo filosofo chamado Epicuro:

"Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?"

Ou:

"Deus é onisciente, onipotente e todo-bondoso. Se Deus não sabia que Adão e Eva iam desobedecê-lo, trazendo assim todo o mal e todo sofrimento para o mundo, então não era onisciente; se sabia, mas não pode evitar, não era onipotente; se sabia, podia e evitar, e mesmo assim não o fez, então ele permitiu que o mal e o sofrimento viessem a existir, ele assim o quis, o que contradiz sua toda-bondade. O que diz o Paradoxo de Epicuro é que a existência de um Deus onisciente, onipotente e todo-bondoso é incompatível com a existência do mal. Se Deus existe, então não deveria existir o mal e o sofrimento. Mas o mal e o sofrimento existem, portanto, Deus não existe ?"

jcmora
Mensagens: 448
Registrado em: 04 Out 2014 17:57
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por jcmora » 12 Out 2014 01:09

Para mim este texto demonstra como o Homem criou deus a sua imagem e semelhança:

Onde fica o cemitério dos deuses mortos?

"Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era ipso facto um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter? E que fim levo Huitzilopochtli? Em um só ano — e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos — 50 mil rapazes e moças foram mortos em sacrifício a ele. Hoje, se alguém se lembra dele, só pode ser um selvagem errante perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória seu irmão Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25 mil virgens por ano. Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma couronne des perles. Mas quem sabe onde fica? (…) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Éfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras. Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada: você encontrará todos eles devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade — deuses de povos civilizados —, adorados e venerados por milhões. Todos eram onipotentes, oniscientes e imortais. E todos estão mortos."
(Henry Louis Mencken)

Avatar do usuário
Tyler Durden
Mensagens: 59
Registrado em: 22 Jun 2014 19:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Tyler Durden » 13 Out 2014 02:17

Eu tinha um professor que sempre dizia que não vale a pena discutir antes de fixar as regras da discussão. Esclarecer alguns termos é parte disto, como ele também vivia lembrando. O link abaixo, em geral bem escrito, traz algumas noções que vivem sendo pessimamente usadas em debates em geral e em debates sobre a crença religiosa em particular. Espero que possa ser útil pra alguém. Abs

http://universoracionalista.org/10-idei ... ma-errada/" onclick="window.open(this.href);return false;
Enquanto a natureza manda a adrenalina disparar numa situação de perigo, o jiu-jitsu te ensina a relaxar e achar uma saída.
Imagem

Avatar do usuário
Jorginic
Mensagens: 976
Registrado em: 27 Jun 2014 16:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Jorginic » 13 Out 2014 10:05

Ótimo tópico, hehehe...

Imagem

Eu gosto bastante da forma que essa tabela descreve os tipos de postura adotadas pelo homem com relação a crenças.

Falando de mim, me enquadro em Agnóstico Ateísta.

Obs: citaram a ausência do daaugusto no tópico de Ataques Kamikaze, aquele cara faz muita falta em um tópico de Ateísmo rs... Dava aula...
Imagem

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fu Manchu » 13 Out 2014 10:38

Teísta agnóstico é um dos maiores absurdos conceituais já feitos.

Ah agora eu vi ateu gnóstico também. Pelamor... conseguiram arrumar outro conceito absurdo.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fu Manchu » 13 Out 2014 10:53

ophoda escreveu: Não rafael. Ateísmo não pressupõe a negação consciente de deus(es) nem mesmo ser contra eles, e sim não acreditar em deus(es). Se alguém te pergunta se você acredita em (algum) deus e sua resposta é não, você é um ateu.
Eu sou o cara mais cético que eu conheço.

Além de não acreditar em religiões em geral, não acredito em economia como ciência, não acredito em partidos políticos como forma institucional democrática e por aí vai.

Agora, apesar da generalização do colega por você quotado, o ateísmo de Dawkins e cia, tem sim, características religiosas. Inclusive de salvação.

Se você considerar a religião de maneira institucional e que necessariamente precise de entes metafísicos, aí não dá pra entender o ateísmo de alguns militantes na perspectiva religiosa. A ATEA, no Brasil talvez seja o maior exemplo disso.

Agora, se você entende a religião de maneira mais funcionalista (ou neofuncionalista) como boa parte dos antropólogos influenciados pelo brother Émile Durkheim, aí dá pra entender o ateísmo com características religiosas, seja qual nomenclatura você preferir (religião invisível, religião implícita e por aí vai).

Tratei disso na minha pesquisa de mestrado, apesar de alguns não entenderem (inclusive na minha banca) que eu estava falando de Dawkins e cia. Não de todos os ateus.

A partir do momento que o cara fala como você deve viver sua vida, ele deixa de ser um libertário e se aproxima de um pastor. O grande problema é que a analogia é feita por religiosos, que normalmente criticam os neoateus pelo motivo errado: por serem ateus. A coisa é mais complexa que isso.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: lethalshot e 496 visitantes